Yamaha Tyros 4 - lançamento antes da hora

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# abr/11
· votar


Grande Fábio, como vai.

Olhe bem o que eu disse:

.....e muito menos sintetizador de timbres, onde ate o simplório PA500 o faz, imagine um PA3X.

gde abç

FabioSalgado
Veterano
# abr/11
· votar


Grande Mestre, . . . perdoe minha falha. É a idade chegando, estou sem os óculos e Domingo de manhã. Ainda não acordei.

Lá no editor de sons do Tyros, ele altera Ressonance, Cut OFF,
tem mais alguns poucos parâmetros, que dá para fazer uma pequena brincadeira, mas não tem os mesmos recursos de um edição KORG, isso é um fato. E o PA 500 nem é tão simplório assim, vide o valor dele que também não é baratinho.

Mas entre R$ 5.500 de um PA 500 e R$ 13.500 de um T4, exite um abismo muito grande de notas de cem reais.

Um grande abraço e felicidade em poder estar novamente aqui com o pessoal tão gente boa do Fórum.

fernando tecladista
Veterano
# abr/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


As PLACAS de SAMPLER do MOTIF XF são AS MESMAS que o TYROS 4 usa, ou seja pode ser expandido até 2 Gbytes de memórias Sampler FLASH RAM, que não apagam quando o teclado desliga, evitando os LOADS desnecessários.

Fazer Sampler é uma coisa, tocar samplers é outra e a terceira coisa, é que hoje, todos os timbres são baseados em alguma síntese pré-sampleada ( AWM no caso da YAMAHA ).

então me tira uma dúvida:

posso samplear no tyroa 4 igual se faz em um motif xf?

expedifer
Veterano
# abr/11 · Editado por: expedifer
· votar


posso samplear no tyroa 4 igual se faz em um motif xf?

Samplear sim. Editar, não.
O sampler-editor do Motif é o melhor que existe, muito superior ao do G8 e equivalente comparativamente com o do M3 (um tem coisas que o outro não faz), mas no geral o do Motif ganha pela rapidez, simplicidade e resultados práticos. Já o Tyros (que nisto as versões não melhoraram muito do 1 pro 4), seu software editor é inferior e incompleto em relação ao do Motif-XF. O XF simplesmente, via cubase, transforma um VST em samples internos no XF, além de memória fixa e programação sobre ela, coisa impossível no Tyros4 sobre tais VSTs. Isso além de editar totalmente (e com efeitos) amostras sampleadas, inclusive as gravadas pelo próprio sintetizador. A questão fica então: o Tyros pode usar o cubase? Parece que não e nem o cubase detecta o Tyros. Isso porque o XF pode fazer tudo sozinho sobre amostras (nas funções internas) sem precisar do cubase.
http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/arranger_ workstations/tyros4/?mode=model

FabioSalgado
Veterano
# abr/11
· votar


Por isso tudo que o expedifer expediu ( putz, ruim essa hein ? ),
é que a Yamaha sempre lança uns PREMIUMS PACKS para o TYROS 4, que são pacotes com novos Samplers para serem tocados e alguns deles estão dentro de novos styles de arranjador.

O TYROS 4 é um razoável sampler-playback, e não um verdadeiro teclado sampler, com todos os recursos e características de edição de um equivalente workstation como MOTIF XS/XF ou KORG M3.

Mas, analise que são estilos diferentes de equipamentos.

Um é arranjador e outro é um workstation. É um carro de passeio para a família no final de semana e uma camionete para carregar pedra no dia do trabalho. Dentro de escolher o equipamento necessário para a função destacada, ok?

