128 Notas de Polifonia

    Autor Mensagem
    rogerrayner
    Veterano
    # dez/09


    E ae Galera,

    Eu estou para comprar um piano digital, vou começar a fazer aulas de piano, e lendo alguns tópicos aqui do cifra club e procurando na net qual piano comprar, acontece que deparei com descriçoes de pianos com 32, 64 e 128 notas de polifonia.

    O que é isso?? 32, 64 ou 128 notas de polifonia?

    Obrigado.

    bluesmanjf
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: bluesmanjf
    · votar


    Bom, se não estou enganado nem esquecido, refere-se a quantidade de "coisas" (digo, instrumentos, pistas, tons ou como queira chamar) que ele poderia tocar ao mesmo tempo.

    F.L.E
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Se você for tocar só piano com 32 notas de polifonia é suficiente, você nunca vai tocar mais de 16 notas ao mesmo tempo com piano.

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    na verdade quando se esta em sustenuto, vc consegue acabar até as 128 em alguns momentos!!

    quanto mais polifonia melhor!!

    _Rattu_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    F.L.E

    Eu acreditava no mesmo, mas há uma pequena controvérsia nesse argumento.


    Uma nota sustentada pelo pedal de sustain, ainda precisa da polifonia que ela ocupa pra continuar soando enquanto outras são tocadas. Caso se use uma polifonia baixa demais, fica complicado tocar música clássica onde se usa muita sustenção somada a velocidade.

    Pra fazer arpejos sustentados do tipo em que se se faz nos pianos Rhodes, por exemplo (aquele típico pra finalizar uma música) é batata chegar à última nota já sem nenhuma nota grave, por exemplo.

    Acho que 64 tem folga suficiente pra qualquer coisa, já 128 eu nem imagino como se usa num piano!

    F.L.E
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: F.L.E
    · votar


    _Rattu_
    realmente, pensando nos arpejos pode estourar a polifonia, o piano YAMAHA P-85 tem 64 e já aguenta bem, pelo menos até agora eu ainda não senti ele cortar notas, mas depende muito do tipo de música que você toca.

    em 1993 eu tive um tecladinho psr-210 que só tinha 16 de polifonia, diz no manual que é 28 mas ele cortava o som com um simples arpejo ou meu teclado estava com defeito ou o manual estava errado, apesar que o manual servia pra toda linha 210-410 logo é possível alguma confusão.
    Já o RD-700GX tem 128 polifonia esse é show!!

    fábio_soul
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pessoal, tem uma coisa, relacionada a polifonia, que eu nunca vi ninguém discutir a respeito, mas já notei várias vezes.

    Acontece que diferentes marcas trabalham com "sistemas" diferentes para polifonia. Como assim?

    As marcas que observei até agora foram Korg, Yamaha e Roland.

    Dessas três, a Korg trabalha com um sistema que eu denominei de "Polifonia burra". É o sistema que todos nós, a princípio, acabamos pensando, quando pensamos em polifonia: quando chega no limite da polifonia, a primeira nota que você tocou some, e, conforme se exige mais polifonia, as notas vão sumindo por "ordem de chegada": as que foram tocadas primeiro somem primeiro.

    Os teclados da Yamaha e Roland que já tive/observei trabalham com um sistema de polifonia mais inteligente: eles não cortam as notas por "ordem de chegada". Nos testes que fiz, pude ver que a polifonia destas duas marcas dá preferência para cortar primeiro as notas mais agudas, e as graves continuam soando enquanto as agudas vão sendo cortadas, mesmo que as graves tenham sido tocadas antes. Isto, dependendo do tipo de coisa que você está tocando, dá uma sensação de que a polifonia é infinita, pois as notas graves não somem devido à polifonia, ou à falta dela.

    Este sistema de polifonia da Roland e da Yamaha é bem melhor, na maioria das vezes, pois as notas que mais dão "impacto auditivo" ao serem cortadas são as mais graves. Sendo assim, se o sistema opta por não cortar as notas graves, preferencialmente, acaba sendo menos desagradável o efeito da falta de polifonia nas músicas executadas.

    É óbvio que, se você fizer um teste tocando apenas as notas mais graves, uma hora vai começar a cortar as notas graves, né? dãããã... Mas o que digo é que o sistema da Yamaha e da Roland opta por cortar, preferencialmente (e quando possível) as notas agudas, e não as graves.

