Bend e Modulation?

    Autor Mensagem
    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/10


    A minha banda ta sem guitarrista solo então eu q vou ter q fazer os solos mais agudos no teclado e queria saber como imitar alguns efeitos
    .Oq esses dois imitam na guitarra?
    .ja me disseram uma vez q o bend é como a arrastada da corda no braço da guitarra, isso é verdade?
    .eu to querendo mais é fazer os solos do Juninho Afram do Oficina G3, mas só q no teclado
    .ñ tenho um sintetizador então da pra fazer isso só com um Pitch Bend?

    Faop
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sim, o bend vai desafinar a nota que você está tocando em X semitons que você quiser
    Creio eu que sim, o modulation coloca um vibrato no som, não sei como são os solos do Juninho Afram, mas com o bend ja deve ser o suficiente.

    Douglas_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mr Madruga
    ñ tenho um sintetizador então da pra fazer isso só com um Pitch Bend?
    Hã?? :S

    Essa pergunta ficou sem sentido.


    eu to querendo mais é fazer os solos do Juninho Afram do Oficina G3, mas só q no teclado
    Cara, não quero te assustar, mas sejamos realistas. Fazer solo de guitarra no teclado é possível, mas não é de um dia pro outro que vai ficar bom. Ainda mais se forem solos rápido, com utilização de técnicas como sweep, tapping... etc. É complicado imitar a dinâmica da guitarra no teclado, treine, treine, treine... que você consegue.

    Cuidado quando for usar a Modulação pra imitar vibrato em solos mais lentos. Deixe a nota soar um pouco e depois inicie um vibrato lento, acompanhando o tempo da música.

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    Douglas_
    Relaxa eu só vou +ou- improvisar em cima dos solos agudos usando um lead para imitar distorcion num é tão difícil assim, e ainda mais usando as GP5 tabs da vida

    Essa pergunta ficou sem sentido.

    pq geralmente só os sintetizadores, controladores e arranjadores muito caros tem bend e modulation

    e os ribbons da Roland são bem diferentes. é mais facil usando eles? e tem o d beam tbm q num sei pra q serve

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    Mr Madruga

    Todos têm sua vantagem e desvantagem, você deve experimentar para ver com qual se adapta melhor.

    O D BEAM é um sensor que você pode endereçar qualquer dos efeitos disponíveis no teclado. Ex: Modulação, ligar/desligar ritmos etc. Ao aproximar a mão ele aciona o efeito ou a função que você destinar. No caso de efeitos como a modulação, quanto mais aproximar a mão mais ele aumenta ou intensifica o efeito.

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vlw esta bem esclarecido agora

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pô, se você tiver como controlar o "breath", é uma boa pra vibrato também.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ken Himura
    O pau é achar um breath controller pra vender né?

    Esse Breath controller sempre foi um acessório que me chamou a atenção, fora aqueles controladores MIDI WInd Controllers, que possui o dedilhado parecido com flauta/sax... A Yamaha fabricou alguns e a AKAI fabrica até hoje.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jonathas Lacerda
    O pau é achar um breath controller pra vender né?
    Com certeza. Mas tem uns modelos que vêm com isso embutido, tipo uns Rolands de 8~10 anos atrás.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ja me disseram uma vez q o bend é como a arrastada da corda no braço da guitarra, isso é verdade?

    Não!! O pitch bend imita mais é o uso daquele tubinho de metal no dedo mínimo. Imita um tipo de portamento.
    Arastar o dedo na corda, a nota vai subindo de meio em meio tom por causa dos trastes. Fica diferente.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O pitch bend imita mais é o uso daquele tubinho de metal no dedo mínimo.
    Pô, a função principal disso é fazer slide, não bend.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pitch Bend como o nome mesmo fala, faz Bend... heheheheh... Os Bends em Pull Off e Hammer On da guitarra podem ser simulado pelo Pitch Bend... Inclusive entrando se com o BEND no extremo negativo e o soltando para a posição normal... Pode parecer uma puxada nas cordas, dependendo da amplitude de escala configurada....

    Mas no fim das contas, a guitarra usa mais Bend Natural, ou seja, Escala primitiva (harmonica mais melórdica) na base. Ou seja, inicia-se com o acidente primtivo e se repousa na nota dentro de escada, em complemente se dobra com dobra de 3 do grau acidentado (3 ou 6, 7). Em caso de simulação de sétimas já vem um pouco da Primitiva + Penta Menor), exemplo... Bend do 3m para o 3M com dobra para a sétima do tom.
    Para solos com estes aritifícios, use timbre polifonicos e Bend Natural nas próprias teclas...

    O Modulation seria legal pra jogar o vibrato, mas para eu prefiro usar o aftertouch para o vibrato... fica mais intuitivo..

    Por Default no meu teclado... Uso Pitch para os bends grandes e artificiais, o modulation na Leslie, e alguns efeitos em synth.... E vibrato eu sempre uso o Aftertouch...

    No fim das contas, guitarra é guitarra, teclado é teclado... Só caracterize o solo melodicamente, e use a pegada de teclado para ele sem se preocupar em ser uma guitarra....

    Abraços...

    _SIDERADO_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mr Madruga

    Vai treinando irmão. Por enquanto, dá uma olhada na "pegada" desse cidadão ai:



    Espero que chegues lá.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bend e Modulation?