Abraços!

epereirajle
Veterano
# mai/11
· votar


Adquiri recentemente um Tyros 4 e por mais que muitos torçam o nariz para Yamaha (inclusive eu para alguns modelos), posso dizer que é um baita teclado. Pemite o máximo de 1GB (1 placa) para samples novos. Através de programas é possível converter samples Akai e vários outros para ele, mas de fato não á um sampler, mas permite ajustes de efeitos para os novos sons, mas não edita os samples. Tenho ainda um PA500 que adoro, mas o Tyros 4 é realmente muito superior na maioria dos aspectos. No meu caso procurava novamente os timbres acústicos mais realistas e com articulação, para músicas instrumentais, new age, trilhas sonoras, etc. Não tem melhor teclado neste quisito. Porém creio que para tocar baile por exemplo um PA2X ou 3X seria mais indicado ou um Ketron. Para a minha necessidade, ele é sem dúvida a melhor opção. Quem sabe se a um dia o PA3X estiver num preço realista eu compre um daí terei o melhor dos 2 mundos. O bichin pesa 25Kg e o som que sai dele é maravilhoso... Vis os demos do PA3X e fiquei meio desmotivado em esperar quando vi por exemplo que muitos timbres como harmonica etc continuam muito parecidos com o meu PA500...

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


No meu caso procurava novamente os timbres acústicos mais realistas

Aí não tem pra ninguém: é o PA3X mesmo, que vem com timbres sampleados de muitos instrumentos acústicos, como no SV1 e no Kornos.

Fiquei uma vez pensando:

-A Korg lançou seu novo Kornos com muitos timbres sampleados tal qual o SV1 e atrás dele veio o PA3X com os mesmos samples internos.

-A Roland lançou os V-Piano com belíssimos samples e atrás dele veio o RD700GXF e agora o Jupiter com belíssimos samples internos e a placa de pianos sampleados do GXF e sem dúvida será reintegrada aos ARX com sua novação "supernatural" e que logo se inovará no novo G8 (qual será seu nome) e talvez num novo arranjador sampleado (pelo menos o G70 tinha saido na frente dos outros por aceitar placas SRX de razoáveis samples). Aguardemos.

-Já a Yamaha lançou o Motif XF com supersampler e memórias mas infelizmente sem nenhum timbre sampleado (que furo!). Mas furo mesmo foi o Tyros4 (lançamento 2011) sem nada de novo excluso memorias flash (nada mesmo, nem supersampleador, nem timbres sampleados como o PA3X, nem sintetizador, nem.......NADA).

Respeito seus admiradores mas apenas COMPARANDO o Tyros4 com outras marcas que se desdobram e se superam pra inovar e estar sempre a frente, valorizando o dinheiro do cliente.....como pode a Yamaha dormir no ponto e ficar pra trás? O PA3X é absolutamente um novo teclado, muito superior ao PA2X que já era de longe muito melhor que o Tyros3. E se superou mais ainda. O que deu na Yamaha, alguém pode me explicar como pode um teclado de R$ 14mil não tem um bom sampleador, timbres sampleados e muito menos sintetizador?

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


A Yamaha simplesmente teve uma visão adequada do mercado.

Qual é o músico que usa arranjador que está preocupado com um sampler pica das galáxia ou com um sintetizador fodão e profundo?

O nicho do mercado dos arranjadores não é esse aí.

O nicho dos arranjadores é o dos músicos que precisam arranjar e produzir uma canção com rapidez e simplicidade.

E com tudo já pronto à mão: timbres fodões, sem precisar de edição.

Daí a necessidade de manter as coisas simples, sem recursos que exigiriam uma curva de aprendizado que a maioria dos usuários não iria querer.

Eu concordo com a Yamaha nisso. Se é pra fazer um super-arranjador, que seja simples e sem recursos que os músicos que usam esse instrumento dificilmente vão precisar.

Afinal, quem tem R$ 14.000 tem grana de sobra para comprar outros teclados, como um bom teclado sampler e um bom sintetizador, se quiser.

Colocar tudo do mais avançado num único teclado pode parecer bom pra caramba, mas na hora que o músico que não tem o menor interesse em programação e não tem o menor saco para samplear nada for escolher um teclado, a simplicidade certamente será um bônus.

Por isso, garanto que no mercado o Tyros 4 vai vender mais, bem mais, que o PA3X - simplesmente porque é um produto melhor focado.

