Saudade de Equipamentos

Autor Mensagem
ThyagoAmaral
Veterano
# abr/10


Isso é normal??? Sentir saudade de Teclados, módulos... que vocês já tiveram...

Sempre sentir falta do meu SP76... lembro do dia que tirei ele da Loja... Sinto saudade do JV1010 também... gostava muito daquele módulo... e do que eu tinha programado nele... e pra completar a lista o PCR300 a praticidade era ele... quando eu precisava de algo era só plugar ele na USB do notebook... e pronto... tava lá tudo que eu queria...

Enfim... vocês sentem saudades dos equipos que já passaram por vocês...

JowR
Veterano
# abr/10
· votar


ThyagoAmaral
Cara, é normal voce sempre tem aquela emoção de quando pagou pelo instrumento e tambem pelo apego emocional e pelas lembranças que e o instrumento tras.

dtplayer
Veterano
# abr/10
· votar


Com certeza! Eu lembro do dia que peguei meu Prokeys88sx na loja, tenho saudades do bichinho.

brunoamaral
Veterano
# abr/10
· votar


Eu sinto saudade de uma dupla que tive há muito tempo atrás, e me acompanhou durante anos (acho que de 1996 a 2001): Roland JV90 + Korg X3 (o X3 eu acabei trocando por um 01W/fd por volta de 1999). Eles se completavam muito bem, eu não sentia falta de nada.

Vários outros instrumentos que tive também deixaram muita saudade, como o Kawai MP9000, o Nord Lead 2x, o Roland VK-8, o VR-760, o Korg Karma, os Yamahas S90es e CP33... Até do M-Audio Prokeys 88sx tenho uma saudadezinha (pela leveza e pelas teclas, que eu já havia me habituado). Putz, vou parar de ficar lembrando, tá dando nostalgia demais. Se um dia ganhar na Mega Sena, compro todos de volta.

Agora, alguns outros não deixaram saudade nenhuma, como o Roland RS-9, o Korg X50 (esse não é ruim, mas sei lá, não compraria de novo), o Korg SP500 (também não me adaptei a esse), o GEM Equinox (era excelente, mas só travava)...

Marcos Martini
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


vocês sentem saudades dos equipos que já passaram por vocês...

Dos equipos não !!! Apenas de alguns timbres dos equipos.
Ex:
Sinto saudade dos timbres "Sax-Soprano e Acordeão" do Yamaha PSR-540 que tive.
Mas só destes dois timbres do resto não tenho saudade.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/10
· votar


Saudade do "Choir Ens", dos efeitos sonoros, dos multi pads e da amplificação própria do PSR 2100...
Saudade do rugido e do assovio do PSR 240 e de vajar 220 Km com ele toda semana...
Saudades do "Synth Piano" e dos 3,5 Kg do CTK 200... E de poder carregar ele amarrado na bicicleta...
Saudade do "Trumpet" e das 10 horas que duram as pilhas no PT-88...

Bons tempos... cada um deles... ^^

Marcos Martini
E do "Repertorie Guide"? XD

DuduXP
Veterano
# abr/10
· votar


Não tenho saudades de nada, pois os equipos que eu realmente gostei eu fiquei com eles, :>

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/10
· votar


Tinha uma Pulse wav no S03 que era muito show!!! também...

Ahhh a sirene que eu usava pra tocar "serão extra" do JV1010 kkkk

Artref
Veterano
# abr/10
· votar


Vocês parecem um bando de velhas viúvas, hahahaha. Não tenho saudade de nada, o que tenho hoje é muito melhor em tudo. Mesmo alguns timbres que eu gostava muito em teclados que já tive - não os tenho hoje, mas tenho outros que gosto igualmente ou mais. Sem falar que a qualidade geral dos timbres atualmente é muito melhor que 20 anos atrás, os teclados de hoje trabalham com conversores e amostras em 24bits, enquanto esses velhotes que vocês adoram eram 16 ou até mesmo 8, rs.

