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Joninha Jazz Veterano |
# mai/10
Bom dia galera!
eu vou falar sobre o acorde Lócrio 9! Lócrio porque ele é o 7° grau do campo harmonico do modo jonio, " setimo grau do campo harmonico maior "
Exemplo de Dominante secundario!
C7M(9) / Bm7(b5) E7(alt) / Am7(9) /
No locrio 9 no lugar do Bm7(b5) eu vou usa-lo com a 9º e de quebra a 11° só para encher mas o acorde
Ficaria assim!
C7M(9) / B(lócrio9) E7(alt) / Am7(9) /
B(locrio9)= fa+la+do#+mi
Observem que nesse esse acorde eu omiti a tonica!
esperimente em qualquer tom fica muito mas profissional, lembren-se sempre no lugar do meio-diminuto.
Acorde X Locrio 9 ( meio-diminuto com 9° e 11° )
C (lócrio9)= fa#+sib+re+fa D (lócrio9)= fa+lab+do+mi E(lócrio9)= sib+re+fa#+la F(lócrio9)= si+mib+sol+sib G(lócrio9)= do#+fa+la+do A(lócrio9)= mib+sol+si+re B(lócrio9)= fa+la+do#+mi C#(lócrio9)= sol+si+re#+fa# D#(lócrio9)= la+do#+fa+sol# F#(lócrio9)= do+mi+sol#+si G#(lócrio9)= re+fa#+la#+do# A#(lócrio9)= mi+sol#+do+re#
valeu!!!!!!!!!
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Joninha Jazz Veterano |
# mai/10
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exemplo de uma música com o Lócrio 9
Música Faz Chover do Ministerio apascentar de Nova iguaçú
ATENÇÂO: isso é uma Rearmonização antes que alguem diga que esta errado.
4/4 Am7(9) / F7M(9) / C7M(9) / B(lócrio9) E7(alt) //
experimentem e veja como fica mas sofisticado!
Valeu!!!!!!!!!
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El_Cabong Veterano |
# mai/10
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Muito boa iniciativa!! Depois em casa vou testar a sonoridade.
Só uma dica. Nos exemplos de sequências, seria melhor detalhar bem os novos acordes (sem omitir a tônica, etc). Confesso que tive que lêr e reler p/ entender.
Um exemplo bem simplista: Sequência: CM7 ; Am ; Gm Notas dos acordes: CM7 -> (C; E; G; B) .:. Am -> (A; C; E) .:. Gm -> (G; A#; D)
Assim os leigos entendem de primeira!! (risos)
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Joninha Jazz Veterano |
# mai/10
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Caro El_Cabong!
Eu usei ou acordes sem a tonica para facilitar o desenho do acorde, porque quem vai dar a tonica vai ser sua mão esquerda fazendo o baixo ou o baixista da banda. valeu!!!!!
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tiago scott Veterano |
# mai/10 · Editado por: tiago scott
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Joninha Jazz
Mas Joaninha acho que essa forma de escrever a harmonia acaba sendo bem conflitante, pois do mesmo modo que temos o modo lócrio, temos o lídio, mixolídio etc. Em cada situação dessas teremos uma linha de acordes a estudar a formação. Até por que que seguindo o pensamento de B (Lócrio9) acaba tendo a mesma função do Bm7/5- na harmonia, o que ele está fazendo é mudar as tenções que no final das contas acaba resolvendo em Am. É a mesma coisa quando se escreve E7 (alt), essa alteração nada mais é do que a tenção que se quer usar para resolver em Am. Agora partindo do ponto de não se utilizar a cadência para Am, e sim uma alterações como C7+/9 (E7/13 / E7/13-) aí sim se sai do convencional e parte para uma linha mais elaborada. Entende mudando tensão ou não, o sentido acaba o mesmo cadência de C7+/9 para Am7.
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Joninha Jazz Veterano |
# mai/10
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Caro Tiago Scott!
A minha intenção é de simplificar ao maximo as materias, eu poderia explicar porque o nome locrio, de qual modo ele pertence etc....., Mas existem varios forum abordando este assunto e então não tinha nessecidade! Eu obsevei que os músicos dos foruns frisavam muitos os outros graus (ex: |7M(9), ||m7M(9) etc..... )
mas essa tipologia que é o tema desse forum eu nunca vi ninguem em outro forum colocar todos os locrios são os mesmos Xm7(b5). valeu!!!!!!!!!!!
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Guizynhux Veterano |
# dez/10
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isso que voce coloco no acorde de formaçao locrio e o mesmo que acord suspenso com 6 add ? pelo que entendi sim
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