Possível revolução no set Preciso de dicas

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# set/09


Olá pessoal.

Ando meio distante, sem postar muita coisa, mas todo dia leio algumas coisas daqui.

Só para lembrar, estou com o meu set formado por Axiom 61, TR-Rack, XV-5080 e um mixer (vendi o outro controlador). Também, há algum tempo, estou guardando uma grana para investir em um piano digital mais para frente.

Acontece que ontem um rapaz se interessou em comprar o meu Axiom 61. Alguns daqui já sabem, mas eu gosto de trocar de equipamento, conhecer coisas novas, revolucionar o set, e tudo mais, e por isso, fiquei com muita vontade de vender o Axiom. Acontece que tem uma questão: se eu vender o Axiom, o que eu faço sem controlador? A primeira resposta seria: "Compre outro controlador", e foi justamente o que eu pensei (Axiom PRO 61). No entanto, tenho vontade de vender meu set todo para pegar um teclado top (M3, MOTIF XS, ou similares), e não compensaria, então investir muito em um controlador bom para vendê-lo depois, pois é mais difícil de vender equipamentos mais caros.

Alguém tem alguma dica boa sobre o que eu devo fazer neste momento? Estou pensando seriamente em vender um dos meus módulos, ou os dois, e partir para um synth, mas o problema é que tenho que dar a resposta rápido para o possível comprador do Axiom, e é difícil vender rápido os módulos para conseguir dinheiro, ou seja, corro o risco de ficar sem teclado por um tempo, o que é completamente inviável.

Para constar, se vender o Axiom, terei uns R$2.500,00.

Agum gênio da lâmpada pode me dar a resposta para o enigma?

Abraços.

mano_a_mano
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul
Se vai conseguir R$2.500,00, por que não pega um synth em vez de um controlador dedicado? Por mais que você vá usar o módulo, ter timbres internos é sempre uma carta na manga, pois vai que o módulo não possa ser usado, aí tem os timbres ali para quebrar o galho.

tecladoprofusao
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul
Concordo com o mano_a_mano, um sint é mais jogo. Serve de controlaor e de teclado completo.
Não acho ideal trocar tudo por um top. Com esse seu set "modular" vc tem um leque maior de opções de timbres que com um teclado só. Vc ganharia na qualidade, mas perderia em variedade. E eu pessoalmente tenho minhas dúvidas quanto à importância de se ter um som lindamente perfeito na horas do "vamos ver", onde o que importa é que o som saia, e bem, no meio da banda.

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


mano_a_mano
tecladoprofusao

A questão é que considero bastante a possibilidade de um synth top somente (ou com um dos módulos junto) por que preciso de timbres de piano melhores, e EP também, principalmente rhodes. Um MOTIF XS, neste caso, seria bacana. E o outro problema é que com R$2.500,00 não dá para pegar um negócio bacana, do jeito que eu preciso (ou dá?)...

Particularmente, antes de ter este set, eu valorizava bastante a questão de ter variedade nos timbres, mas atualmente percebi que acabo usando muito pouco da grande variedade que tenho, e fica faltando um pouco da qualidade que eu queria para os poucos timbres que utilizo.

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul
Vixe cara... eu to pensando exatamente nisso também... mas não queria tirar dinheiro do bolso... pq o valor do meu TR76 com plc sampler e HardCase + JunoG com Sample e HardCase deve chegar em um valor de um G7 ou um XS7... enfim... negócio é achar quem pague o que eu to querendo no meus teclados!!! =]

Não vou opnar não fábio pq to em uma situação parecida...

Mas acho que isso tudo, tanto eu como você não passa de G.A.S... =/

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


ThyagoAmaral

Se for assim, então eu tenho G.A.S. constante e ativa... hahahahaha

brunoamaral
Veterano
# set/09
· votar


Sugestão 1: com R$2.500 vc pega um yamaha S30 usado (na teclacenter mesmo tem um). Vc vai ficar com timbres bem legais (inclusive pianos e e. pianos, como vc está querendo) e ainda mantém um módulo roland e um korg, ou seja, dificilmente vc não conseguirá tirar o que precisa. Se bobear, vc até desiste de um top.

