Compro o Sonic Cell ou Juno-G ?

Autor Mensagem
hugosf
Veterano
# jan/10


Amigos estou com duvidas.
Preciso montar um set de teclado para tocar em banda de igreja. Hoje tenho um SP76 e Roland 480B. Supondo que grana não é o problema (rsrsrsrs), qual será a melhor escolha. um modulo Sonic Cell, ou um JUNO-D ou JUNO-G, ou JUNO-Di ou JUNO STAGE Basicamente uso bastante :

- Pianos acusticos
- Orgão base para pop-rock
- Strings

Alias, desses JUNOs todos ai, qual o melhor para essa peformace ?

Alem de qualidade, busco também a praticidade como montagem e transporte.

Att, hugosf

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Sonic cell parece naum ser um sucesso da roland. Dessas ai ou juno g ou o stage os outros naum sao tao boms. Pianos e strings e YAMAHA na cabeça! Orgãos eu nao sei!

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Sonic cell parece naum ser um sucesso da roland. Dessas ai ou juno g ou o stage os outros naum sao tao boms. Pianos e strings e YAMAHA na cabeça! Orgãos eu nao sei!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Para performance, creio que o Stage seja a melhor opção...

Juno-G se precisar de sampler, Juno-Di se tiver com grana curta e Juno-D se vc tiver grana mais curta ainda...

O SonicCell só se você não se desfazer do seu SP76.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Putz.. Eu não gostei do Sonic Cell!!!

Eu íria de Juno Stage!!!

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Já usou ele?

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul

Eu testei o da menina que vendeu a SRX-07 para você. Eu até esqueci o nome dela...rs... Mas toquei todos os timbres de A a Z... Nada diferente do Juno-G, Fantom-XA, Fantom-X... Mesma pegada, mesmo peso, mesmos timbres!!!

thiago lima
Veterano
# jan/10
· votar


que tal um MO6?

ThiagoMafra
Veterano
# jan/10
· votar


hugosf

Praticidade e módulo são duas coisas q não devem conviver bem...

Se grana não é problema (rsrsrsrsrs), a melhor escolha seria um nord electro 3...

Mas, se a decisão é entre esses três acho q o Jonathas Lacerda resumiu tudo.

Agora, pensa em outas marcas, derepente vc acha algo q te interesse tb.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


hugosf

Qual a sua proposta, você quer trocar o seu set atual, ou comprar outro teclado para somar com os que você já tem? Como irá utilizá-los?

teclado_mania
Veterano
# jan/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


Cara tem que ver qual é sua inteção mesmo, tipo ficar com o sp76 e comprar mais um, ou desfazer de tudo e comprar um novo.

Entre todos esses acho o que mais sairia bem é um motif classic 6 ou 7 usado, ou um mo6 mesmo.

Agora sobre os orgãos da yamaha eles são muito bons, só são tosco os dos psrs, piano e strings tem uma certa concorrencia entre roland e yamaha já orgãos ainda mais os dos junos não são boas pedidas.

Outra boa opção é o sp2 da kurzweil, muito bom o tecladinho, adorei as teclas dele e o desing.

hugosf
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Eu não quero vender o sp76 ele é muito bom, mais não tem sons como o BRASS,SAX,etc

Quero é compra outro teclado para somar e me dar mais praticidade.

Testei hoje o JUNO-G e o JUNO-Di, quanto aos sons não vi muita iferença, mais quanto a praticidade em tocar ao vivo fiquei meio frustado, acei complicado os dois ( Ex. Fazer 2 layer Piano + String, apanei um pouco e achei que demora )

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


hugosf

Compra um MO6 que casará muito bem com seu SP76. Excelente para apresentações ao vivo, muito prático, já tive um.

http://www.youtube.com/watch?v=32zgd-dLkI8

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Se não quizer o mo6, pode tentar um motif es ou motif classic mesmo, muito bom os dois.

petu_ce
Veterano
# jan/10 · Editado por: petu_ce
· votar


hugosf

Imagino que você já deve ter pesquisado muito sobres esses equipamentos da Roland, mas vou tentar resumir o que acho deles, pois já tive o Juno-G, o SonicCell e tenho um GW8.

