Peavey KB4, Beringer K450 e Meteoro QX200 (Impressões)

Autor Mensagem
Keyboardman2
Veterano
# set/10


De tanto ler nos tópicos que os cubos da Peavey e Behringer eram muito bons, resovi pesquisar a respeito para comprar uma. Tomei um baita susto quando vi os preços mas decidi investir. Quando cheguei na loja vi outros cubos e resolvi testá-los lado a lado com um JUNo G, testei Peavey KB4, Behringer K450FX e Meteoro QX 200 Keyboard. Cheguei q conclusão a Peavey tinha qualidade, tres entradas e saída balanceada porém apenas 75W. Quando liguei a Behringer percebi boa qualidade nos timbres, vários efeitos saóda balanceada mas muito fraquinha, 45W e sem expressividade nos graves. Quanto à Meteoro na hora tive um certo preconceito, por eu ja ter usado uma QX200 no teclado, porem era para guitarra, mas desta vez eu estava experimentando uma específica para teclado.
Conclusão: me surpreendi, apesar de ter apenas uma entrada low e outra high, não perdia em qualidade de timbre, com graves e agudos bem definidos e o melhor de tudo, 200w RMS. Levando em considerando o custo benefício foi meteoro na cabeça.

Peavey KB4 - R$ 1980,00
Beringer K450FX - R$ 1240,00
Meteoro QX200 Keyboard - R$ 996,00

Techmuch
Veterano
# set/10
· votar


Taí....gostei da descrição da experiência....essa questão dos cubos são um verdadeiro fantasma para nós, que investimos uma grana tão alta em equipamentos visando obter o melhor em qualidade sonora, e na hora de "brincar", não alcançamos o resultado que tanto esperávamos....
Ainda assim acredito q estamos mto aquém...mas taí uma experiencia para nos basearmos!!! VLW

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


No caso, pretendo comprar um key e até então eu estava convicto de que em casa eu usaria monitores (pela fidelidade do som, definição de graves, etc). Se eu optar por um Cubo dedicado, quais seriam os prós e contras dessa compra?!

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


Sinceramente nunca toquei com monitores ativos, apenas vi e ouvi em estudios e por sinal com muita qualidade porem o sinal não saía direto do key para o monitor, antes passava por pré-amp. mesa e etc. acredito que apesar de não ter muitas opçoes de equalização possa sair um bom som em um ambiente fechado mas em ambiente aberto deve deixar a desejar.

dgsoul
Veterano
# set/10 · Editado por: dgsoul
· votar


Keyboardman2


Então, brother se eu for montar algo, será em casa mesmo, geralmente quando toco fora, quem organiza o evento é quem disponibiliza o som. Logo eu não levo cubo, o que seria um transtorno duplo já que eu vou pegar um de 88 (PC3x ou XS8).

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


Sendo asim acho que daria p ter qualidade, principalmente pq da pra ligar em estéreo, consideranto o par, um ativo e um passivo, de preferncia com uns 45W RMS.

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


É que futuramente pretendo fazer um pequeno Home Studio, então quero algo que possa mostrar a fidelidade do instrumento mesmo.


Valeu Keyboardman2!!!

tmurback
Veterano
# set/10 · Editado por: tmurback
· votar


dgsoul
Se é pra usar em casa, no seu Home Studio, com certeza os monitores de estúdio vão te proporcionar uma experiência bem mais agradável - estéreo, melhor fidelidade e definição dos timbres etc. Ou seja, são ideais para estúdio mesmo.

Já os cubos são para tocar ao vivo, com som na alturas. Assim, um bom cubo proporciona aquele "peso" especial ao timbre do teclado. Porém, o cubo não proporciona o mesmo nível de detalhe dos monitores, até porque, como você sabe, o cubo é outra concepção de equipamento, ele não é feito pra usar baixinho em casa, ele é feito para uso ao vivo, no meio de bateria, baixo, guitarra, metais, etc. Nesses casos, a maior preocupação não é o nível de detalhe de cada timbre mas sobretudo o "peso".

O grande problema é que nem todo timbre que soa bem no monitor soará bem no cubo e vice-versa.

marphy
Veterano
# set/10
· votar


Eu tambem tive muita dificuldade quando comprei meu cubo, e acabei ficando com o Meteoro QX200. Fiz uma review dele no forum de amplificadores, mais vou postala aqui em baixo \/ \/ \/ \/ \/.

marphy
Veterano
# set/10
· votar


E aew povo... beleza ? Como vi que existem muitas perguntas sobre o amp QX200 da Meteoro resolvi fazer um review sobre ele, dai quem sabe isso ajuda a algumas pessoas. =)

(ps: não sei a diferença entre o amp de baixo e o de teclado, mais o que eu vou tratar é sobre o amp para teclado.)

