Outros instrumentistas tocando teclado - o que vocês acham?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Mudando o rumo da conversa para o rumo que ele tomou nas suas discussões com o expedifer...

Eu acho o lance de guitarra MIDI interessante como ferramenta de estúdio para os "cordistas" que precisam de sons que normalmente são feitos com teclas. Além disso, tentar tocar trilhas de piano, órgão e afins com uma guitarra MIDI se torna um ótimo exercício para mudar a visão que nós cordistas temos com relação a nossos instrumentos. Você comentou sobre o lance das inversões e este comentário foi muito pertinente, pois de fato existem acordes impossíveis de serem feitos. Mas é justamente enfrenteando estas dificuldades que alguém pode reinventar o jeito de tocar seu instrumento, coisa que jamais seria possível de enxergar sem este tipo de ferramenta.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao

É sempre uma opção, é só ver o tapping, a maioria das pessoas que usa essa técnica, usa ela a la Steve Vai, mas a maioria dos caras realmente bons com synth termina usando da forma como o Stanley Jordan, o Marcinho Eiras ou o Galvão tocam, que é bem mais complexa e cheia de possibilidades, mas exige um tipo de raciocínio parecido com o de um instrumento de teclas.

Porém como disse o cara do primeiro vídeo com o GR-20, sintetizador para guitarra não é algo para todo mundo, não só porque são bem caros, mas porque exigem uma técnica muito apurada para funcionar corretamente, pois vai atrapalhar o processador do synth na hora de fazer os cálculos necessários para sintetizar o sinal.

Outra vantagem pra mim é que isso diminui a necessidade de aprender um novo instrumento caso você precise de sons de sintetizadores quando está impossibilitado de colocar um tecladista na banda. Pois a menos que se necessite de arranjos extremamente complexo de sintetizadores, com vários modulos, algo que é possível usar a guitarra normal com um captador exafonico pra controlar, mas que dá tanto, trabalho, mas tanto trabalho que a maioria tenta evitar.

Todavia mesmo isso tem se resolvido com controladores midi como a ZTARR da Starr Labs, que é um controlador midi em forma de guitarra com as funções de um controlador midi em forma de teclado. Essa é a grande vantagem dela em relação aos captadores hexafonicos como o GK2 e GK3, pois para eles controlarem outros modulos que não sejam específicos para uso com eles, você precisa de uma interface midi separada como a GI-20, mas com a ZTARR vc só precisa conectar ela ao modulo a ser controlado.

Aqui vai o site da Starr Labs

http://www.starrlabs.com/

Gonzalez_keyboard
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Eu ja conhecia tapping sim, mais eu tirei minha duvida, e percebi que meu ponto de vista à grosso modo esta correta, é mais facil fazer cordas com teclas, que teclas com cordas.

Este mercado esta crescendo, mais na minha opinião, se tivesse que escolher entre apenas uma opção ficaria com as teclas.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Gonzalez_keyboard
Eu ja conhecia tapping sim, mais eu tirei minha duvida, e percebi que meu ponto de vista à grosso modo esta correta, é mais facil fazer cordas com teclas, que teclas com cordas.

Este mercado esta crescendo, mais na minha opinião, se tivesse que escolher entre apenas uma opção ficaria com as teclas.


Cara, não dá pra negar as facilidades das teclas, mas nem sempre você tem a possibilidade de usá-las.

Agora por experiência própria, eu acho que o nível técnico do tecladista que faz cordas com teclas daquelas que você quase não percebe que é um teclado e não im instrumento de cordas tocando, é um nível muito próximo do cara que faz a mesma teclas numa guitarra.

Acho que a maior diferença é a curva de aprendizado, enquanto a curva de aprendizado do teclado inicialmente é pequena (no sentido que vc vê os primeiros resultados bons mais rapidamente) e só quando você chega no nível avançado que ela começa a ficar bem desafiadora, a curva pro guitarrista é inversa, é muito difícil conseguir os primeiros resultados bons, mas a medida que vc consegue, vai ficando cada vez mais fácil criar timbres bem realistas.

Acho que nesse ponto o teclado vai sempre ser a primeira opção, por ser totalmente plug and play.

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Eu acho que o GK-3 perde muito em intercambialidade. Se daqui a uns 5 anos uma porra dessa quebra, o que você faz?! Neste meio tempo ou este recurso já não é mais fabricado ou já lançaram um modelo mais avançado, que pode não ser compatível com a sua GR-20. Enfim... pontos para as teclas no quesito plug and play.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao
Eu acho que o GK-3 perde muito em intercambialidade. Se daqui a uns 5 anos uma porra dessa quebra, o que você faz?! Neste meio tempo ou este recurso já não é mais fabricado ou já lançaram um modelo mais avançado, que pode não ser compatível com a sua GR-20. Enfim... pontos para as teclas no quesito plug and play.

