OASYS descontinuado

    Autor Mensagem
    Thallyz
    Veterano
    # fev/10


    Li na Wikipedia que o Korg OASYS foi descontinuado. Se é mentira digam. Se é verdade também. Agora a pergunta principal: porque a Korg desenvolveu um produto tão inovador e superior e o descontinuou em 3 anos apos o lançamento????

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Será que, pelo preço, acabou se tornando um trambolho fora da realidade? Afinal, até o Herbie Hancock que tem um Oasys, achou o bicho caro.

    Bruce Maiden
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Esse teclado só falta levantar vôo =D
    A versão de 88 teclas custa $8.500,00 dólares!

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    A Korg exagerou: 99% das suas funções (edições) se pode fazer hoje com avançadissimos softwares num PC. É claro, com timbres GM e não da Korg. Mas depois que o M3 chegou, com 90% das suas funções e 1/3 do preço, o Oasys virou um "elefante branco", caro, grande, pesado e inútil no investimento (a cada centavo em comparação ao M3 e softwares no mercado).

    Tinha mesmo que aposentar sua fabricação. Ninguém mais o compraria nesse preço.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Sabe aqueles desfiles de moda, como o São Paulo Fashion Week... Os estilistas apresentam tendências, que são ou não utilizadas na vida real.

    Pra mim, o Oasys é isso: Um caro, grande, pesado equipamento que ditou tendências para os equipamentos no futuro. Só isso. Nunca foi um teclado para ser vendido em série, mas apenas pra fazer bem ao ego da Korg: "Nossa, fizemos o melhor workstation do mundo".

    Mas o mundo não compra TOPs como o Oasys. FATO. A Korg pode ter feito o OASYS pra "prever" quais tecnologias estariam nos teclados do futuro, mas o que ela vende de verdade, massivamente é M3, TR, M50 e X50. Assim como a Intel fez o Core i9, mas o que vende por ai é Celeron, Pentium Dual Core e Core 2 Duo. E a Fiat é dona da Ferrari, mas vende Uno e Palio... Ah, tem vários exemplos e analogias que posso fazer...

    Artref
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Artref
    · votar


    Mas depois que o M3 chegou, com 90% das suas funções e 1/3 do preço

    Bobagem, o problema é que o M3 não é nem 1/3 do que o Oasys é. Palavras de dono de M3.

    Faz tempo que o Oasys foi descontinuado, se não me engano foi no meio ou no final do ano passado. Realmente é um produto como o Jonathas falou. E eu adicionaria que o principal problema está refletido nesse tópico com a opinião do expedifer: as pessoas não entendem o que ele é. Ou não entendem, ou não se importam. Ele é o sonho de qualquer tecladista que gosta de programar e que gosta de tecnologia, e eu poderia citar umas 50 razões pra isso. Além de tudo, ele é, em um único instrumento, um rompler muito melhor que o próprio M3, é um simulador de organ até melhor que o CX-3 (que por sua vez já um dos melhores do mercado), é um VA completo e muito mais poderoso que IONS e Nord Leads da vida, sem mencionar as expansões de timbres FM, simulação de cordas e etc. Tudo num instrumento só, integrado, num HARDWARE, com uma tela maravilhosa e tudo mais à disposição. Alguém poderia dizer que um PC rodando bla bla bla bla e bla faz tudo isso, mas sorry, pra mim não faz, nunca me impressionei com VST, sem falar na total falta de praticidade, confiança e derivados que VST tem.

    Mas a Korg sabia desde o início que se tratava de um instrumento bem específico que não venderia bem. Vou tentar achar o post da Korg explicando o fim, vale a pena.

    rodolfo1982
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Curiosidade: um pouco antes de ser descontinuado, ou seja, em 2008 ou começo de 2009, quanto custava um OASYS novo aqui no Brasil ?

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Artref

    É bom ler bem o que se escreve aqui:?

