Chiado no PSR-3000

    Autor Mensagem
    Navic
    Veterano
    # out/09


    Tive um teclado Yamaha, o PSR-630 que no meu conceito foi máquina, mas sensacional já criada por esta empresa. Porém no embalo de tanta propaganda, mudaram o foco dos meus sonhos para o PSR-3000. Levei mais de 1 ano para me desfazer do PSR-630, pois fizemos maravilhosas músicas juntos. Quanto ao PSR-3000, custei muito a aceitá-lo, pois vejo que o mesmo tem muitas falhas. Concordo que também tem inúmeros avanços. Entre as falhas, enumero algumas graves:
    1 – Não reproduz as músicas criadas no PSR-630
    2 – Os timbres dos trompetes são simplesmente péssimos e infiéis.
    3 - Para tocarmos músicas com "Cravo", temos que fazer algumas misturas de sons para nos aproximamos do real e do belíssimo cravo que tem o PSR-630. Existem outros inúmeros defeitos neste teclado. Um dos mais graves foi usar o "Cartão de Dados, o "Smart Media", totalmente fora de linha de fabricação. Se quisermos comprar mais um, seu preço está beirando uns R$400,00 que só armazena até 64 Kb, e ainda usado! Na verdade comprei um lixo japonês bem caro e não encorajo ninguém a comprá-lo.

    Agora me apareceu um sério problema: "O teclado chia" quando uso "Strings", a maioria deles, ou seja, se eu quiser colocar orquestra em minhas músicas, não posso. "Não é dos auto-falantes porque quando passo para a mesa e depois para o computador para transformá-lo em "wave" ou mp3", o chiado vem junto. Esse problema só se origina na quarta oitava, "Lá Bemol". Essa tecla é a que mais chia. Portanto rogo aos amigos e entendidos de "Hardware" de teclado, me responder o que pode ser isso! Gosto dos Yamaha e continuaria a usar esta marca, mas peço também ajuda para me aconselhem um teclado "Workstation" que se pode confiar totalmente. Aguardo de vocês uma resposta que possa por fim à minha aflição. Gratos amigos.

    Ivan Varella de Belo Horizonte - MG

    expedifer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Sobre as "qualidades" do 3000, poderia antes ter pesquisado e vistos "milhares" de relatos a respeito por aqui.

    Sobre chiados, há várias reclamações por aqui como, não só essa, mas como aqecimento de alto-falantes, defeitos na tela, gravação, etc: é o teclado mais "defeituoso já lançado por TODAS as marcas, maior número de reclamações.

    Mas isso de chiados nos strings é "outra" novidade por aqui. Faça o seguinte: como se trata de processador que processa tais timbres/strings (e não ocorre em outros timbres e frequencias), pode ser interferência radiofônica (ou de outra frequência) externa nesse processador (tal qual se interfere numa Tv, rádio, PC, etc). Isso é NORMAL em absolutamente TODOS os possíveis aparelhos eletrônicos, sem excessão. Dai veja se está próximo de alguma antena (ou radioamador), se está sendo acionado algum aparelho eletrico/eletrônico na proximidade (ate furadeira, micro-ondas ou liquidificadores interfere), etc.

    Desligue tudo por perto e tente tocar novamente, ou mude de lugar (sala/quarto) o teclado. Se tudo isso não adiantar, ai é defeito mesmo no teu "premiado" teclado. Leve ao técnico e bons gastos!

    expedifer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Obs:não esqueça de usar filtro de linha (as vezes ate o vizinho é o "culpado") e regulador de tensão (estabilizador) pois muita rede elétrica acaba danificando os sensiveis processadores por variações altas de tensões (de 100 a 280V), talvez o maior responsável por esses defeitos.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Navic
    Quando você comprou o PSR-3000? Acho que você acabou comprando um equipo um pouco datado, provavelmente pelo mesmo preço de seu sucessor, o PSR-S900.

    O PSR-630 é MUUUUUITO mais antigo que o 3000, logo, fica difícil que ele rode músicas de teclados mais antigos. E isso não é exclusividade da Yamaha.

