polifonia de 64 notas é suficiente?

    Autor Mensagem
    toltec444
    Veterano
    # mai/07


    Polifonia de 64 notas é suficiente para tocar piano? Eu sou amador e vou começar a estudar piano novamente, com 64 de polifonia as notas vão cortar?

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    com 64 de polifonia as notas vão cortar?

    Só se você tocar mais de 64 notas para soar ao mesmo tempo!

    hauehauehauehuehua

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Agora, falando sério, acho que, como você disse que vai recomeçar a tocar piano, 64 notas de polifonia está mais que suficiente (se não misturar timbres para formar o seu piano). Com 64 de polifonia, só vai cortar o som se você quiser fazer um negócio muito monstruoso no piano. Mas se você quiser deixar as quartifusas para o futuro, não vai ter problemas com a polifonia.

    Um abraço.

    vmanzoni
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    muito difícil ultrapassar uma polifonia de 64 vozes tocando piano!

    se vc tocar MUITO, MAS MUITO rápido e segurando o sustain, e for várias layers daí sim ultrapassa...
    mas é MUITO improvável..
    eu nunca consegui uma façanha dessas tocando timbres de piano!
    hehe

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    vmanzoni

    se vc tocar MUITO, MAS MUITO rápido e segurando o sustain, e for várias layers daí sim ultrapassa

    O número de layers não influencia na polifonia, pois, por exemplo, se você tiver um piano com 3 layers, quando você bate numa determinda velocidade, não sai o som das três layers, mas apenas o especificado para a velocidade que você tocou, ou seja, vai sair só um timbre, e a polifonia continuará a ser de 64 notas. O que influencia na polifonia é se você misturar timbres junto com o piano. Daí sim saem dois (ou mais) sons tocando a mesma nota, o que reduz o número de polifonia a:

    p' = P/x

    sendo p' a polifonia que você vai ter, P a polifonia do teclado, e x o número de timbres sobrepostos.

    (Boa essa fórumla matemática, não? huahehuehauhauehuahuah)

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    64 notas é o básico, não tem essa...
    Meu SP tem 32 notas de polifonia. Vira e mexe escuto as notas sendo cortadas, e como dá raiva isso... É um saco você perceber as primeiras notas tocadas sendo cortadas...
    Por isso digo: 64 é o mínimo, e olha que eu não toco música clássica, não tenho técnica pianística, e mesmo assim vejo o som morrer...
    Exemplo simples: tocando um blues, fazendo um solo lá no agudo. Aí passo os dedos no teclado inteiro para voltar ao grave, e pronto: sumiu os agudos. Nós temos apenas dez dedos, mas os teclados tem 61, 76, 88 teclas, portanto: 64 é o mínimo...


    Abraços.

    Delvo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Esse negocio de polifonia já foi muito discutido por aqui e muitas vezes não se chegou a um acordo. Vou me arriscar a falar mais alguma coisinha. Eu tive um Solton M-50, por sinal um dos que eu mais gostei até hoje. A polifonia era de 28 notas. Mas só usava os ritmos fornecidos pela Solton, isto é, adequados para essa polifonia. Sempre gostei, nenhum problema. Idem com teclados da Yamaha com 32 notas de polifonia. Se só usar ritmos adequados para o teclado nenhum problema.

    Agora, sem sombra de dúvidas, é muito melhor um teclado ter no mínimo polifonia de 64 vozes. Fica pau pra toda obra, ou melhor, pra todo ritmo. Pois, alem do número de instrumentos num ritmo as vezes ser grande, para complicar, uma nota só pode ser formada por dois, três ou até mais instrumentos.

    gustavorino
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    fábio_soul

    claro que influencia.. mistura Strings com piano pra ver.. Ele estava falando de layer ( sobreposição, camadas )

    vmanzoni
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    fábio_soul

    layer é justamente colocar o som em camadas, como por exemplo um piano+string.

    mesmo assim é difícil atingir as 64 vozes

    64 vozes de polifonia é o ideal para tocar piano!

