de baixista a tecladista Veterano |
# abr/10
aí galera, eu sou novato neste ramo de teclado. e desculpa a ignorância, mas como funciona a questão do "sampleamento"? já vi alguns topicos relacionados ao assunto, mas ainda assim acho que o tema ainda não ficou claro pra mim. vou dar minha opinião e depois, estando errado (certamente rs), que vcs me corrijam... se não for pedir demais, respondam cada pergunta. grato
1-acho que "samplear" pode significar: criar uma amostra e/ou carregar um amostra, certo?
2-qual é mais facil e rapido entre os dois processos? imagino que extrair (criar) a amostra seja bem mais dificil...
3- demora pra carregar uma sample? em media quantos segundos ou minutos? e pra criar? há como estimar o tempo num processo de criação de uma sample?
4-se eu quizer passar pra um colega o som do voice piano acustico do motif criando um sampler dele pra um colega que tem um TR, tenho que tocar e gravar o som de cada uma das 61 teclas, uma por uma? coomo funcionaria este processo de criação da amostra?
5- por outro lado, se tenho o motif e quero carregar uma sample do TR, teria que baixar pela internet, por exemplo, grava-la num pen drive, e carregá-la no motif, simples assim certo? são gratuitas essas samples e faceis de achar?
5- qual é o formato (extensão) dos samples? sao todos MIDI ou não? é comum incompatibilidade, ou seja, ter a sample e ela não ser reconhecida pelo synth?
6- no caso do motif (não li o manual ainda desta parte, rs) tenho que comprar as memorias DIMM pra usufruir do processo de sampleamento?
|