Aprendendo a compor músicas e arranjos.

    Autor Mensagem
    valgueiro
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: valgueiro


    Olá pessoal. Sou um singelo admirador dessa arte (que pra mim é a 1ª) chamada composição. Gostaria que vocês postassem as mais variadas ideias sobre esse tema. Falem sobre suas experiências, compartilhem seu truques, indiquem livros, exemplos, manhas, enfim, falem o que vier na cabeça, para que essa maravilhoso jeito de expressar os sentimentos seja mais fácil e acessível a mais pessoas.

    NillMaker
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ah cara! Eu de compor não sou muito bom não! Rsrsrsrsrsr! Eu consigo compor somente a parte melodica... as notas, solos,acordes, arranjo... mas na hora de encaixar a letra... vixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii........ mas é vivendo e aprendendo né! Pelo menos se for um instrumental eu sei fazer! kkkk!

    pomtwo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    cara na verdade , isso eh uma coisa simples e complicado ao mesmo tempo .. na verdade um compositor ele escreve sua letra e o arranjador faz o arranjo da musica , agora ser os dois eh bem dificil .. agora fazer o arranjo da musica de alguem acho ainda pior ..

    tenho 3 musicas que compus, as 3 tem arranjos e letras feito por mim mesmo , nao me pergunte como , mais eu fui cantando uma letra que veio na cabeça e fui encaixando as notas naquele pequeno esboço .. quando tinha a ideia (melodia) ai eu começei a escrever a letra em cima , e começei a dar mais criatividade nos solos ,modifiquei alguns acordes , fiz o refrao ..

    mais foi uma coisa de relance , peguei um dia a noite quando cheguei do trampo e fiz o esboço , depois de manha fiz a letra e na outra semana concorri ao concurso da minha igreja , e ganhei com essa musica .. pior tocando e cantando .. (nao sou bom em nenhum dos dois)

    mais a ideia principal eh saber em que ritmo ira fazer sua composiçao , isso ajuda bastante , pois vc ja tem noçao total do que vai poder usar , os acordes , as escalas .. o tipo de letra .. tudo isso ..

    o segredo eh sempre anotar tudo o que faz , mesmo sendo algo que pareça isignifacante .. lembro me de um acorde com 7 que fiz no meio , que na verdade nao me pareçeu nada , mais quando tava tudo pronto eu vi a importancia daquele acorde encaixado bem ali .. deu uma acentuaçao maior na minha voz .. me ajudou pra caramba .. e quase que mando o bichinho pra lixeira .. e com a base dele usei uma 9 pra dar enfase no finalzinho do solo ..

    ficou um blues mais legal que ja toquei na vida .. e ate hj ainda canto de vez em quando

    arthurmusical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bacana o tópico...
    Enfim...
    Eu gostava muito de compor...ando meio parado mas já fiz umas 36 músicas acho (fora as que se perderam). Eu fazia mais ou menos assim: Ficava tocando uns acordes no teclado e cantando la ra ra por cima...daí ficava insistindo nesse la rá rá até sair uma melodia legal pra sequencia de acorde que eu tava tocando...isso geralmente despertava meu interesse de continuar e terminar a sequencia e emendar em outra...e assim ir emendando até formar a música...mas acontecia uma coisa interessante tmb...quando eu enjoava do la rá rá., eu começava a por palavras e das palavras surgia um assunto...nossa, daí que era gostoso, porque além de ter que concluir oas cadencias e as melodias, tinha que concluir o assunto tmb...era bem bacana...preciso fazer mais isso...deu saudade agora...hehehe...
    Quando aos arranjos, acho que foi a única coisa que não consegui entender direito até hoje, por causa de um professor lazarento da pós graduação que ao invés de dar arranjo, ficou dando harmonia funcional pros retardatários que não entendiam nada de harmonia...isso só porque ele tinha lançado um livro de harmonia funcional o lazarento (que eu já sabia de cór e salteado)...e olha que pagava caro o curso...graças a ELE, eu entendo o básico de arranjo...Grrrrrrr. Me faz muita falta tmb...porisso achei interessante o tópico...vamos trocar idéias mesmo pra ficarmos craques nos arranjos...FLW

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprendendo a compor músicas e arranjos.