[AJUDA] Piano popular ou erudito

    Autor Mensagem
    gschroeder
    Veterano
    # mai/10


    Olá, seu novo aqui neste fórum e esse é meu primeiro tópico. Gostaria de salientar que meu conhecimento acerca do tema é zero. Sobre o tema, eu sei que já existem tópicos sobre ele, mas como eu explico a seguir, existe uma grande dúvida quanto a informação contida neles.

    Eu quero fazer aulas de piano, mas não consegui me decidir por qual das duas vertentes. Explico:

    O meu objetivo no aprendizado do instrumento é conseguir tocar por satisfação pessoal as músicas que eu gosto. Não tenho nenhuma ambição quanto a ser o melhor em alguma coisa, seguir carreira musical e/ou montar uma banda.

    Todavia, durante pesquisas que fiz aqui no fórum como por exemplo esses dois tópicos
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/156500/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/122067/

    as únicas diferenças que eu consegui destacar do que foi dito foi de que o piano popular leciona músicas populares usando cifras, piano erudito ensina as obras classicas e a ler partituras.

    Me abstenho da parte de que um sabe ou não improvisar, até pq não é meu interesse.

    Em outra breve pesquisa, achei esse video aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=w-rBt4pSiqk
    Por favor, passem para o minuto 8:22, lá o professor Heitor Castro diz que a diferença entre os dois estilos não estão nas músicas tocadas (o que contrariou as informações dos tópicos) e sim no "jeito" de tocar. Quais sejam, o erudito mais "solado" e o popular "para alguém poder cantar junto".

    Diante disso, eu fiquei na dúvida, pois como já dito, meu objetivo não é fazer parte de uma banda e eu gostaria de tocar músicas da mesma forma que nesses videos abaixo:

    Coldplay - Clocks (piano cover)
    http://www.youtube.com/watch?v=XHKy0PThJKA

    I Don't Want To Miss A Thing - Piano - Stereo
    http://www.youtube.com/watch?v=7g7AWAoeRZo

    Journey's Don't Stop Believin' My Piano version
    http://www.youtube.com/watch?v=ZaWMQahvVtc

    Ou seja, as músicas que eu gostaria de saber tocar em maioria não são eruditas. Mas confonta a informação do professor Heitor Castro que diz que a forma de que elas são tocadas é a erudita.

    Importante também dizer que, dentre as músicas que eu gosto, também se encaixa algumas obras clássicas. Mas eu não gostaria de somente aprender isso.

    Então, eu me matriculo em popular ou erudito?

    Obrigado

    Cleber Vaz
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
    · votar


    Olá, seu novo aqui neste fórum e esse é meu primeiro tópico.

    Parabéns pois em seu primeiro tópico você conseguiu se fazer bem claro quanto ao seu interesse e dúvidas.

    Se você pesquisar um pouco vai perceber que o piano popular e o erudito já se encontraram em alguns gêneros musicais como o Chorinho, por exemplo, mas ao meu ver você precisa decidir a metodologia de estudo da sua preferência e isso não quer dizer que você vai saber improvisar ou que vai se especializar nesse ou naquele estilo mas o fato é que sua dúvida é "De que forma estudar" e isso vai ter reflexo na sua forma de tocar, isso é fato, eu sou autodidata, nunca fiz uma aula de piano, mas se me interesso em tocar uma música erudita eu procuro a partitura e se por acaso me interesso em música popular eu procuro a cifra mas em ambos os casos também pode-se ir "de ouvido", ou seja, se você quer estudar piano estude PIANO, simplesmente, do jeito que te parecer mais adequado ao seu propósito.

    Então, eu me matriculo em popular ou erudito?

    Tanto faz, se você se matricular em um deles e resolver tocar peças do outro estilo é só tocar, qual o problema?, você pode pedir dicas ao seu professor fora do horário de aula no caso de alguma peça fora do programa do curso... enfim finalizo com uma máxima que me faz muito sentido.

    "A melhor forma de aprender piano é tocando piano."

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    gschroeder

    Eu não sou tecladista/pianista, mas eu tiro a base pelo violão popular e clássico.
    Apesar de ter estudado pouco tempo, eu entendo que a diferença básica entre estudar o popular e o clássico está no nível musical que quer ser atingido, exemplifico.
    Um estudo popular, no meu entender, você aprende o que é de mais comum no dia a dia musical como acordes e suas inversões, power chords, harmonia a aplicação de dissonâncias e por aí vai.
    Um estudo erudito, no meu entender, você aprende muita técnica seja de postura das mãos, de velocidade e independência das mãos a um nível muito maior que no clássico, além claro de toda a teoria também.
    Certa vez eu ouvi dizer que um bom musicista popular pode tocar uma peça erudita, mas um musicista erudito não consegue tocar uma música popular, o pq eu não sei só sei que eu consigo!! hehe
    Então assim, se possível, eu acho interessante que você faça uma aula experimental destas duas modalidades, se possível com professores e/ou escolas diferentes e faça as mesmas perguntas a ambos e analise o que é melhor com dados mais "concretos".

    abrax!

    rodolfo1982
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Certa vez eu ouvi dizer que um bom musicista popular pode tocar uma peça erudita, mas um musicista erudito não consegue tocar uma música popular, o pq eu não sei só sei que eu consigo!! hehe

    Discordo. Quando era menor, estudei teclado e piano popular. Agora estou estudando piano erudito.