    AC_TEC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá, amigos. Layer é geralmente associada pelos fabricantes a um dos possíveis níveis que formam um único timbre, embora realmente um ou outro fabricante considere juntar dois sons como extratificar (função dual). Isso vai variar de acordo com a estrutura da síntese em questão. Vou pegar por exemplo a Alesis QS e a Roland JV/XP, que conheço um pouco. Muitos sintetizadores dessas famílias formam um único timbre (patch) a partir de 4 waves. Se as 4 entram ao mesmo tempo, então a polifonia global será dividida por 4. Mas um timbre de piano pode utilizar 4 não concomitantes, sobrepostas em camadas de acordo com a velocidade, e aí sim manter a polifonia total, desde que a transição entre camadas seja abrupta (na Alesis, apenas possível com o recurso trackking generator), mas geralmente há uma região de transição entre 2 waves, com uma diminuindo e a outra aumentando. Aí, a polifonia se divide por 2...

    ROTTA
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    toltec444
    Polifonia de 64 notas é suficiente para tocar piano?

    É. Exceto para as pessoas com mais de 64 dedos. =P
    Abraços.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    gustavorino

    vmanzoni

    Para mim isso que vocês falaram não é layer, é sobre posição. Layers são os diferentes timbres que variam de acordo com a velocidade que se toca, sendo nunca sai o som de duas layers ao mesmo tempo...

    mas se vocês estão falando, sei lá... minha opinião não muda, mas o que importa é que no quesito polifonia, nós concordamos, só está havendo um probleminha com notação... mas deixa quieto então.

    Um abraço.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: ROTTA
    · votar


    fábio_soul
    AC_TEC

    Já que o AC_TEC citou o termo layer e na sequência falou dos Roland JV/XP, com os quais tenho alguma experiência, posso colaborar. Na realidade o termo, nesta plataforma, diz respeito a um dos tipos de performance do equipamento. Uma performance é a combinação de até 16 timbres (que a Roland chama de patches), que por sua vez podem ser formado de até 4 waveforms, como bem citou o AC_TEC. A polifonia, neste caso, é contada pelas waveforms. Neste caso, ao pressionar uma tecla com um timbre de piano que use 4 formas de onda (coisa rara nos timbres default, mas possível em timbres editados), você estará usando 4 notas de polifonia. Ainda assim, você teria "16 teclas" de polifonia para tocar, lembrando que é um caso extremo.

    Voltando ao termo LAYER, a Roland o usa para designar as performances onde os timbres soam em conjunto (inclusive com teclado em split). O outro tipo de performance é o SINGLE, onde os timbres soam separadamente.

    Resumindo o meu ponto de vista, acredito que, para tocar apenas com timbres de piano, neste modelo, 64 vozes de polifonia são suficientes.

    Abraços.

    AC_TEC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Marco Alan Rotta:

    Olá, amigo. Só pra esclarecer, a minha explicação se refere a formação de um único patch, e não ao modo performance da Roland (ou mix da Alesis...), quando se agrupa patches distintos em diferentes canais midi, quando também se aplicaria o conceito de layer, considerando a execução simultânea, como você explicou. Aí, se cada patch for composto de 4 waves simultâneas e considerando 1 patch por canal (incluindo o canal 10, de percussão na Roland), com uma única tecla você utiliza a polifonia total de 64 notas!

    Ainda com relação à formação de um único patch, temos de considerar se as waves vão tocar simultaneamente, ou se estarão sobrepostas em diferentes faixas de velocidade, ou se ambas. O que quero dizer é que nestas duas sínteses, todas essas situações são possíveis! Abraços

    gustavorino
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    fábio_soul

    não é uma questão de interpretação.. layer significa camada, timbres sobrepostos.. o que você acha que é layer na realidade é "Velocity Layer"

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    gustavorino

    Bem, essa sua explicação me convenceu. Acho que é isso mesmo.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AC_TEC

    Tudo que falou está correto, e muita gente esquece de considerar a polifonia por amostra (forma de onda). gustavorino resumiu bem o conceito. A Roland, no entanto, só utiliza o termo layer associado às performances.

    Abraços.

    AC_TEC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ok, velho. Valeu mesmo a informação, pois na Alesis o termo layer é associado a cada amostra (forma de onda) de um program (patch na Roland), e especifica o termo mix para o modo multitimbral equivalente ao performance, e o que hoje se populariza como velocity layer como disse o gustavorino é tratado como velocity crossfading. Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a polifonia de 64 notas é suficiente?