E só para provocar um pouco: vocês que sentem saudade dos equips antigos, já pensaram que talvez não tenham evoluído tanto de set? Se tivessem evoluído, talvez não sentiriam saudades, hein? rs rs. (Artref sai correndo pra não tomar pedrada, rs)

Já tive muito Korg...X3, N1, N264, Extreme...adorava todos eles, mas o M3 chuta e cospe em todos, é um equipamento novo, com tecnologia muito mais avançada, muito mais ROM, muito mais detalhamento nas amostras, muito mais IFX, muito mais DSP, muito mais tudo. Vou sentir saudade do N264 só porque gostava de um pianinho elétrico dele lá? Ahh, pára com isso. Não tenho aquele piano, mas é só ligar o M3 e encontrar dezenas de ep´s superiores, dos quais um com certeza vai me agradar da mesma forma que o 22 do X3 me agradava.

Tenho saudade é da minha determinação pra estudar há alguns anos, isso sim! hahaha.

DuduXP
Veterano
# abr/10 · Editado por: DuduXP
· votar


Artref

Cara sabe o que é pior, concordo com vc! (talvez me queimem junto com vc).

MASSSSSSSSSSS, não me desfaço dos meus coroas, e gostaria ainda de acrescentar um D50. Queria mesmo um V-Synth, mas -$$$. :>

Edit.
Acho que a falta é do sentimento, do que sentia quando se tocava a maquina não da maquina propriamente.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/10
· votar


Artref
Não sinto falta dos antigos, mas sinto saudade. ;)

Assim como sinto saudade do Pac Man do Atari... Não foram equipamentos dos sonhos, mas foi uma época, um pedaço da minha história... Ahhh... O Synth Piano do CTK 200...

Marcos Martini
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Artref
Vocês parecem um bando de velhas viúvas, hahahaha. Não tenho saudade de nada, o que tenho hoje é muito melhor em tudo.

Eu só Concordaria com vc se seu set fosse um mega controler + um MAC Book
Com monte de VST's.

Muito melhor em tudo?
Hum !!! Será ? Vai me dizer q o Piano Acústico de seu M3 é melhor que o do Seus ex-equipos: Kurzweil Me-1 , Motif ou ainda do Xp-30?
Acho que quando o assunto é piano Acústico também te dá uma saudadezinha de um timbre que tinha em um teclado que vc já teve assim como Eu, tecladoprofusao e ThyagoAmaral .
Certamente este timbre é o de piano Acústico mesmo pq se vc usa sample em seu M3 ainda sim o timbre não é dele.

tecladoprofusao
E do "Repertorie Guide"? XD

rsrsrsrs

_Rattu_
Veterano
# abr/10
· votar


Artref

Há uma diferença grande entre saudade e vontade. Eu tenho saudades da minha infância e não gostaria de ser criança de novo. Eu tenho saudades da época da minha primeira namorada, mas nunca voltaria a namorar com ela por que sou uma pessoa completamente diferente hoje. É tudo questão de história, certas coisas fazem parte da sua vida contam histórias que você gosta de relembrar, só isso, não tem a ver com "querer aquilo de novo", certo?



Caras, tenho saudades da demonstração do meu Yamaha PSR-48, que enquanto tocava, eu trocava os ritmos e instrumentos! Era muito comédia por que a música era uma coisa meio hard rock, muito bem feita, bonita mesmo e ai eu metia um samba/tango/qualquer coisa nada a ver e o bicho se virava pra fazer a base e os solos caber naquilo! Eu ria muito! Os pianos dele eram bem sintéticos, mas interessantes, os strings era legais também e tinha um sweep bem espacial. Para quem não sabe, os PSR da época DASS (Dual Architecture System) produziam timbres a partir de síntese FM somadas a PCM! Tinha uma porrada de timbres que poderia ser reproduzido sem problemas num DX7, como aquele sweep que tava falando! Passei com ele de 1994 a 2009, era uma criança quando ganhei e os styles dele marcaram diversas épocas da minha vida. Eu tinha uma tartaruga que morreu e ai eu ficava ouvindo um dos 100 styles do PSR por um tempão enquanto chorava, hahahahah

Tenho saudades também do meu módulo E-MU Proteus 1, meu primeiro passo em direção a ser tecladista de verdade. Ele foi minha escola de síntese, aprendi tudo com ele, os timbres eram bem sampleados, mas eram magros pra caramba e um dia precisei vendê-lo pra dar um passo pra frente. Tinha um piano bem honesto, embora magrelo, metais perfeitos, corais bem legais, cordas idem, tudo editável! Saudade desse bicho!


enfim, recordar é viver!