1º) O gerador de som deles é praticamente o mesmo. Não é espetacular, sobretudo pra quem já está acostumado a ouvir VSTs, mas eu gosto. Os timbres são honestos para a faixa de preço. Resta decidir quais recursos peculiares a cada modelo serão úteis para você.

2º) SonicCell:
* Vantagens:
- Interface de áudio para utilizar VSTs e realizar gravações no computador;
- Pode rodar mp3, wav, aiff e smf, ou seja, você pode preparar alguma coisa em casa com samples e disparar na hora;
- Aceita 2 placas de expansão SRX
* Desvantagens:
- Não tem teclas e custa quase o mesmo que um GW8 e é mais caro que o Juno D ou Juno DI;
- Perde em praticidade em relação a um teclado (há poucos botões, além de não tem arpejador, d beam, sequenciador, etc). Mas é compacto, leve e tem construção de boa qualidade.

3º) Juno-G:
* Vantagens:
- Tem sampler (mas eu particularmente não gostei, pois não é prático e é bem lento se for utilizá-lo como gravador digital e considere que o meu JG era todo expandido);
- Tem 1 slot para placa de expansão SRX
* Desvantagens:
- Há várias reclamações acerca da alavanca de Pitch bend (que desafina) e do display (que aparece listas ou simplesmente apaga em algumas partes). Perceba que na linha mais nova (Juno-Di, GW8 e Juno-Stage), houve atualização desses itens, em particular;
- Não tem o USB TO DEVICE para conexão de pendrive. O armazenamento é feito por PC CARD (SmartMedia e CompactFlash com adaptador).

4º) Juno-DI
* Vantagens:
- Tem arpejador, controles sound modify, d beam e polifonia de 128 vozes como no Juno G;
- Tem entrada para pendrive como no SonicCell ou no GW8. Bem como roda os mesmos arquivos de áudio (wav, mp3 e aiff) e SMF;
- É o único que aceita pilhas (eu não acho isso exatamente uma vantagem, mas...)
- Tem entrada para microfone com reverb dedicado e vocoder como no Juno Stage;
- É o mais barato
* Desvantagens:
- Não tem sequenciador;
- Display pequeno;
- Vários recursos de edição necessitam de conexão com computador para utilizar o software que o acompanha.

E, por fim, apenas para completar a "família":
• O Juno Stage é pra quem precisa de um teclado com 6 oitavas;
• O GW8 é pra quem quer ter também acompanhamento automático. Tem memória wave de 256 MB (16-bit linear). Pra mim esse é o melhor porque às vezes eu toco sozinho.
• O PRELUDE é um GW8 com falantes integrados, o que o torna, obviamente, mais pesado para transportar que o GW8. Outro detalhe é que devido aos falantes, o Prelude não tem aquele local reservado para conectar o pendrive. Agora ele tem que ficar espetado na carcaça traseira mesmo.

A versão 2 do GW8/Prelude os tornou independentes do uso de computador. Em resumo, agora é possível criar/editar styles e SMF diretamente no teclado.

Parece que no seu caso é mais vantajoso optar pelo Juno-DI, exceto se você estiver pensando nas placas SRX, sampler, interface de áudio, etc. Ou seja, você vai decidir por exclusão dentre os modelos citados, já que em custo x benefício a Roland está ganhando das outras marcas nessa faixa de preço.

Boa sorte!

piu-piu-BA
Veterano
# jan/10
· votar


Eu iria de juno stage sem duvida!!

dtplayer
Veterano
# jan/10
· votar


Eu iria de Juno Stage!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Eu iria de Juno-Stage... E aproveitava pra me desfazer do SP76, já que o Stage tem 76 teclas também...

expedifer
Veterano
# jan/10 · Editado por: expedifer
· votar


petu_ce
- Não tem teclas e custa quase o mesmo que um GW8 e é mais caro que o Juno D ou Juno DI;

Só isso acaba com o sonic-cell

Pra mim, só quem conhece pouco de módulos, os usa. Basta ver que as maiores e melhores bandas usam 1 ou 2 e ate 3 teclados (quando há grana) e nada de ficar perdendo tempo com módulos. Absoluta perda de grana, tempo e paciência.