    Por que eu disse tudo isso? Por causa do nosso colega que disse a respeito de nunca ter feito falta o P-85 ter somente 64 de polifonia. Às vezes, pode ser até que foram excedidas as 64 notas, mas, como o sistema tenta manter as notas mais graves, pode ser que nem tenha sido notada a falta de polifonia.

    Obs.: Tirei esta conclusão por meio de várias observações, e não foi nenhum engenheiro de nenhuma das empresas que me disse. Posso estar errado com relação ao fundamento explicativo do "fenômeno", mas, na prática, o que eu observei acontece sim!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fábio_soul
    E a Kurzweil diz que trata a polifonia de forma dinâmica. Só não sei o que diabos isso quer dizer. Deve ser uma forma mais inteligente ainda.

    F.L.E
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: F.L.E
    · votar


    fábio_soul
    Tem lógica a sua observação, porém eu acho que todos os pianos digitais deveriam ter 128 de polifonia já que possuem 88 teclas pois os teclados que possuem 61 teclas tem as mesmas 64 polifonia que os pianos, digo no modo geral.

    Sem falar que o preço iria subir pra caramba só por causa disso!

    brunoamaral
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Outra coisa que precisamos lembrar é que, ainda que o teclado tenha 128 de polifonia, dependendo do número de layers (camadas) utilizado em determinada programação, esse número (128) poderá cair exponencialmente. Daí porque, teoricamente, quando maior a polifonia, maior o número de layers que poderá ser utilizado. Por exemplo: o PC3x permite até 32 layers por Program; pensando em utilizar 32 layers mono, este program terá apenas 4 vozes de polifonia. Ou seja, mais do que lembrar apenas de arpejos e sustains, temos que refletir também sobre como será utilizado aquele timbre na hora de programá-lo: se precisamos de diversas vozes simultâneas, devemos evitar a utilização de inúmeras layers, pois isso comprometerá a polifonia.

    F.L.E
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    brunoamaral
    Verdade, polifonia não é somente em teclas acionadas mas todo o som que o teclado processa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    F.L.E
    Se você for tocar só piano com 32 notas de polifonia é suficiente, você nunca vai tocar mais de 16 notas ao mesmo tempo com piano.


    não é bem assim

    se você prender com o pedal gasta isso facil facil
    tocando algo assim com o pedal
    http://www.youtube.com/watch?v=-M7M4UoqBpA

    se você tem um teclado com 32 de polifonia e resolve usar um piano+strings já cai pra 16, se tem um timbre lá do estilo fantasy que lembra um piano+strings+sininho vai sobrar só 10, ai você faz algo naquele estilo e quando bate o proximo acorde o anterior corta

    expedifer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    F.L.E
    polifonia não é somente em teclas acionadas mas todo o som que o teclado processa

    Sim e não: Quanto mais avançado é um teclado, mais polifonia vai precisar. Teclados antigos, ate 64 vozes polifônica (na maioria das vezes) já dava conta. Pra um Fantom G8, talvez nem 128 sejam suficientes (imagine um Oasys ou M3).

    Ocorre que a plofonia não é só dos timbres originais acionado. Imagine num G8 voce montando patchs de ate 16 partes multi-timbrais (num único timbre montagem de 16 outros ainda com efeitos e demais configurações). Fora isso, imagine ainda lhes sobrepôr aftertouch com mais efeitos e timbres diferentes. E pra finalizar, imagine montar um belíssimo midi com tudo isso pra cada timbre (cada pista) e ainda tocar junto um conjunto de timbres desses montados com esse mido super-dimensionado.

    Um dos dois: ou o teclado "trava" ou então emudece em muitos timbres e notas que não dá conta se não tiver a polifonia necessária.