Review:

Descrição:

-02 Entradas para teclado com sensibilidade de 100mv, com ajuste "Hi" (Alta Impedância) e "Low" (Baixa Impedância).
-Potência: 200 watts RMS do falante e 150 watts RMS do tweeter
-01 Falante de 15"
-01 Tweeter
-Saída de linha para ligação em mesa de som
-Efeito de Reverb de Mola (Eco)
-Saída para caixa externa
-Revestimento em corvin especial preto
-Dimensões aproximadas: 54x47x39cm (AxLxP)
-Peso líq. aproximado: 27,5kg

Aparencia:

O qx200 possui uma aparencia simples, nada muito extravagante, ao olhar para ele pela primeira vez o que se vê é apenas mais um amplificador comum. Revestido em courvin preto, sem muitos detalhes coloridos, com uma grade frontal prata acompanhada do logotipo da meteoro, e por ser quase um quadrado o qx200 pode literalmente ser chamado de "cubo".

http://img188.imageshack.us/img188/2702/imagem011d.jpg

Potencia:

Eis aqui um dos pontos que leva muitos usuarios a adquirirem o qx200, com uma potencia de 200 RMS, mais o tweeter, o qx200 se torna o amplificador perfeito para pequenos e medios ambientes, e produz potencia de sobra para os ensaios. (<< Experiencia própria, nos ensaios o amp com o volume no 3-4 é mais do que o suficiente.)

http://img188.imageshack.us/img188/4296/imagem009wt.jpg

Qualidade Sonora:

A qualidade ao meu ver não é um dos pontos mais fortes do qx200, em certos momentos os graves são em excesso, porem, em outros, os mesmos se tornam ausentes. Quanto aos médios são aceitaveis, e os agudos são otimos. Ele tenta se igualar aos Rolands, mais parece que ainda falta um degrau para isso, o som as vezes parece dar umas emboladas, mais nada muito gritante. Como resultado final, se eu tivesse que dar uma nota para a qualidade sonora do QX200 essa seria 6,5.

Peso:

Eis aqui um detalhe complicado, pesando quase 30Kgs o qx200 as vezes se torna uma grande dor de cabeça. Mais tudo tem o seu lado positivo, apesar do peso exagerado o qx200 foi muito bem construido, pode ser perceber uma grande qualidade no material usado para construir esse amp, todos os minimos detalhes foram pensados: tanto a expessura das "madeiras" do cubo, como o revestimento, como a alça, como as cantoneiras... Como resultado final temos um amp realmente resistente, voce pode joga-lo de um prédio que ele estara la embaixo te esperando (<< exagerei aqui), com o volume no maximo podemos sentir todas as vibrações do som, no entanto ao colocarmos as mãos sobre o cubo não sentimos sequer um movimento. Apesar do peso eu julgo a construção do qx200 excelente.

http://img35.imageshack.us/img35/294/imagem007nq.jpg

Dimensões:

Esse quesito não há muito o que falar, o qx200 devido ao seu falante de 15 polegadas possui um tamanho relativamente grande. Mais não adianta querer um amp com falante de 15" com o tamanho de um de 8". ^^

Custo/Beneficio:

O melhor ponto do qx200, por oferecer uma grande potência, uma qualidade sonora aceitavel e um preço muito baixo, o qx200 se torna um grande atrativo para a maioria dos consumidores. Por 900 a 1000 reais (<< esse foi o preço que paguei no meu novo) você compra um amp relativamente bom, com uma otima potência e sem ter que vender o seu carro para isso.

http://img25.imageshack.us/img25/637/imagem012m.jpg

Desempenho/Durabilidade:

Um dos grandes problemas que vemos em amps com o passar do tempo são os potenciometros falhando ou chiando, com um ano e meio todos os potenciometros do meu qx200 ainda estão intactos, sem nenhum mau contato, e a alça ainda esta inteira tambem (<< ainda bem)

http://img223.imageshack.us/img223/5669/imagem004b.jpg

Conclusão:

Não posso falar que esse amp é uma ferrari, ele ainda possui varios defeitos e varios pontos a serem melhorados; mas tambem não posso dizer que ele é um fusquinha xD. Pra quem esta procurando um amp com um Super Ultra Mega Hyper Custo/Beneficio o qx200 é o ideal.


