Viagem ou Realidade?

    Autor Mensagem
    tell
    Veterano
    # mar/10


    Eu imaginei um dia desses se existe um teclado com porta USB que possibilite ler tibres salvos em um pen drive de softwares tipo o B4 ou qualquer outro, pois nós tecladistas sabemos o quanto é cansativo - mesmo o show sendo "massa" - montar e desmontar nosso set e essa idéia da "troca" de um telado+notebook por um teclado+pendrive será no mínimo aliviante para nossos ombros e para o bolso. Então seria assim: em casa fazia toda a programação do repertório na sequência do show e aí na hora de tocar era só por para ler e pronto!, timbres de vários programas a seu gosto ali fácil e rápido, sem peso e sem estresse!

    Filype
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tell
    da pra repetir detalhadamente pois não entendi cara*** nenhum

    expedifer
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Teu problema não é grana?

    -Juno Di, Stage
    -Fantom G
    -Motif XS
    -S90/70XS
    -MO6/8
    -M3
    -M50 (SD)
    -TR (SD)
    etc
    etc

    R Palma
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    expedifer


    Então seria assim: em casa fazia toda a programação do repertório na sequência do show e aí na hora de tocar era só por para ler e pronto!, timbres de vários programas a seu gosto ali fácil e rápido, sem peso e sem estresse!

    Teu problema não é grana?

    Acho q o problema dele não é grana, até mesmo considerando que o autor do tópico expressamente mencionou: "TIMBRES DE VÁRIOS PROGRAMAS".

    Parece q há um problema aqui no fórum: sempre que o assunto descamba prá um lado mais filosófico, pensante ou mesmo evolucionário, os posts do tópico somem. Parece que o pessoal quer mesmo é ficar peguntando se o melhor é o PSR XYZK ou o Casio PCDTR.

    Eu criei um tópico esses dias falando sobre hardwares dedicados para uso de VSTI, justamente pela encheção e saco em montar/desmontar o set pra shows. Teclado, notebook, mesa de som, etc, etc, etc, sem roadie, ninguém merece. Só que, prá variar, o tópico não rendeu.

    Não consigo acreditar quem defenda o uso de sets monstruosos no palco, a não ser que tenham roadie pra montar/desmontar, e um carro adequado para o transporte.

    Meu sonho de consumo, atualmente, é um Receptor. Mesmo que eu tenha que gastar com VSTI´s originais, ainda acho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuito (eu disse muito?) mais vantajoso do que comprar um key TOP. É só fazer as contas.

    Não quero criar polêmica, mas sinto uma certa resistência quanto ao uso de VSTI sem notebook, como se o note fosse insubstituível.

    Além do mais, depois q meu note deu pau no meio do show, nunca mais usei ao vivo. Prefiro os timbres do meu key, q eu sei q nçao vai travar, do que parar tudo no meio da introdução da música.

    Abs!

    R Palma
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    P.S.

    Prá quem quiser, pode opinar!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/228382/

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    - montar e desmontar nosso set
    será no mínimo aliviante para nossos ombros

    pode parecer estranho, mas eu curto muito isso
    é uma terapia, chegar em um lugar onde você nunca tocou, ver onde vai ficar, ficar ligando os cabos, ligar no mixer, passar som, fazer as conexões midi... e enquanto isso fica lá falando bobeira com o baterista que é outro que demora pra montar/desmontar tudo



    em casa fazia toda a programação do repertório na sequência do show e aí na hora de tocar era só por para ler e pronto!,
    ler tibres salvos em um pen drive de softwares tipo o B4 ou qualquer outro,

    compra um teclado com sampler, programa ele em casa e leva só ele pro show

    dá bem pra fazer isso que você pensou em um fantom ou m3 ou triton ou motif...

    --------------------------------------------------


    eu que sou mais das antigas vejo que o pessoal de hoje não tem mais aquela coisa de deixar o teclado legal, ninguem quase mais mexe pra ficar bom
    pega-se teclados usados e praticamente tá a programação de fabrica nele

    o cara compra um juno/mo/mm6/tr/triton/fantom G... e no primeiro mês já fala:
    o hammond não tá bom preciso de um Vst do B4
    nem se esforçou de entrar na programação e tentar escolher um efeito melhor, mudar os parametros de overdrive, mexer no cutof, passas baixa passa alta... pra ver se muda alguma coisa, fazer um combi/performance... onde misture lá 2, 3... timbres em regiões ou camadas diferentes pra ver o que sai

    tem um otimo teclado com timbres legais, mas leva um Vst pra usar 3 presets do B4 e ter o mesmo timbre de qualquer tecladista, e o vst rodando em uma on-board com latencia

    lembro de um free lance que fiz certa vez e usando os hammond do 01/w e alguns timbres do d-20 o guitarrista comentou
    legal estes teclados, nem conhecia, tem uns timbres diferentes e mesmo por ser antigo tem otimos hammond
    e o d-20 era mais velho que o próprio guitarrista