(obs: faltou incluir em "desvantagem" a raiva que se passa por não se poder controlar TUDO por controlador ou teclado, muitas vezes nem achando timbres que se deseja: já ví gente destruindo um módulo no chão. E sem arrependimento. Módulos estão em absoluta queda de vendas, procura e lançamentos (a Roland nos anos 80/90 lançou "480mil" modelos e hoje......)

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Meu ultimo modelo de módulo foi um Fantom-XR... Eu me desfiz dele logo depois que fiquei fora de um show da minha banda em Carapicuíba em cima da hora, por causa de um bendito Cabo MIDI...

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes
Dá zero pra ele... como é q tu esquece um Cabo Midi? Usando módulo no set??? kkkkk

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


expedifer
Pra mim, só quem conhece pouco de módulos, os usa. Basta ver que as maiores e melhores bandas usam 1 ou 2 e ate 3 teclados (quando há grana) e nada de ficar perdendo tempo com módulos. Absoluta perda de grana, tempo e paciência.

Bom... Concordo em parte... Eu passei a utilizar módulos em julho de 2009... Realmente pra quem tem grana, não vale a pena ficar gastando-a com módulos motifs, fantoms e outros... Melhor investir nos teclados completos. Mas pra quem tem grana curta, como eu, acho que foi um bom upgrade para meu set, visto que em algumas ocasiões, eu não preciso levar os dois teclados, levo apenas o piano digital e o módulo.

(obs: faltou incluir em "desvantagem" a raiva que se passa por não se poder controlar TUDO por controlador ou teclado, muitas vezes nem achando timbres que se deseja: já ví gente destruindo um módulo no chão. E sem arrependimento. Módulos estão em absoluta queda de vendas, procura e lançamentos (a Roland nos anos 80/90 lançou "480mil" modelos e hoje......)

Isso é verdade... Não existe nenhum controlador capaz de controlar todas as funções de um módulo... Infelizmente... Talvez seja esse um dos motivos do "decaimento" de lançamentos e vendas. A Roland deve ter sido a maior embaixadora dos módulos... Lançou trocentos modelos, desde os mais simples Sound Canvas (mais de 20 modelos, de 1991 a 2001, sem contar as duas placas PCI Sound Canvas), passando pela série JV (mais trocentos modelos) e XV (mais uma penca) A série Fantom teve apenas um modelo que foi o XR, bem como o V-Synth GT... Acho que o SonicCell foi o ultimo modelo da Roland e infelizmente ele custa o mesmo que sua versão com teclas, o Juno-G. (o novo SD-50 não conta, ele leva a marca Cakewalk)

A Korg teve muitos modelos também... Dos três maiores fabricantes, acho que a Yamaha foi a que menos lançou módulos.

A EMU morreu porque achou que módulos seriam um mercado rentável pra sempre.

Acho sim que módulos continuem sendo fabricados, mas sem a variedade encontrada nos anos 90 e início de 2000. Um modelo ou dois modelos por marca tá de bom tamanho...

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


expedifer

Pra mim, só quem conhece pouco de módulos, os usa.

Talvez não seja bem isso... Acho que fica melhor assim: "quem conhece pouco os módulos, compra, não aprende a usar, vende e sai falando bobagem por aí..."

Já usei um set com dois módulos e um controlador (ou dois), e nada mais, e a única coisa que realmente me incomodava era o tempo de montar o set. Tirando isso, os módulos me serviram muito bem, e pude extrair muito deles. Tem certas coisas que eu fazia quando tinha os módulos que nunca vou conseguir fazer em qualquer outro workstation, em termos de praticidade e versatilidade de mudança e layers sobrepostas nos timbres.

