Yamaha Clavinova CLP-340

    Autor Mensagem
    Leostev
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Leostev


    Olá pessoal, sou novo aqui e esse é o meu primeiro tópico.

    Bom, toco piano, tenho um acustico vertical no meu apartamento. Pedi pro afinador reduzir um pouco o volume, mas mesmo assim, o bixo é muito forte.

    Decidi pesquisar pianos digitais e me surpreendi com o nível de evolução. Até a ressonância das cordas já é simulado.

    Pesquisei em vários locais, sites nacionais e internacionais e assisti vídeos no youtube.

    O piano digital que eu mais gostei e que tem o som mais bonito que eu pude perceber foi o CLP-380 da yamaha. Mas como esse piano não existe no Brasil, e se um dia chegar por aqui, deverá custar lá pra uns 15000 reais, optei por pesquisar melhor o CLP-340.

    Com esse piano digital, quais serão minhas limitações em relação a um acústico?

    O que não é possível reproduzir num piano digital que podemos fazer normalmente no acustico? Por exemplo, stacato, etc.

    Existe o CLP-340 preto no Brasil ou somente o marrom?

    E o mais importante, um piano digital responde bem ao ataque das mãos às teclas comparando com um acustico ou o som produzido é "padrão", só variando na intensidade?

    Obrigado!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Olá Leostev. Seja bem vindo ao fórum.

    Quanto à limitações, vai depender mais de você testar um em uma loja e descobrir você mesmo. Mas acredito que todas as nuances, ornamentos e expressões que você utiliza no seu acústico, você terá na Clavinova, talvez no máximo, você tenha que se adaptar um pouco à mecânica, pois existem pianos e pianos. Existem acústicos com teclas horríveis como digitais com teclas excelentes.

    Existe o CLP-340 preto no Brasil ou somente o marrom?

    Essa resposta você terá se entrar em contato diretamente com a Yamaha do Brasil: www.yamahamusical.com.br

    E o mais importante, um piano digital responde bem ao ataque das mãos às teclas comparando com um acustico ou o som produzido é "padrão", só variando na intensidade?

    Dependendo do modelo, o som de piano pode ser definido por apenas uma camada (variando só a intensidade) como várias camadas, desde harmonicos, martelação e ruidos provenientes do mecanismo das teclas. É possível se emular até o tipo de piano, se é um vertical, de cauda, meia cauda, Mini Grand... Enfim, vai depender de quanto você quer pagar. Esse modelo que você escolheu, tem 4 camadas para o Piano. E as teclas devem ser excelentes (as mesmas usadas nos novos CP1 e 5).

    Uma dúvida: O piano digital que você quer comprar, realmente tem que ter esse gabinete de madeira? Com o valor de um Clavinova, você consegue um piano digital compacto bem melhor tanto em sons quanto em recursos.

    Mas existem outros modelos que você pode avaliar, de outras marcas.

    Pra você ter uma idéia de quanto o gabinete de madeira encarece um piano digital, tomemos por exemplo o Kurzweil SP2x. Ele custa de 3500 a 4000. Sua versão "gabinetizada" (Mark Pro Twoi) custa 6500. O mesmo deve ocorrer com essa clavinova que você escolheu.

    Leostev
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Oi Jonathas. Obrigado!

    Na verdade o gabinete de madeira não é essencial. Eu estava olhando o CLP-340 e o CP300, mas o CP300 não possui os 3 pedais. Até hoje só utilizei o pedal de sustain mesmo, não sei realmente se um dia vou usar os outros 2 (se bem que o do meio é um tanto quanto inútil, pois ele abafa o som do piano).

    O principal para mim é que o piano digital tenha uma resposta o mais próxima a um piano acustico, não importa se ele terá o gabinete de madeira ou não. E também quero um piano que não necessite de caixas de som extras.

    Só sentar e tocar com ou sem fone e ter a mesma sensação de se estar tocando um piano acustico, ou o mais próximo possível que se pode chegar.

    Eu já vi o CLP-340 com valores de 4900 até 7500.

    Ah, um detalhe importante que esqueci de mencionar é que não sou profissional e não tenho objetivo de ser um pianista profissional. Toco pelo prazer mesmo. Mas considero o som do piano muito importante, mesmo que eu não seja profissional.

    O que você recomenda? Que outros modelos vale a pena uma pesquisada?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tenho uma dúvida, esta Clavinova ai é visualmente IDÊNTICA ao Yamaha YDP 140, da outra linha de pianos digitais, a Arius. Será que esta semelhança é meramente visual?

    Leostev
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tenho uma dúvida, esta Clavinova ai é visualmente IDÊNTICA ao Yamaha YDP 140, da outra linha de pianos digitais, a Arius. Será que esta semelhança é meramente visual?