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tell

    Apoio a idéia do Sampler/Workstation, tem vários no mercado top. Acredito ser o mais perto do que você quer.



    fernando tecladista

    Me diga aqui, vejo que ce curte muito o D-20, assim como eu. Ultimamente o meu virou um órgão transistorizado para ensaios (SAW SAW SAW SAW + Pedal de Leslie Rotomachine), visto que já tenho máquinas pra fazer outras coisas. Em que especificamente o seu D-20 trabalha?



    R Palma

    Acredite se quiser. Eu tenho um Corsa 4 portas 98 todo ferrado, tenho um set que já começa a se mostrar grande (um órgão de madeira de 30kg, 3 teclados sintetizadores, 1 teclado sampler e um módulo em que vou instalar um controladorzinho, que tá chegando) e fico com tesão de imaginar aquela parafernália toda no palco.

    Meu transporte não é lá muito adequado e eu não tenho roadies, então fica tudo pra mim mesmo (e pra um eventual amigo que possa ajudar), mas quando eu imagino as possibilidades de criar camadas através do nosso Santo Midi, e claro, as fotos (caralho, o cara montou um laboratório nuclear no palco!) vejo que valeu a pena ter comprado tudo aquilo, como os caras dos anos 70 faziam.


    http://guitarart.files.wordpress.com/2009/12/rick_wakeman.jpg

    http://www.assistnews.net/images08/rick%20Wakeman%20on%20stage%20with% 20cape.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/_nRBtz_7EXY4/SGTue5pSfbI/AAAAAAAAAkY/gTAzmOLb WWE/s320/Kitaro.jpg

    http://www.synthtopia.com/content/wp-content/uploads/2008/12/herbie-ha ncock-badass-keytarist.jpg

    http://musicselections.files.wordpress.com/2007/05/hh08.jpg




    :)

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    _Rattu_

    Bom, acho que hoje não precisa disso tudo mais né. A tecnologia está ao nosso favor.

    Eu gosto mesmo é de ter o teclado, sei do potencial dos VSTi mas ainda prefiro o Key. Essa de que o VSTi é mais barato, pra mim não é argumento para se optar por ele, principalmente pelo fato de que na maioria das vezes, o barato sai caro.

    Eu pretendo montar um Set com os seguintes Keys:

    Roland Fantom G7( esse eu já tenho);
    Yamaha CP33;
    Tokai Tx5.

    E sempre que possível levar todos juntos para o show. Eles atenderão minhas necessidades, digo minhas, pois existem outras combinações e tudo dependerá da necessidade de cada um.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fernando tecladista
    o pessoal de hoje não tem mais aquela coisa de deixar o teclado legal, ninguem quase mais mexe pra ficar bom
    Eu curto muito isso... Sentar na frente do teclado e ficar "conversando" com ele até o convencer de soar como quero hehe... Mas como dá trabalho, não se vê muitos adeptos desse passatempo, hoje...

    _Rattu_
    SAW SAW SAW SAW + Pedal de Leslie Rotomachine
    Superwave? rsrs
    Cara.. explica esse arranjo de saws... fiquei curioso, quero tentar tb. ^^

    MAB Keyboard
    Eu gosto mesmo é de ter o teclado, sei do potencial dos VSTi mas ainda prefiro o Key. Essa de que o VSTi é mais barato, pra mim não é argumento para se optar por ele, principalmente pelo fato de que na maioria das vezes, o barato sai caro.
    É, nada substitui o teclado físico, de verdade, real. A confiança de ligar e tocar ao vivo. Mas tô gostando de VSTi em casa... Da mesma forma que os teclados de verdade são mais práticos no palco, é uma maravilha não ter metros de fios cruzando a sala, do computador pro teclado. Tudo acontece lá dentro do PC, e isso ajuda a manter o ambiente fora dele organizado.
    Mas daí a colocar um note no palco... hehe...

