aula em escola publica

    Autor Mensagem
    frankbemol
    Veterano
    # set/10


    alguem pode oopinar sobre o que seria o conteudo mais adequado para ensinar numa sala de escola publica?obg.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Seriam aulas de que? Introdução a música ou teclado mesmo?

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    introdução musical. tipo uma aula que prendesse a atenção de toda a classe inicialmente, para depois filtrar os que se interessassem para um ensino mais especifico.obg ai

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    frankbemol
    qual idade dos alunos?

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    + ou - 14

    caioscattini
    Veterano
    # set/10 · Editado por: caioscattini
    · votar


    Já ministrei aulas de música em igrejas, sugiro como pauta pra essa galera o seguinte:

    1. O poder da música (cativar gerações, motivar revoluções, animar festas, marcar romances, acompanhar exércitos, selar patriotismo através de hinos), com exemplos.
    2. Música é Arte (á música é expressada diferentemente por cada povo/ etnia, de acordo com a concepção cultural de cada. Da mesma forma, suas variações agradam cada indivíduo de acordo com o gosto de cada um), com exemplos.
    3. Ela é expressa por instrumentos (Voz, Violão, Piano, Sítara) etc.., com exemplos
    4. Ela é registrada pela notação musical (apresentação básica)

    Dá pra interter bem a turma se for apresentada de forma dinâmica e criativa.

    Boa sorte

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    bom , muito bom. vou trabalhar nisso e aproveitar mais algumas dicas de outras pessoas tbm.obg

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Que legal ver que hoje não existe mais professor de Educação Musical. Era uma disciplina que existia na época do regime militar, e que hoje foi sepultada...

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    frankbemol

    Interessante o assunto... Eu acho engraçado, parece que existe uma lacuna quando se fala em material didático para música... Quase todo músico que eu conheço usou o mesmo material didático. Meu pai usou o Maria Prioli, eu tbm, uso o bona, eu tbm... :-(
    Eu usei o klose, e quase todo clarinetista tbm... Parece que o material didático pra música ñ mudou quase nada.
    Acho que pra uma apresentação inicial, falar de música e rolar música é uma boa. Quando se fala em teoria musical, normalmente, as pessoas pensam em clássico. Acho interessante abrir a mente da garotada para as possibilidades. A pauta sugerida aí acima me parece muito boa para uma aula inaugural.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu uso uma coisa de vez em quando q funciona bem. Faço um arranjo com musicas de desenho japones ou qualquer outro parecido q esteja na moda. Ou então de Video game a galerinha se amarra. Exite até na internet algumas partituras para piano com temas do Desenho Naruto e outro mais.

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    isso é verdade, o tempo passa mais as atualizações dos metodos não são realizadas. o pior é que para esse tipo de aula onde nem todos os alunos tem o mesmo interesse não se tem(ou eu desconheço) material especifico.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Começa ensinando a tocar um instrumento logo no primeiro dia. Eu sigo a regra do Sivuca. deixe a pessoa tirar o seu som, deixe ela expressar da forma mais rude o que dar para fazer! E nunca mais ela esquecera este dia!

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A beleza dos instrumentos! Coloque um bom som de Hammond B3 pras crianças ouvirem, pra ver se alguém se inspira a tocar órgão um dia, pois estamos precisando muito. E a música que toca nas rádios, não ajuda em nada para que isso aconteça, visto que o órgão está meio sumido das músicas, ou com pouco destaque.

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mais a maior dificuldade é que em geral os pais não podem comprar um instrumento para que eles treinem em casa, então fica muito dificil trabalhar musica só na hora da aula, por isso é preciso fazer uma aula mais voltado aos sentidos, mais ou menos como caioscattini citou.Eu acho isso , e vcs?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    frankbemol
    Mais a maior dificuldade é que em geral os pais não podem comprar um instrumento para que eles treinem em casa, então fica muito dificil trabalhar musica só na hora da aula, por isso é preciso fazer uma aula mais voltado aos sentidos, mais ou menos como caioscattini citou.Eu acho isso , e vcs?

    Cara é mais ou menos por ai que eu penso tb, porém eu tb acho que além dos pais não comprarem um instrumento, tb existe o desinteresse dos alunos, a galera dessa idade que aprender pequenos riffs, tocar musiquinhas que estão na moda e etc, o problema de alguns professores é querer "mandar" no que o aluno quer aprender, querer ensinar bach pro cara que só quer saber uma musica da moda pra toca pras menininhas, essa é a grande realidade infezlimente, então se vc pegar muito pesado logo vao se desinteressar e vc vai ficar desempregado rsrs

    Agora respondendo sua pergunta quanto ao conteudo indicado, pergunte a eles oque eles querem aprender, dentro disso você pensa em uma metodologia, como falei deixe o aluno aprender oque ele quer não oq você quer,e ja entra de cara no instrumento sem muitos bla,bla, bla, bom isso que eu penso.

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    blz, boa tbm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aula em escola publica