Marcos Martini
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


_Rattu_
...módulo E-MU Proteus 1...
Ta aew um módulo que Sempre Kiz mexer mas nunca pude.
Pelo menos até aki só ouvi falar de sua qualidades

Artref
Veterano
# abr/10
· votar


Será ? Vai me dizer q o Piano Acústico de seu M3 é melhor que o do Seus ex-equipos: Kurzweil Me-1 , Motif ou ainda do Xp-30?

Grande Marcos Bruxo, tenho um CP-33 também, lembra? =)

_Rattu_, sei não, pra mim a galera tá falando em vontade de ter de novo mesmo. O brunoamaral falou que compraria tudo novamente, o DuduXp disse que nem vendeu, etc.

Mesmo que seja apenas saudade - e não vontade de ter de novo - é algo que não vejo muito sentido. Saudade de infância, de alguém, ou até mesmo de outros tipos de instrumentos, pra mim são coisas bem diferentes. Aqui estamos falando de teclados, aparelhos eletrônicos, coisas que se tornam obsoletas e que são superadas. Diferente de um violino, por exemplo, que mantém uma relação totalmente diferente com o tempo.

Veja que não estou metendo o pau nos teclados - pelo contrário, sou apaixonado pelo instrumento. Mas se trata de um caso à parte. O teclado acompanha o avanço da tecnologia, e acho isso lindo, é o único instrumento que está sempre evoluindo, ao contrário de uma guitarra, por exemplo. Logo, o tempo o torna obsoleto e superado. O que não me dá razões para criar nenhum laço afetivo com nenhum, tampouco sentir saudade deles. Pra mim não existe nenhuma relação muito significativa e realmente superior "homem/instrumento" no caso dos teclados. Tenho um M3 hoje, que daqui a poucos anos já será superado. Se um cara AMA um Trinity e não o troca por nada, pra mim é puro saudosismo irracional, porque um Extreme ou um M3 é muito mais teclado, e se o cara largasse a mão de ser bobo, trocaria e veria que a "paixão" que ele tinha pelo Trinity não tinha muito sentido.

Há excessões, como por exemplo alguns analógicos ou alguns outros. Gente que compra um OBX-a pra ter "O" timbre da Jump, por exemplo, ou gente que compra DX-7. Mas mesmo assim, é algo que eu não faria, porque já entra em questão as condições de aparelhos antigos, a dor de cabeça que dão e etc, coisas que na minha balança já estragam toda a experiência e fazem não valer pena alguma.

Outra coisa é gente justificando saudade por não ter condições de comprar um novo. Tenho um amigo que diz "Amarrr o XP-80, não vender por nada, nenhum teclado me agrada tanto, bla bla bla". Só que pra mim ele simplesmente não tem dinheiro pra comprar um FG e fica engando a todos e a si próprio com essa balela.

Também vejo muitos se esconderem atrás dessa por terem medo/preguiça/falta de vontade de explorar um instrumento novo.

Sei que meus comentários parecem frios, mas eu sou muito guiado pelo lado técnico da coisa. É a minha opinião. Pra mim tem gente que confunde teclado com guitarra ou com trumpete na relação. Mas mesmo achando um absurdo total, rs, eu respeito, o importante é sentir-se bem com o instrumento, e isso já não é algo muito racional mesmo...rs.

Marcos Martini
Veterano
# abr/10
· votar


Artref
Grande Marcos Bruxo, tenho um CP-33 também, lembra? =)

Lembro !!! Porem deste vc ñ tem saudades pq ainda o tem! Por isso falei somente dos outros, claro que tbm lembro que deixe alguns para trás.

_Rattu_
Veterano
# abr/10
· votar


Artref


Cara, equipamento, namorada e infância tem tudo a ver, tudo faz da história, você pode falar tecnicamente até da sua avózinha que tanto ama.

Quer dizer que se é datado e obsoleto não deveria mais de forma nenhuma ser apreciado? E as músicas dos anos 60-70-80-90? Eu deveria deixar de ouvir por que as gravações são datadas, mal-feitas ou por que usam intrumentos fora de moda? Em se falando tecnicamente, aquelas equalizações estão ultrapassadas, aquele reverb é horrível e alguns baixos sintéticos são o cúmulo da breguisse e da inocência, aquele órgão de brega é brega demais e nos anos 70 os sintetizadores eram altos demais! Hoje sabemos que não deveriam ser tão altos!


