Autor |
Mensagem |
nebdownloads Veterano |
# mai/10
Ae genti é seguinte.
Eu tenho um M-audio Prokeys 88sx. Tenho ele a 2 meses, cuido um monte com ele. Derrepente um belo dia nao ligava mais. Simplesmente nao ligava. Levei para um tecnico da loja e ele disse que foi jogado uma tensão a mais no teclado. E por isso nao liga. E disse que teria que trocar a placa dele. Mas eu nao confiei muito nele.
Então levei em um monte de Eletronica e concertos e a mesma ladainha que nao conseguem concerta. Em fim, eu decidi abri e fussa para ve se concertava. So tecnico de Informatica e manjo umn pouco de eletronica. Então resumindo, o teclado nao liga, só um detalhe ele só pisca os LEDs constantemente e nao sai som. Ae percebi que tinha coisa. Ele ate liga mas fica piscando como se tivesse doido. Então foi ae que fui testando e pra a felicidade,
Dei um curto no vegulador de voltage e LIGO o teclado normal. Funcionou perfeitamente, todas as funções, todos as luzes voltaram ao normal.
Então fiquei com um pé atraz com todos que falaram de trocar a placa inteira dele.
E ele só liga dando um curto no regulador de voltagem. Depois de eu descobrir isso quiz dar um chance para os tecnicos de eletronica e bla bla....mas mesmo assim com o problema ali sabendo aonde está, mesmo assim nao descobriram o problema.....
Dizem que testaram todos os componentes e estao funcionando. e poem a culta na placa. Mesma historia. Mas o incrivel que pareça ele liga normal se der o Curto no vegulador.
E então o que me dizem? só levando na assistencia da M-audio? Ou alguem ja viu alguma vez isso acontecer?
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
outro detalhe, sempre toquei normal nunca usei fonte diferente com voltagem superior. Testei a fonte e esta OK. Ate para garantir troquei a fonte com as mesmas especificações para ver se era isso. Mas tambem nao tinha nada ve. O problema tá dentro. rsrsrs
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
Estando na garantia, porque você não mandou pra assistência técnica autorizada? Se ele foi importado pela Quanta Music (importadora oficial da m-audio), ele deve ser reparado/substituído gratuitamente por conta da garantia...
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
nebdownloads
Falando nisso, tenho um m-audio prokeys88sx também e o meu tem um mal contato no fio, logo que sai da fonte... Você pode me informar como eu abro essa bendita para poder substituir o fio (por um de qualidade melhor)?
|
Shadad Veterano |
# mai/10
· votar
Jonathas Lacerda
Tive um probelama parecido com o seu. Levei a fonte para alguns técnicos e eles disseram que se a fonte fosse aberta seria impossível deixá-la como antes, já que o plástico é "soldado".
Resultado: tive que comprar outra fonte com as mesmas especificações. Como não consegui achar uma com 750 mili-amperes comprei uma de 1 amper, já que uma amperagem maior não faz diferença. Também tive que trocar o plug dessa fonte que eu comprei, já que o pino do jack do Prokeys 88SX é mais grosso que o convencional.
Um tempo depois o teclado apresentou outro mal contato, dessa vez no jack. Troquei-o eu mesmo por um com o pino mais fino pois não achei o jack com pino grosso à venda.
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
Jonathas Lacerda
Não entendi direito o que voce quiz dizer.
Outro detalhe genti o meu problema é dentro. Não é fonte e nem jack.
Se alguem poder me ajudar eu estou precisando de respostas de genti que manja da area e sabe do que estou falando ou ja passou por isso. Quando aos outros comentários, nunca aconteceu algo parecido comigo com relação a jack e mal contato.
É um componente dentro mesmo como havia falado.
E quanto a garantia NÃO TENHO MAIS..
Eu comprei ele no Paraguay na loja Star Music. Só tem instrumentos Originais la.
