Dúvida: Yamaha P85 + Notebook = um bom sintetizador?

    Autor Mensagem
    virtu
    Veterano
    # mai/10


    Pessoal,

    Preciso de uma ajuda de vocês, gostaria de entender algumas coisas sobre ligação MIDI entre um piano digital e um computador, no caso um notebook. Eu curto muito a variedade de opções dos sintetizadores, mas não abro mão de 88 teclas, pesadas ou semi-pesadas e no mínimo 64 notas de polifonia (se isto não fosse um problema o Yamaha MM8 era meu).

    Todavia, penso o seguinte: se eu comprar um Yamaha P85 e ligar ele via MIDI num notebook já preparado para receber esta conexão eu poderei ter os recursos de um sintetizador através de softwares?

    Deste modo ficaria as teclas do Yamaha P85 com as vantagens de um sintetizador controlado através de software. Estou certo?

    Resumindo: um sintetizador de 88 teclas, pesadas ou semi-pesadas e 64 notas de polifonia custa caro, um Yamaha P85 + meu computador conseguiria fazer isto?

    Abraços.

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    virtu

    acredito que vc não terá um resultado legal.

    Eu curto muito a variedade de opções dos sintetizadores, mas não abro mão de 88 teclas, pesadas ou semi-pesadas e no mínimo 64 notas de polifonia

    já que vc não abrir mão de ter tecla semi-pesadas era uma boa vc pegar o M-audio prokeys 88 sx.
    ele já é um controlador de 88 teclas semi-pesadas e tem rodas de bend e mud. seria mais lucro vc pegar esse.
    abraço!

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    apaixonados por teclado

    Obrigado pela resposta amigo, porém esqueci de mencionar que prefiro o Yamaha P85 em razão da utlização principal que terei, que é a de piano.

    Usarei o notebook para discontrair em casa, brincar com os sons e com a tecnologia um pouco.

    Daí, neste contexto eu acho que o Yamaha P85 é o ideal. Resumindo: função principal é o piano (se tivesse grana comprava um MO8 ou algo superior) e função secundária ligar ele no note.

    Será que assim ficaria bom?

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    virtu

    conversei com um cara uma vez o setup dele era yamaha p-85 + note e ele disse que rodava os VSTi de boa vc tem que ter uma interface boa ai roda tranqüilo só que vc não vai ter controle de band e modulação no próprio teclado.

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    obs: o prokeys 88 sx também tem piano, pianos elétricos, órgãos e clavinet muito bons!
    abraço!

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    apaixonados por teclado

    Obrigado novamente pela resposta, agora resta apenas poucas dúvidas para minha decisão, uma delas é você se lembra como o seu amigo ligou o P85 na interface de audio? Via MIDI ou via RCA mesmo?

    Por que pergunto RCA? Eu vi um video no youtube que um cara ligou um teclado (não reconheci o modelo) numa Behringer UCA202 (que não tem MIDI) e conseguia emular alguns sons. Link: http://www.youtube.com/watch?v=LnjaU1tX0MA

    Assim, com esta interface de audio mais um Yamaha P85 eu vou conseguir fazer algo semelhante?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A configuração é assim:

    Via MIDI OUT ou MIDI USB, vc liga o teclado no notebook/computador. O que a interface de audio USB vai fazer, é substituir a placa de som do computador em questão, logo, sua saida de linha será a saida de linha da placa USB, e não mais a do computador...

    Porém tem um probleminha... Segundo essa foto: Saidas do Yamaha P85
    O P85 não tem MIDI via USB, logo você vai ter que comprar uma interface MIDI USB também... Tem umas baratinhas no Mercado Livre por até 20 reais. Porém, as boas, de marcas conhecidas, custam entre 100 e 200 reais.

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Obrigado pela rápida resposta amigo, mas vou te contar o meu dilema, um bom dilema.

    Eu estou em dúvida entre o Yamaha P85 e o CP33, são dois pianos que não se deve comparar diretamente, pois o CP33 é muito superior, inclusive no custo.

    O meu dilema é será que a diferença de preço do CP33 justifica não comprar o P85? O uso do instrumento será o de piano e ambos tem ótimos timbres e o sistema de teclas de ambos são distintos, porém totalmente o sistema GHS dp P85 já me agrada =)

    To muito indeciso e ligar o P85 no note e emular sons que ele não tem seria a minha escapatória para não comprar o CP33.

    Neste meu dilema a diferença de preço que teria que investir é de R$ 2.000,00 (Yamaha P85 custa aqui em POA R$ 2.099,00 e o CP 33 R$ 4.099,00)

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    virtu


    Cara, meu setup atualmente é um piano digital GEM PRP700 e o note + placa de som Fast Track Pro. Eu acho que depende muito da utilização que você quer dar ao note. Se pelo que entendi você só quer usar o note em casa, mais para experimentações mesmo, será ideal. O que eu aprendi com tecnologia foi fora de série, hoje entendo sobre as sínteses usadas no synths, processo de gravação, como seu programa um Minimoog, um Hammond...

