logic stduio 9 + macbook + roland xp-50

    Autor Mensagem
    lfernandosg
    Veterano
    # set/09 · Editado por: lfernandosg


    Pessoal procurando aqui no forum achei o seguinte:

    1)Para usar o macbook com o software o ideal era usar um teclado controlador para usar todos os timbres do software sejam timbres ou samples...o teclado se torna um teclado virtual tocando todos samples/timbres do macbook(software logic ou reason);
    2)Para usar o macbook com software e sintetizador o ideal é usar o macbook só para disparar sequence, efeitos direto do macbook + software sem passar pelo sintetizador então sao e feitos criados e disparados ao vivo no palco direto do macbook;


    mas o que quero não achei aqui:

    quero usar ao vivo os timbres do meu xp-50 e quando precisar usar efeitos e samples de metais do macbook usando o logic studio 9, isso é possivel? como eu faria essa troca rapida de estar por exemplo em um piano do proprio teclado e mudar rapido para um sample de metal que está no macbook no logic ou ate no reason? tem como fazer isso ?

    se tem, então acho que tenho como dividir o teclado usando o split com metade sample do macbook metade com piano do teclado ?? como posso fazer isso no logic ou ate mesmo no reason??


    se tudo der certo...depois de estar tocando pelo o que entendi os sons vão sair nas caixas do macbook?se sim, como faço para que o som tanto do teclado quanto do macbook saia na mesa de som da bnada ou na minha caixa amplificada que tenho em casa?

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lfernandosg
    tenho como dividir o teclado usando o split com metade sample do macbook metade com piano do teclado ??
    Se o seu controlador pode trabalhar com zonas distintas (o famoso "split" dos teclados Yamaha) e permite colocar cada uma delas em um canal MIDI, pode sim, por que não?

    lfernandosg
    Veterano
    # set/09
    · votar


    obrigado pela resposta,,,meu teclado tem split sim mas minha maior duvida é como fazer para tocar ao vivo usando os timbres do teclado roland x-50 e quando precisar trocar rapidamente para um timbre/sample do reason ou logic studio?

    estou comprando tb o Kick ass Brass que é outro programa para usar samples perfeito de brass(trombone,sax e etc..) e quero usar ao vivo quando precisar de metais.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lfernandosg
    Isso é uma questão de habilitar/desabilitar canais MIDI tanto no teclado quanto no VSTi host. Aí os procedimentos variam de um modelo/programa para outro e então será necessário consultar os respectivos manuais.

    MayckonCouto
    Veterano
    # set/09 · Editado por: MayckonCouto
    · votar


    Bom cara eu sempre sofri para achar um timbre de brass maneiro no XP80... editei editei.. mechi.. horas e horas até que pah .. é esse fui tomar banho voltei e toquei de novo e vi naum era o que eu realmente queria mais jah dava pro gasto.. mais dae achei o Cris Hein Horns bah e to até agora na fissura de comprar um lap pra tocar junto..

    mas voltando a tua pergunta... pois entaum existem programas que podem te ajudar como o "forte" que é especifico para abrir plugins vst e vsti.. nele foce consegue editar todos os presets e acionalos pelo controlador...

    tbm podes programar o reason ou logic e através das zonas de split direcionar um canal midi para o note zerando o volume dele para que não saia som no teclado nessa area... não sei se é possivel fazer isso no XP50.. no 80 deve dar... tenta algo parecido que creio que pode dar certo... mais recomento dar uma olhada no "forte" é mais facil e podes gravar em formas de presets... ele abre a maioria dos vst e vsti e abre o reason em reware (acho que á assim que escreve.. não sei em quanto ao logic.. mais se for os vsts dele que tu usas deve dar tbm)... dae as ligações de audio vaum ter que ser uma para o teclado e outra para o lap! abraço

    R Palma
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    No XP-50 eu consegui com alguns VSTI´s fazer isso, de intercalar entre os timbres do teclado e do synth virtual.

    Vc dve criar uma performance de usuário, e estabelecer em quais partes (canais) vão ser tocados os timbres do teclado e do VSTI.

    Os timbres q vc for tocar no teclado, seleciona nas respectivas partes e coloca o MIDI/TX em off. Assim ele não vai transmitir nada do teclado pro PC.

    Nos canais (partes) em que for tocar o timbre do VSTI, vc deve primeiro criar esses tracks no sequencer (Sonar, por exemplo), e deixar esse mesmo canal (parte) no XP50 com o volume zerado.

    Exemplo: vamos supor que você vai tocar uma música que tenha 8 timbres direfentes. Cinco deles vc quer usar do XP, e três do VSTI. Só que a sequência dos timbres na música não é seguida, ou seja, vc quer intercalar entre XP e VSTI.

    Primeiro você cria uma banco de usuário no modo performence do XP, e vai alocando nos respectivos canais os timbres q vc vai usar saindo dele. Piano no canal (parte)1, EP no canal 3, pad no 5, lead no 6 e strings no 8. Blz.

    No sequencer do PC (Sonar) vc vai criar 3 tracks. Na primeira track um vc vai assinalar o canal 2, na segunda o canal 4 e na terceira o canal 7, e escolher os respectivos timbres do VSTI q vc quer. Pelo teste que eu fiz, dá prá misturar timbres de vários VSTI´s.

