qual curso q demora + piano popular ou erudito?

    Autor Mensagem
    maia 2
    Veterano
    # jun/09


    toco teclado na igreja ja algum tempo tem 1 ano q estou fazendo piano classico + parece q o resultado demora muito estou querendo fazendo piano popular pos queria um caminho um pouco + curto vocês podem me ajudar?

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    maia 2
    O tempo demora de acordo com o aluno, derrepente oque eu aprendo em 2 anos voce aprende em 6 meses .... é muito relativo quando se trata de musica.....

    Mas eu acredito que leve mais tempo para aprender o Erudito pois as pecas sao um tanto quanto mais complexas em relacao ao piano popular...

    Faop
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Na minha opinião dura o mesmo. A questão das peças serem mais complexas nem conta tanto, o que conta mesmo é a teoria e os exercícios, que serão os mesmos pros dois tipos. É lógico que tem a questão do aluno e talz, mas curso de piano dura em média 8 anos independente se for popular ou erudito.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    O que se aprende em um curso de piano popular e em um curso de piano erudito?
    Quais, resumidamente, seriam as pecas ou tecnicas que tu aprenderia em um ou em outro?

    Abracos!!!

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Faop
    A questão das peças serem mais complexas nem conta tanto, o que conta mesmo é a teoria e os exercícios, que serão os mesmos pros dois tipos.


    Claro que nao, Teoria sim os fundamentos e principios sao os mesmos, porem na parte referente aos exercicios difere pois o erudito ultiliza diferentes tecnicas do popular, no popular vc estuda MPB, Samba etc no erudito voce estuda Mozart, Beethoven....nao iremos comparar a complexidade de Mozart com Chico Buarque neh hsaushaushu

    Nao desmerecendo o Chicao mas Mozart é insuperavel...

    As tecnicas tambem sao estudadas de forma diferente no popular algumas tecnicas sao estudadas meio que superficialmente.

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    maia 2
    O resultado vai demorar, independente de ser popular ou erudito. Quem nunca tocou piano antes tem que aprender um monte de coisas além das músicas; como postura, toque, ler partitura(se não sabia), coordenar as duas mãos ao mesmo tempo, ritmo...

    Não adianta, tem que ter paciência. Eu, por exemplo, estou no 3º ano de piano erudito e ainda sou muito noob. Só agora estou conseguindo fazer as dinâmicas de um modo que me deixa satisfeita comigo mesma, mas sei que ainda tenho muito a melhorar.

    Quanto às diferenças, acho (porque nunca fiz o popular) que o popular ensina mais a fazer arranjos, partitura cifrada e talz, enquanto o erudito tem uma técnica um pouco mais complexa.

    De qualquer forma, meu próprio professor me incentiva a pegar umas músicas populares. Ele diz que não pode ter a cabeça "fechada" pra um só estilo, e concordo com ele. Quem faz popular devia aprender um pouco da técnica do erudito e vice-versa.

    gustavocp
    Quais, resumidamente, seriam as pecas ou tecnicas que tu aprenderia em um ou em outro?
    Quanto às peças, no erudito se aprende mais Bach, Beethoven, Mozart, Chopin, Villa-Lobos... Esses compositores mais clássicos. O que eu já vi em algumas apostilas de piano popular foram músicas dos Beatles e outras bandas do gênero e MPB em geral.

    maia 2
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mais qual seria o melhor para melhorar o desempenho na igreja?

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    maia 2

    mais qual seria o melhor para melhorar o desempenho na igreja?



    cara aprenda musica para ser MUSICO independente a finalidade, se é pra tocar em igreja, cabaré, na rua ou na praça da Sé...

    Seja musico, a teoria aplicada indifere o local e a ocasiao a qual se propoe o musico...

    Estude com alma, com amor e paixao, musica é sentimento!

    tecladistapvh
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Vai de piano popular, conheço muito pianista que estudou erudito, que tocam muito ( partitura ), mas na hora de tocar ou acompanhar uma música pra alguém cantar é uma verdadeira decepção, ( não desmerecendo ). Agora se vc ja começou a estudar erudito, e sua leitura já é boa, recomendo comprar uns livros como esse abaixo
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/210341/, vai te ajudar muito.

    Faop
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    alexdiffer

    É que no meu caso, eu pago o curso popular, e vejo as duas vertentes, então pra mim seria como se fossem iguais. Tipo, ao mesmo tempo que eu tive noções de harmonia, eu estava aprimorando todas as tecnicas em dedilhados e leitura, e tirando Sonata ao Luar junto com November Rain. O certo seria se todos os cursos fossem assim, mas depende tambem do aluno querer isso, e do professor estar apto para passar isso.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cara aprenda musica para ser MUSICO independente a finalidade, se é pra tocar em igreja, cabaré, na rua ou na praça da Sé...

    Também adoro música, mas quantos iniciantes comearam com essa cabeça?

    maia 2

    O erudito ajuda no quesito técnica, agora acredito q o popular se encaixe melhor na igreja, dependendo é claro do repertório q vc toca na igreja. Q música vcs tocam por aí ?

    Além disso tem outros fatores. O q vc tá aprendendo em "piano clássico" ? Solfejo, ditado ? Pq isso ajuda muito. E tb tem o seguinte: em que nível vc tá ? Q peças clássicas vc já toca ? Chopin, Bach ?

    explica aí pra gente poder opinar melhor.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoMafra
    Também adoro música, mas quantos iniciantes comearam com essa cabeça?


    E quantos tiveram sucesso, ou ainda quantos continuam tocando

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mas eu acredito que leve mais tempo para aprender o Erudito pois as pecas sao um tanto quanto mais complexas em relacao ao piano popular...

    Ah é? Vai ver o Keith Jarrett tocando então...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual curso q demora + piano popular ou erudito?