Falo genti se poderem me dar uma luz diferente. Grato
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
poxa eu queria que alguem podesse me ajudar...... ou so levando em são paulo?
|
caioscattini Veterano |
# mai/10
· votar
nebdownloads O regulador funciona como transformador, diminuindo os 12 volts da fonte para 5 (tensão de operação de CIs) Se com curto-circuito ele inicializa, pode ser um problema nele, na bobina de entrada ou nos capacitores de filtragem da "fonte da placa" - Tenta também ressoldar o regulador. Se ele for do tipo TIP, tem 3 terminais, se for do tipo AP tem 8. Enfim, ressolde todos os componentes próximos a ele.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
caioscattini
Quem sabe, sabe! Parabéns xD
|
caioscattini Veterano |
# mai/10
· votar
Valeu Jonathas, tomara que funcione.
Aproveito tb o post para uma dica: Jamais utilizem seus equipos sem estabilização. A variação de tensão nas tomadas é absurda, o que diminui sensivelmente a vida útil de componentes. Também cabos de força mal-conectados, benjamins, extensões, é pedir pra dar pau. Quando queimar a placa-mãe não tem jeito, sem garantia.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
Você fala de estabilizadores destes usados em PC? Um amigo meu, estudante da área de elétrica disse que estabilizador foi criado pra proteger equipamentos valvulados quando a rede elétrica no Brasil era pior do que hoje em dia.
Ele diz que o melhor a se usar é um bom filtro de linha, como os fabricados pela Clamper e APC. O que você diz a respeito?
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
caioscattini
Valeu vo faze isso, depois eu posto aqui se deu certo...
mas creio que possa ser isso.
Valeu pela dica faloo grande.
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
entao caioscattini fiz tudo isso que voce falo......
ressoldei todos os componentes perto dele ........capacitor........transistor...tudo........ate esse regulador ......ele tem 3 Perninhas...
a unica coisa que percebi na placa quando tirei é que tava meio oxydado em baixo dela desses componetes num capacitor e no regulaor de voltage.......
só isso , nesse caso eu limpei com limpa contatos e alcool isopropilico ,....
mesmo assim continua a mesma coisa...nao liga direto
só dando o curto no regulador em duas perninhas dele la....
falo
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
nebdownloads
VocÊ testou os componentes antes de ressoldar?
|
jefeblacksoul Veterano |
# mai/10
· votar
Jonathas Lacerda
sim tambem testei todos estao funcionando.
|
caioscattini Veterano |
# mai/10
· votar
Jonathas Lacerda Filtros de linha são apenas benjamins caprichados com fusível. Estabilizador mantém a tensão em 115v, apesar das variações de entrada.
nebdownloads Troca o capacitor. No corpo dele está escrito XXuF e YY volts. Procura por outro com a mesma capacitancia (uF) e pelo menos YY volts (ex: se for 15v, procura por um de no mínimo 15. Pode ser 30, 50, etc...)
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mai/10
· votar
caioscattini Estou falando de filtros de linha de verdade, como esses citados nos artigos a seguir:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/455/ http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobrea ks/ http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=219963 http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232831
É uma leitura bastante extensa, mas li muito sobre esse assunto e existe bastante fundamentação teórica para se abolir o uso do estabilizador.
Esse artigo a seguir, trata de NÃO USO DE ESTABILIZADORES em equipamento de TI. O artigo em questão, vale para nós tecladistas pois a anatomia das fontes de equipamentos de TI são muito parecidas com a de nossos equipamentos, então vale a leitura também:
http://www.profissionaisti.com.br/2010/04/estabilizador-nao-serve-para -proteger-equipamentos-de-ti-afirma-especialista/
E por ultimo, um pequeno texto, da Wikipedia sobre estabilizadores:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estabilizador
Estabilizador
Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. A grande maioria dos estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.
História
O Brasil é hoje o maior fabricante de estabilizador do mundo com base instalada de cerca de 47 fabricantes espalhados de norte ao sul do país.