    Volte ao XP e coloque MIDI/TX em off nas partes 1, 3, 6, 6 e 8, e nas partes 2, 4 e 7, coloque o volume em zero.

    Ajuste os volumes dos timbres virtuais no sequencer (Sonar).

    Quando for tocar, no canal um vai sair só o som do piano, pois não vai ser transmitida nenhuma informação midi para o sequencer. Quando mudar para a parte 2 da performance, vai sair apenas o som do synth virtual, já que o volume do XP estará zerado.

    Faz o teste aí e vê se dá certo.

    Só não se esquece de deixar os canais (partes) q serão tocados os timbres virtuais em MIDI/TX on.

    Abs!

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lfernandosg me ajuda cara por favor!!!! eu tenho um macbook pro e um roland xp-30 dá pra usar vstis piano,cordas, peads vivo? se não dá estou querendo comprar um m-audio axiom61... mas como é a conexão pra rolar ao vivo?qual o gerenciador ideal sem pagar desses vstis pra mac? me ajuda!!!

    tmurback
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31

    Esse tópico é de 2009, mas vamos lá...

    Você tem um MacBook Pro e um XP-30. A princípio, creio que você somente vai precisar de um dispositivo para ligar a porta MIDI do seu XP-30 na USB do seu MacBook Pro, que pode ser desde um simples conversor ou mesmo uma placa de áudio externa, como a M-Audio Fast Track Pro. Apesar de a placa de áudio on-board do MacBook Pro ser eficiente, sugiro a placa de áudio externa, pois, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar dela. Além disso, sugiro você ainda não comprar o Axiom, pois me parece que você está iniciando no mundo os VSTis, então você precisa fazer uma compra mais consciente. Ah, tem controladores que já vêm com a placa de áudio embutida, assim você compra 2 em 1.

    O "gerenciador" que tenho usado é o MAinStage, que custa US$30,00 na AppleStore. Vale a pena.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tmurback muito obrigado pela dica agradeço muito !!!!
    mas esse MainStage que vc usa ele é de fácil manuseio?dá pra usar vsts ao vivo tranquilo? E outra duvida é o meu xp30 servirá como controlador Certo?
    teclado mais indicado pra eu usar esses timbres de vsts ao vivo?claro levando em conta o custo beneficio?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    Veja este link
    http://www.apple.com/br/logicpro/mainstage/
    E conheça o Mainstage

    ele aceita instrumentos virtuais, mas não VSTs e sim AUs, é outro padrão, os melhores softs são compatíveis sim

    Seu Xp será o controlador, desde que arrume um cabo midi Usb compatível com seu MAC

    Sobre a sua última pergunta, os teclados mais indicados são os controladores, existem dezenas, não, centenas de modelos, mas primeiro de tudo teste com o seu xp, vai que gosta dele funcionando

    tmurback
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31

    O MainStage é feito para uso ao vivo e torna bem fácil tarefas como fazer splits e layers, configurar controles de tempo real (pedais, knobs, switches), trocar timbres e lidar com MIDI em geral. Como todo software cheio de recursos, precisa se debruçar um pouco sobre ele para poder extrair o que ele tem de melhor, mas ele é bastante intuitivo e talvez seja um dos mais fáceis de aprender. Ele vêm com uns arquivos de exemplo de set de VSTs, que a judam a você entender o funcionamento do programa e montar seu próprio set.

    Quanto ao teclado, o XP-30, no seu caso, e o X50, no meu caso, fazem parte de uma geração ainda não muito preocupada com os controles de tempo real, então, só possuem uma meia dúzia. Futuramente, eu pretendo adquirir um Axiom 61, pode até ser o Pro, pois ele tem muitos, muitos, controles, até mesmo para manipular a DAW (Pro Tools, Logic, Ableton Live), e possibilita tratar muito fácil com MIDI, além de ter memórias de programações. Ou seja, é um controlador feito para usar com VSTis, feito para essa geração.

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tmurback só mais uma dúvida o Edison disse que ele não aceita vsts e sim AUs o que é isso? vc tem que converter esses vst em AUs e isso? e no caso comprando esse q vc falou que eu tambem andei pesquisando preço que é o axiom 61pro eu preciso dessa inteface Fast Track Pro. e esse kontakt player 5 do native o que vc acha?

    tmurback
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gu31
    A sigla "VST" acabou se popularizando como sinônimo de "instrumento virtual", mas, a rigor, VST é um padrão no mercado dos instrumentos virtuais, assim como RTAS, AU etc. Dessa forma, determinadas DAWs (como Pro Tools, Cubase e Logic) são compatíveis com determinados padrões de instrumentos virtuais (como VST, RTAS, AU e outros), mas nem sempre com todos. Essa é uma visão superficial, eu não entendo muito bem disso, mas o fato é que o desenvolvedor de instrumentos virtuais o faz para rodar nas mais diversas plataformas, então, ele buscará sempre o máximo de compatibilidade. Nesse sentido, o Kontakt, por exemplo, é compatível com a maioria absoluta das DAWs e o mesmo ocorre com os outros instrumentos virtuais mais usados.

    Com o Axiom Pro 61 você precisará da Fast Track Pro.

    Eis abaixo um exemplo de controlador com a interface de áudio integrada:
    http://www.m-audio.com/products/en_us/KeyStudio49i.html

    gu31
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tmurback MUITO OBRIGADO!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a logic stduio 9 + macbook + roland xp-50