Postem seus agradecimentos, comentarios, duvidas, criticas e/ou sugestões. Qualquer coisa é bem vinda.

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


A comparação que eu fiz foi com os cubos Peavey KB4 e Behringer K450FX, na minha opinião ele deixou esses dois tão caros e renomados pra tras. Concordo plenamente com as colocações do marphy, mas comparado a esses ele foi o melhor. Acredito que se eu tivesse comparado com o Peavey KB5 ou Behringer K1800FX eu não chegaria a mesma conclusão, a começãr pelo preço de quase R$ 3000,00.

dgsoul
Veterano
# set/10 · Editado por: dgsoul
· votar


tmurback


...os cubos são para tocar ao vivo, com som na alturas...


Beleza brother, quanto a funcionalidade de um cubo não tenho dúvidas, o fato é que o que eu preciso (pra minha casa) é um equipo que me dê fidelidade naquilo que eu escuto. Por isso me surgiu a dúvida sobre um cubo pra minha casa.


De qualquer forma seu post agregou muito pra mim.


Brigadaum!!!Aprendi um pouco mais sobre Cubos p teclados!!! (Na verdade nunca usei um cubo dedicado p teclado, geralmente usso o Key na mesa direto, hehehe!!!).


EDIT: Pô velho, não tinha visto as fotos ainda...esse cubo é show de bola cara!!!!


Nós temos um!!! (não é pra teclado, é pra Baixo), o som do bass fica bom pra Car41#0!!! Muito bem definido!!! O Reverb bem natural, bom controle dos Graves, Médios, Agudos.


Muito Show. Liguei o MM6 nele uma vez, o som tem um ótimo Brilho, mas não ficou muito legal pro teclado (ficou meio saturado).

Agora fiquei curioso pra ver o dedicado só pra teclado como é...

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


Eu não acreditava que tinha muita diferença, mas tem muita, haja visto que as taxas de frequuencia são diferentes, inclusive só o de teclado tem twiter. o cubo de guitarra puxa mais para os agudos e atenua os graves, o de baixo faz o contrario, ja o de teclado tem q responder nas três frequências.

marphy
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul

Quer algo para tocar em casa e que te de fidelidade ? Compre um PortaPro... volume nas alturas, qualidade iguais a monitores de audio, e, se voce cuidar bem deles vao durar por muito tempo. Tenho esse meteoro e dois PortaPros aqui em casa, e digo com certeza pra voce: 99% do que eu fasso em casa eu uso os fones, so uso o cubo para os ensaios e para retorno de palco.
Espero ter ajudado. =D

Keyboardman2
Veterano
# set/10
· votar


Eu tenho um Koss PortaPro tbm e com certeza é o melhor, agor so me falta o power click ou mega click

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


marphy

Compre um PortaPro... volume nas alturas, ...


Geralmente pro meus trabalhos no MM6 tenho usado somente fones de ouvido (um fancong adquirido nos camelôs, hehehe), a qualidade é exelente, o problema é que quando vou tocar ao vivo o som não sai nem 50% daquilo que eu equalizei através dos fones. Vou lá, dou uma mexida na mesa, mexo na edição do key, blza!!! Volto pra casa com o teclado pra fazer minhas experiências e adivinhe só, a qualidade dos timbres é péssima!!!


Essa é minha luta diária, hehehe!!!!

marphy
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul

Normal isso cara, vai depender do lugar que voce tocar, dos perifericos, mesas e caixas a serem usadas (ate o ambiente influencia)... uma equalização legal em um lugar pode nao ser tao boa em outro local. =D

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


marphy


Mas um dia o meu TOP 88 chegará e ai será só alegria, hehehe!!!


(ai dane-se P.A, manda mais grave, menos médio, mais agudo e vamo simbora ki tem espaço na van!!!)

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


poxa legal um topico de amp pra teclado isso ta em falta hj em dia .. os qx sao cubos realmente bem construidos .. o bom do qx eh que vc pode usar ate ele de banco numa apresentaçao ..

pelos reviwes vi que ele embola um pouco , sera que se trocar o tweeter isso nao melhora um pouco ? pelo que vi ele tem um tweeter bem pequeno perto do falante de 15 ...

apesar de eu nao gostar muito de falante de 15 pra teclado , pelo tanto de grave que ele da .. mas tudo bem

sem contar como vc mesmo disse ai , behringer , peavey nao tem muito potencia .. e ja esse eh um monstro de potencia .. 200w rms .. realmente da muito som ..

e se vc usasse uma mesinha 4 canais pra ele , so pra dar uma mixada nos graves quando precisar ?

