Será que estou com o teclado certo?

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # jun/10


    Amigos,

    Já estou cadastrado no fórum há algum tempo mas apenas acompanhando as postagens, tanto as mais novas quanto as mais antigas. É um ótimo material de conhecimento.

    Agora estou me aventurando a fazer minha primeira pergunta. Minha situação é a seguinte: Tenho 45 anos. Tive aulas de teclado durante uns 6 meses há cerca de 15 anos atrás e por motivos diversos acabei não dando continuidade por motivos diversos.

    Houveram até algumas tentativas de voltar ao teclado: Uma delas com aulas (pouquíssimas) em uma escola de música ou tentativas de auto aprendizado. Comprava um teclado, começava e logo acabava vendendo o teclado.

    Agora decidi voltar a aprender de verdade. Há uns dois meses comprei um teclado (PSR 413) e estou estudando com alguns métodos e tentando tocar a partir de partituras para teclado. Esta é minha forma de estudo. Se a partitura for simples (tipo Prá Não Dizer que Não Falei das Flores), consigo tirar completa (harmonia e melodia) em uns dois dias ou um pouco mais dependendo da complexibilidade. Consegui já tirar algumas músicas tipo Yesterday, Asa Branca, Words (Bee Gees), Pour Elise, etc. Acho que tenho me virado bem, principalmente na mão esquerda (harmonia).

    Buscar aulas particulares não dá. Minha atividade profissional me leva a viajar o tempo inteiro. Meu teclado está comigo no hotel onde estou hospedado e por isso tenho que ir aprendendo assim mesmo.

    No começo estava fazendo muita confusão com o que lia aqui no fórum com esses jeitos diferentes de tocar: harmonia (acordes) na esquerda e melodia (dedilhado) na direita ou acordes nas duas mãos. Como não toco em banda (meu negócio é tocar só prá mim mesmo) então vou seguindo nos acordes na esquerda e dedilhados na direita.

    Aqui começa minha encucação. Não tenho muito gosto por aqueles acompanhamentos prontos do teclado arranjador e pelos tempos e ritmos desses acompanhamentos. Gosto mesmo é de fazer o tempo da música ser mais lento e os timbres de uma maneira mais intimista como se fosse uma nova versão da música. Gosto de tocá-la mais lenta, com timbres de strings, flautas, pianos com dual num string... Não sei se consigo explicar direito.

    Minha pergunta é: amigos, estou com o teclado certo (arranjador) ou seria melhor trocá-lo por um sintetizador me traria mais opções para a forma como gostaria de tocar? Pergunto pois não conheço as possibilidades de um sintetizador.

    Desde já agradeço quaisquer dicas ou ajuda.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu acredito que esteja com o teclado certo, não necessariamente o modelo, mas o fato dele ser um workstation, alem da característica de ter seus ritmos próprios que vocë dispensa, outro item de extrema importancia para alguem com o seu perfil é contar com as caixinhas amplificadas, o que te libera de ter que ficar com o fone de ouvido toda hora

    Teclados como Sintetizadores e Stages Pianos, não tem amplificação propria, e te obrigam a ter caixas amplificadas ou fone, se vocë nao se importar com este fato, ai sim pode-se pensar em outro tipo de teclado

    Então, como vocë tem que viajar muito, precisa de um teclado leve e portatil e auto suficiente, então cairemos nos teclados de 58, 61 teclas, algo muito bom com este perfil, funciona até com pilha, tem mais de 1000 timbres, tem otimo custo beneficio e dá para splitar, tocar com dual layer, solar, harmonizar, cabe em qualquer canto pesa apenas 5 kilos , to puxando sardinha mesmo para o meu novo teclado hehe, o Roland Juno Di, sintetizador entry level, com um monte de recursos legais, inclusive bateria eletronica, se precisar acrescentar um ritmo, entrada para microfone, vocoder, usb, pendrive, etc...por 2500,00 voce leva a criança, vale a pena
    Mobilidade incrivel

    Fica aí minha dica

    Até

    Regadas
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Olá Edson,
    Muito obrigado pela tua atenção. Muito útil tua resposta. Eu não fazia idéia de que sintetizadores não tem amplificação própria. E no meu caso não dá prá andar com um cubo a tiracolo... E o tempo todo com fone de ouvido enche os patová mesmo.
    Esse Roland que vc citou parece mesmo show de bola. Deu água na boca.. Mas é sintetizador... Não deve ter o amplificador interno.
    Forte abraço e mais uma vez muito obrigado!