Essa história de que controlador nenhum é capaz de controlar as funções de um módulo também é papo furado. Um dos meus módulos era o TR-Rack (módulo do Trinity), e eu não tenho dúvida nenhuma que tinha mais controle do "Trinity" com o módulo e o controlador do que se tivesse o próprio teclado, que não desfruta de nenhum knob e nem fader. Só para o Trinity, eu tinha configurado 4 faders do meu Axiom 61 para fazer alterações em tempo real (era como se fosse um Trinity com 4 faders).

O problema dos módulos é que quase ninguém sabe usá-los aliados a um controlador (fora a questão de demorar muito para montar).

Falando, agora do SonicCell, nunca toquei nele, e não sei como são os timbres (qualidade e presença), mas se o autor do tópico testar e gostar dos timbres, acho que seria ótimo para usar com o SP 76 (se aprendesse a usá-lo de verdade, configurado com o SP), pois, além de ter timbres (supostamente) mais bacanas, ainda teria as teclas semi-pesadas do SP, que, sem dúvida, são melhores do que as de qualquer um desses modelos que você citou aí.

expedifer
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

Desculpa mas fala "bobagem" quem teve um só módulo ou testou uns 2 e "achou" (achou mesmo) que conseguiu controlar tudo nele (isso é impossível, só mesmo pelo seu painel), pois não existe controlador ou teclado que edite timbres (e demais funções avançadas, falo em editar mesmo) do módulo. Nisso cara, vc literalmente viajou, como de costume (não é a 1ª vez), já que partiu pra esse tom de conversa.

E testei "trocentos" módulos e controladores e NENHUM tem tal total dominio, variando de razoável acionamento de timbres na memória, ate pouquissimos acionamentos e ate travamento dependendo da marca e modelo. Facilidades, controles, funções, acionamento, tudo na mão e rápido (como partes timbrais, eq, efeitos, etc, só por teclados mesmo e não módulos (ou no seu painel). Ter módulo em vez de ter teclado, ao mesmo preço ou similar, é querer sofrer (e perder tempo na vida). Pra quem não tem grana e quer comprar um baratinho e antigo, será sua única e forçada opção, diferente do sonic-cell, Tr-rack, Triton-rack, F-XR, XV5080, etc, onde muitos teclados bons estão nessa faixa, basta procurar. É o mesmo que o custo de subir numa escada de madeira e num elevador ser o mesmo, mas se preferir subri na escada (será masoquismo?)

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


expedifer
isso é impossível, só mesmo pelo seu painel), pois não existe controlador ou teclado que edite timbres (e demais funções avançadas, falo em editar mesmo)

Na minha concepção CONTROLAR é uma coisa EDITAR é outra!!!

Para editar as vezes preferimos usar o console via PC do que usar a própria interface do teclado!!!

EDIT: Eu não gosto de módulo simplesmente pelo fato de ter tido 2 módulos e ter muita coisa pra carregar, pra montar e desmontar... Fora isto!!! De boa... O SP76 com o JV-1080 era um casamento perfeito... Fazia de tudo neles... E outra!!! Timbragem de um JV-1080 é a timbragem de um XP-80, então vender o JV-1080 pra comprar um RS-5 ou XP-10 pelo mesmo preço achando que era vantagam na verdade era coisa de burro!!! No caso do Fantom-XR já não achava tanto não, porque não diferencio a timbragem desta familia entre os modelos não.... E olha que se vê nestes vídeos alguns promotores da Roland dizendo: Os Patchs do Roland XVJFSJF são formados com 8 waveforms (4+4 OSC STR), o que garante mais peso e volume no timbre tanto no PA quanto em estúdio... :S Teoricamente isto deveria funcionar... Mas é balela... O XP-80 tinha 4 OSC apenas e dava um banho de sonoridade nesta praia... Pra que 8? Deve ser por isto que o Pakito e o Zé Osório que são exímios conhecedores de máquinas e da Roland não gravam vídeos promocionais...!!!! No entanto me fiz do Fantom-XR sem dó...