    The Root, pelo que eu vi no site da Yamaha, esse YDP 140 parece ser bem inferior ao CLP-340. Não posso afirmar, mas parece que a semelhança fica só na marca e aparência mesmo.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Leostev

    Acho que o CP-300 ao menos tem a entrada dos três pedais... Fica mais fácil assim :D é só comprar...

    Se não for urgente, aguarda esses novos CPs. Tem o CP-5 que tá show de bola

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Acho que o CP-300 ao menos tem a entrada dos três pedais... Fica mais fácil assim :D é só comprar...

    Mas o CP-300 não está quase 7000,00??? Não ficaria acima do CLP-340??? Toquei uma vez uma Clavinova na Casa Irmãos Vitalle em São Paulo... Achei muito show, tanto pelo gabinete, pelas teclas e pelos timbres...

    Com um preço até um pouco em conta, ótimas teclas, bonito pra caramba, e com um timbre de piano muito legal é o FP-4 da Roland... Acho o branco muito show, mas tem o preto também...

    Leostev

    Você é de SP?
    Caso sim compensa ir na Teodoro e visitar o segundo andar da Playtech... Tenho certeza que vai sair de lá com uma opnião formada sobre qual digital comprar... Além de vários pianos de calda e armario acústicos da Yamaha, tem várias opções de Digitais, com ou sem gabinete, inclusive com o móvel completo como se fosse de calda... É um paraíso aquela sala...

    Abraços..

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tenho o FP-4. Gosto muito dele. Claro que quando comprei meu limite de orçamento não permitia modelos como o FP-7 ou uma Clavinova como essa CLP-340.
    E além disto, optei por ele por poder evetualmente carregar.
    Hoje uso ele com um par de monitores Yamaha HS-80M, ou num fone Koss para estudar a noite.

    Fica show de bola !

    Leostev
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Leostev
    · votar


    Dependendo do preço que o CP1 chegar, da até pra considerar. Não to com pressa não.

    Eu estava lendo sobre os novos CP e não percebi caixas de som embutidas. Elas estão escondidas ou não vem caixa de som mesmo?

    Sou de Brasília. Aqui não temos esse luxo de experimentar vários modelos na loja, é tudo sob encomenda. hehe!

    Liguei numa loja aqui e o vendedor falou que o CLP-340 na cor marrom sai por R$5750 e o preto R$7250. Acredito que o preto seja importado, pois pra ser 1500 reais mais caro, não pode ser só pela cor.

    O CP300 é bonitão, cheio de recursos. Se pegarmos o preço dele e compararmos com o do CLP-340, realmente vemos como a estrutura de madeira encarece o piano, pois eu acho que o CP300 tem muito mais recursos que o CLP-340, muito mais conexões, ressonância das cardos, que o CLP-340 não tem, e ta uns 1500 mais caro. Se o CLP-340 fosse stage piano, acredito que seria uns 1500 mais barato.

    O problema de piano branco é que deve encardir com o tempo. Gosto de aparelhos eletrônicos brancos, acho bonito, mas o problema é o tempo que é maldoso com eles. :(

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Elas estão escondidas ou não vem caixa de som mesmo?

    Elas não tem, mas acho que umas caixas da edifier já ficam legal como o r1600.

    Sou de Brasília. Aqui não temos esse luxo de experimentar vários modelos na loja, é tudo sob encomenda.

    Quando achei uma loja que pude testar o teclado em brasilia a fonte muti uso tava queimada.

    A raiva é que os vendedores não ligam o teclado, por acaso essa escolha não é muito barata.

    O CP300 é bonitão, cheio de recursos. Se pegarmos o preço dele e compararmos com o do CLP-340, realmente vemos como a estrutura de madeira encarece o piano, pois eu acho que o CP300 tem muito mais recursos que o CLP-340, muito mais conexões, ressonância das cardos, que o CLP-340 não tem, e ta uns 1500 mais caro. Se o CLP-340 fosse stage piano, acredito que seria uns 1500 mais barato.

    Se fosse você iria de cp300 ou roland rd 700.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    teclado_mania
    Elas não tem, mas acho que umas caixas da edifier já ficam legal como o r1600.

    O CP300 tem sim... Falantes bigs na parte de cima...!!!

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O CP300 tem sim... Falantes bigs na parte de cima...!!!

    Só o cp300, mas outros modelos de clavinova acho que não.

    Leostev
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Os Clavinova CLP e CVP tem caixas de som embutidas, se forem aqueles que tem a base de madeira imitando piano vertical.

    Esses novos CP1, CP5 e CP50 que acho que não tem caixa de som.