    Gus79
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas, o PSR 413 é um ótimo teclado para quem está começando (ou recomeçando) no mundo dos teclados.

    Eu não recomendaria outro.

    Afinal, não é necessário tocar com ritmos; o 413, como qualquer teclado, permite que você toque com o seu próprio ritmo, mais lento ou mais rápido, fazendo, como você disse, a harmonia com a mão esquerda ou com as duas mãos.

    Repito que o PSR 413 é um grande teclado para uso doméstico. Talvez o melhor custo-benefício nessa categoria.

    Agora, se daqui a um ano ou dois você sentir necessidades diferentes, aí você vai saber mais exatamente do que vai precisar!

    Marcos Martini
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gus79
    ...o PSR 413 é um ótimo teclado para quem está começando...(2)

    Verdade !!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ...o PSR 413 é um ótimo teclado para quem está começando...(3)
    Cara... Esse teclado tem tudo o q vc precisa. A qualidade dos timbres é ótima e as teclas são muito boas tb. Fora a amplificação própria, q é uma mão na roda! ^^

    Regadas
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gus79, Marcos Martini e Tecladoprofusão: Muito obrigado pela opinião de vocês.

    Sobre o que o tecladoprofusao disse sobre as teclas serem muito boas no PSR413: Meu primeiro teclado foi um PSR400. Depois um PSR520... E agora o PSR413. Independente da melhor qualidade de timbre e dos recursos que foram agregados com o tempo, é impressão minha ou a qualidade do material empregado pela Yamaha piorou muito com o passar do tempo? Outro dia vi um desses teclados novos da Casio... Me pareceu mais robusto que os da Yamaha. As teclas então pareciam até ser de outra categoria.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    então cairemos nos teclados de 58,

    Posta uma foto!

    Regadas
    Se vc anda pra cima e pra baixo deve ter um note pq vc não tenta ligar ele no note e usar uns VSTs leves tipo pianoteq, B4 II, Fm8... De repente prum lance mais teclado - tecladista ( sem público) seja uma boa. Se bem q vc vai ter q entender um pouco mais da coisa... Mas talvez seja questão de se aventurar...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas
    é impressão minha ou a qualidade do material empregado pela Yamaha piorou muito com o passar do tempo?
    Cara, creio que seja impressão. Tem um PSR antigo (não lembro qual) na igreja e a qualidade das teclas e do pitchbend é absurdamente inferior aos atuais. O que acontece com os antigos é que eles são maiores, mais brutos e pesados, isso dá a impressão de serem mais sólidos que os atuais. Por experiência própria digo que PSRs aguentam muito mais trancos que a tímida carcaça de plástico parece aguentar... XD

    Regadas
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Tecladoprofusão,
    Realmente faz muito sentido. Minha comparação tem base na memória e ela é, invariavelmente, saudosista ou seja, sempre carregando nas tintas. A sua é baseado na comparação real. Mas bem que a Yamaha poderia colocar aquelas teclas tipo piano igual faz a Casio hein?

    ThiagoMafra,
    Li bastante sobre esse tal de VSTs aqui no fórum, mas confesso: Não entendi bem o que vem a ser isso.
    Sim, notebook é minha ferramenta de trabalho. Tenho o teclado ligado nele através do cabo USB e basicamente utilizo essa conexão prá tirar dúvidas de alguma partitura no Encore.
    Esse tal VST é um emulador de timbres? É isso?
    Um software onde vc escolhe qual timbre vai utilizar a partir da carga de algum algorítmo de emulação?

    Novamente, muito obrigado a vocês pela oportunidade de aprendizado.