Sugestão 2: Já que vc pensava em um piano digital, pega um Yamaha P85 (abaixo de R$2.500), vc vai ter teclas boas, sons internos razoáveis e controla seus módulos por ele. No futuro, vc pode vender os módulos e pegar um top de 61 teclas e usar em conjunto com ele, ou deixá-lo em casa pra estudo.

Artref
Veterano
# set/09
· votar


Vende tudo e pega um M3. =)

tmurback
Veterano
# set/09 · Editado por: tmurback
· votar


fábio_soul
Na boa, pega os R$2.500,00 e dá entrada num Motif XS6, que é o "synth top" de melhor custo-benefício aqui no Brasil, e parcela os outros R$4.000,00 - você vai ganhar tempo para vender seus módulos... Daí você dá o calote, vende os módulos, o corpo, a mãe, tudo o que for preciso, mas não vai querer largar do Motif.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Compra um Alesis QS6.1 com 2 Qcards, vai ficar bem na fita, terá um teclado excelente e que serve como controlador (pois tem os 4 slides configuráveis). Essa opinião não tem absolutamente nada a ver com o fato de que estou vendendo o meu :P

Scoth_Pr
Veterano
# set/09
· votar


Sinceramente, o melhor negócio descrito até agora foi o QS do Mauro, que te, uns EP`s ótimos pra você.

Se eu estivesse na sua situação, querendo se livrar de todas as gambiarras pra pegar um top, eu venderia o Axiom, daria a grana + módulos em alguma loja e pegaria de vez um TOP. Vá de XS6 que você estará muito bem servido.

é claro que, na verdade, se fosse eu, eu pegaria de novo um UF8 + macbook e estaria novamente muito feliz com esse set (fora o peso do UF8). Maaaaaaas.... XS6 é uma ótima pedida também.

Obs: Testei um Fantom X8 hoje. Decepção total. Gostei de 1 Wurlitzer. Só. Nem sempre TOP é realmente um TOP.

mano_a_mano
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr
Nem sempre TOP é realmente um TOP. (2)

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Pois é, eu na realidade acho que desisti de vez de teclados, vou ficar só nos VSTs mesmo. Pretendo pegar um SP76 ou SP88 por causa das excelentes teclas, e só.

Esses dias pra trás vi o Daniel Latorre tocando aqui do lado de casa (chama Jazz Nos Fundos, excelente casa de Jazz aqui em Sampa). O cara levou pro palco um Hammond B3 com uma Leslie. Vi ao vivo o cara com esse puta equipamento e achei absurdo o que um Hammond "fala" ao vivo. É fantástico.

Mas o que mais me impressionou foi o Daniel, pensei que fosse ver o cara fazer um monte de firulas no Hammond, ficar trocando de presents o tempo inteiro, ficar subindo e descendo as Drawbars sem parar, etc...

Mas o cara não foi lá para ensinar a mexer num Hammond, foi para tocar. Foi aí que eu percebi o quanto algumas vezes a gente se perde com besteiras. Ele praticamente colocava em um present ou fazia alguma alteração nas Drawbars e praticamente não mexia mais no instrumento. Claro, acelerava a Leslie, obviamente fazia alguns ajustes durante as execuções mas o principal é que o cara toca demais, toca muito mesmo. É o tipo de cara que se você pede para ele usar apenas o registro 888000000 durante o tempo inteiro ele faz o show e arrebenta. Não precisa ficar enfeitando, fazendo acrobacias no palco. Isso fica apenas como um show a parte, mas o principal é tocar, e ele toca mesmo.

Por isso hoje em dia quero apenas um Note com os melhores Pianos Acústicos, Rhodes, Wurlis, Clavs, Hammonds e Synths e um teclado legal para tocar isso tudo. Sem exibicionismo, sem querer aparecer pela velocidade com que muda um registro de Hammond, simplesmente colocar por exemplo um VST de Rhodes e tocar. Lembro dum tópico de uns 5 anos atrás do Mojo que era: retorno a simplicidade. Acho que de vez em quando a gente se esquece disso...