O mercado de estabilizadores começou no Brasil em 1941 com a falha e má qualidade de energia elétrica. Algumas empresas começaram a importar os produtos, mais tarde começaram a aparecer fabricantes locais e desde aquele tempo estima-se que foram fabricados 100 milhões de estabilizadores, hoje a média é em torno de 4 milhões por ano. Este crescimento foi acompanhado pela falha e má qualidade de energia até hoje.
Ao contrário do conhecimento popular, o estabilizador foi originalmente destinado para regular a tensão de aparelhos movidos a válvulas como as antigas geladeiras e televisores, criados muito antes dos computadores. O estabilizador é composto normalmente por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, chave liga/desliga e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Apesar deste dispositivo ter sido designado para proteger os seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica, qualquer estabilizador traz mais prejuízos do que benefícios aos usuários, principalmente de computadores.
Isso se deve ao fato do mesmo não fazer as correções de tensão rápido o suficiente para evitar que a tensão armazenada nos capacitores de entrada da fonte sofra uma redução ou aumento muito grande que possa trazer prejuízo ao funcionamento da fonte de alimentação chaveada do computador O funcionamento do computador não está ligado ao uso do estabilizador, mas aos seus diversos componentes, sua arquitetura e a energia que é convertida de alternada para contínua através da fonte de alimentação. Para uma maior segurança no equipamento, recomenda-se o uso de no-breaks ou filtros de linha de qualidade, que não interferem no bom funcionamento da fonte.
|
caioscattini Veterano |
# mai/10
· votar
Jonathas Lacerda O ideal realmente é um no-break, que possui um filtro de linha+estabilizador
Porém para casos domésticos de baixo orçamento um estabilizador basta. O filtro de linha protege de ruídos (o que provoca chuviscos na tv e monitor, chiado em aparelhos de som e instrumentos musicais elétricos - guitarras e baixos)
O estabilizador protege de sobretensões.
Isso se deve ao fato do mesmo não fazer as correções de tensão rápido o suficiente para evitar que a tensão armazenada nos capacitores de entrada da fonte sofra uma redução ou aumento muito grande que possa trazer prejuízo ao funcionamento da fonte de alimentação chaveada do computador Desculpa mas essa frase não tem sentido algum. Veja: a alimentação aos equipamentos é feita pela energia acumulada nos capacitores. Esta é liberada gradualmente numa tensão estável. Apesar de qualquer variação na entrada, permanece a alimentação pelos capacitores. É como se fossem micro-baterias.
O funcionamento do computador não está ligado ao uso do estabilizador, mas aos seus diversos componentes, sua arquitetura e a energia que é convertida de alternada para contínua através da fonte de alimentação
Isso é obvio, não é o estab. que faz o micro funcionar...
Para uma maior segurança no equipamento, recomenda-se o uso de no-breaks ou filtros de linha de qualidade, que não interferem no bom funcionamento da fonte.
Opinião tendenciosa e mercantilista.
Tenho formação técnica em eletrônica, trabalho na área, e um grande amigo que é gerente da assistência técnica da SMS (maior fabricante no Brasil do gênero). Procure por estabilizadores bons, e escute os relés chaveando conforme as variações na rede...
|
nebdownloads Veterano |
# mai/10
· votar
é o geito é levar para sao paulo e eles consertarem...
|
ThiagoGasb Veterano |
# mai/10 · Editado por: ThiagoGasb
· votar
caioscattini O estabilizador protege de sobretensões.
depende,quando o rele dele muda de corrente baixa para alta ou vice versa,ele da um pico de quase 150% da tensao de saida dele,mas em um tempo muito curto q nao eh o suficiente para danificar o aparelho de imediato
|
abnernews Veterano |
# out/12
· votar
E ai rapaziada, aproveitando o gancho de vcs,(de dois anos atras) queria saber se é possivel e recomendado apenas alimentar o m-audio 88es pela porta usb ou usar a fonte 9Vcc. Dei uma olhada por ai e vi que a tensaõ de saida da porta usb é de 5V, isso procede? Alguem pode dar uma explicada nesse assunto... valeu ai rapaziada!!