    Abraço,

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas

    VST significa Virtual Studio Technology que é uma tecnologia criada pela Steinberg (criadora do Cubase) para ser uma plataforma de áudio para plugins e efeitos, dos mais diversos, como chorus, delays, compressores, reverbs, etc....

    Já VSTi significa Virtual Studio Technology Instrument, que é uma formato para instrumentos virtuais que obviamente rodam sobre a plataforma VST, é basicamente o que vocë falou, um programa, pode ser emulador, ou nativo, tocando algoritmos ou mesmo samples, em cima de alguma plataforma ou sozinho stand alone

    Hoje em dia diversas empresas fabricam vsts, é possível achar inclusive muita coisa gratuita como viu no fórum

    Mas para fechar, vocë com um teclado ligado a um notebook, através de Midi pode virar um controlador e colocar um infinito numero de novos timbres no seu repertório

    Problema 01 - a mobilidade fica reduzida, já que tem que ligar mais equipamentos
    Problema 02 - sempre existe a chance do sistema dar pau, coisa que dificilmente acontece com o teclado

    Leia bastante o forum que tem muita coisa bem debatida já sobre VSTs, VSTis

    Regadas
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edson Caetano,
    Show de resposta. Tenho certeza que vai servir prá muitos outros, que como eu, ficam meio perdidos em meio a essa chuva de tecnologias e siglas.

    Aproveitando mais um pouquinho da boa vontade de vocês: Tenho quase certeza que pergunta é idiota, mas não poderia ser diferente vindo de um semi-analfabeto musical como eu, então peço que desarmem o espírito de Saraiva (*risos) e me tirem mais uma dúvida: No caso de uma ligação teclado X Notebook via cabo USB (ou MIDI) utilizando essa tecnologia VST, a qualidade do som depende da saída de som do notebook, certo? Ou seja, o que se tocar no teclado será ouvido nos alto-falantes do note. É isso ou tem algum caminho de mão dupla onde o que é tocado no teclado, é processado no note e devolvido ao teclado em forma de som saindo das caixas acústicas do teclado?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas

    Seu pensamento está corretíssimo, o note passa a controlar todo o som, para corrigir este problema é necessário uma placa de audio voltada para AUDIO, off-board dedicada, as on-boards mesmo se usar bons fones não resolvem, e vocë entende muito melhor do que eu que estas placas de som genericas foram feitas para chats de msn, skypes simples, e não audio profissional

    normalmente as mais comuns e baratas são externas usb, bastando conecta-las a um amplificador qualquer

    ai te levo novamente ao
    Problema 01 - a mobilidade fica reduzida, já que tem que ligar mais equipamentos
    e crio mais um
    Problema 03 - tem que comprar $$$ mais equipamentos tambem, para se ter qualidade

    É isso aí

    overlappingcircles
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas
    trabalhei muito tempo so com um controlador midi (m-audio oxygen 49), um notebook e uns bons fones(sem interface de audio dedicada) e sempre tive bons resultados, o unico problema que tive foi com latencia (atraso no som) que foi resolvido simplesmente com o driver ASIO4ALL (gratuito). Comprei uma interface sobretudo por causa das minhas guitarras, nao pelo teclado.
    quanto ao sistema dar pau, depende muito do computador e dos vsts utilizados. um computador basico nao se pode comparar a um i7 por exemplo, e a performance dos vsts depende muito da qualidade do computador.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ou seja, o que se tocar no teclado será ouvido nos alto-falantes do note.

    Dá pra resolver isso molinho comprando umas caixinhas da Edifier pra esse note. Vai gastar aí uns 200, 300 e vai ter uma coisa boa q resolve o problema. as minhas custaram uns 150 e quando rodei Ivory, Pianoteq, B4 II, komplete 6 e umas coisinhas humildes assim, meu core2duo e o ASIO4ALL atenderam muito bem pra ficarmos eu e o teclado. Pra palco não dava. O som das caixinhas não era uma peavey, mas pra eu e o PC no quarto, quase chorei quando ouvi o som do Ivory!!! Acho q no caso dele vai ser interessantíssimo, rodando aí uma meia dúzia de coiisas q ele conseguir baixar vai abrir o ouvido dele a outras sonoridades...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o negócio vai ser carregar todo o equipamento de hotel em hotel, no meu ver o colega quer praticidade e mobilidade, a gente é que esta complicando a vida dele

    A pergunta que quase ninguem respondeu, estou com o teclado certo... Sim, no meu ver e humilde opinião, e se quiser um dia mais qualidade que invista em um teclado mais top, para não ter problema com cabo, soft, conexoes, etc... o cara poe na tomada e sai tocando, mais facil impossivel

    É isso ai

    Regadas
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Moçada, vocês são show de bola! Ou de teclas, vá lá...