    ..99% das suas funções (edições)...

    Ou será que escrevi....simulação de alguma coisa ou timbres FM ou alguma parte do seu hardware?

    repito: É BOM LER (BEM) o que se escreve (como noutras vezes vc não leu também).

    Como vc escreveu, eu escreveria assim:

    E eu adicionaria que o principal problema está refletido nesse tópico com a .....leitura do Artref

    É o 132º usuário que pego que não lê direito (quem será o próximo?)

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer

    ..99% das suas funções (edições)...

    Ou será que escrevi....simulação de alguma coisa ou timbres FM ou alguma parte do seu hardware?


    Você quer dizer que os vários simuladores que existem no Oasys não fazem parte de parâmetros de "edição"?

    Artref
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Artref
    · votar


    expedifer, cara, não inventa, coloquei quote nessa frase sua:

    Mas depois que o M3 chegou, com 90% das suas funções e 1/3 do preço, o Oasys virou um "elefante branco"

    Que mostra que você não entende nada do Oasys, sinto muito, porque o M3 é uma versão resumida de uma das 7 sínteses do Oasys, portanto nunca poderia ter 90% das funções dele.

    deleted
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: deleted
    · votar


    O expedifer tem razão. O pessoal daqui inventa e põe palavras na boca dos outros. Mas que gente pra arrumar briga, heim!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só duas coisas a dizer: Custo/benefício e Crise global.
    Receita feita pra matar o bicho. Pronto.

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O pessoal daqui inventa e põe palavras na boca dos outros. Mas que gente pra arrumar briga, heim!

    Pois é. Realmente o "povinho" aqui só sai a caça de algum tópico que renda briguinhas e confusões. Não respeitam nem o que se posta, opinião, pensamento e liberdade de expressão. E pior: como vc disse, poem palavras na boca de que não se disse nada disso só pra arrumar brigas. Parece que, lhes chamarem a atenção, não faz efeito. Vez ou outra voltam com essa perseguição e com ditos não ditos só pra vir com "tudo em cima". Não crescem, só envelhecem, na idade. Ainda aparecem com o "voce quer dizer isso..." (coisa que não disse) só pra ter resposta e partir pra briga. Será que ai fora são briguentos assim? Vai existir outro forum com tanta perseguissão e briguinhas assim!!!

    E como citado ai embaixo no Your answer:

    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado

    Isso não se respeita mesmo. Pra eles deveria ser:

    Lembre-se: só poste se puder provocar ou brigar no tópico. Obrigado

    Haja santo....

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bom... Se o Fusion 6HD que tive era algo totalmente descabido de tanta tecnologia, não tenho nem como mensuar a diferença do Oasys para qualquer outro Rompler do mercado...

    Concordo com os amigos que opinaram que o M3 não tem os 90% do poder de fogo do Oasys... Não vou dividir as sete partes por igual porque não tenho como contabilizar qual das sínteses gere maior quantidade de recursos...

    NMHO o M3 não canibalizou o OASYS de jeito algum. O OASYS é um produto que está fora de mercado... O mercado dele é extremamente restrito e todas as pessoas que realmente necessitaram dele e tiveram condições de comprá-lo já o fez diminuindo as expectativas de venda da Korg a ponto de não compensar em termos de demanda manter em funcionamento uma plataforma de produção caríssima!!! Não é o caso de um produto que é descontinuado pela idade, mas é a questão de um produto que não é mais interessante para o fabricante em termos de resultado financeiro!!! Apesar de achar muito caro, creio que estes fatores (tantos tecnológicos, como mercadológico) justificam o preço altíssimo que era praticado... Baixa demanda, alto custo de produção, publico restrito.... Lembrando as aulas de economia na faculdade, é difícil colocar isto dentro de um ponto equilíbrio da CPP.