é assim que você pensa? Muito ruim, cara. O DX7 fazia uma emulação tosca de um Rhodes, mas ela figura hoje lado a lado com o som dos Rhodes reais, em pianos digitais. E aquele Brass da Roland e do OB X2 dos anos 80 é um patch indispensável para quem quer tocar hard rock/glam rock dos anos 80, e os sintetizadores atuais sempre tem um patch pra tocar Jump e The Final Countdown! E ai? Por que eles estão tentando trazer de volta essas coisas? Por que esses sons, feitos em máquinas obsoletas, pesadas e atrasadas AINDA TOCAM muita gente.

Delvo
Veterano
# abr/10 · Editado por: Delvo
· votar


Poxa, até tá parecendo tópico de Filosofia.
O pessoal tá mandando bem. Uns tem saudades, outros não. Bom eu tô nesse grupo de quem tem saudades. Muitas saudades.
Das namoradas antigas, dos teclados nos quais eu dei os primeiros passos, da escola, dos livros, da vovozinha...Dos cantores, cantoras e instrumentistas que já se foram.
Se pudesse queria tudo de volta, como nos velhos tempos. Mas, sem abrir mão do que tenho atualmente. Em matéria de teclado: um PSR-S710 e um GW-8. Geralmente costumo ter dois, um Yamaha e um Roland. Curto os dois, comparados com os mais velhos que tive, são o máximo, muito superiores, não tem nem como comparar.
Mas nem por isso deixo de ter saudades do PSR-740, do Technics KN-3000 e do Solton MS60. Eles me deram muita alegria. Se pudesse gostaria que estivessem comigo. Especialmente o Solton MS60, muito bom. Ficaria muito feliz se pudesse te-lo de volta.

Para quem não conhece apresento a fera:

http://www.youtube.com/watch?v=BALQtvFfPWQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=c-yH-Bj2NJY

http://www.youtube.com/watch?v=r6xV6ikLYWI&NR=1

Artref
Veterano
# abr/10
· votar


_Rattu_, interessante o seu ponto de vista, mas suspeito que não vamos concordar nunca, o que não tem problema algum, rs.

Eu não quis dizer que coisas obsoletas não devam ser apreciadas; só estou dizendo que eu é que prefiro ver o futuro e a evolução ao invés de me focar no passado.

Não ignoro, por exemplo, que o DX7 tinha um puta som, que ditou toda uma tendência de timbres e que praticamente fez a história do teclado. Inclusive foi o primeiro teclado que toquei na vida. Só estou dizendo que eu não compraria um atualmente, nem ferrando, e também acho que o Oasys com sua síntese FM e outros aparelhos (incluindo alguns VSt´s), já superaram o DX7 há tempos, logo, não vejo razões para comprar um DX7 atualmente...também porque é um instrumento de muitos anos, e o tempo é cruel com o estado de conservação.

Você falou de sons antigos...esses dias eu estava ouvindo uma banda dos anos 80-90, a "Roxette", que era bem recheada de teclados. Continuo gostando, mas acho interessante comparar com a época de agora e notar o refinamento que os timbres sofreram ao longo do tempo. O piano elétrico da introdução de "Listen to your heart", que eu achava o máximo, hoje já me parece um timbre "chocho", vindo de um teclado de no máximo 16bits; vejo que atualmente até mesmo os teclados mais simples fazem um timbre superior, com mais detalhamento, refinamento, com um som mais cristalino. Continuo gostando da intro e curtindo, mas eu não sentiria saudade do teclado que foi usado e muito menos compraria um só pra ter o timbre idêntico...

Inclusive vejo alguns outros pontos dessa discussão...por exemplo: qualquer Korg que você comprar vai ter, obrigatoriamente, um timbre de piano do M1. Pra mim é um timbre totalmente dispensável, não quero o som do teclado de 8bits de 30 anos atrás, mas tem gente que gosta do passado e que quer...e como a empresa tem que agradar a todos, sempre vai estar lá uma tentativa de piano, estalado pra caramba, porque sempre vai ter um que vai querer esse timbre pra alguma coisa, ou algum cara querendo tocar reggae vai "precisar" do timbre. Normal. Eu sou do time que pensa que poderiam economizar ROM colocando waves novas, mas fazer o quê, né? rs.