    Edson Caetano,

    Meu notebook é um modelo praticamente novo da Compaq. Bom processador, boa memória. Show de máquina até a hora que chega na parte do som. Acreditas que para economizar, este notebook tem somente UM alto-falante muito chinfrim? Se quiser alguma coisa melhor, tem que usar fone de ouvido e aí sim um somzin estéreo com alguma qualidade.
    Brigadão aí pela opinião do teclado. Meu problema é esse aí mesmo: Esse prá cima e prá baixo cheio de tralhas. Não dá mesmo prá ficar inventando muito...

    ThiagoMafra,
    Exatamente por esse probleminha aí da qualidade sonora do notebook é que comprei uma caixinha da Edifier há uns 4 meses atrás. Putz, se eu quisesse assistir um filminho baixado da net, tinha que colocar fone de ouvido e incomodava demais se encostasse a cabeça no travesseiro. Comprei as minhas na Santa Efigênia em SPaulo. Paguei R$ 140,00 e foi duro de achar, viu?! O modelo que eu tenho é um compacto com os dois falantes incorporados numa peça só. Coisa pequena, dá prá transportar sem muito trabalho na mochila do notebook. Show de bola essa Edifier. Mas parei por aqui. É muita muamba prá carregar!

    overlappingcircles e amigos,
    Vocês atiçaram a minha curiosidade e agora, confesso, estou tentado a fazer umas experiências com esse tal de VST. Mas tudo sem incorporar grandes coisas já que o Edson Caetano matou a charada da minha dificuldade de incorporar muitas tralhas. Meu máximo de hardware é o que eu já tenho.
    Baixei um tal de superwave_p8 e instalei... Achei que ia ter algum aplicativo e só apareceu uma DLL e dois arquivos TXT. Não entendi nada! Estou procurando um tópico que explique melhor como é que esse negócio funciona. Foi num deles que encontrei essa dica do superwave_p8. Mas eu esperava uma coisa e aconteceu outra. Sinal que eu não entendi muito bem!
    Pelo que entendi, essas "emulações" são disponibilizadas em bibliotecas DLL... É isso mesmo? E o software que controla isso? Onde posso encontrar?

    Grande abraço e muito, mas muito obrigado mesmo a vocês que estão doando um pouco do vosso tempo prá me ajudar.

    Bruxão
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Bruxão
    · votar


    Regadas

    Se você ainda não tiver um teclado para controlar os VST's ou VSTi's baixe o Cantabile, tem uma versão grátis por 30 dias no site do programa. Ele oferece uma interface gráfica de um teclado no qual suas teclas podem ser acionadas por teclas do seu note. Ao menos para matar a curiosidade serve. A partir do Cantabile, você configura em quais pastas estão seus plugins (VST's e VSTi's) e ele mesmo procura e deixa a lista de plugins encontrados lá para que você adicione os plugins que desejar executar.

    Caso já tenha um teclado para controlar, recomendo baixar o Brainspawn Forte (na comunidade do Orkut) ou o Reaper (também versão trial no site) que são completíssimos simuladores de racks de programas (ou timbres). Mas não há interface gráfica neles que permite controlar os VST's ou VSTi's sem um teclado controlador, ou seja, não tem como controlar os VST's ou VSTi's apenas via teclado de PC (ao menos eu não achei no pouco tempo em que mechi neles).

    É isso, espero ter ajudado.

