groovebrazil Veterano |
# out/09
DESABILITAR O PITCHBEND.
Sou proprietário de um CME UF-7. Utilizo em casa, ligado no Hypersonic, basicamente.
Há tempos, meu teclado vinha enlouquecendo. Às vezes funcionava legal, por meses à fio. De repente, o pitchbend enlouquece e fica mandando comandos aleatoriamente.
Tentei de tudo pra resolver, inclusive mandei o teclado para a Digisom em Porto Alegre (onde não constataram problema algum). Realmente, às vezes acontece, outras vezes não - sei lá porque.
Tentei desabilitar o pitch de várias maneiras, sem sucesso - pois uso basicamente pianos, strings, loops de bateria... nada que tenha muita necessidade de pitchbend. Agora, finalmente consegui.
O site da CME disponibiliza um aplicativo chamado UF editor, que serve como interface entre o controlador e o software utilizado. Ele instala um novo drive, UF SIMU MIDI, que se comunica com o UF-7 (no meu caso) e retransmite o sinal ao sequencer. Fica algo assim:
KEYBOARD MIDI OUT >> UF EDITOR MIDI IN >> UF EDITOR MIDI OUT >> HYPERSONIC / CUBASE / ETC
Para instalar esse drive (que fica escondido na instalação do UF EDITOR), vc precisa ir no painel de controle >> adicionar novo hardware >> controlador de som, áudio e jogos >> com disco
Aí é preciso ir na pasta da instalação do UF EDITOR "C:\arquivos de programas\CME\driver para que o windows instale o dispositivo.
Depois, abra o UF EDITOR, vá na opão "SETUPN" e selecione: MIDI IN >> UF MIDI - MIDI OUT >> UF SIMU OUT. No painel do UF EDITOR tem diversas configurações possíveis - eu apenas alterei a função do pitch para "OFF" - ou seja, desliguei o pitch bend.
Após configurar da forma desejada, clique em "START", para que a interface comece a funcionar.
No aplicativo que irá rodar os bancos de sons, selecione como MIDI IN a saída do UF Editor= MIDI IN >> UF SIMU.
Pronto! O UF Editor estará fazendo a ponte entre o teclado e o software.
|