    Apenas nesse exemplo voce chegaria facilmente a mais de 200 notas polifonicas e teria muita nota não saindo nesse G8. É claro que ninguem chega a tanto, mas num estúdio, ao se tocar uma orquestra sinfônica, pode-se ATE chegar perto dessas 128 notas de polifonia necessárias, na saída de audio para gravador ou mesa de som. Só pra ter uma ideia, matemáticamente se poderia ate montar um midi que toque ate 256 notas polifônicas num midi (16 canais a cada um 16 partes multi-timbrais) isso tocando-se uma única tecla por vez em cada canal. Se tocar 5 ou 10 (todos os dedos ao mesmo tempo) daria 2560 notas de polifônia necessária. É claro que os ouvidos mal distinguem 8 ou 10 timbres diferentes ao mesmo tempo (a 3 ou 6 notas cada tocadas/dedos daria 64 de polifonia), imagine 256 ou mais. Dai a 128 serem mais do que suficientes (midi + perform/composto) para BOAS perfomance.

    dtplayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Tu deve estar começando, 32 notas de polifonia é suficiente

    rogerrayner
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Gente muito obrigado.

    Comprei o Yamaha DGX 630 com 64 de polifonia.

    Eu aprendi a tocar teclado sozinho. Toco já várias músicas porque eu sempre toquei violino (12 anos já).... só que agora me interessei pelo piano. Pelo que entendi agora no inicio o 630 não vai "travar" comigo porque mal mal consigo tocar tres notas em cada mao ao mesmo tempo.. rsrsrsrsrsrsr

    É mais acorde na mao esquerda e melodia na mão direita, mais pra frente quem sabe um piano sem ser algo digital... quando estiver entendendo igual a voces.... hehehehehe

    Agora aproveitando que tem tanta gente que respondeu esse forum, eu coloquei um pedido de partitura num topico de partitura mas ng me deu bola... rsrsrsrsr

    Alguem ai tem a partitura Before the storm - Miley Cirus e Love by Grace - Lara Fabian. Sei que a love by grace é um pouquinho antiga, mas é que eu vou tocar num casamento e a noiva quer entrar com essa música no violino e piano. E eu não acho, poderia tirar de ouvido mas meu colega que toca piano disse que não vai dar tempo dele tirar a parte dele a tempo.

    Fico no aguardo.

    Obrigado

    F.L.E
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rogerrayner
    Legal esse é um belo piano, eu gostaria de ter começado num piano assim.

    Alê Sasa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fábio_soul

    Se eu não me engano eu vi um video americano que mostrava como ajustar o tipo de corte da polifonia no Korg M3. Como default, realmente é o que você disse, mas dá pra alterar no program para começar a cortar da penúltima nota para trás. Vou tentar procurar. Se eu encontrar eu postarei aqui, ok?!

    Thi_tecladista
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Thi_tecladista
    · votar


    Gente, tenho uma dúvida.

    O limite de polifonia se deve a uma limitação na quantidade de dados que o processador do teclado é capaz de receber ou a uma limitação sonora mesmo, de não conseguir emitir mais que um determinado número de ondas simultaneamente?

    _Rattu_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Thi_tecladista

    Cara, isso tem a ver com o sistema do teclado e não com memória/dados/processador portanto não é coisa expansível, pelo menos eu nunca vi um teclado com polifonia expansível! Note que mesmo teclados sampler com hardwares infinitamente mais avançados do que romplers (um piano digital é um rompler), ainda tem uma polifonia um tanto limitada.

    mas eu sou leigo pra dizer o que é de verdade, só sei que não tem a ver com memória ou processador.

    fábio_soul
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alê Sasa

    Que legal, cara... Posta aí, deve ser legal pra caramba.

    Techmuch g7
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    brunoamaral
    se precisamos de diversas vozes simultâneas, devemos evitar a utilização de inúmeras layers, pois isso comprometerá a polifonia.


    expedifer
    Quanto mais avançado é um teclado, mais polifonia vai precisar. Teclados antigos, ate 64 vozes polifônica (na maioria das vezes) já dava conta. Pra um Fantom G8, talvez nem 128 sejam suficientes (imagine um Oasys ou M3).


    Verdade isso que está sendo dito, e já aconteceu no meu G7, com 5 timbres montados, cada um com 4 layers!!!

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    _Rattu_

    Parece que em algumas placa de expanção de teclados como os motifs tem mais polifonia, por isso mostrei interece nele a algum tempo, agora to sem grana.

    Eu tenho raiva é da polifonia da yamaha, é a polifonia burra , ainda mais em um psr como o meu, do nada corta o agudo e deixa um grave ,da uma raiva, os musicos pensam que é de proposito, também em pad's o psr tem mania de repetir o timbre pra não cortar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 128 Notas de Polifonia