    Calma amigo Expedifer... !!! Conta-senso não é falta de respeito, perseguição ou nenhum tipo de censura... Pelo contrário: é um dos ingredientes para que haja diversidade e um melhor detalhamento do tema. Não há nada demais nisto!!!

    Abraços!!!

    pomtwo
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    acho que realmente o korg oasys nao colou no mercado , nao creio que ele seja tao futurista assim , as coisas que ele possui nada mais eh do que coisas que ja existiam colocadas tudo numa so plataforma ... as outras marcas talvez nao quiseram fazer isso para nao encarecer mais seus produtos , tendo por vista que muitos estudios usam softwares ao invez de romplers comum ..

    a korg o lançou pra ser o mais completo workstation , porem nao pensou nas consequencias .. mesmo usando todo o recurso, usando marketing , e ate mesmo jordan rudes como garoto propaganda , nao conseguiu aumentar e nem colocar num patamar rentavel o oasys .. tanto que hj esta descontinuado ...

    pouca gente possui , nao por ele ser caro e sim por ele ser um trambolho que eh praticamente inutil , tendo que o publico (tecladistas) procura tendencias diferentes ..

    ja vi bandas do Brasil com 2 nords .. sendo que o valor deles daria pra se comprar um oasys ... mesmo sendo o melhor workstation assim dito por alguns, ou um fenomeno dito por outros o korg oasys ficou numa realidade tao fora do mundo dos tecladistas .. que o pessoal se esqueceu dele .. e aquele que tem dinheiro pra ter um , nao o compra ...

    nao tenho inveja de quem possui um , mas eu mesmo nao investiria em um .. preferia algumas outras coisas ao invez dele ... porem teclados como triton e m3 jamais poderiam ser descontinuado , e sim melhorados ... pois sao teclados da nossa realidade , e que fazem bonito demais .. assim como o oasys .. prova disso eh o jrdan rudes que usava ou usa nao sei o oasys e o k2600 , se ele fosse tao especial assim , somente o oasys faria o trampo e nem precisaria de outro pra fazer volume ..

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    pra mim OASYS é uma carta coringa da korg

    certa vez fiz um tópico perguntando sobre esse teclado:
    http://www.danphillips.com/Graphics/oasys.gif

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/120128/

    se bobear daqui uns 10 anos se a korg sentir que o concorrente esta no calcanhar aparece outro OASYS

    Artref
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Aff, meu Deus: não estou brigando com ninguém. Só estou corrigindo a bobagem completa que o expedifer falou ao comparar o M3 com o Oasys, e olha que tenho M3 e sei do que estou falando. Então, estou seguindo exatamente a frase:
    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico., Pois estou evitando que uma besteira dessas fique registrada no fórum que deve servir para informar os outros com opiniões e informações corretas.

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Artref

    DENUNCIADO por provocar brigas. Chega disso!!!

    (não consegue parar com isso, busca consequências).

    expedifer
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Vc disse:

    Concordo com os amigos que opinaram que o M3 não tem os 90% do poder de fogo do Oasys

    Eu disse:

    o M3 chegou, com 90% das suas funções e 1/3 do preço,

    depois vc disse:

    ...para que haja diversidade e um melhor detalhamento do tema...

    Não foi o que EU afirmei, mas vamos "na tua". Ok, vamos fazer essa comparação. Cabe a vc mostrar que não há 90% (ou mais) das funções do Oasys no M3. Te convido a demostrar aqui. Comece enumerando aqui CADA função(e edição) de CADA teclado. Deve dar centenas e centenas. Mas vamos CONTAR uma a uma e ver se errei sobre os 90% de um pra outro (acho que é capaz de dar ate mais que isso, contada uma a uma, SEM PULAR ou omitir).

