Além do bacharelado em piano e de um bom currículo, o que é preciso para ser um pianista correpet

    Autor Mensagem
    anonimamente2018
    Membro Novato
    # fev/18


    Digo, as habilidades, se é preciso tocar de ouvido, fazer improvisações ou se um correpetidor acompanha olhando a partitura. Minha meta é correpetidora de ballet ou coral, porque gosto bastante e é uma área estável. Sei que precisa de passar por audições e eles exigem o bacharelado, mas n sei quais habilidades musicais preciso ter até lá. Muito obrigada a quem puder me responder e se puderem indicar sites e livros de estudo, agradeço!


    Ah, existe uma idade máxima permitida para se candidatar à essas vagas? Devo entrar na faculdade de piano só lá para os 26 anos, pq termino o conservatório aos 23 e preciso juntar um bom dinheiro para ter condições de entrar na graduação em outra cidade.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Antes de tudo, você precisa ter uma excelente leitura à primeira vista de grade e saber tocar em conjunto, é muito diferente de tocar sozinho.

    Dito isto, é fundamental para um correpetidor o repertório. Precisa ter estudado já alguns concertos, sonatas e duos dos mais estudados de violino, viola, cello, flauta, oboé, clarineta, trompete e trombone, que vai ser o grosso do trabalho. E, em caso de necessidade, tirar alguma peça que não esteja no seu repertório rápido.

    A notícia boa: não é tão difícil assim, contando o nível de um bacharel em piano. É mais uma questão de costume e estudo mesmo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18
    · votar


    Desculpem a ignorância....

    O que significa: Pianista Correpet?

    makumbator
    Moderador
    # mar/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    Pianista Correpet?

    Ele digitou errado no título, deveria ser co-repetidor, ou seja, o pianista que tem como função acompanhar diversos solistas e grupos em diversas situações (muito comum em festivais, em corais, audições, ensaios de cantores e preparação de instrumentistas em geral).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18
    · votar


    makumbator

    Valeu amigo...obrigado!

    Confesso que mesmo o termo "pianista co-repetidor" eu desconhecia, mesmo sabendo, pela sua explicação, do que se trata.

    Vivendo e aprendendo

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Recomendo estudar os corais de Bach (grade completa).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Além do bacharelado em piano e de um bom currículo, o que é preciso para ser um pianista correpet