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Acho que não se entendeu o que CITEI (se alguém como o colega acima que comprou o Tyros4 quer gastar R$ 50mil num teclado que só tem seqiuenciador é problema dele). Falei sobre a fabrica, marca e TECNOLOGIA sem citar "apreciadores":

...valorizando o dinheiro do cliente.....como pode a Yamaha dormir no ponto e ficar pra trás?.......alguém pode me explicar como pode um teclado de R$ 14mil.......

Se alguém quer torrar 40mil numa cafeteira é problema seu (prefiro dar isso pros pobres). Mas não é isso que questiono aqui. Só TECNOLOGIA.

No BR vale a lei do CDC (consumidor) onde uma empresa é multada quando vende "gato por lebre", desrespeita ao consumidor ou vende uma coisa que não vale isso, não condiz com o preço, ou não produz aquilo que se queria, pelo menos NO PREÇO. Sem entrar no "fanatismo", paixão ou vício (lembrando do PSR-3000), não há porque se pagar 14mil, o mesmo que num PA3X, por algo que não faz nem sombra do que o outro faz (falamos de tecnologia, especificações, acessórios e demais avanços oferecidos por um e faltantes noutro, só isso. Nada de se precisar ou não dela, apenas do preço e se vale). É como se pagar numa TV preto e branco o mesmo preço que numa LED-3D. Nessa comparação, só o "fanatismo" explicaria isso.

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


Não, você está errado.

Às vezes, um produto voltado para um determinado público pode ter menos funções e ser mais caro que outro voltado para outro público.

Por exemplo: vamos supor que alguém queira um Nord Electro.

Ele tem menos funções que um Juno-G. Mas custa bem mais caro.

Por quê?

Porque quem quer o Nord Electro quer somente aquilo que ele faz bem, e não está preocupado com sampler, d-beam, etc.

Às vezes, menos é mais.

Por exemplo: por que alguém pode querer comprar uma Harley-Davidson de 50.000 reais, quando pode comprar um utilitário esportivo, que tem muito mais potência, cabe muito mais gente, leva muito mais carga, tem mais computadores a bordo, etc?

Porque o que a pessoa quer é a simplicidade de uma moto, e não está preocupada em levar mais pessoas ou mais carga.

Do mesmo modo, há um nicho de mercado (que não é um nicho pequeno) de músicos que querem simplesmente o melhor arranjador que o dinheiro puder comprar - e definitivamente NÃO QUEREM sampler ou edição profunda de timbres.

Neste caso, que é o caso de muitos, adicionar sampler fodástico das estrelas e edição profunda de timbres seria um ponto negativo, pois complicaria uma máquina que é essencialmente simples.

Olha, nem todo tecladista tem orgasmos cósmicos quando ouve um piano sampleado baixado da internet. Há tecladistas que têm os seus orgasmos quando conseguem fazer um arranjo completo e profissional em menos de 48 horas.

Nem todo tecladista tem a necessidade de editar profundamente os timbres de sua máquina. Há tecladistas que se contentam com um timbre de fábrica, quando o timbre é muito foda.

Tá entendendo onde está o ponto?

Você está confundindo os nichos. O nicho do Tyros é justamente o cara que quer tudo pronto e fácil para dar vazão imediata à sua capacidade criativa, o cara que quer somente chegar diante do teclado e começar a compor ou a arranjar a composição, e quer fazer isso da forma mais simples possível.

O nicho do Tyros não é o do cara que exercita sua capacidade criativa baixando samplers ou sampleando ou editando aquele timbre com aquela pequena nuance de cutoff que ninguém mais percebe, só ele e uns poucos outros ouvidos de tecladista treinado.

Sacou?

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Amigo

Não vamos perder tempo numa discussão em que não nos entendemos
.
Eu falo de fabricas e o preço da sua tecnologia e vc fala de pessoas, gostos e preferências pessoais. Não dá.

O dia que eu for falar deste TEU assunto, te chamo. (e não vou te acusar, como vc fez, de chamar que "tá errado" como um "fiscal de erros", coisa que ninguém aqui é: isso eu não faço)

Por enquanto, abç e ate a próxima. Fim.