    Então vamos no "detalhamento" do tema (obs: eu não citei absolutamente nada da parte de hardware, timbres, etc, e para bom leitor/entendedor, citei FUNÇÕES - e só isso além de edições).

    danielcatolico
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: danielcatolico
    · votar


    Artref
    Aff, meu Deus

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK visualizei vc colocando a mão na cabeça...
    Concordo com você irmão; assim como razoáveis e provavelmente corretas as opiniões do Jeferson Fernandes

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer
    Na boa rapaz... Eu não enumerarei nada... Nem se você tivesse me pagando amigo... Enumere você e prove você estas afirmações estranhas... Outra coisa: onde esta escrito nas regras deste fórum que é proibido não concordar contigo... Má Vá!!! Agora não concordar com você é motivo de denuncia? Má Vá... Fique a vontade em me denunciar, mas você procura discursões... E é com todo mundo!!!

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Não INICIEI discussão com ninguém, nem depois Não me dirigi a ninguém, exeto respondendo ao criador daqui e nem ataquei ninguém como esse denunciado fez explicitamente. Alias, já disse antes que aqui é um ninho de "panelinhas", ate nos ataques (onde a "maria" vai, as outras vão atras e tem gente que as chama de "todo mundo"). Falta de personalidade, se vê muito por aqui.

    Ok. Termina por aqui. Espero que não ocorram mais essas "perseguições", principalmente (e sempre) da mesma panelinha. Que cuidem das suas vidas e não comente minhas respostas ao criador (que fiquem com seu pensamento ou a divulgue SEM se dirigirem a mim: o mundo não vai acabar por isso além de mostrarem respeito).

    rodolfo1982
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Curiosidade: um pouco antes de ser descontinuado, ou seja, em 2008 ou começo de 2009, quanto custava um OASYS novo aqui no Brasil ?

    Artref
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Achei duas coisas interessantes. A primeira é o anúncio oficial do fim do Oasys, com data de (pasmem) 2 de Abril de 2009. Sim, faz quase um ano que pararam com ele. Tradução tosca by me:

    De Jerry (Um dos cobras da Korg, gerente de produção da Korg USA):

    "Falo em nome da empresa Korg. Tem ocorrido muitas dúvidas e conversas sobre a situação do Korg OASYS, e nós gostaríamos de explicar a realidade e o futuro. É verdade que a produção do Oasys acabou. Um grande número de distribuidores ainda os tem em estoque e portanto as vendas continuarão, mas vocês verão essa situação mudar com o tempo.

    Nós sempre soubemos que estávamos criando um produto de mercado limitado para um grupo de músicos perpicazes (vocês!) e ficamos satisfeitos em conseguir entregar-lhes essa ferramenta de elite para criação musical. Vocês têm um instrumento musical maravilhoso com o qual podem realizar toda a sua expressão musical pessoal, o melhor que já desenvolvemos.

    Recentemente nós desenvolvemos alguns ajustes e consertos e temos planos para continuar oferecendo suporte, como por exemplo os novos sons que publicamos.

    Constantemente recebemos idéias/sugestões/pedidos para mais recursos no Oasys, mas não podemos prometer que nenhum desses poderão ser implementados. A situação econômica mundial afeta a nós todos, e temos que adaptar nossos planos e focar nossos esforços para navegar melhor nessas águas incertas. Temos orgulho do Oasys e de tudo que alcançamos com isso, e agradecemos a todos os usuários e donos que dividiram a nossa visão deste teclado superlativo."


    Legal, né? A explicação entra bem no que o nossos amigos Jonathas Lacerda, tecladoprofusao, Jeferson Fernandes, pomtwo e fernando tecladista falaram.