    ;)

    JEFF_SAN
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Está com o teclado certo, e com o modelo certo, pode ter certeza absoluta disso! É um ótimo teclado e vai suprir suas necessidades em absoluto, mas vc deve tb ler bem o manual dele e fuçar nas diversas ferramentas que o teclado oferece, muitas das quais vc nem deve ter conhecimento. E acima disso tudo, aprender bem a tocar! De nada adianta um grande teclado nas mãos de quem não sabe utilizá-lo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Regadas

    Baixe qualquer programa que leia VST, VSTi, os Dlls são instalados em pastas especificas dentro dos softs e aí sim, vai ter sucesso e sim o P8 é Massa , vai gostar de brincar com ele

    Eu gosto de programas como Sonar, Cubase para rodar os VSTs, mas os que o amigo citou acima já rola

    Para rodar VST sem precisar de Soft como Host, tem que procurar por versoes Stand Alone, rodam sozinhos, e vai precisar tambem abaixar um driver de audio chamado Asio4all para diminuir latencia

    Vai lendo o forum que já tem praticaente tudo esmiuçado

    Até

    Regadas
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Salve, salve meus amigos. Como vão indo?

    Desculpem a demora em trazer os resultados da "aventura VSTi". Além da surra, o tempo tem sido meio curto. Mas vamos lá!

    Fui atrás de um host para os VSTi´s. Deus do Céu... É cada um maior que o outro. É giga prá cá, mega prá lá... Acabei optando pelo REAPER (dica do colega Bruxão) que aparentemente ajudaria a saciar minha curiosidade.

    Bruxão: Tem sim como controlar o REAPER via teclado. Foi assim que consegui me familiarizar com um pouco com a coisa antes de conectar o teclado no note.


    Depois fui atrás dos VSTi´s funcionarem no REAPER... Arranjei três bem legais. O primeiro foi o P8 que tem uns timbres divertidos. Depois consegui o Sytrus. Showzão de bola esse. Timbres muito bons! Gostei dele, bem eclético. Por fim, fiquei com inveja do ThiagoMafra e seu quase choro com o Ivory. Mas... Gigas prá baixar. Então fui atrás de um mais magrinho e consegui o TruePianos.

    ThiagoMafra, agora entendi seu "quase chorar".

    Tudo instalado e funcionando, chegou a vez de ligar o teclado no note. Conectei as caixinhas Edifier e soltei as teclas. Testei vários timbres. Muito legal.
    Um pouquinho de latência... pouquinho mesmo... Tentei instalar o ASIO4ALL mas ele não se deu muito bem com a placa de som onboard do note. Algumas vezes parecia estar funcionando mas não saia som. Outras cortava o som da saída do fone de ouvido e funciona só o péssimo alto falante onboard.

    Resultado da experiência: O negócio é super legal. Dá prá melhorar muito o som que queremos tirar do teclado. Mas... Em caixinhas de som não dá... Por melhor que seja a Edifier, o alto falante é pequeno. O som que sai do teclado é mais encorpado.

    Mas, uma coisa eu decidi: Estava pensando em comprar um caixa amplificada para deixar em casa quando essa minha vida agitada desse sossego. Percebi que será melhor investir em um micro com uma placa de som legal e umas caixas de som com falantes melhores.

    De novo quero agradecer a todos pela ajuda e paciência!

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    aproveita que vc ta com o reaper agora e participa ai :
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/236988/
    seria interessante vc usar alguns desses timbres, e fazer uns testes.
    qualquer duvida com o reaper e vsts, no que puder ajudar tamos ai :)

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Regadas

    Vc dá as caras pelo Rio de Janeiro? A gente de repente pode fazer um contato e eu poderia te arranjar o Ivory... Mas já aviso ele é chato pra instalar... É uma surra!!!

    Regadas
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Valeu ThiagoMafra!

    Estou "perdido" aqui em Recife (na verdade, Paulista - Terra de Rivaldo) já vão dois anos...

    Está mais fácil eu parar em Belém do Pará do que voltar prá minha Atibaia. Rio de Janeiro, então... Passei um ano aí antes de vir prá cá. Agora não sei mais quando vou ter oportunidade de voltar.

    Mas fica o meu sincero agradecimento pela oferta!

    Grande Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que estou com o teclado certo?