    O CP300 tem umas caixonas em cima.

    Vou pesquisar sobre esse Roland RD700 e posto o que descobrir aqui!

    Valeu pela ajuda que vocês tem me dado pessoal!

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Leostev
    Vou pesquisar sobre esse Roland RD700 e posto o que descobrir aqui!

    Pesquise sobre o Roland FP-7 também. É uma versão mais caseira e para estudos do RD-700 (mas não necessariamente mais simples), até onde eu sei. Já que seu foco é piano, talvez valha mais a pena.

    Leostev
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Me parece que p Roland FP-7 tem caixas de som embutidas, mas são caixas de som fracas.

    O RD-700 parece que nem caixas de som embutidas tem.

    Juruna_Tecladista
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Porque não um Yamaha P-250??
    Parece que da pro gasto.
    Da uma olhada http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail.ht ml?CNTID=15249

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Esse P-250 me parece que é o "projeto" por trás do CP-300. São muito parecidos...

    Juruna_Tecladista
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jonathas Lacerda
    É mesmo

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara, outra coisa que vc deve se preocupar são justamente as caixas de som. Os pianos digitais, por mais que tenham um timbre ótimo, só reproduzirão este timbre com caixas de som adequadas.
    Passei por isto agora a pouco, quando estudei ideias de caixas para meu piano digital.

    Dificilmente vc vai encontrar um piano digital com caixas que consigam reproduzir o som do piano adequadamente. É um som com muitas particularidades, e especialmente com graves muito fortes.

    Na Made in Brazil aqui em POA ví uma Clavinova, não lembro o modelo, que tinha um som ótimo, mas ela tinha dois alto-falantes e um subwoofer embutido. Custava em torno de R$ 11.000,00. Provavelmente esses pianos que tenham apenas alto-falantes, sem sub, não vão reproduzir os graves tão bem assim, então você, por mais que toque e ache o som bonito, não terá aquela sensação do acústico, a vibração, etc.

    O pessoal pode dar mais opiniões aqui, inclusive se estou certo ou errado.

    O que eu fiz foi comprar um par de monitores para estúdio marca Yamaha de 8', que tem um grave muito bom. Além disto, para melhorar um pouco, vou botar uma caixa com um sub, aí fica perfeito.

    Mas, como dizem, é questão de gosto. Mas teste esses pianos com as caixas embutidas. Eu por exemplo não achei o suficiente (linha FP da Roland, alguns Yamaha e até Clavinovas Yamaha).

    Bons para estudar, não para "emocionar" tocando. Salvo esta Clavinova que ví, que tinha dois faltanes mais um sub no seu móvel de madeira (esta sim tinha um som ótimo). Mas era aquelas grandes, maiores que a CLP-340. Acho que era alguma da linha CVP.

    fbrustolin
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E aí, Leostev, comprou qual piano afinal? Também moro no DF e estou pensando em comprar o Yamaha Clavinova CLP340. Você comprou o seu aonde, quanto pagou?

    Abraço e obrigado.

    nhomem
    Veterano
    # out/10 · Editado por: nhomem
    · votar


    Se ainda nao comprou deveria experimentar o Roland FP 7.Eu acho fantastico como piano.Gosto mais dele ate que do meu piano acustico.Eu uso somente como piano.Realmente as caixas sao boas para estudo,porem para tocar sem fone ouvido, nao sao tao boas se tiver um padrao de exigencia maior.Comprei um Amplificador Roland KC 350 e liguei em estereo com um cubo Roland CM 30, atraves da conexao stereolink que as duas caixas possuem.Fazendo os ajustes adequados nas duas caixas o som fica excelente.No FP7 voce tb pode fazer configuraçoes no teclado deixando praticamante como um piano acustico.

    fbrustolin
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: fbrustolin
    · votar


    nhomem, acabei ouvindo seu conselho e esta semana encomendei um Roland FP-7F. Achei o teclado superior ao do Yamaha Clavinova CLP340 e o som da Roland me agradou mais - acho os Yamaha muito brilhantes e abertos.

    Outros fatores importantes na minha decisão foram a mobilidade que terei com o FP e não teria com um Clavinova e o fato de que eu provavelmente não poderia aproveitar os auto-falantes do Clavinova (que imagino sejam mais potentes que os do FP), pois moro em apartamento e com certeza iria incomodar os vizinhos. Logo, preferi investir num piano com um mecanismo que considerei melhor que o do CLP340.

    Também comprei a pedaleira com 3 pedais da Roland, pois a que vem com o piano tem apenas 1 pedal e só reproduz o movimento de meio pedal.

    É isto, espero que este post ajude alguém algum dia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha Clavinova CLP-340