Teste de teclados de baixo custo. Alguém se habilita?

Autor Mensagem
    F.L.E
    Veterano
    # fev/10

Não sou de criar tópicos mas acho que esse pode ser um assunto importante no mundo dos teclados.
    Temos muitos tópicos falando dos teclados de última geração de alto custo, que por sinal são ótimos, mas temos muitas pessoas que estão iniciando e são de baixa renda e precisam de um teclado para estudar simplesmente e este tópico poderia ajudar na escolha de um teclado destes, para não gastar demais comprando equipamento ruim e comprar um teclado que tenha um timbre rasoavel gastando menos que 1000 reais como os Casios ctk - 2000 3000 etc. os Yamahas linha "infinita" PSR

Aqueles que andam de loja em loja testando os lançamentos poderiam comtribuir ricamente com este tópico.

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Na verdade, a yamaha não tem mais uma infinita linha de PSR. São 3 modelos de cada categoria. PSR-E, com o E223, 323, 423, e PSR-S, com o 550, 710 e 910.

Como você está citando apenas teclados de baixo custo, descartamos a linha S e fica só a E com seus três modelos. A CASIO tem 5 modelos nessa série 1000.

off topic:
    Falando do novo E423, ele tá com uns recursos novos que são de babar para os iniciantes, começando pela polifonia de 64 vozes, 16Mb de ROM, Organ Flutes e teve sua memória aumentada para 1.8 Mb (contra os 437Kb do E413).

tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Toquei o CTK-810 e o PSR E223 em loja.

CTK-810:
    Mecânica razoável, cede um pouco nas laterias mas é um teclado preciso, apesar de bem leve.

Visual muito bem trabalhado (olhando de relance parece top, com tecla fechada e tudo!).

Os timbres são variados, tem uns 20 pianos (alguns bem bonitos até), meia dúzia de órgãos (e empolgantes!), cordas à vontade (bem usáveis)... Toda sorte de sons diversos. Mas, como é de lei em arranjador e entry-level, são meio "ocos", falta aquela "pegada" que dê confiança no timbre. Falta harmônico, apesar de serem timbres agradáveis.

PSR E223:
    Ótima mecânica pra um arranjador entry-level, melhor até que a do PSR S900. Teclas precisas, cedem pouco lateralmente, são firmes apesar de leves. Foi uma bruta sacanagem a Yamaha não colocar sensibilidade nesse teclado, ele merecia.

O visual é ridículo, totalmente brinquedão. Parece aqueles video-game que vendem no camelô... Se a marca não tinha tradição em fazer teclado bonito, dessa vez se superaram... XD

Fiquei muito satisfeito com os timbres dele. Bem variados (XG Lite) e bem feitos mesmo. Piano bem usável, EPs muito bons, metais (sim, metais!) bem legais, cordas e côros interessantes. E até que não são tão magros, arrisco até a dizer q seriam audíveis em um PA, desde que de qualidade.

Jonathas Lacerda
    (continuando o off)
    A mesma polifonia do XP-80 e o doro de wave rom... Quato vezes a polifonia do M1 e quatro vezes mais wave rom... Como será um entry-level daqui a 10 anos? o.O

mazza
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Foi uma bruta sacanagem a Yamaha não colocar sensibilidade nesse teclado
    sem sensibilidade não dá pra dizer que é um instrumento musical, no máximo um brinquedinho mais sofisticado. Isso não serve pra tocar .

tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar

mazza
    sem sensibilidade não dá pra dizer que é um instrumento musical
    B3, Mini Moog e Poly 800? o.O

Bom, essa comparação foi do teclado que eu toquei. Vou procurar testar o PSR E323, mas tenho certeza que é a mesma coisa, só que com sensibilidade hehe...

mazza
    Veterano
    # fev/10
    · votar

tecladoprofusao
    ah, isso não vale, o tópico é de TECLADO BARATO, nem vem, se vc coloca um Hammond e diz que não tem sensibilidade, aí já é covardia, já foge do que o tópico propõe. E um teclado barato SEM sensibilidade, não dá pra comparar com esses ai, não dá pra dizer que é um instrumento musical.

tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar

mazza
    kkkk... Calma, calma... Foi só de brincadeira... XD

Magueco
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Magueco
    · votar

tecladoprofusao

Mas e ae? Para quem está começando, você recomendaria qual teclado? O CTK-810 ou o PSR-E223? Qual é o "pior ponto baixo" em um teclado? o arranjador e o entry-level serem "ocos" ou não ter sensibilidade? E o PSR-213, o que me diz, é bom?

Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Eu tenho um PSR-E323.

Pontos fortes: Teclas firmes, melhores que dos saudos PSR-520s da vida. XG Lite, timbres melhores e mais reais que os finados PSRs mais caros (530/620). Piano no nível de DGX, Elétricos bons (alguns EPs que não se acham em teclados mais caros). Tem alguma coisa na praia de lead e pads, nada que empolga, mas usáveis, tem boas flautas, bons strings e o arranjador tem até uma boa qualidade de som (peso). É fácil de mexer, é bem completinho no que tange polarização do pedal, sensibilidade das teclas, efeitos, canais MIDI. Polifonia de 32 notas. Não corta o timbre na alteração do som. Tem um bom metrônomo, um gravador interno de 2 pistas para até 5 músicas.

Pontos fracos: É frágil pra caramba. O meu tem uma pequena avaria estrutural já, apesar que não perceptível a olho eu sei que quebrou um suporte de fixão da carcaça. Não tem saída dedicada de audio (0dB), apenas saída de fone (exige um canal na mesa sem ganha para evitar distorções). O som nos falantes são bem melhores que o som no sistema de audio...rs...