    Tenho hoje muita dificuldade em tocar algumas obras eruditas, mas nada que um pouco de estudo não resolva, pois já tenho uma base popular.
    O mesmo vale para um conhecido meu, que estudou piano erudito a muitos anos: ele tem um pouco de dificuldade em tocar uma peça popular (quando digo isso, em outras palavras, quer dizer improvisar), mas nada que um pouco de estudo não resolva também, pois já tem toda técnica de piano erudito.

    No meu estudo erudito atual, estou "perdendo" vários vícios que eu tinha, que meu professor de teclado e piano popular nunca se preocupou em cuidar. E estou vendo como me ajuda a ter melhor técnica e velocidade.
    Por outro lado, consigo improvisar muito bem em algumas músicas devido ao meu "background" popular.

    Ou seja, na minha opinião, o ideal seria pegar um professor de piano, que tenha conhecimento erudito, mas entenda bem de improvisação e popular.

    No final das contas, um professor de piano popular, se for bom, vai lhe ensinar obras eruditas, pois é necessário para desenvolvimento de técnica e inclusive para compreensão de muitas coisas relacionadas à improvisação (faça uma análise harmônica de uma obra de Bach, Beethoven, para ver as progressões de acordes, modulações, etc. , que hoje vemos na música popular). E ele vai mesclar isto a algumas obras populares, exercícios de improvisação, ritmos, etc.

    No fim das contas, você pode aprender só um dos 'lados', ou seja, se tornar um músico erudito que não sabe tocar nada sem partitura, ou o contrário, um músico popular que não sabe ler partitura ou tocar algo que seja a duas vozes por exemplo (só um exemplo). Ou mesclar os dois, buscar aprender um pouco de cada lado, o que é natural com o passar dos anos.

    Se vc quer só tocar aquele tipo de música q vc citou, acho que pode optar pelo popular, mas aconselho a procurar um professor que também entenda de obras eruditas, pois isso ajudará a ele lhe ensinar a parte mais técnica e até algumas obras eruditas, pois acho que vale a pena, para você aprender um pouco da 'base'.

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    gschroeder
    Oi. Eu estudo piano erudito. Mas não toco só peças eruditas. Meu próprio professor me incentiva a tocar estilos variados. Algumas músicas eu escolho, outras ele escolhe.

    Ele também dá aula de piano popular, e é a mesma coisa. Ele faz os alunos tocarem peças eruditas. Um bom professor nunca vai te "prender" em um único estilo.

    Quanto ao que você comentou sobre a diferença quanto ao jeito de tocar, o erudito te dá mais peças solos, enquanto o popular tem peças solo e peças de acompanhamento, pra alguém cantar ou pra tocar com outros instrumentos. Essas peças tendem a ser um pouco mais simples. Mas não acho que seja exatamente uma regra. Subestimar a música popular é um erro.

    A técnica muda um pouco também, quanto a dedilhado, por exemplo. O erudito é mais cheio de "regrinhas", no popular você tem mais liberdade.

    Acho que você tem que fazer aquilo que quer fazer. Se você gosta mais de peças populares, faça piano popular. Mas peça para tocar algumas eruditas também!

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Particularmente eu recomendo iniciar pelo Erudito e minhas razões se dão em virtude da técnica que tu irás ter contato desde o princípio.

    O Erudito te ensinará o que o Popular te ensina e vice-versa, porém no Erudito tu terás mais contato com detalhes como postura e delicadeza das mãos (alguns conhecem como destreza).

    Então, no meu voto e na minha indicação comece pela linha do Erudito.

    Abraços.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rodolfo1982

    Discordo.
    vc tem todo direito, e se vc perceber, eu mesmo não concordo com essa afirmação, que logicamente não foi feita por mim, eu apenas a "passei adiante".

    No meu estudo erudito atual, estou "perdendo" vários vícios que eu tinha, que meu professor de teclado e piano popular nunca se preocupou em cuidar
    esses vícios são um problema ... eu tinha vários quando comecei no violão classico, e foi um bocado difícil superá-los.

    gschroeder
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Muito obrigado pelas resposta pessoal.

    Mas ainda não encontrei uma que questionei no primeiro post.
    No video daquele professor Heitor Casttro, ele diz que a linha erudita é tocada dessa forma mais "solada" enquanto a popular é pra alguem "cantar junto". É isso mesmo? Na popular a mão direita só toca acordes?


    abraço

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    gschroeder

    não necessariamente. Existe solo em música popular.

    Se você não se interessa pela música erudita no momento, vai para o popular. Se o professor for bom, vai te passar as técnicas corretas e vai te dar as ferramentas para você poder fazer arranjos similares ao que você postou aqui. O importante é o professor ter didática.

