Altura (em cm) dos seus teclados

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10


    Outro dia tava lendo aqui, um tópico sobre posicionamento dos teclados, um por cima do outro, o maior em baixo, menor em cima, base em baixo, solo em cima, de ladinho, em V e por aí vai, ^mas uma dúvida me acompanhou^ como diria Raul Seixas em sua celebre música conto do Sábio Chines

    Em que altura deixar os teclados...
    Sei que é uma pergunta bem a gosto, depende da altura de cada um e tudo mais, mas para facilitar vou deixar o que preciso

    Meu set atual conta com um Stage Piano SP88x da Kurzweill e com um Roland Juno Di, deixo o primeiro em baixo e o segundo em cima

    Para estudar claro que é mais tranquilo tocar sentado, e para ensaiar e para performances de show, faço questão de tocar em pé, por isso a dificuldade em estabelecer um padrão para mim

    Pergunto depois de enrolar tanto
    - Qual a altura das teclas, de um piano convencional (posicionaria assim o Stage para Estudo, como um piano Real)
    - Qual a altura do banquinho do piano
    - Em situações de palco, que altura fica o teclado de solo do chao, no caso deste ser o de cima
    - Coloquem se possivel a medida que voces usam para eu formar uma média

    Fugindo um pouco, mas em que posição voces mantem os pedais de vocës...
    Lateralmente Esquerda ou Direita, Centro, ou divididos (conto com um de Expressão Onerr, Dois Sustain Kurzweill e o DP2 da Roland, um para cada teclado, um LoopStation, e um Mouse Adaptado para controlar o Lap Top

    Atualmente taquei tudo em um case de pedaleira e deixo eles a minha direita, lateralmente, o que vocë fazem

    É isso aí, acho que por hora são essas as dúvidas

    Abraços

    Artref
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não é tanta questão de gosto. Há uma altura correta, e infelizmente muitos não a seguem e se acostumam a tocar de outro jeito, aí pra corrigir é foda.

    A altura correta do banco é aquele onde suas pernas façam ~90º. Para a altura do piano, mesmo coisa: sente-se reto, na ponta do banco, aí levante seu antebraço até ele fazer 90º com o seu braço, a teclinha do piano tem que estar logo embaixo.

    Pra tocar em pé, mais fácil ainda: levante o antebraço até 90º, o teclado de baixo deve estar nessa altura. O de cima, o mais perto que puder do de baixo.

    Muita gente usa o teclado muito baixo, é o erro mais comum.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Artref

    Eu ia dizer justamente o que você disse... Essa regrinha dos 90º é muito fácil de decorar e com pouco tempo já se consegue se acostumar com o conforto que essa orientação proporciona.

    Quanto à tocar sentado e em pé... Depois que defini que só toco sentado tanto em ensaios/gigs quanto shows, defini a montagem do set assim: prokeys88sx em baixo (na altura recomendada para pianos), MM6 logo acima, com 10º de inclinação. O ruim é que o MM6 fica meio cobrindo o piano e por isso eu tenho que deixa-lo mais alto do que gostaria. Isso não tem como resolver. Só trocando de teclado mesmo.

    Além dos teclados, o SC-880 e notebook ficam logo acima do MM6, em uma base menor que não atrapalham a operação do MM6. O módulo fica na base e o notebook, fica em cima do módulo.

    Quanto à posição dos pedais, por enquanto eu uso apenas dois sustain (não uso pedal de controle). Como tenho q comprar um mixer e dar uma arrumada nos periféricos (incluindo módulo e notebook), vou fazer esse esquema do case, que possivelmente ficará em uma estante tipo X à minha direita ou esquerda, ao alcance das minhas mãos.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    O certo é posicionar o teclado numa altura, de modo que:
    os cotovelos fiquem na mesma altura das teclas.
    O ruim é que quando um teclado está sobreposto ao outro isto não é possível.
    É por isso que muita gente prefere colocar os teclados um do lado do outro e não um acima do outro.

    lusojunior
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Nem sua mãe reconhece você atrás de tanto equipamento, heheheh.

    El_Cabong

    Eu também prefiro dispor os teclados em L. Depois de um tempo a gente acostuma legal.

    O único inconveniente é que ocupa muito mais espaço do que empilhar os teclados numa estante dupla

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    El_Cabong

    Verdade... Esse é um dos motivos de eu querer fazer o tal "case" para os periféricos, assim, na minha frente, só ficariam os teclados mesmo... Mas por enquanto, é o que dá pra fazer :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura (em cm) dos seus teclados