Cara eu não sei se entendi direito o que tu quis dizer por intercambialidade.

Mas tanto o GK2 quanto o GK3 ele são vendidos separadamente, independente dos sintetizadores, como ele é o padrão para captação hexafonica (já que o primeiro GK foi lançado em 1977), basicamente todos os captadores hexafonicos do mercado, sejam piezo ou magnéticos são compatíveis com o padrão GK da Roland, então é muito pouco provável que se você quebrar um não seja capaz de achar um modelo compatível. Até porque eles levam muito tempo pra sair de linha, o GK2A ficou pelo menos uns 15 anos no mercado antes do lançamento do GK3. Hoje existem outras opções como os RMC, usados nas guitarras e violões da Godin e nas guitarras Brian Moore. A própria fender tem um modelo de Strato com um GK embutido.

Enfim, acho difícil alguém não poder usar um synth por falta de captador hexafonico. E mesmo que ele quebre, eles não são tão caros quanto parecem, se vc comprar um par de humbuckers de marcas boas com certeza pagará mais que por um GK.

Outro ponto é que esses GK são duraveis pra caralho, por exemplo eu vez por outra toco numa Fender American Standard Roland Ready de um amigo meu, ele comprou ela já com o GK-2A instalado de fábrica, isso em 1994-1995, e o hexafonico nunca deu problemas, ultimamente ele tem procurado uma outra guitarra que já venha com o GK embutido, porque antigamente a Fender instalava ele muito próximo da ponte, terminava que não dava pra colocar a alavanca sem tirar o controlador dele. Hoje eles não são mais aparafusados na guitarra, são apenas encaixados por uma base que segura na guitarra por pressão, e tem a opção de ser colocados internamente na guitarra (como nas Fender Roland ready atuais), assim fica ainda menos complicado usar o GK.

Mas não tem pra onde, teclas é comprar e usar, nem precisa aprender nada, hj isso só é realidade pra guitarras se você comprar as de geração mais nova, como as Fender Roland Ready atuais, as Brian Moore, as Godin, Parker, e as atuais Gibson Robot, que são compatíveis com o padrão GK, até a Ibanez e a Yamaha tem modelos compatíveis com GK.

Uma outra grande vantagens são interfaces midi para guitarra como o GI-20 da Roland, que permite controlar qualquer sintetizador, teclado, sequencer e afins com o GK, inclusive dá pra usar automaticamente a guitarra com GK como controlador de toda a linha V da Roland, inclusive o V-Synth, Fantom e Juno, bem como qualquer outro sinetizador que use MIDI, ou mesmo ligar ela diretamente no computador e usar sintetizadores virtuais como o Reason, entre outros ou com programas como o Finale, Encore ou Guitar Pro e ter partituras/tablaturas automáticas na tela.

Outra vantagem é a possibilidade de uso do GK para controlar sintetizadores/modeladores específicos para guitarra, como a linha V-Guitar (VG) da Roland ou o programa que vem com a versão 2 da linha Robot da Gibson (a partir da Dark Fire), esses sintetizadores/modeladores são específicos pra sons de guitarra e violão, você pode escolher entre dezenas de sintetizações e modelações de modelos de guitarra, captador, efeitos, amps e afins e montar sua guitarra com uma precisão de cair o cú da bunda, por exemplo no VG-88 e VG-99, dá pra vc configurar que quer uma Strato dizer que quer ela com humbucker ou P-90, escolhendo a posição do captador na guitarra, passando por um Cry Baby, um TS e um chorus analógico e um delay de fita plugados em um Fender Bassman de 1959 e ouvir exatamente o som que você espera desse equipamento.

Já se você usa a guitarra com um controlador no padrão da RMC, você ainda tem o plus de poder usar ela com som de piezo, como é o caso da interface usada nas Brian Moore, Godin, Parker e Gibson.

Fora a Roland, o principal fabricante de sintetizadores para guitarra é a Axon uma subsidiária da TerraTec, cujos Synths já são compativeis diretamente com VSTs via USB, e não necessitando de uma interface MIDI dedicada.

Agora eu não vou mentir, que pra gente que é guitarrista o mais difícil de acostumar com toda essa parafernália MIDI é a quantidade de cabos e conexões, por exemplo, a primeira vez que eu fui ligar um GK numa GI-10 para conectar teclado, modulo e um GR-9, eu penei muito, foi uma tarde toda apanhando pra acertar tudo e pegar o jeito de usar e eu dei sorte porque o meu professor (o dono da muamba toda) tinha um controlador de chão pra ligar na GI-10 e programar as mudanças de um pro outro.