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Yusuke Urameshi
    · votar


    gschroeder

    as únicas diferenças que eu consegui destacar do que foi dito foi de que o piano popular leciona músicas populares usando cifras, piano erudito ensina as obras classicas e a ler partituras.

    Não sei se ja te responderam isso pq não li tudo. Mas não é bem por ae não. Tenho aulas de piano a 8 meses. A pria do meu prof é piano popular. Logo, as aulas acabam tendo um direcionamento maior pra essa área (no que se refere a repertório abordado em sala de aula). Mas no popular aprende-se a ler partitura sim. Aliás, isso é requisito básico pra qualquer pianista.

    Quanto ao direcionamento que vc deve seguir (popular ou erudito), vc nao deve pensar nisso agora. É importante que vc deixe bem claro ao professor qual é o seu objetivo com o instrumento: Aprender por satisfação pessoal. Independente de estilo.

    Mas ainda não encontrei uma que questionei no primeiro post.
    No video daquele professor Heitor Casttro, ele diz que a linha erudita é tocada dessa forma mais "solada" enquanto a popular é pra alguem "cantar junto". É isso mesmo? Na popular a mão direita só toca acordes?


    Não , cara. Isso depende muito da musica. No erudito tem muita musica q trabalha principalmente acordes. Exemplo : Preludio em C menor, Chopin.

    Exemplo de musica popular "solada" com a mao direita (como vc diz) : Tico - Tico no Fubá. Zequinah de Abreu.


    Tudo depende...

    gschroeder
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Obrigado Coltrane e Yusuke Urameshi

    Mas vocês viram esse video que passei? Adiantem para 8:22
    http://www.youtube.com/watch?v=w-rBt4pSiqk

    Esse cara falou merda então né?

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    gschroeder


    Entendi. O que ele quis dizer é q a abordagem de piano popular do curso DELE é essa msm: Abordar as músicas de uma forma mais cifrada. É a abordagem do curso deles msm.


    Mas é o seguinte. Isso ae não é piano popular não. No piano popular msm vc estuda peças da musica popular brasileira e enfatiza as técnicas do estilo. O repertório é voltado pra músicas tipo Vila Lobos, Carlos gomes , Zequinha de Abreu e por ae vai... E as devidas técnicas usadas nesse estilo.

    Artref
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se eu estivesse em dúvida, estudaria erudito.

    rodolfo1982
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cara, olhei agora os videos do ColdPlay e Aerosmith.
    O cara não tá fazendo nada complicado, apenas a melodia com a direita e a harmonia bem básica, tocando as primeira, terça e quinta do acorde, ou as vezes apenas a fundamental oitavada.
    Técnica para isso, qualquer um dos 'modos' vai te dar. Quando falamos em estudar erudito ou popular, é para ter uma técnica capaz de 'fazer bem mais'.

    Outra coisa importante para o que você quer é estudar teoria e, principalmente, harmonia. Fazer uma bela harmonização em uma música pode mudar COMPLETAMENTE a percepção de quem está ouvindo, além de que muitas músicas por aí na internet possuem cifras muito básicas e às vezes até erradas.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Galera é o seguinte, primeiro quero repetir e acrescentar uma coisa:

    Subestimar a música popular é um erro

    e acrescento:

    Substimar os músicos eruditos tb.
    pq?

    Já ouvi muita gente por aí achando q por o cara ser erudito não sabe improvisar, ou não tem um bom ouvido... os músicos eruditos q conheci por aí tinham um senhor ouvido muito melhor q a maioria dos músicos populares q se vê por aí, e aliado ao conhecimento de harmonia isso dá pra brincar...

    Agora o q acontece é q um cara q faz piano popular (em uma escola), geralmente já toca e tá querendo se aperfeiçoar, e a escola acaba se voltando mais pros caras q vão tocar tanto em banda ou acompanhando alguém, até pq no Brasil música popular instrumental... Já no meio erudito a música instrumental é bem mais comum. Desta forma os cursos acabam se voltando para os propósitos da maioria. Agora se vc for fazer aula com um professor particular aí é só vc dizer a ele o q vc quer.

    Pra estudar numa escola eu aconselharia o erudito, pq o mais importante não é a música q vc vai tocar e sim a fundamentação teórica e técnica. Embora eu conheça algumas escolas aqui no rio voltadas pro popular q com certeza não se descuidam desse detalhe.

    PianoGlauco
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Todo curso de piano erudito apresenta popular ao seu final.
    Mas atualmente as coisas já se especializaram tanto que vc pode começar direto num estilo específico.
    Mas a meu ver, o erudito te permite voar para qualquer outra coisa, pois seu raciocínio, ouvido e cultura musical permitirão alçar outros vôos. Aprenda erudito e ao mesmo tempo aprenda cifragem e harmonia.

    NA DÚVIDA FIQUE COM OS DOIS!

    Conhecimento não ocupa espaço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [AJUDA] Piano popular ou erudito