Autor |
Mensagem |
kaueoliveira Veterano |
# abr/10
Boa tarde/noite!
Eu sei que muitos tópicos com essas dúvidas bobas são criados, mais na busca não achei nenhum com uma discussão interessante, então vamos lá!
Faz um bom tempo que eu percebi que minha vida não será completa sem música. Sem exagero. Me envolvi com arte na faculdade e esse troço mudou minha vida. Agora tomei vergonha na cara e quero começar a estudar música, assim, de brincadeira, por prazer.
Conversando com uns amigos e lendo poraí ví que o melhor seria estudar piano, mas não tenho espaço ($) para por um, e também não tenho a ambição de estudar sériamente a coisa. Daí vem o teclado, mas não quero os acompanhamentos de churrascaria. Daí vem o sintetizador, certo? Qual comprar? Minha ambição maior é quem sabe um dia brincar em uma jam session de jazz, sabe? Mas sou universitario, então grana é um fator importante.
E eu fico um pouco perdindo com essa coisa de pesquisar na internet. Será que não existe um livro "Introdução à música", ou coisa do gênero? Gostaria de aprender ao mesmo tempo em que for praticando, criar um panorama, aprender a ler e a escrever música...
Vocês poderiam me dar umas dicas? Mas tudo na brincadeira, galera. Sem grandes pretensões!
Obrigado desde já! (:
|
Stalingrado Veterano
|
# abr/10
· votar
Daí vem o sintetizador, certo? Qual comprar? Utilize a busca. Isso você pode encontrar.
e também não tenho a ambição de estudar sériamente a coisa Faça como eu. Apenas toque (muito), tire músicas, e leia alguma coisa de teoria de vez em quando.
aprender a ler e a escrever música Guitar Pro. O que aprendi sobre leitura, fórmulas de compasso, partitura, foi mexendo nesse programa. Você também pode utiliza-lo pra escrever e arranjar música. É bem intuitivo.
|
T-Rodman Veterano |
# abr/10
· votar
um livro, bem pop por sinal: "1001 discos pra ouvir antes de morrer". no dia a dia, o que eu aprendi foi cavar. Pegava uma banda que eu gostava e ia descendo a árvore de influência dela até chegar nas 4ª referência da referência. Dificilmente você foge de Beatles, chegando ao blues/jazz. Mas vá com parcimônia. Acho que tem época pra tudo, pra escutar coisa nova, e para apreciar o que você já tem no repertório. Também é legal 'descobrir' músicas com os amigos. A gente vivia trocando CD's entre amigos na faculdade. E era bem diverso o esquema: um me emprestava Megadeth, outro me emprestava Pink Floyd e eu emprestava pra eles Leonard Cohen. Um dia todo mundo começou a curtir o que o outro escutava, ia achando outros artistas similares, a gente fazia churrasco e ficava escutando essas músicas já comuns entre a gente, e assim o leque foi aumentando.
amplexos
T.
|
CheshireCat Veterano |
# abr/10
· votar
kaueoliveira Faz um bom tempo que eu percebi que minha vida não será completa sem música.
Without music, life would be a mistake. - Nietzsche =)
Não sei te ajudar quanto à escolha do equipamento. (toco piano erudito)
Mas se você quer livros, dá uma olhada em bibliotecas. Costumam ter alguns livros de música legais, tanto de teoria musical quanto livros pra leigos, explicando algumas coisas da história da música, curiosidades e tal. (pode ter na biblioteca da sua universidade)
Se você quiser aprender a ler partitura, eu escrevi um tutorial num tom bem informal, talvez te ajude: http://nocturne-in-the-moonlight.blogspot.com/2009/02/aprenda-ler-part ituras-parte-1.html
Boa sorte. =)
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/10
· votar
kaueoliveira amigo, quanto tu pretende investir neste novo projeto de inicio? assim poderemos orientar um pouco mais sobre o eqpto inicial..
|
kaueoliveira Veterano |
# abr/10
· votar
CheshireCat Essa do Nietzche é muito verdade mesmo, não tem jeito. E valeu pela ajuda! (:
J.Dionatan Não pretendo gastar muito. Pesquisando um pouco vi que talvez até seja interessante comprar um teclado, já que os sintetizadores me pareceram todos caros. Por volta de 1000 seria possivel.
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/10
· votar
Cara, vou expressar minha opinião então.. Com mil reais, na loja o máximo que se pega são teclados arranjadores da linha de entrada da yamaha, medeli, fenix, casio, enfim, equipamentos que para início não farão muita diferença, porem na hora em que pegar gosto pelas teclas e for partir para apresentações vem a necessidade de evoluir o teclado e assim a troca é natural. Eu recomendaria aulas de piano e um piano digital na faixa de 2000 reais mas tu já citou que no momento não é possível..
Então recomendo o seguinte; Tenta garimpar um teclado usado em bom funcionamento que tu acha até por metade dos milão, e depois investe em algo que lhe trará melhor desempenho ao vivo ok.
|
kaueoliveira Veterano |
# abr/10
· votar
T-Rodman Valeu pela dica, cara, mas o que eu preciso mesmo é de teoria, um pouco de música eu já tenho o prazer de curtir, Leonar Cohen inclusive!
J.Dionatan Quanto as aulas, eu sei que o ideal é com um professor, mas você não saberia me dizer qual o material que geralmente é utilizado? Quero aprender sozinho mesmo e queria ver se achava algum curso pra poder me orientar sem problemas.
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/10 · Editado por: J.Dionatan
· votar
qual o material que geralmente é utilizado?
Professores de piano costumam usar partituras fáceis no início para o desenvolvimento de ambas as mãos e leituras das claves de sol e fá, digitação correta, etc. Por exemplo, neste site:
http://gmajormusictheory.org/Freebies/freebies.html
voce encontra partituras para os niveis iniciantes. Some estas partituras ao tutorial da CheshireCat e já se tem por onde começar.
Exercicios de Hanon também são recomendados para desenvolver a agilidade e coordenação motora.
|