marphy
Veterano
# set/10 · Editado por: marphy
· votar


dgsoul

Cara... sem querer paracer noob, mas.... o que é um TOP 88 ?
AHSUHASUHUSHAUSHAUS...

pomtwo
Então cara, eu acho que o problema nao é tanto o tweeter pois ele tem 150 watts, o que chega bem perto dos 200 watts do falante (alias eu nao sei porque chamam de QX200, sendo que são 150 watts do tweeter + 200 watts do falante, entao o correto seria 350 watts, QX 350). =p
Mais eu acho que esse nem é o problema principal, os agudos e médios são muito bons, o problema são os graves, as vezes voce toca determinada nota e dai dá aquela ressonancia do capeta que voce sente tremer no seu peito, pelo menos pra mim esse é o defeito principal. Valew.

MAB Keyboard
Veterano
# set/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


marphy

"dai dá aquela ressonancia do capeta que voce sente tremer no seu peito, pelo menos pra mim esse é o defeito principal"

Reduz o grave no cubo ou então faz como o pomtwo diz, usa uma mesa pra aumentar o poder de mixar.

Eu fiquei entusiasmado em saber que o bichinho tem grave de sobra, pois com uma mixada legal dá para da um corte nas frequências indesejadas, agora ruim e querer grave e não ter de onde tirar.

Outra coisa, pelo preço de uma Roland KC 550, dá pra comprar duas Meteoro QX200 e mais uma mesa pequena, formando um sistema estéreo.

Prefiro a última opção.

marphy
Veterano
# set/10
· votar


MAB Keyboard

"Reduz o grave no cubo"...

Quem dera fosse facil assim, o ruim desse cubo é que parece que os knobs não respondem muito bem. Tem hora que eu tiro todo o grave (TODO mesmo, eu deixo no zero), e mesmo assim ainda tem grave em excesso parece, ai fica ruim mesmo, o ideal seria ter uma mesinha compacta pra arrumar isso (la vem mais tranqueira pra carregar). =D

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


marphy

Num skenta, é que as vezes invento alguns termos (alguns incompreensíveis, hehehe) ,mas vamos lá:


TOP 88 = Um Keyboard TOP de linha com 88 teclas pesadas!!!

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


entao marphy , isso se da pelo fato de ser um falante de 15 , ele realmente responde bem mais grave .. num falante de 12 vc nao teria esse problema ..

digo isso com experiencia de algumas vezes tocar num cubo de baixo da propria meteoro e falante de 12 .. olha senti o timbre muito bem , bem mesmo pena nao ter um tweeter no cubo pois os agudos nao respondiam tao bem , mas vc ouvia alguma coisinha ,... mas em graves e medios que precisao !!!

mas mesmo assim procura equalizar seu teclado com uma mesinha e se ainda nao ficar bom tente a equalizaçao do seu proprio teclado ..

thiago lima
Veterano
# set/10
· votar


Eu tenho um kb4... no começo sair do PA para ele foi terrivel! a principal vantagem é a praticidade de leva-lo para todo lugar e ja ter a noçao de como os seu timbres vao soar....
Pois muitos tecladistas passam por isso, vao tocar em lugares que a mesa é ruim as caixas, os perifericos, o técnico etc..... ou entao tem que levar uns 30 m de cabos ....

Por isso o pessoal da banda da minha Igreja juntamos e compramos um Ampli....


Liguei no vol 5 e + - 4 no Juno G ..ja fez barulho la na esteira da batera...mas logo percebi a diferença do PA principalmente no AC P.
e Strings ...nos P.Eletricos, clavs , wurlt, orgaos , sinth fica blz

ele tem um botao que ''corta'' o som pra nao danificar ..mas nao tem como tocar com ele ligado , pois se vc usa muito o pedal corta o som toda hora fica terrivel.....

demorou + - um mes para eu me adaptar ...e hoje eu ligo de 2 formas ...se é so na igreja eu ligo na entrada 3 que tem + regulagem para medios pois ali entra tbem mics....o som nao fica tao forte como na entrada 1 mas fica melhor , principalmente nos medios.......se for em algum lugar + aberto ligo no na principal....