Enfim é um mundo que é estranho para a maioria dos guitarristas, tanto pela falta de prática no uso dessas tecnologias, quanto pelo valor delas que é muito alto sem comparado com o gear "normal" para guitarra.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10
· votar


Primeiro deixa eu colocar o link do site q citei:
http://www.music-center.com.br/tec_ins08.htm

nichendrix
Vc pode citar milhões de controladores "guitarrísticos" (rsrsrrs)e descrever uma a uma as vantagens deles mas, não significa q eles sejam melhores alternativas a um teclado. Há outras alternativas? Há. Boas? Excelentes! Mas repito o q eu disse: guitarra midi ou outros instrumentos com essa função, pra mim são usados apenas por quem:

Precisa de um quebra galho e aí o instrumento cuja técnica ela já conhece o aproxima do tipo de interface;

Vanguardistas e experimentalistas e,

Pessoas q precisam de muita fidelidade no controle da emulação ou síntese.

Concordo plenamente com o post do erico.ascencao
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/229955/p1#6688072. Só acrescento o seguinte:
Não é apenas pq os teclados são plug and play q eles são preferidos.
É pq é a interface q abrange uma gama maior de controle.
E vc fala q a guitarra é melhor pra simular cordas e sopros, mas eu te pergunto e qto a características como o fall, ou o crescendo? Tenho curiosidade de saber se a guitarra tem o mesmo nível de controle sobre o Key velocity q um teclado... Eu duvido veementemente. Pq frente a uma frase, isso até vislumbro, mas e num crescendo com uma nota só? Concordo q num futuro próximo grande parte dos instrumento virão a se valer das tecnologias e do midi, mas mesmo assim (se não houver nenhuma revolução) os teclados continuaram nesse papel, pelo tempo q já estam nele e pela praticidade e versatilidade q possuem frente aos outros instrmuentos. Acho q a palavra é exatamente essa: Versatilidade.
Não sou contra pessoas q interagem e passam de um instrumento a outro. Como quebra galho acho uma boa idéia, ou melhor, uma excelente solução para resolver a falta de um tecladista q talvez não seja tão necessário assim. E nessa solução a guitarra midi é uma excelente opção dependendo da proposta. Mas aí entra o q eu disse: a "pegada". Isso pra mim é o q faz diferença. Já vi pessoas fazerem essa passagem de um instrumento a outro e, se o instrumentista tiver um bom nível fica bom, mas em matéria de rendimento quem tá dentro da banda sente a diferença claramente.

_Rattu_
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Cara, ce conhece o Galvão? Ce é de Teresina?

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


_Rattu_
Cara, ce conhece o Galvão? Ce é de Teresina?

Sou de Teresina sim, conheço o Galvão tem pra mais de 15 anos.

erico.ascencao
Veterano
# mar/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


nichendrix: Cara eu não sei se entendi direito o que tu quis dizer por intercambialidade.

Resumindo: se o GK-3 quebra, fudeu. Não é um troço fácil de achar como um captador de guitarra, por exemplo, e muito menos achar alguém que conserte. E por ser um produto bem específico, está sujeito a sumir do mercado por falta de demanda. Não é aquele tipo de equipamento que você pode achar daqui a 10, 15 ou 20 anos.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


ThiagoMafra
Vc pode citar milhões de controladores "guitarrísticos" (rsrsrrs)e descrever uma a uma as vantagens deles mas, não significa q eles sejam melhores alternativas a um teclado.

Cara, eu acho que o problema é esse, você achar que eu estou dizendo que existe uma melhor alternativa a um teclado. Me diga onde eu disse isso???

Como eu disse, afirmaram que só um teclado poderia sintetizar outros instrumentos "reais" de forma realista, eu só fiz um exercício de lógica, já que só é preciso encontrar encontrar um único instrumento que o faça. No caso postei um sintetizador para guitarras controlado por captador hexafonico.

Eu não disse que ele era melhor que um teclado como controlador, até porque eu mesmo não acho isso, acho que a dinâmica do instrumento e a forma de tocar permitem uma simulação mais realista de alguns instrumentos, da mesma forma que os teclados permitem a mesma coisa de outros instrumentos, admitir ainda que se o cara for realmente bom, não importa qual tipo de sintetizador ele estará usando pois fará algo realista seja num ou no outro.

Precisa de um quebra galho e aí o instrumento cuja técnica ela já conhece o aproxima do tipo de interface;

Eu não sei se você notou, mas é disso que o tópico está falando, da validade de um guitarrista ou baixista tocar teclados numa banda no lugar de um tecladista.

Todavia eu duvido que sintetizador de guitarra seja uma alternativa pra quem precisa quebrar um galho rapidamente, já que a curva de aprendizagem inicial é bem mais difícil que a curva inicial de aprender um teclado.