    Artref
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    E a mais interessante que é a comparação do M3 vs Oasys "autorizada" pelo Stephen Kay, criador do Karma e desenvolvedor de boa parte do Oasys e do M3:

    (Novamente tradução tosca by me)

    M3:
    -- Chip de som customizado baseado na síntese HD-1 do Oasys
    -- Chip Radias (Placa EXB-Radias)
    -- Visor 320x240 Colorirdo LCD com Toque e com modo XY
    -- Quantidade X de memória RAM para operar o sistema operacional e o software
    -- 256MB de sons ROMs comprimidos
    -- 64MB de RAM para sample, expansível até 320MB
    -- Elementos de controle (teclas, botões e sliders - sem knobs)
    -- Entradas de áudio (2 analógicas [1/4"], S/PDIF)
    -- Saídas de áudio (6 analógicas [1/4"], S/PDIF, Firewire opcional)
    -- Sem HD interno
    -- Sem queimador de CD interno.

    OASYS
    -- Processador genérico de PC (mais poderoso)
    -- Visor de LC com 10.4 in. de diagonal, colorido e com toque. (mais que o dobro de tamanho)
    -- 1GB (ou 2GB) de RAM par rodar e sustentar tudo
    -- 628MB de souns SEM COMPRESSÃO (carregados como se fossem ROM)
    -- 200MB a 1.5GB de sample RAM (Depende de quais expansões são carregadas)
    -- Elementos de controle (Teclas, botões, sliders, knobs)
    -- Entradas de áudio (4 analógicas [2 XLR-1/4", 2 1/4"], S/PDIF) XLR - As entradas suportam phantom power
    -- Saídas de áudio (10 analógicas [1/4"], S/PDIF, ADAT opcional)
    -- Hd interno
    -- Queimador de CD interno

    Diferenças de recursos
    As diferenças de hardware criam várias diferenças de software:
    1. Instrumentos:
    -- M3: 2
    -- OASYS: 7

    O M3 é fixo com a síntese EDS e a Radias. O Oasys é limitado simplesmente pelo que a Korg desenvolve, o que atualmente contempla a síntese Rompler HD-1, AL-1 (Síntese VA), Simulador de Organ CX-3, Síntese de cordas STR-1, LAC-1 Ms-20 (VA), PolySix(VA) e FM (Síntetizador FM compatível com todos os timbres do DX7, por exemplo)

    2. Polifonia:
    -- M3: 120 vozes (fixo)
    -- OASYS: 172 [HD-1][PolySixEX][CX-3], 96 [AL-1], 48 [STR-1][MS-20EX] (Alocadas dinamicamente)

    3. Interface do usuário:
    Devido a tela maior, para funcionalidade similiar há menos telas para navegar no Oasys quando comparado ao M3. Algumas destas limitações são compensadas pelo editor do M3. O M3 tem o novo modo XY, mas o Oasys tem controle similar via joystick XY.

    4. Sampling:
    -- M3: 320 MB
    -- OASYS: 1GB (Com todas expansões carregadas) até 1.5 GB (sem carregar expansões)

    5. Gravação de pista de áudio:
    -- M3: não tem
    -- OASYS: 16 pistas de áudio com EQ dedicado para cada.

    6. Processamento de efeitos:
    -- M3: 5 inserts, 2 Masters, 1 Total
    -- OASYS: 12 inserts, 2 Masters, 2 Totais

    7. Roteamento de áudio:
    O Oasys tem melhor capacidade de roteamento de áudio

    8. Karma:
    Parecidos, o Oasys tem mais número de efeitos e slots, além do roteamento de áudio mais complexo.

    Novos recursos do M3: Drum Track e melhor resolução do sequencer.

    Exceto pelo Drum Track, e talvez alguns outros detalhes, a estrutura do M3 é um resumo da HD-1 do Oasys, e herda muitos aspectos e grande qualidade sonora.

    Entretanto, A HD-1 ainda tem inúmeras vantagens, já que ela se beneficia do sistema mais elaborado do Oasys. Essas incluem a maior polifonia (172 vs. 120), Envelopes and LFOs mais rápidos, ROM maior e linear em detrimento aos samples comprimidos PCM do M3, anti-aliasing melhor, Wave Sequencing, Vector Envelope por voz e etc.