|
fernando tecladista Veterano |
# out/12
· votar
abnernews Dei uma olhada por ai e vi que a tensaõ de saida da porta usb é de 5V, isso procede? sim
queria saber se é possivel e recomendado apenas alimentar o m-audio 88es pela porta usb ou usar a fonte 9Vcc se o manual diz que pode ser qualquer das duas não tem problema em usar claro que depende do tipo da fonte do PC, eu tinha uma fonte aqui que não aguentava um HD externo
o que assusta é que você está com um teclado de 88 teclas com 1,5M de comprimento mais XX Kg de peso
mas internamente ele é igual a um controlador sem vergonha de 2 oitavas todo o tamanho e peso é plastico e metal, de teclas e carcaça, não são mais dezenas de placas internamente
|
abnernews Veterano |
# out/12
· votar
E ai cara, obrigado pela ideia e atenção. Mas vamos lá...
fernando tecladista o que assusta é que você está com um teclado de 88 teclas com 1,5M de comprimento mais XX Kg de peso
mas internamente ele é igual a um controlador sem vergonha de 2 oitavas todo o tamanho e peso é plastico e metal, de teclas e carcaça, não são mais dezenas de placas internamente
Vc conhece esse controlador? Ja ouviu o som dele?...não entendi sua colocação...isso é de fato uma coisa ruim? O que me atraiu nele foi justamente isso, a possibilidade de ter não simplesmente um som fantastico de uma nova aquisição mas que com o tempo acaba ficando batido e obsoleto e sim a possibilidade de controlar o som que eu quiser. Abraço ai.
Quem quiser dar uma moral ai nessas duvidas seria uma boa tb. Valeuzão!!!
|
trendset Veterano |
# out/12
· votar
amigo se voce fechou um curto no regulador de voltagem e ele ligou, o problema é o regulador de voltagem, anote a referencia, compre em uma loja de componentes eletronicos, e com muito cuidado substitua-o. na mesma posição com muito cuidado para nao levantar as trilhas e perder o teclado!. é isso ae. tecladistas tem que ter noçoes de eletronica, se nao ficam na maos dos técnicos enrolados que tem no brasil todo.
|
trendset Veterano |
# out/12
· votar
nebdownloads
quanto a alimentação, use a fonte normal, pois se voce usar essa alimentação usb, e ela dar um problema qualquer, um curto circuito, adeus porta usb e provavelmente o microprocessador, inutilizando o seu teclado. ja usando a fonte normal, qualquer curto circuito será suprimido pelos diodos/capacitores/fusiveis e reguladores do teclado.
Ja trabalhei em autorizadas da Behringer, Ciclotron, Selenium, Staner, Casio.
|
fernando tecladista Veterano |
# out/12
· votar
abnernews não entendi sua colocação...isso é de fato uma coisa ruim? não comentei isso
somente que um treco de 1,5M assusta quando se diz que ele é alimentado por USB
e que internamente qualquer série de controlador é igual uma placa que controla todas as funções, pra essa placa não faz diferença se o teclado tem 25 ou 88 teclas
|
celinhoteclas Membro Novato |
# mar/15
· votar
nebdownloads
cara estou com um prokeys 88sx também e ele liga acende todas as luzes mas não reconhece todas as teclas alem de estar um tom e meio acima do diapasão tipo se teclo um DÓ ele entende como MÍ bemol, testei usando o kontakt.
ai vem a pergunta: o seu estava assim ou não ligava nem funcionava nada?
|
celinhoteclas Membro Novato |
# mar/15
· votar
nebdownloads (31)8575-0292 zap se puder me add ai!!!
|
caioscattini Veterano |
# mai/15
· votar
celinhoteclas celinho tente um MASTER RESET ou RETURN NO FACTORY SETTINGS no manual
Outra coisa que ajuda eh abrir e limpar tudo inclusive a placa com ALCOOL ISOPROPILICO exclusivamente
|
celinhoteclas Membro Novato |
# jul/15
· votar
caioscattini Cara procurei no manual master reset e o return no factory settings mas nao achei.
|