Qual placa de som comprar?

    Autor Mensagem
    lgcbeltrao
    Veterano
    # mai/10


    Eu comprei recentemente um E-09W da Roland.
    Agora estou querendo comprar uma placa de som boa.
    Estou entre a M-audio Fast Track Pro Usb 4x4 Usb 2.0, M-audio Fast Track Ultra 8 X 8 Usb 2.0, M-audio Profire 610 Com 6 In 10 Out Pré Octane e M-audio 1814 Firewire.
    Vale lembrar que as duas ultimas são Firewire.
    E quero uma coisa que não fique tão obsoleto agora.

    Perguntas:
    1 - Posso ligar o mesmo no meu Notebook através dessa interface que tem no MercadoLivre?
    2 - Posso usar o teclado usando os ritmos midi como acompanhamento do teclado?
    3 - Posso usar o teclado como controlador midi?

    Lembrando que sou iniciante e que tenho quase todos esses programas, Finale, Cubase, Encore, Sonar, Sibelius, Reason, Pro Tools M-Powered.
    E não sei usa-lo ainda, pois estou em fase de aprendizado.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    - obsoleto dificilmente fica. O que torna a placa obsoleta é a necessidade. Se você hoje pode se contentar com uma USB de 2/4 canais, um dia pode chegar aos 8 ou até aos 32 canais.

    1 - Posso ligar o mesmo no meu Notebook através dessa interface que tem no MercadoLivre?
    - sim, exceto os firewire que em tese vão necessitar de adaptadores. Veja as especificações recomendadas pelo fabricante afim de evitar transtornos.

    2 - Posso usar o teclado usando os ritmos midi como acompanhamento do teclado?
    - teclado em midi vira arranjador. Pode pegar trilhas midi e arrastar em uma DAW que ele vai tocar. Daí você abre uma trilha para o teclado, escolhe o som pela vst do que você quer tocar e sai tocando junto com a midi, gravando ou não
    3 - Posso usar o teclado como controlador midi?
    - sim. Basta ter os cabos ou adaptadores.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    cara essas placas depende da sua necessidade d qntos canais vc vai qerer usar pra gravaçao..
    se vc qer um negocio só pra gravar seu teclado no pc e usar ele como controlador pega uma m-audio fast track usb 2.. ela vai t dar 2 canais pra gravaçao, tem entrada midi e é uma boa interface

    lgcbeltrao
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: lgcbeltrao
    · votar


    Eu quero uma placa para usar com meu teclado e com um o violão da minha filha, mais pretendo ir um pouco mais alem por isso estava querendo uma Profire 610 eu uma Profire 1814 que é Firewire e pode gravar mais multipistas. A Fast Track, isso é, as com USB só podem gravar em no máximo 5 multipistas, pois se grava em mais da problema.
    Vale salientar que o meu PC e Notebook tem Firewire.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lgcbeltrao
    humm nao sei se essa informaçao d q com usb so pode gravar com 5 multipistas no maximo procede nao.. pq existe a fast track ultra q da pra gravar 8 multipistas simultaneas..

    e vc disse q qer usar com um teclado e um violao.. pra q qer mais entradas? tipo mais q 4 entradas simultaneas eu usaria so se fosse gravar uma bateria.. ou uma banda com td mundo tocando ao msmo tempo..

    lgcbeltrao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3 eu conversei com um vendedor e ele que me passou a informação de que se gravar mais que 5 multipistas não é recomendável. Mais minha necessidade seria mais para frente tocar com minha filha com microfones e quem sabe outros instrumentos.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lgcbeltrao
    poxa cara.. eu acho q esse vendedor falou coisa errada.. ta parecendo mais papo d vendedor querendo vender o produto dele.. olha essa interface da m-audio.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143248324-placa-de-som-fast-tra ck-ultra-usb-m-audio-nota-fiscal-_JM

    ela tem mais d 5 entradas e grava mais q 5 pistas simultaneamente.. e pelo q eu li eh uma placa muito boa.. ou seja axo q o vendedor ta com conversa pra cima d vc.. msmo pq pra gravar uma bateria por exemplo vc usa mais q 5 pistas..

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lgcbeltrao
    Em tese, em home-studio/studio nós temos 3 situações:
    1. 2 canais: é o que a gente geralmente usa em casa. Vai gravando 2 instrumentos por vez em uma DAW, formando vários canais de som até completar o projeto, seja ele com violões, guitarras, baixos, teclados, vozes e bateria completa em 2 canais. No caso da bateria seria o problema, mas tem gente que usa assim mesmo, ou usa uma bateria MIDI para completar a obra.

    2. 8 canais: com uma interface de 8 canais, dá-se para gravar uma bateria completa em uma passada, enquanto os outros instrumentos poderiam em tese ser ora gravandos em uma passada só 8 por vez, ou um por um. É o que home-studio com um pouco mais de recurso tem disponível.

    3. 32 canais. Daí já viramos 'gente grande', ou pelo menos, se tem um orçamento bem legal para gravar até uma 'live session' com uma qualidade excelente, já que temos canais suficientes para uma banda completa.

    Todas as soluções podem trabalhar com DAW's da mesma forma. O que vai variar é o número de passadas.

    Eu por exemplo, brinco sozinho em um home-studio. Então, no máximo, eu consigo gravar um violão com 3 captações e voz ao mesmo tempo. Eu tenho uma interface de 8 canais, mas sequer utilizo todos eles ao mesmo tempo. Geralmente são 2 canais por vez que eu uso. Sendo assim, nem teria em tese necessidade de interface com mais canais.

    Ou seja, se quiser fazer faixas, uma interface de 2 canais, com as devidas limitações vai te servir na sua casa. Se você quiser 2 microfones mais o teclado e um violão, tudo ao mesmo tempo, uma interface de 4 ou 8 canais vai servir por um bom tempo.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman
    como q grava bateria com 2 canais só?? deve ficar uma porcaria nao?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3 pense como é que bandas de garagem faziam há 20 anos atrás, sem interfaces e PCs... gravar em 2 canais é a mesma coisa, só trocando a fita cassete pela interface de 2 canais.
    Tudo em uma mesa de som e a saida da mesa na interface, oras.
    é por isso que o povo que usa 2 canais hoje ou parte para MIDI ou pega backtrack pronta. Tem ainda os Ezdrummer da vida e os loops.
    Mas existe a possibilidade de usar 2 canais com microfones abertos na bateria - além de se usar 8 ou 32 canais separados, o que seria melhor.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sakei.. acho q com 2 overs um mic no bumbo e outro na caixa ja da pra tirar um som legal não?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tem um colega que fez experiência do gênero recentemente:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/234020/

    lgcbeltrao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Terminei comprando a M-audio Fast Track Ultra 8 X 8, estou esperando chegar.
    Agradeço a todos pela ajuda, muito obrigado mesmo.
    Leo Gustavo.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    lgcbeltrao
    belo investimento.. se tivesse grana compraria uma dessas tb.. vai ter uma exelente interface d audio para toda a vida =)

    JBL
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: JBL
    · votar


    Eu quero uma placa para usar com meu teclado e com um o violão da minha filha, mais pretendo ir um pouco mais alem por isso estava querendo uma Profire 610 eu uma Profire 1814 que é Firewire e pode gravar mais multipistas. A Fast Track, isso é, as com USB só podem gravar em no máximo 5 multipistas, pois se grava em mais da problema.

    O que vc quer dizer quando a placa fast track podem gravar so 5 multipistas?
    Vc quis dizer gravar 5 instrumentos ao mesmo tempo ou se refere ao maximo de trilhas na gravaçao?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual placa de som comprar?