Trocar performaces roland Xp 50

    Autor Mensagem
    lfernandosg
    Veterano
    # out/09


    Pessoal,

    Cmprei um XP 50 semi novo no mercaod livre e está tudo OK consegui juntar sons e salvar as performaces mas estou com um problema não consigo trocar de performaces usando os botoes 1 a 16...não acontece nada quando clico na performace e vou clicando nos botões..eles so acendem as luzes...mas consigo mudarde performace digitando o numero no teclado numero ou girando a roda que tem no teclado ai ele muda tranquilo o que pode ser? o que está faltando? por favorme ajudem pois dependo disso para liberar o pagamento para o vendendor e ele não sabe informar pois não entende.

    cesio137
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lfernandosg
    Em primeiro lugar, parabéns pela máquina. É excelente!!! Já tive um XP-50 e conheço bem a potência desse bixinho. ;-)
    Algumas performances permitem a troca de intrumentos. Porcure na lista por performances com o nome de"set", por exemplo: "Brazilian Set". "Jazz Set". algo assim; Para trocar de intrumento você usa o cursor, com as setinhas para direita e esquerda. O nº 10 sempre é um path rythm.

    Abraços.

    lfernandosg
    Veterano
    # out/09 · Editado por: lfernandosg
    · votar


    Desde já agredeço mas não entendi o que quis dizer....na verdade já criei todas as performaces que quero e já salvei nos botões de 1 a 8....então preciso trocar de performace quando estiver tocando ao vivo...por exemplo:


    estou no botão 1(piano) no meio da musica quero trocar para a performace do botão 2(metais) e quando clico nela(clicando no botão 2) continua em piano(e antes do nome piano aparece um asterisco) não acontece nada....agora seu eu for no teclado numero e digitar 2+enter ele cai nos metais...então entendeu o que preciso? trocar as trocar as performaces quando estiver tocando ao vivo e não alterar pois já fiz isso só preciso agora apertar o botão 8 e ser direcionado para a performac que eu salvei no botão 8...porque não está mudando de performace? os botões de 1 a 16 funcionam normais pois editei as performaces usando eles e estão mas não mudam depois que salvo.

    Wagão
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Prezados, estou com uma dúvida no XP80 e me parece algo semelhante com a tua, ao mudar de timbre "tocando ao vivo" o último som "para" imediatamente quando entra no visor o novo timbre, e isto é péssimo, o que esperava é que o último som permanecesse até o primeiro toque em qualquer tecla, vc consegue me ajudar ?

    R Palma
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Já postaram essa dúvida na comunidade do XP no Orkut. Respondi, mas acho q ninguém leu. Espero q aqui seja diferente.

    O modo Performance do XP existe justamente para facilitar as apresentações ao vivo. Na memória User do modo Performance, há 32 "bancos" disponíveis para isso.

    Criar uma performance de usuário e salvá-la como um único banco, na minha opinião é um tremendo disperdício dos recursos, pois em cada um destes 32 bancos é possível alocar 16 partes diferentes.

    Explico.

    Cada um destes 32 bancos funcionaria como um conjunto de timbres usados para determinada música, de modo que cada banco acondiciona 16 timbres diferentes, sendo que a percussão será sempre na parte 10. Imagina uma música que começa com um piano, depois metais, depois um órgão, depois strings. Basta pegar a Perfomance 01, por exemplo, e ir "adicionando" estes timbres, na ordem que desejar. Para mudar de um timbre pro outro, basta apertar o botão ->, embaixo do botão INC.

    Pra mudar pra outra Performance (outra "música"), basta apertar o botão INC.

    O interessante de se usar o sinth dessa forma é que, em razão da função Patch Remain do XP, é possível passar para o outro timbre (instrumento) da performance sem aquela mudança abrupta do som, que corta o som anterior. Basta manter a(s) tecla(s) apertada(s) e mudar para a próxima parte da performance. Será possível ouvir o "restinho" do som anterior.

    Eu fiz um video mostrando isso, mas ficou muito grande e não consegui postar no Youtube. Se alguém souber como faz prá comapctar....está em formato .AVI

    Mas só finalizando, não recomendo EM HIPÓTESE ALGUMA criar uma performance para cada timbre a ser usado na música, pois isso limitaria muuuuuuuuuuuito, já que esse modo só tem 32 bancos disponíveis, e se em uma música vc tocar por exemplo 8 instrumentos, só sobrarão 24 bancos (instrumentos) para as outras músicas.

    Espero ter ajudado.

    Abs!

    R Palma
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: R Palma
    · votar


    Se der uma fuçada, eu acho q tem como copiar do "user patch" pro "user performance" não só o patch, mas o efeito tbm. Vou ligar o teclado mais tarde e ver o que consigo.

    Patch Remain é uma função interessantíssima deste teclado (e de outros da Roland, não sei se Yamaha e Korg tbm tem), q é a troca de timbres sem aquela mudança abrupta de som. Por exemplo, vc tá tocando um piano carregado de reverb, e o próximo patch na sequência da música é um lead. Se vc simplesmente mudar o timbre, o finzinho do reverb do piano vai parar abruptamente, entrando direto no lead. Na verdade, o Patch Remain é uma "manha" prá vc ter o teclado em layer no modo single. Funciona assim, vc mantém as teclas do acorde pressionadas, e com elas pressionadas, muda o timbre...quando vc pressionar outras teclas, vai soar o timbre novo, mas enquanto as teclas do acrode anterior estiverem pressionadas, o timbre anterior também vai continuar tocando.

    No meu caso, eu toco The Wall, do Pink Floyd. Prá eu não perder um banco de usuário só com o timbre do helicóptero, no finzinho do solo eu mantenho o acorde em D pressionado, mudo o timbre pro helicop, e ficam os dois ao mesmo tempo. Pra facilitar o Fade Out, num dos controles deslizantes eu coloquei o Sustenuto. Aciono o efeito, os timbres se mantém mesmo q eu tire as mãos do teclado, e vou fazendo o fade......

    (Edit)
    (Tbm vc pode fazer isso pelo pedal de sustain. Só não curto muito pq eu uso o pedal pra vibrato, além do que, na função sustenuto, só vai ficar em sustain o q vc tocar antes. Pelo pedal, tudo q vc tocar depois vai ficar em sustain tbm, embolando tudo.)


    Maneiro, muito maneiro.

    Eu tenho tudo isso gravado, mas os arquivos ficaram imensos (1 giga) e é triste uppar pro You tube. Se tiver algum programa compactador de vídeo, seria legal.

    Abs!

    Razgriz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pow gent, pedi em outro tópico pra alguém me dar a luz e esninar como montar os timbres, e isso de colocar na sequencia vinha em seguida não soube me expressar, ensina essa manha de por na sequencia aew plz...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar performaces roland Xp 50