    Eu uso o note mas é para apresentações ao vivo, então eu tive que gastar uma grana boa para pegar um note confiável e também investir numa placa de som. Se você vai usar só em casa dá para baixar gratuitamente da net um drive que chama Asio4All, que reduz a latência e dá para brincar de boa, entender os recursos dos synths, enfim é um primeiro passo muito interessante...

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauro Lacerda

    Obrigado pela resposta Mauro, então com o P85 mais uma boa interface de audio que tenha midi eu estarei com um bom conjunto para deixar em casa.

    Agora tenho uma dúvida final: qual interface de audio vocês recomendam para o que quero fazer? O ideal seria que a interface atuasse como placa de som também, pois dai teria uma boa qualidade sonora com baixa latência.

    A conexão que pretendo fazer é a seguinte:

    Yamaha P85 -> midi out -> interface de audio -> notebook
    interface de audio phone out -> speakers

    Explicando,
    1. eu conectaria o Yamaha P85 na interface de audio através da conexão MIDI
    2. Interface de Audio conectaria via USB no note.
    3. As caixas de som eu ligaria através da saída de fone de ouvido da interface de audio, pois quero que esta interface de audio processe o som (atue como placa de som)

    O note seria apenas o processador dos efeitos sonoros, a interface de audio processaria a qualidade sonora que enviará para as caixas de som reproduzirem.

    Não sei se fui claro... mas qualquer coisa eu procuro explicar melhor.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Yep. As `boas mais em conta` seriam:
    Presonus Audiobox USB
    M-Audio Fast Trak Pro USB

    São bem similares em funcionamento e tem suporte atualizado através da página dos respectivos fabricantes. Uma custa cerca de R$ 560 e a outra cerca de R$ 850.

    A idéia é exatamente essa sobre conexões.

    Sobre notes, eu indicaria os macbooks. Funcionam dessa forma que você quer e o Logic é uma boa agradável compania para quem toca e quer gravar harmonias no computador.

    Procure por tópicos de Logic e teclado que o pessoal por aqui ensina algumas dicas à respeito - melhor do que depois ir atrás de um monte de software para teclado no PC.

    amplexos

    T.

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    Valeu cara =) (te conheço de algum lugar) =D
    Minha idéia é rodar novos sons de piano através do note e outros sons que baixar da net =)

    Abraços.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Yep, das bin ich, so.

    Vai vendo os softwares. Não são muito baratos, na net vem faltando os pacotes de sons. Então, só comprando mesmo:
    http://www.ikmultimedia.com/Main.html?workstations/index.php
    http://www.native-instruments.com/#/en/products/?category=1302

    E pra variar, comprar em loja física é deprimente:
    http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=61210

    Nessas é que o Logic Studio fica barato, porque é uma DAW e vem com um monte, mas um monte de coisinhas para brincar, custando R$ 1299
    http://store.apple.com/br/product/MB795Z/A?fnode=MTY1NDA5Mw&mco=MTM3ND gyMDI

    http://www.apple.com/logicstudio/logicpro/

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    Bacana cara, obrigado pelos links, mas agora preciso economizar para ir comprando o equipamento aos poucos.

    Estou comprando uma Edifier R2000T + pedestais e em breve devo trocar de teclado (atualmente um Yamaha DGX 230) pelo P85.

    Depois uns fones de ouvidos, estou pensando nos Sennheiser HD555 e assim vai indo os gastos... por último a interface midi =)

    Abraços e obrigado.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    hum, mas o que é que você não tá gostando no DGX230?
    ele também serve para o propósito de fazer música no PC.

    Pegue a interface e os fones de ouvido. Daí já vai dar pra brincar de fazer música no PC com o teclado. Depois você troca o teclado.

    Sobre o Sennheiser, boa escolha, mas se não precisar de um fone que não vaze som para fora, os Koss Porta Pro custam mais barato e fazem a mesma coisa (tenho os dois, e prefiro o Sehnheiser na hora de gravar voz, porque os som não vaza para fora).

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    Cara, o DGX230 é muito bom, tem um timbre de piano interessante e alguns recursos bem legais, o que me faz falta são as 88 teclas e um pouco de peso nelas (DGX tem somente sensibilidade).

    Peguei o DGX230 há pouco tempo pq queria tirar uma febre se o meu retorno a teclado/piano era algo de momento ou se realmente seria um hobby pra ficar... e minhas origens falaram mais alto e agora quero partir para algo melhor (cheguei a pensar em pegar o CP33, porém acho que seria um investimento muito alto para mim).

    Sobre os fones, eu acabei de vender meus Porta Pro =) não tiveram 5 horas de uso e já vendi para arrecadar fundos para este investimento.

    kingjp
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Moderador
    · votar


    - EDITADO PELA MODERAÇÃO -

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Moderador
    · votar


    kingjp

    - -

    Regras do Fórum Cifra Club

    3. É proibido!

    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum.

    Amigo, leia as regras. Quer vender, vá ao mercado livre!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Yamaha P85 + Notebook = um bom sintetizador?