Vanguardistas e experimentalistas e,

Eu acho que você está vivendo demais no mundo dos teclados. Sintetizador de guitarra é algo que existe há mais de 40 anos já. Os primeiros Moogs para guitarra foram feitos nos anos 60, Só a tecnologia de sintetizadores midi + captadores hexafonicos da Roland está no mercado há 33 anos.

Não é uma tecnologia tão difundida porque no fim, dá menos dor de cabeça contratar um tecladista, sem contar que o investimento para você ter um set satisfatório é bem alto para a maioria dos guitarristas. Por exemplo um set com um GK-3 e GR20, que seria o set mais básido de sintetizadores para guitarra, custa o mesmo que uma Gibson Les Paul Studio, eu realmente não conheço muitos guitarristas que deixariam de comprar uma Gibson para comprar um sintetizador, entretanto são em numero é bem maior do que você pensa, e em geral a escolha não tem muito haver com vanguarda.

Pessoas q precisam de muita fidelidade no controle da emulação ou síntese.

Bom, você adivinhou exatamente um dos principais motivos pela qual se usa sintetizador de guitarras, eu citei sons de saxofones e instrumentos de corda justamente porque são os principais instrumentos que eu vejo o pessoal usar. Por exemplo conheço poucos guitarristas que usem sintetizador de guitarra pra emular instrumentos de teclas ou de percussão. Logo isso dá uma idéia de qual utilidade ele tem pra quem toca.

Já o Key Velocity é algo bem simples a questão da sensibilidade à força é feita pela palhetada (afinal quando vc toca um instrumento de cordas é sempre a mão direita quem controla a dinâmica), quanto a um crescendo de uma nota só, você pode fazer com o pedal de expressão, ou mesmo com o volume da guitarra, já que a maioria dos instrumentistas de corda usa esses dois recursos para controlar esse tipo de expressão musical.

Enfim, eu acho que você não entendeu o meu ponto, que é o fato de hoje, mais do que nunca, o sintetizador de guitarra é uma alternativa viável. Em momento algum eu estou dizenddo que ele vai eliminar os teclados ou que são melhores que os teclados.

São só mais um recurso disponível, seja pra quem precisa quebrar um galho, seja para quem precisa de mais fidelidade e precisão ao emular determinados instrumentos. Não é melhor e nem pior que qualquer outro recurso similar, só diferente.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao
Resumindo: se o GK-3 quebra, fudeu. Não é um troço fácil de achar como um captador de guitarra, por exemplo, e muito menos achar alguém que conserte. E por ser um produto bem específico, está sujeito a sumir do mercado por falta de demanda. Não é aquele tipo de equipamento que você pode achar daqui a 10, 15 ou 20 anos.

Cara, esse cenário é possível, mas pouco provavel, já que sintetizadores de guitarra estão cada vez mais baratos. Hoje vc pega um modelo de entrada como o GR20+GK-3 por 800 dolares, 10 anos atrás isso custava mais de 2000 dolares. A demanda é crescente e não o contrário. E qualquer autorizada Roland que conserte teclados conserta esses aparelhos, já que a maioria das peças e processadores são os mesmos da linha de teclados da Roland. Portanto enquanto não pararem de fabricar teclados, não tem perigo de vc ficar sem peças pra sintetizadores de guitarra.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/10
· votar


Sintetizador de guitarra é algo que existe há mais de 40 anos já

Ser vanguardista não significa inventar ou usar tecnologia nova. Um tecladista q compre um Dx7 (década de 80)e tente criar novos sons, é já um experimentalista. Na verdade esse tipo de músico segue apenas a tendência do não usual, geralmente.

Eu não sei se você notou, mas é disso que o tópico está falando
Não precisava me corrigir, eu mesmo já respondi o assunto central do tópico...
já que a curva de aprendizagem inicial é bem mais difícil que a curva inicial de aprender um teclado.

Mesmo pra um cara a já se sente em casa com uma guitarra ou violão?
Enfim, eu acho que você não entendeu o meu ponto, que é o fato de hoje, mais do que nunca, o sintetizador de guitarra é uma alternativa viável.
Aí q eu discordo só um pouquinho. Eu acho uma alternativa viável, sim, mas não tão viável e nem tão prática. Acho excelente terem alternativas e acho a idéia da guitarra midi muito boa. Realmente não sou contra só não acho uma idéia muito acessível, acho uma coisa mais específica, meio de nicho...

gustavocp
Veterano
# ago/10
· votar


Alguém já ouviu o Stanley Jordan tocando piano e guitarra ao mesmo tempo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Outros instrumentistas tocando teclado - o que vocês acham?