Relaxa, cara, deve ser coisa de personalidade. Geralmente não curto o passado, a disciplina que sempre achei a mais chata é história, hahaha. E pelos pontos nos posts, vejo que sou minoria, mas não importo e acho interessante colocar o meu ponto de vista, bem como saber sobre quem pensa totalmente diferente de mim.

DuduXP
Veterano
# abr/10
· votar


Artref
Cara faço tudo contrario do que voce diz, porém eu acho que voce está certo, rsrs, vai entender.
Mas entra um outro fator, todos os pianos que o DX7 fazia o motif faz e até melhor, só que nem todo mundo tem $$$ pra comprar um, então o cara vai lá e procura um SY99, um EX5 coisas do tipo que não vão fazer a altura, mas vão, o tópico ja se desvituou, que de saudade de equipamentos que tivemos, que não necessariamente quer dizer coisas antigas, pois tem gente aqui que ja trocou tanto de teclado que sente saudade até do motif xs que teve no passado ou do fantom x ou G, rsrs, mas é isso aí, claro que os tops novos são muito melhores, porém não se aplica a todas as categorias (entry, midi level´s) pois pra mim um ex5 que ja é antigo ainda é muito superior a um mm6, temos que ser bem especificos nisso. Compliquei tudo, :> kkkkkkkkkkk! Foi mals!
Abrass.

Marcos Martini
Veterano
# abr/10
· votar


E pelos pontos nos posts, vejo que sou minoria...

Falando em pontos já percebi q o forum de teclado é o q menos pontua.

DuduXP
pois pra mim um ex5 que ja é antigo ainda é muito superior a um mm6...

tbm penso assim
um Jv-1000 muito melhor q um juno d

DuduXP
Veterano
# abr/10
· votar


Marcos Martini
tbm penso assim
um Jv-1000 muito melhor q um juno d


Concordo!!!

Marcos Martini
Veterano
# abr/10
· votar


DuduXP

;)

Marcos Martini
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Hoje sim senti Saudade de um Equipamento que tive.

Hoje vou ter q tocar sozinho (Eu e meu RS-50)
Então me deu Saudade do tempo em que eu tinha teclado arranjador.

Quem de vocês que hoje não usa mais teclado arranjador, Mas Sente Saudade de um arranjador em especial ou sente falta de ter um arranjador no setup?

J.Dionatan
Veterano
# abr/10
· votar


Puxa, queria dar os parabens para o Artref e para o Rattu pela exposição e defesa dos seus pontos de vistas, de maneira inteligente, respeitando o colega e que faz a gente refletir.. Legal mesmo
Quem de vocês que hoje não usa mais teclado arranjador, Mas Sente Saudade de um arranjador em especial ou sente falta de ter um arranjador no setup?

é verdade Martini, as vezes dá uma vontade de pegar um desses PSR S550B ... para incluir no setup e reviver os tempos de fill, play, stop, sync start eh eh

Marcos Martini
Veterano
# abr/10
· votar


J.Dionatan
as vezes dá uma vontade de pegar um desses PSR S550B


Olha sinceramente hj me deu vontade de ter um PSR S550B ou msm Gw-7

tecladoprofusao
Veterano
# abr/10
· votar


Marcos Martini
J.Dionatan
Alguem quer comprar um PSR 2100? XD

Realmente, tem coisa que só arranjador faz. Pra tocar sozinho é uma mão na roda. Mas tem que usar direito, pq arranjador é o teclado mais fácil de ser mal tocado que esxiste... =P

Marcos Martini
Veterano
# abr/10
· votar


tecladoprofusao
Saudade do "Trumpet" e das 10 horas que duram as pilhas no PT-88...

Para q serve o Cartucho do lado direto deste teclado?
Onde Mp3 com os timbres dele?

Mas tem que usar direito, pq arranjador é o teclado mais fácil de ser mal tocado que esxiste... =P


Sim a maioria dos PSR's querem tocar mais que o proprio tecladista.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/10
· votar


Marcos Martini
Para q serve o Cartucho do lado direto deste teclado?
Só pra música de demonstração.

Onde Mp3 com os timbres dele?
Se vc esperar até o final de semana, eu gravo pra vc. ^^
Mas não é muito diferente disso:


Sim a maioria dos PSR's querem tocar mais que o proprio tecladista.
Na verdade, são esses "tecladistas" que querem tocar menos que os PSR... =\

gustavorino
Veterano
# abr/10
· votar


Saudade do Nord Electro 2 73 :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saudade de Equipamentos