Bom... Creio que nesta faixa de preço seja um teclado singular. Oferece tudo que é necessário para se aprender a tocar (sustain, sensibilidade nas teclas, mecanica boa, split, dual, efeitos e timbres AWM melhores que os PSRs antecessores com o plus dos timbres XG Lite que ao meu ver tem bastante coisas interessantes. É um teclado fácil de mexer e bem útil...

Abraços...

ThiagoMafra
    Veterano
    # fev/10
    · votar

mode OFF
    A mesma polifonia do XP-80 e o doro de wave rom... Quato vezes a polifonia do M1 e quatro vezes mais wave rom... Como será um entry-level daqui a 10 anos? o.O

Foqueira pra um herege e blasfemo desses. Comparar lendas com psrs..

rsrsrsrs

tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Magueco
    Para quem está começando, você recomendaria qual teclado? O CTK-810 ou o PSR-E223?
    Sem dúvida o CTK-810. Sensibilidade nas teclas faz uma falta violenta. E, como disse, os sons não sao ruins, são só meio ocos, insossos, sem-sal...

E o PSR-213, o que me diz, é bom?
    É praticamente a mesma coisa que o E223. A maior diferença é o visual mesmo.

Jeferson Fernandes
    Bom review! =)

[Off]
    ThiagoMafra
    Foqueira pra um herege e blasfemo desses. Comparar lendas com psrs..
    Fogueira? Eu? Quem merece ir pra fogueira são aqueles que fazem um aparelho quem tem 4 vezes mais ROM e nem 10% do som! XD

Magueco
    Veterano
    # fev/10
    · votar

tecladoprofusao
    Sem dúvida o CTK-810

E sobre o PSR E323? Melhor q esse CTK-810? {Nunca toquei em nenhum deles, vc já postou em tópico meu e sabe que se o conserto me sair caro, eu compro um novo, por isso estou te pertubendo ;), o preço do PSR-E323 não é mto diferente do PSR-E223}

Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Acho que sai um pouco da proposta do tópico, que seria um teclado "multi-uso", ou seja, que tenha vários instrumentos e tal...

Mas tenho um Casio CZ5000 que está em torno de 400 a 500 reais. É um sintetizador fantástico, profissional e de baixo custo. Não tem sensibilidade nas telas (concordo com o Mazza, teclado com vários "instrumentos" sem sensibilidade não é instrumento musical) mas para um synth isso é normal.

Trabalha-se com osciladores, síntese por distorção de fase, tem 8 envelopes para cada bloco (osc, filtro, amp) e de fato é um puta synth com som que lembra muito os tão famosos Phophets, embora tenha uma briga com a Yamaha por conta de ter a síntese que lembra (de longe, beeem de longe mesmo) a FM (não tem algoritmos, não tem apenas ondas senóides, etc...).

Mas é um super teclado de baixo custo, mais barato que um monte de PSRs ridículos por aí....

tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Magueco
    O CTK-810 ou o PSR-E223?
    Entre os dois, o 810.

E sobre o PSR E323?
    Melhor ainda. Sensibilidade, melhores timbres e, com certeza, melhor na hora da revenda tb.

Mauro Lacerda
    Casio CZ5000 que está em torno de 400 a 500 reais
    Onde? o.O

teclado_mania
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: teclado_mania
    · votar

Jeferson Fernandes

É o que percebo, o psr é um teclado pra ficar parado, eu e meus 2 anos e meio com meu psr ele já ta um pouco arranhado do lado e nas laterais logo na lateral da ultima tecla soltou a estrutura de cima com a de baixo(percebece forçando a parte de cima).

Realmente os timbres do XG lite são otimos e tem uns que quebram um galho mesmo....alguns timbres parecidos com os do mm6....

Apesar de eu ter uma versão um pouco mais a frente as unicas coisas que acho utilizaveis são os pianos acusticos, os eps muito bom, os strings que pra teclado baratinho ta otimo, os leads curto um pouco os brass bom para solos e os pads, tem musica que tenho vontade de usar orgão(um menos pesado) com strings e já vi que essa combinação fica perfeita(gravei os dois juntos), já os orgãos tem so uns 8 que uso o resto pra mim é lixo do lixo.....

Meu teclado é um psr e-403 podesse achar ele usado por 750R$.

El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar

Para quem é iniciante e tiver condições de desembolsar um pouco mais que R$1000, acho que o melhor mesmo é iniciar com pé direito!!
    Num Yamaha MM6. Em torno de R$1500. Timbres AWM2 que nem os Motif.

teclado_mania
    Veterano
    # fev/10
    · votar

El_Cabong

Tem o s03 que é mais completo e tem timbres iguais aos do motif classic, muito bem legais.....

Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar

tecladoprofusao

Já vi na comunidade do CZ5000 no orkut um cara vendendo a 500 reais.

Na verdade, foi o preço que paguei no meu (R$500), já vi no ML também por esse preço, ás vezes o cara pede um pouco mais mas nada que uma boa negociação não resolva :)

pomtwo
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Piano no nível de DGX, Elétricos bons (alguns EPs que não se acham em teclados mais caros).

certa vez disse isso , e quase fui cruscificado por isso , e hj vejo esse post e fico feliz , por ter gente que sabe reconhecer alguns pontos fortes em teclados que muitos chamam de lixo e torcem a cara ..

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Teste de teclados de baixo custo. Alguém se habilita?