    O OASYS tem tipos de efeitos em: 12 insert effects, 2 master effects, and 2 total effects;
    O M3 tem 170 tipos de efeitos em: 5 insert effects, 2 master effects, and 1 total effect.

    O sinal do Oasys é processado em 32 Bits, o que se traduz em um alcance maior da dinâmica e menos preocupações com a estrutura de ganho e de sinal dando clip. O M3 trabalha com o tradicional sistema 24 bits.

    O Oasys tem uma estrutura física mais robusta, com 8 knobs, 9 sliders e 16 botões, e indicadores LED para os sliders e knobs. O M3 tem o controlador XY na tela, mas o Oasys tem o joystick que faz a mesma função.

    O Oasys tem 4 entradas de áudio, incluindo duas XLR para microfones, e 10 saídas de áudio, comparado a 2 entradas e 6 saídas no M3.

    Espero ter deixado clara a diferença entre os dois, rs.

    Na parte prática, o Oasys soa melhor, já ouvi. É um som mais cristalino e definido, maravilhoso.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Excesso de tecnologia e preço certamente não são argumentos para descontinuidades de séries de um instrumento musical. Ainda que em outra categoria, mas se o que houve com o Oasis foi realmente um erro de mercado, a exemplo disso a Roland não teria lançado o V-Piano, muito menos a Yamaha lançado o Avant Grand N3. Consideremos, também, os diferentes perfis de exigência e investimento daqueles que se dispõem a adquirir um "quase piano" e daqueles que precisam de um Workstation para produzir música.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Assunto resolvido, ou vai ter mais algum drama aqui?

    Acho que o post do Alan já respondeu às duvidas sobre "quanto por cento que o M3 vale do Oasys"...

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    A uma pergunta feita no meio de tudo isso

    Quanto custa um Oasys aqui no Brasil... somente a bagatela de aproximadamente 35.000,00 pelo que me lembre a meses atras na tecla center, era isso mesmo... Se bem que achei no google um cara vendendo usado por 22.000,00

    Praticamente o dobro do preço do M3, alguma coisa tem que ter a mais

    Jordan Rudess apesar de gostar muito dele é um musico patrocinado, vai tocar pela kurzweill, pela Korg e até pela Casio se pagarem ele, nada haver em considerar um ou outro produto melhor, apenas marketing e $$, capitalismo

    bandaidigital
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu acho que o expedifer tá nervosinho a toa. Vou utilizar do meu direito à liberdade de expressão para, de forma bem rápida e prática, enumerar a MINHA OPINIÃO a respeito:

    - Lí o tópico inteiro e não ví ninguém brigando com ninguém;
    - Extamente por ele mesmo ter falado em liberdade de expressão" e contribuição com o conteúdo da lista, deveria também ler com atenção e, independentemente de concordar ou não, respeitar a postagens dos outros membros;
    - A Korg fez o Oasys pq nenhuma outra marca teve capacidade e/ou tecnologia para fazê-lo;
    - Foi descontinuado pq mesmo sendo o melhor workstation do mundo, nunca teve propósito de ser campeão de vendas, mas sim de servir como ferramenta de marketing para a marca, prever tendências e mostrar que a Korg sempre esteve e sempre estará um passo a frente das outras marcas;
    - Eu tenho um M3 e acho o teclado maravilhoso, no entanto pesquisando sobre o Oasys, ficou muito claro que é um instrumento muito superior ao M3;
    - Assim como o Áureo Galli, o Artref é meu amigo pessoal e tem propriedade e embasamento para tudo o que escreve. Alías, depois do "Korgmann", acredito que o Artref seja um dos maiores especialistas Korg;
    - "DENUNCIADO provocar brigas" me lembra época do colégio, lá pela terceira ou quarta série do primário quando o filhinho de papai ia pra diretoria reclamar do moleque que roubou seu sanduíche.. hehe;

    Abraço a todos

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a OASYS descontinuado