    DuduXP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fernando tecladista

    pode parecer estranho, mas eu curto muito isso
    é uma terapia, chegar em um lugar onde você nunca tocou, ver onde vai ficar, ficar ligando os cabos, ligar no mixer, passar som, fazer as conexões midi... e enquanto isso fica lá falando bobeira com o baterista que é outro que demora pra montar/desmontar tudo


    TB acho isso o máximo!

    _Rattu_

    (caralho, o cara montou um laboratório nuclear no palco!) vejo que valeu a pena ter comprado tudo aquilo, como os caras dos anos 70 faziam.

    Isso é o maximo.

    MAB Keyboard

    Roland Fantom G7( esse eu já tenho);
    Yamaha CP33;
    Tokai Tx5.

    Seria um Belo set, tb prefiro coisa fisica.
    Como eu sou como os amigos de cima talvez tb caisse bem um analoico puro sangue pra esquentar o seu set e completa-lo. rsrs.

    Abrass!

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tecladoprofusao


    SAW SAW SAW SAW + Pedal de Leslie Rotomachine

    Se você já chegou a ouvir ou pelo menos ler nos meus posts, eu tenho um órgão transistorizado Arbon. Meti um pedal simulador de Leslie e deu esse resultado aqui . Esse é exatamente o timbre de órgão que eu sempre sonhei.

    Pelo fato do bicho ser de madeira, é muito pesado pra ensaiar três, quatro, cinco vezes por semana em estúdio pago. Tentei usar os presets dos meus sints, mas ficavam horríveis (de praxe), então fui trabalhar isso fuçando a fundo meu equipo. Descobri então que o Roland D-20 tem a capacidade de juntar 4 osciladores simultâneos, com envelopes, filtros, pitchs individuais e adivinha? Estudei órgãos transistorizados e vi que tecnicamente o som deles, assim como o Arbon é bem simples, são 4 osciladores dente de serra (registros em linguagem de órgão) em tons diferentes, filtrados pra ficarem menos abelhudos e mais macios. Liguei os dois equipos lado a lado e fui mexendo no D-20 até conseguir o mesmo timbre do Arbon, e consegui.

    Resolvi testar passar o "órgão transistorizado" do D-20 pelo pedal de Rotary Speaker que uso no órgão e bingo! Tenho um orgão transistorizado no Roland D-20. É praticamente o mesmo som que você vê no link que eu deixei ai, um tantinho mais magro por causa do filtro digital do D-20, mas bem convincente.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Com licença, um off...

    _Rattu_
    Se você já chegou a ouvir ou pelo menos ler nos meus posts, eu tenho um órgão transistorizado Arbon.
    Sim, eu lembro! Como não? ^^
    E lembro do tópico sobre instrumentos de baixo custo tb...
    A dúvida é como é que vc colocou os 4 saws? Um em cada oitava? 1 - 5 - 8 - e mais 8? 1 - 5 - 8 e mais 5? Como?

    Ah, e parabéns, vcs tocam muito! =D

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Em que especificamente o seu D-20 trabalha?
    ele está meio parado, porque faz tempo que ele está instavel, tá naquela fase de dar umas pancadas pra voltar funcionar, mas já achei o problema, falta o CZ voltar da assistencia e depois levo pra dar uma geral

    o uso vai da epoca, já usei esse teclado muito em casamento, pipe organ, flauta, aquele timbre "atmosphere" que fica na mistura de um violão+ e um spectrum de fundo

    fora isso tenho alguns timbres "nervosos" nessa linha:
    http://www.synthmania.com/Roland%20Juno-60/Audio/Factory%20presets%20g roup%202/56%20Space%20Sweep.mp3

    e strings analogicos, pads demais do genero
    tem um piano "sem vergonha" acho que o piano-3 ou 4... mas que na banda fica muito bom
    ---------------------
    tive um trampo onde eu usava alguns arquivos midi em algumas músicas, então mudei de lugar os timbres do modo muilti-timbral e deixei na mesma ordem do padrão "GM" (se a flauta nele era 72 porque não pode ser 22?) não apaguei nada, só mudei de lugar, o kit de bateria é praticamente igual
    nessa eu rodava arquivos midi pelo 01/w com até 9 canais mandando pra tocar no d-20, tinha que dar um acerto em questão de volume, algum timbre com menos polifonia... por ai era o unico tecladista que rodava arquivo midi sem ter cara de playback AWM

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fernando tecladista

    Gosto dos pads, strings e órgãos (órgãos criados nele e não os presetados) do D-20.