Ele é pesado ..mas tem rodinhas , alças laterais e uma alça tipo mochila escolar com rodinhas ai da pra levar blz....so nao cabe certinho no porta malas.....tem que ir atras no carona dependendo do carro......

resumindo eu perdi um pouco nos timbres Ac ..mas os outros ficaram melhor definidos....e poder ficar sossegado qto a regulagem de timbres a onde vc for..é o melhor...

marphy
Veterano
# set/10
· votar


thiago lima

É.... acho que quase perfeito só os Rolands mesmo. Mais haja bolso pra comprar um (como se ja nao bastasse ter que gastar com teclados, que não são nada baratos). ¬¬

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


a sensaçao que o pa produz eh por ser um sistema com varias caixas e o som sai de todos os cantos e vai pra todos os cantos , entao seu ouvido consegue captar igualmente e o som parece que esta caminhando ..

pra solucionar isso eh facil vc pode usar seu ampli com um cabo saindo dele ate a mesa em linha .. ou seja seu amp funcionaria como um retorno .. e o resto do pa como som principal .. porem vc ouviria uma coisa no amp e outra no pa .. por conta de um ter uma certa fidelidade e outro nao ...

o legal seria usar duas caixas amplificadas pra se fazer o som totalmente estereo .. ou usar sem amp em baixo de vc ou um pouco a sua frente , ou muito atras de vc porem com uma certa distancia .. pois assim vc consegueria ouvir com os dois ouvidos e num volume mais agradavel , pois so ai vc consegue sentir as nuances ... outra coisa ... amp no chao tem um timbre e no alto tem outro .. o legal seria colocar seu amp num pedestal a pelo menos de 3 a 5 metros atras de vc ... por isso um amp com uma boa potencia seria excencial , ai assim o pessoal de onde vc estiver , vai ouvir tambem

marphy
Veterano
# set/10
· votar


"a sensaçao que o pa produz eh por ser um sistema com varias caixas e o som sai de todos os cantos e vai pra todos os cantos , entao seu ouvido consegue captar igualmente e o som parece que esta caminhando ..
"

Isso tambem deve ser levado em conta, mais acho que a qualidade final não depende tanto assim de fatores como pan, posicionamento, etc... Acho que o que mais deve ser levado em conta são os materias utilizados, qualidade e procedencia.... com tudo isso voce pode colocar seu cubo em qualquer lugar e usar em mono mesmo que com certeza o resultado sera satisfatório.

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Esse tópico tem tudo a ver com a minha questão no momento.
No outro tópico postei q ia comprar o Nord Stage 88. Sem comentários. Ainda vou fazer o review completo... Mas junto com ele foi financiado o valor de uma KB4. O problema é que depois eu lembrei q ela tinha só 75W o q não é suficiente pro templo daqui da igreja. Então eu propus o acréscimo da diferença e a igreja levaria uma KB5. Lembrando q quem está pagando e comprando na verdade é a igreja.

A questão é que o nord é muito mais transparente no PA do que o XP-80 que tinha por aqui. O xp-80, por mais que vc coloque ele em uma caixa qualquer vc sente que ele mascara um pouco a qualidade da caixa, o nord não. Ele é transparente, dá o som do sistema onde está. Minha opção pela KB5 era por que testei a kb4 lado a lado numa loja com uma Kc-550 e o som da peavey foi muito mais definido e limpo.

Enquanto ela não chega estou usando o nord no PA e as vezes na JC 120 q tem aqui. O PA e o retorno do PA dão um som muito estridente chegando a ser meio de lata as vezes. Nos EPs e no hammond dá até pra levar mas no Ac Piano, fica muito horrível. NA JC 120 o Ac Piano não abre totalmente é a sensação parecida com a da KC-550. Agora hammond, synth e EPs na JC não tem o que reclamar!!!

Estou esperando pra tentar trocar tudo isso pela KB5, acham q vai ser uma boa compra ou talvez o behringer ( nesse caso no mínimo uma behringer de 180W pra cima) ficaria melhor? Cheguei a testar uma behringer mas achei o som da peavey mais limpo...

marphy
Veterano
# set/10
· votar


ThiagoMafra

A linha Kb realmente é muito boa mesma, tive a oportunidade de testar meu teclado com um cubo desses, e ainda testei um violao e ficou muito bom tambem shaushshaushaushua. Quanto o fato de o teclado ficar meio ruim no PA acho que depende principalmente da qualidade dos equipamentos que voce esta usando e, COMO VOCE ESTA USANDO. As vezes um simples equalizada e colocar um efeito aqui e ali ja melhora muito o problema. =D

So uma duvida: Sua igreja vai bancar um Stage 88 e mais o cubo ? Por isso que eu falo que meu sonho sempre foi montar uma igreja (eita negócio bom). SHAUSHAUSHUASHUA... (sem ofensas).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Peavey KB4, Beringer K450 e Meteoro QX200 (Impressões)