Problema com samplers de loops no Korg TR

    Autor Mensagem
    Shadad
    Veterano
    # mar/10


    Galera o problema é o seguinte:

    Resolvi usar alguns samples de loops para "dispará-los" ao vivo no meu Korg TR. São samples pequenos com alguns segundos, 1 ou 2 compassos...

    Editei as amostras. Cortei no ponto de loop certo, normalizei os volumes, Converti de estéreo para mono e depois eu as mapeei no Awave.
    Depois que eu mapeei salvei o projeto em 2 formatos diferentes: *.SF2 e *.KSC. Usei o Arquivo *.SF2 em alguns tocadores de soundfonts e funfou de boa.

    Mas quando eu carreguei os samples no TR os mesmos ficaram soando "abafados", como se estivessem passando por algum filtro. Achei que poderia ser algum IFX, MFX ou EQ do program para o qual os samples dos loops foram "hospedados" mas eu os desativei (ou pelo menos acho que fiz isso pois estou com o TR a pouco tempo) e o problema continuou. Resolvi mudar o program para hospedar os samples e pra minha surpresa(?) o tipo de "abafamento" também mudou.

    Será algum parâmetro que eu estou esquecendo de desativar?

    Será que o problema está no program que eu estou usando para hospedar os samples?

    Se for, alguém que já usou samples de loops no TR poderia me dar uma luz?
    Já aloquei os samples em vários tipos de programs e o problema persistiu.

    Ah, a possibilidade do problema estar nas memórias está descartada pois outros samples funcionam perfeitamente.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Você já alterou os filtros dos programs?

    Shadad
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fábio_soul

    De que filtros você está falando?

    Eu creio que os desliguei também, mas posso ter deixado passar alguma coisa. Ainda não sei lidar bem com TR pois estou ele e não costumo usá-lo muito.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tenta desligar pelo modo Global também.

    Como tu vai disparar o Loop? Vai ficar segurando a tecla? ou vai mexer no release do timbre pra ele segurar? E o resto do teclado?

    Eu tenho um TR e disparo "coisas" nele também, mas tem que ficar segurando a tecla...

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Shadad

    Os filtros de edição do modo Prog. Não tem como "desativá-los", o som passa pelo filtro, necessariamente. Você precisa configurar os filtros. Para isto, leia o manual...

    Caso não resolva, o problema pode ser na amostra, e uma explicação possível para a perda de qualidade é que na conversão de outros formatos de samples para o formato Korg, as amostras podem perder qualidade, e, às vezes a perda é muuuuito grande.

    Shadad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fábio_soul
    Obrigado!!!
    Problema resolvido!!!
    O problema eram os filtros do modo program mesmo. Como não é possível desativá-los, fucei até deixar o mais seco possível.

    ThyagoAmaral
    Para ativar os samples eu estou segurando a tecla mesmo, na maioria das vezes. Mas às vezes eu sustento com o pedal sustain mesmo. Quando eu faço dessa forma desativo o controle damper dos outros programs da combi. Coincidentemente nas músicas nas quais eu uso os loops eu não preciso usar o sustain em nenhum outro timbre do TR. E como eu uso um Prokeys 88SX para os pianos (com outro pedal sustain)... não sinto falta de mais nada.

    A boa seria controlar o TR com o Prokeys. Mas o Áureo Galli me disse que isso só é possível com os timbres GM.

    Que pena!!!

    Shadad
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Shadad
    · votar


    Bom, como eu já tinha dito a mais de um mês, "buli" nos filtros do modo program para deixar os samples o mais seco possível. Fucei muito e o máximo que eu consegui não me agradou. Aí eu tive a idéia de alocar os loops no lugar do program D127. Achei que pelo fato do D127 ser um init program os loops dessa vez soariam in natura como eu queria.

    Dessa vez mais uma coisa me intrigou: Os samples soavam como se estivessem passando por um filtro passa alta ou por um low cut. Analisei os espectros dos samples originais e dos reproduzidos pelo teclado e percebi que nos do teclado faltavam freqüências por volta de 65Hz (sim, o equalizador do TR estava flat). Inconformado, depois eu analisei os espectros dos arquivos *.KSF tocados com o player do Awave e depois os dos soundfonts que eu criei com o mesmos samples. Eles estavam Iguais aos originais.

    Muita gente diz que há perda de qualidade quando se converte um sample para o formato da Korg com o Awave. A dúvida agora é: seguindo a lógica dessas experiências que eu fiz, será que há possibilidade do problema estar relacionado a reprodução dos samples pelos Korgs e não a conversão do Awave?

    Alguém aqui já mapeou os mesmos samples com a EXB-SMPL e com o Awave para poder fazer comparações?

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não tem algum envelope envolvido na história tb?

    Shadad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    waltercruz

    Acho que não!

    "Desenhei" linhas retas em todos os envelopes que eu vi pela frente (amp, filtros, etc). Deixei os tempos de attak e liberação em zero.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    isso, ele fica tipo um quadradão lá.. é assim que eu usava, mas confesso que só brinquei com isso, não fiz nenhum teste a sério.. nem tinha um equipamente de som de qualidade muito notável pra perceber :(

    Já viu se de repente o velocity da tecla que vc dispara o loop? Dispara ele dando uma porradinha na tecla :)

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Shadad
    Se tu vinher pra Recife tu pega meu TR e testa com a EXB-SMPL...

    Shadad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    waltercruz

    No menu de edição do modo program existe as páginas Filt1 e Filt2 onde se tem que escolher obrigatoriamente um filtro passa baixa ou um passa alta com passa baixa. Nessas páginas têm uma aba chamada Mod.1 e lá existe um parâmetro chamado Filter EG onde é possível regular a ação do filtro de acordo com a velocidade (força) que se toca. Deixei esse parâmetro o menos sensível possível.


    ThyagoAmaral

    Em Recife é osso!
    hehehehehehehehe

    Mesmo assim, obrigado!!!

    Mas me diga um coisa: você já fez a experiência que sugeri? Já mapeou os mesmos samples com a EXB-SMPL e com o Awave para poder fazer comparações?

    Só não comprei uma EXB-SMPL ainda porque, baseado nos testes que eu fiz, quero acreditar que os samples irão soar perfeitos mapeados no Awave e porque não tenho certeza se com a EXB-SMPL o samples soarão como devem. E, pra mim, não interessa muito samplear diretamente no teclado.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Shadad
    então não faço mais idéia do que possa ser :( Pena que eu sou uma infeliz vítima do 220 no meu TR, oh céus...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Shadad
    Cara eu Comprei a EXB por causa das Audios IN dela... pra ligar o JG direto no TR e usar o A/D D/A do TR... pra dar puncth ao JG... e aparentemente vem funcionando...

    Shadad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    waltercruz

    Você usava samples de loops no seu TR?

    ThyagoAmaral

    Você está dizendo que o Juno G fica com um peso parecido com o dos Korgs no P.A. quando ligado ao TR pela EXB-SMPL, usando seus conversores de sinais??? :O

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não com um Peso igual o do TR... mas melhora o peso do JG sim...

    ExperiÊncia feita no meio do Show... mandando o Rodie desplugar e plugar no mixer... na hora pra vê... e realmente... independente de volume... e não sei pq raios... eu notei q ele aparece mais... ligado no TR...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com samplers de loops no Korg TR