    Agora, os pianos do D-20 são muito toscos. Parecem que samplearam só a primeira tecla e mudaram o pitch pra bater com o resto do teclado, e provavelmente fio isso mesmo que fizeram. É tão oco que parece uma harpa! Não tentei usá-lo com a banda, vou dar uma testada.


    Interessante. O D-20 vira um sequencer pra um módulo com timbres mais legais do que o dele. Por falar nisso, onde encontro e qual é o tipo de disquete pra utilizar nele? Te confesso que ainda hoje nunca usei o sequencer dele só por preguiça.



    tell
    Perdão pelo desvio do tópico, conhece o V-Machine?

    R Palma
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    _Rattu_
    Meu transporte não é lá muito adequado e eu não tenho roadies, então fica tudo pra mim mesmo (e pra um eventual amigo que possa ajudar), mas quando eu imagino as possibilidades de criar camadas através do nosso Santo Midi, e claro, as fotos (caralho, o cara montou um laboratório nuclear no palco!) vejo que valeu a pena ter comprado tudo aquilo, como os caras dos anos 70 faziam.

    Meu amigo, se eu vivesse de música, pudesse e meu dinheiro desse, caceta, é lógico q eu queria ter um teclado diferente prá tocar cada música. Meu set ia ser maior q o set de bateria do Portnoy (comparativamente, claro), sem contar as putarias de luz e efeitos. Nada de suporte como o do Rudess: o meu ia girar prá lá e prá cá era por controle remoto!!!!!!! Além de subir, descer e virar vambalhota.

    Só q tem uma coisa:

    -Eu não tenho roadie;
    -Eu não tenho carro grande;
    -Eu não vivo de música.

    E complemento com a seguinte colocação

    fernando tecladista

    pode parecer estranho, mas eu curto muito isso
    é uma terapia, chegar em um lugar onde você nunca tocou, ver onde vai ficar, ficar ligando os cabos, ligar no mixer, passar som, fazer as conexões midi... e enquanto isso fica lá falando bobeira com o baterista que é outro que demora pra montar/desmontar tudo


    Mano, na boa, mas tu virou meu ídolo. Não te conheço, não é viadagem nem tietagem da minha parte, mas tô com a maior inveja (positiva) sua.

    Cara, no meu caso, todos os shows q eu faço rola em festivais. Em primeiro lugar, eu sequer sei a hora q eu vou tocar, pq essa porra de festival é uma merda. Atrasa q é uma beleza. Segundo que, não raro, o palco é menor q o estúdio aqui de casa. Terceiro que, AM e DM (antes te mim e depois de mim), tem outra banda pra tocar. Tu já imaginou a banda q vem depois tendo a paciência (ou melhor, não tendo) de esperar q eu desmonte toda essa parafernália? E o pior, sozinho? Sem contar q minha mulher e minha filha teriam q ir no teto do carro, pq não teria mais espaço.

    Por isso q digo q tô com inveja tua (na boa, de brincadeira), pq tu consegue fazer tudo isso, ou seja, "ver onde vai ficar, ficar ligando os cabos, ligar no mixer, passar som, fazer as conexões midi... e enquanto isso fica lá falando bobeira com o baterista", e ainda encarar isso como terapia.

    PQP, prá mim isso é apertão do botão do STRESS no nível super-top-mega-plus-advanced!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Hahahahahahaha

    Abs!

    DuduXP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    R Palma
    PQP, prá mim isso é apertão do botão do STRESS no nível super-top-mega-plus-advanced!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Cara vc tem que ver que uns tocam pra ganhar espaço, competindo, mostrar o trabalho onde é dada a oportunidade, outros tocam em locais tranquilos, por prazer de tocar, com alma livre de musica e sem a pressa dos tempos modernos, sendo apenas musico. A musica tem que dar prazer ao musico que a toca e as pessoas que a escutam, não stress. KKKKKK.
    Abrass!

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    tecladoprofusao

    A configuração pro meu órgão sintético é quase essa mesmo que você colocou:

    1
    1 e um pouco mais ou menos (pra dar "gordura" na tônica)
    5
    8

    já usei essa abaixo, mas emagreceu muito o som

    1
    5
    8
    16

    se tivesse como, adicionaria um "16" à primeira configuração, mas aí é oscilador demais pro D-20. Se tiver osciladores suficientes (e principalmente polifonia) tenta ai nos seus teclados!


    mas tem um negócio importante: Boa parte do som desse órgão que eu montei está na combinação "Onda dente-de-serra + simulador de Leslie (que geralmente vem com a simulação de válvula, fundamental pra conseguir AQUELES harmônicos mais quentes). Só as ondas dente-de-serra vão te dar o timbre de um Farfisa/Vox Continental seco, estilo Doors e música brega dos anos 60-70. Atente para este fato.