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


Ok, mas eu não estou falando do meu gosto pessoal. Eu não uso arranjadores, nem me imagino usando um.

Só estou falando de algo que as fábricas precisam levar em conta quando lançam um produto: o [/b]MERCADO[/b].

E obviamente o mercado é feito somente por pessoas, que têm gostos e preferências pessoais.

Por isso, eu reafirmo, na boa, sem querer ofender: você está errado quando fala que só o fanatismo explica por que um produto com menos capacidades pode ser tão caro quanto um com mais capacidades. Está errado porque está pensando fora do mercado, que é onde as empresas precisam pensar.

Novamente: a simplicidade é uma qualidade, e muita gente está disposta a pagar caro por um produto que seja simples, fácil de usar, tenha um propósito definido, e ao mesmo tempo seja poderoso neste propósito.

Essas pessoas possivelmente não estariam dispostas a pagar por um produto que tivesse toda a capacidade daquele, e mais umas tantas outras que nunca seriam utilizadas, mas que tornariam o produto muito mais complicado.

A simplicidade poderosa custa caro. Só lembrar o exemplo que dei das Harley-Davidson.

Já que você não consegue perceber isso, outro abraço! ;)


(offtopic: Não sei por que as pessoas acham que falar que o outro está errado é uma ofensa. Ora, quem tem uma posição acha necessariamente que o outro está errado, e falar que o outro está errado não é uma "acusação", porque estar errado não é um crime...)

epereirajle
Veterano
# mai/11
· votar


Apenas para acrescentar, paguei nele 13K na Drumshop já com as caixas e com o suporte Yamaha (que juntos custariam aprox 1500,00 se comprados separados). Tenho PA500 por 2 anos e vou ficar com ele pois ainda gosto muito dele (mas nunca sintetizei um som sequer nele, mesmo porque estaria limitado às amostras internas deles onde algumas são muito boas para um teclado do preço dele e outras aceitáveis), mas para o tipo de música que eu quero e para a finalidade que eu quero o Tyros 4 foi a melhor escolha.
Concordo com o Gus79, há realmente muita gente que como eu só quer ligar a máquina e tocar músicas sem querer sintetizar ou samplear nada. Se eu fosse um músico que canta e faz baile de casamento, certamente compraria um PA2-X ou o novo PA3-X (que aposto que custará uns 20 mil), mas toco por hobbie a quase 20 anos achei o que precisava para músicas tipo new age, clássicas, instrumentais, trilhas, para tocar, relaxar e viajar (num bom sentido hehe).
Era isto que eu procurava!!

epereirajle
Veterano
# mai/11
· votar


Alguns vídeos de músicas no Tyros4, o que tenho plena certeza que um Korg PA não faria pois o foco dele é outro.
http://www.youtube.com/watch?v=rUcQFXj88LU
http://www.youtube.com/watch?v=l_K1FoRRe1A
http://www.youtube.com/watch?v=uScWIn7sAKE
http://www.youtube.com/watch?v=K-ytPQJ_lko

paulohlog
Veterano
# set/11 · Editado por: paulohlog
· votar


Gus79

Olha, nem todo tecladista tem orgasmos cósmicos quando ouve um piano sampleado baixado da internet. Há tecladistas que têm os seus orgasmos quando conseguem fazer um arranjo completo e profissional em menos de 48 horas.

Nem todo tecladista tem a necessidade de editar profundamente os timbres de sua máquina. Há tecladistas que se contentam com um timbre de fábrica, quando o timbre é muito foda.(2)

Mandou bem kara!

Berg Varela
Veterano
# dez/13
· votar


Olha o precinho do TYROS 4 na teclacenter,eu nunca que vou conseguir comprar um instrumento desses.
http://www.teclacenter.com.br/yamaha-tyros-4.html/

Wagner S910
Veterano
# dez/13
· votar


Pois é, eu também não!
Me contento com meu PSR-S910 mesmo, que já é um baita teclado para o que se propõe, na minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha Tyros 4 - lançamento antes da hora