Experiência... Caí no conto do vigário trocando o JV-1080 + SP76 em um Juno-G recém lançado!!! Meu primeiro Juno-G... Timbres novos, sonoridade oca... Vivia buscando os timbres do JV-1080 no Juno-G...

teclado_mania
Veterano
# fev/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


É o mesmo que o custo de subir numa escada de madeira e num elevador ser o mesmo, mas se preferir subri na escada (será masoquismo?)

Subir pra baixo descer pra cima é pleonasmo.

Já se quizer a escada o planeta agradece, já sobre os modulos não testo eles mas os modulos do futuro é notebook com vst como todo mundo pode ver, foi auge dos modulos nos anos 90 agora anos 2000, prefiro notebook e me virar com vst.

Pagar 4990R$ em um motif xs rack, prefiro comprar um macbook colocar um sonar 8,colocar the grand piano 3, hammond b3, depois uma porrada de vst e no final comprar uma fast track pro.

Ainda posso usar o note para acessar net. :)

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


expedifer

Você é o primeiro tecladista que eu já vi que quer configurar os timbres do módulo através de um controlador... Como o Jeferson disse, acho que controlar é bem diferente de editar/configurar. Um controlador é feito para CONTROLAR os timbres de um módulo em uma performance (ao vivo ou em estúdio, ou em casa, ou aonde você quiser), e não para editar os timbres do módulo (exceto aqeulas "edições" que eu não costumo chamar de edições, que são alterações nos filtros ou nos efeitos... para mim, isto é parte da performance, e faz parte de CONTROLAR e não de EDITAR).

Já que você quis tocar nos nossos assuntos antigos, estou (e acho que não é só eu) esperando até hoje a sua resposta naquele tópico dos controladores onde você nos ensinaria como utilizar um PSR qualquer como controlador e fazer ele ser um controlador melhor do que um controlador dedicado...

diferente do sonic-cell, Tr-rack, Triton-rack, F-XR, XV5080, etc, onde muitos teclados bons estão nessa faixa

Que faixa? No meio desses que você citou tem módulos que se acha por R$1.200,00 (já vi alguns TR-Rack por este preço, ou até mais baratos que isso) e outros que estão por perto dos R$4.000,00 (Fantom-XR, absurdamente vendido a este preço, mais ou menos, até hoje).

expedifer
Veterano
# fev/10
· votar


Como eu disse antes:
achou" (achou mesmo) que conseguiu controlar tudo nele (isso é impossível, só mesmo pelo seu painel), pois não existe controlador ou teclado que edite timbres (e demais funções avançadas, falo em editar mesmo)

Pra bom leitor, basta lêr que não precisará ficar repetindo o dito.

teclado_mania
Veterano
# fev/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


A agora vai ficar essa briga aqui de opnião de membro X opnião de membro.

Oche se o cara gosta de modulo ou não o problema é dele, já vi muito tecladista que compra um s03 e um modulo do motif es ou classic.

Repetindo o que disse até os anos 2003 muito estudio afora usava modulos para criar sons ,(mu128/EXr,korg triton,roland jv) Foram os mais famosos, já hoje a "banda toca diferente" tem muito estudio e tecladista mundo a fora usando notebooks com VST (eu mesmo),pois lucra mais....

fábio_soul
Veterano
# fev/10 · Editado por: fábio_soul
· votar


expedifer

Como eu disse antes:

Como o Jeferson disse, acho que controlar é bem diferente de editar/configurar. Um controlador é feito para CONTROLAR os timbres de um módulo em uma performance (ao vivo ou em estúdio, ou em casa, ou aonde você quiser), e não para editar os timbres do módulo (exceto aqeulas "edições" que eu não costumo chamar de edições, que são alterações nos filtros ou nos efeitos... para mim, isto é parte da performance, e faz parte de CONTROLAR e não de EDITAR).

Pra bom leitor, basta lêr que não precisará ficar repetindo o dito.

EDIT: Não se esqueça do tópico dos controladores. Estou no aguardo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Compro o Sonic Cell ou Juno-G ?