    De toda forma, ter um pedal simulador de Leslie é um complemento (pra mim obrigatório) urgente pra todo tecladista que goste de órgãos :D

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    R Palma

    Eu também não vivo de música! Sou publicitário!



    Eu te compreendo. Levar a mulher e a filha no carro lotado de trambolho deve ser uma merda. E quanto aos festivais, eu to arquitetando um set reduzido, por que não adianta, de verdade, ninguém vai te esperar montar, equalizar e desmontar 5 teclados e um módulo, que é o meu caso, mais provavelmente sua banda só tenha tempo pra uma música depois que você estar com o seu set montadinho. Então vou levar só o órgão e um sintetizador pra ficar em cima dele. To bolando uma gambiarra com o VZ10m (módulo FM) pra instalar um controlador midi na mesma caixa que ele e ai fica só levar, equalizar e desmontar dois teclados. Enfim...

    No fundo no fundo, você está certo, os tempos são outros. Os carros de hoje são menores, os espaços são menores, os tempos são menores e se você tiver família com você, tudo isso é menor ainda.

    agora, tente não se estressar tanto no pré-show, compadre! Eu tenho sempre comigo uma cerveja no palco enquanto monto meu set pra manter as idéias refrescadas, se for o seu caso, pra quem não bebe há outras coisas!

    Delvst
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fernando tecladista

    pode parecer estranho, mas eu curto muito isso
    é uma terapia, chegar em um lugar onde você nunca tocou, ver onde vai ficar, ficar ligando os cabos, ligar no mixer, passar som, fazer as conexões midi... e enquanto isso fica lá falando bobeira com o baterista que é outro que demora pra montar/desmontar tudo


    Nem fala, isso cura até câncer huahua
    ---------------------------------------------------------------------- --

    Apesar de usar muito vst tanto em casa como no palco, sei que nada pode substituir algo físico. O meu problema é o transporte!( não da pra sair carregando um triton extrambolho 88 pra lá e pra ca rsrs). Mas eu gosto de encher o palco de "parafernalhas" quando posso e tenho condições de levar todas.

    tell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    No meu caso - para ser mais objetivo - quero comprar um key onde eu possa ter timbres voltados mais para reggae, daí se o key não tem aquele timbre de organ desejado, então possibilitasse aceitar de um outro key ou até mesmo um vsti de um programa qualquer.

    tell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Adoro os timbres de pianos e organs do korg 05 r/w, pois com a ajuda aqui do fcc editei os mesmos e ficaram show para o reggae! mas há um timbre muito usado no reggae que é o organ 16' & 1' e nesse modulo nao consigo editar. alguém já fez ou sabe como fazer?

    _Rattu_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tell

    Cara, com um teclado Sampler (eu mesmo comprei um agora, mas aconselho um mais novo pra você, por questão de memória). Você vai sampler tudo oque quer, e em se falando de órgãos, não há -sensibilidade ou dinâmica, então cai como uma luva pra você!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Tu já imaginou a banda q vem depois tendo a paciência (ou melhor, não tendo) de esperar q eu desmonte toda essa parafernália? E o pior, sozinho?
    todos os shows q eu faço rola em festivais

    então arruma um teclado com sampler (se for preciso) se melhor com 76 teclas pra ter programar os splits com mais espaço

    pega um dos bancos por exemplo:
    se o teclado tem os bancos A,B e C ... deixa o C pra programar a sequencia de cada show, salva os timbres na ordem de cada show, no proximo salva por cima..
    eu faço assim com o meu G-1000
    se precisa de um timbre mais especifico então vê o lance do teclado com sampler
    no caso de festival que rola poucas músicas
    chuto que dá levar só um teclado plugar direto no p.a. ou no ampli e na rede eletrica, vai ser mais rapido do que o guitarrista pra acertar o set dos pedais

    =====================

    _Rattu_
    O D-20 vira um sequencer pra um módulo com timbres mais legais do que o dele. Por falar nisso, onde encontro e qual é o tipo de disquete pra utilizar nele?

    é o disquete normal de 3,5 só que tem que formatar no proprio teclado, o teclado trabalha em 2DD mas não precisa de ficar ponto etiqueta em janela, já que é formato proprio, então não tem como colocar no pc e passar arquivo pra ele, tem que gravar tudo na raça no proprio teclado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viagem ou Realidade?