    Segundo o site Sonic State, o PSR-630 foi lançado em 1997, ou seja: 12 anos atrás. Do PSR-630 surgiram vários outros modelos: 640, 740, 1000, 2000, 1100, 2100, 1500, 3000 e por ai vai. É como querer que programas feito em Win 3.11 rode em XP perfeitamente.

    Ter timbre ruim não é falha grave. Todo teclado tem algum timbre que seja ruim, incluindo os Tritons, Motifs e Fantoms da vida.

    Usar smart media foi errado? Acho que não. Na época de seu lançamento, era o memory card mais popular que existia. Esse lançamento foi em 2004. Quase 6 anos se passaram. Ninguém podia prever que o SD ia ganhar a guerra dos cartões.

    Saiba que a porta USB usada pelo PSR-3000 pode ser usada para dispositivos de armazenamento tais como HD externo, Pendrive... Então, se não quiser/puder usar Smart Media, basta usar um pendrive de 20 reais que se acha em qualquer lojinha da Santa Efigênia.

    Quanto ao chiado, não sei dizer... Mas muita gente já reportou esse tipo de problema. Faz uma busca que vc acha bastante coisa sobre o assunto. Tanto aqui quanto na comunidade do Orkut.

    Navic
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Navic
    · votar


    Amigos, obrigado pelas respostas sinceras.

    Comprei o PSR3000 em 2006. Ele não tinha esse problema. Passou a tê-lo de uns 5 meses para cá. Custei a descobrir de onde vinham os chiados. Foi por eliminação, até chegar nos strings e justamente na quarta-oitava sendo que a nota que mais "strila" por assim dizer é o Lá Bemol! A rede de energia elétrica na minha região é bem estável e não há interferências de forma nenhuma. Gostei muito da idéia de poder usar um pendrive. Eu não tinha tido esta idéia. O meu maior receio é de que o defeito tenha se originado no processador do teclado. Ele (o defeito), se pronuncia significativamente, quando ligo a harmonização! Vou esperar mais alguns dias antes de levá-lo a uma "Assistência Técnica". Se o problema custar caro, preferirei vender o teclado e comprar um mais novo. Entretanto darei mais um tempo. Pode ser que apareça alguém com outra solução. Muito grato a vocês. Ivan Varella

    Mr Madruga
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Que ótimo, meu PSR também esta assim, quando ligo na PA, vem o chiado, acho que tem algum problema na saída de audio do teclado.

    Pode ser poeira? Pode usar aspirador de pó pra limpar la dentro?

    Mr Madruga
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Obrigado!
    ...mais alguém?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr Madruga

    hipóteses:

    - fonte generica
    - cabo de baixa qualidade
    - proximidade de radios
    - tá usando a saida normal ou a de phone?

    tem que ir por iliminação
    - ligar o teclado em outra caixa em outro lugar e ver se tem esse chiado
    - ligar seu p.a. com outro teclado e ver se tem o tal chiado

    Mr Madruga
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    fernando tecladista

    - fonte generica - a minha é da Onner
    - cabo de baixa qualidade - isso não, pois já testei vários cabos de marcas diferentes.
    - proximidade de radios - pode até ser, mas não achei esse rádio ainda
    - tá usando a saida normal ou a de phone? - é a mesma saída rsrs, ta pensando que é MOTIF?

    O problema é no teclado mesmo, mas onde pode ser especificamente?

    Mr Madruga
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    Se levar no Luthier, tecnico, autorizado esse PSR-275, quanto eles vão cobrar?
    A igreja disse que vai bancar o conserto.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Quem conserta teclado não é luthier, e sim técnico em eletrônica.

    Mr Madruga
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Que seja, mas quanto vai ser o conserto?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mr Madruga

    Quando eu tinha o PSR-260, ele teve um problema similar ao do seu. O diagnóstico foi a queima do pré-amplificador dele. Custo do conserto (peça + mão de obra): 150 reais.

    Mr Madruga
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Até que ficou uma coisa pagável, vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado no PSR-3000