OBS: Fábio, realmente meu QS é uma ótima opção para você, porque se não quiser levar o Note o teclado aguenta tranquilo. Os sons são de primeira mesmo. Eu é que desisti, só toco com Note agora, seja onde for. Senão ficaria com o QS. Quem conhece sabe que é uma máquina excelente. Ou dependendo do uso que você quer, um Prokeys 88 também é legal, pois são 88 teclas e tem timbres que algumas pessoas gostam bastante, não testei a fundo para saber. O grande problema do PK88, na minha opinião, é que dá a impressão de ser muito frágil, eu não teria um teclado tão frágil, mas aí basta ter cuidado afinal ninguém aqui é pedreiro para descer a marretada no teclado (aliás, até que tem alguns sim, eu por exemplo tenho a mão pesada, já quebrei algumas teclas de alguns teclados hehehe).

De qualquer forma mudar de teclados é sempre interessante se você não sai perdendo (seja em grana ou em qualidade).

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


Olá pessoal. Agradeço a todas as opiniões... Valeu pela ajuda, galera. Vou comentar sobre algumas coisas aqui:

Com relação a pegar um XS6 e parcelar, é complicado, porque não tenho uma renda fixa confiável (dou aula de teclado, somente), então, prefiro não mexer com teclados dessa forma, por enquanto.

O M3, embora me interesse também, o meu poder aquisitivo não permite, não neste momento.

Com relação a usar note, realmente não me interessa no momento, pois um dos motivos de querer pegar um synth é diminuir o tamanho do set.

Já pensei no S30 também, mas não sei...

E com relação ao QS6.1, realmente pensei nele (e foi por isso que te perguntei a respeito, Mauro), mas no momento, acho que vou acabar não pegando ele.

CONCLUSÃO: conversei com um amigo, hoje, e ele me ofereceu o MOTIF ES6 dele. Vou acabar pegando o ES6 dele mesmo, caso se confirme a venda do meu Axiom.

Valeu pelas dicas, moçada.

brunoamaral
Veterano
# set/09
· votar


Mauro Lacerda

Cara, sabe o que mais me agradou no seu post? Me identifiquei. Já tive vários simuladores de hammond (VK8-M, VK-8, VR-760, Nord Electro 2 e atualmente o KB3 do PC3x). Ignorando diferenças de qualidade, o que sempre foi comum em cada um deles é que eu escolhi o meu timbre e a partir dele faço pequenas diferenciações, quando necessário, mas sem ficar usando as drawbars como um maníaco (como eu achava que faria antes de adquirir o primeiro). O legal de assumir uma simulação é descobrir o seu som, o que vc gostaria de tirar daquele instrumento, e a partir dali adequar as nuances aos momentos, como se vc realmente tivesse o original na sua mão. Ter drawbars na mão não significa puxar e empurrar o tempo inteiro, mas simplesmente ter a possibilidade de encontrar o seu timbre ideal, e a partir dele brincar. Isso vale muito para quem tem bons timbres e se "ilude" com um simulador: é maravilhoso controlar em tempo real, mas, na prática, vc acaba procurando seus presets e usando poucos controles em tempo real (fast/slow, distortion...), que podem ser supridos por qualquer synth com timbres de qualidade e poucos controles à mão.

brunoamaral
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul

Sugeri o S30 porque já tive um, e me agradou muito. Sinceramente, eu respeitaria mais um set formado por S30 + JV5080 + TRrack que um ES6 sozinho... Mesmo porque, pelo que já testei (muito por alto, admito), a evolução do S30 para o ES6 não é tão gritante quanto a do ES6 para o XS6... Ao meu gosto, agradaria ter o S30 com um módulo TOP roland (o XV5080, na boa, independente das evoluções ainda é um módulo TOP) e um TRrack (pode estar desatualizado frente aos próprios korgs, mas quem nunca quis ter um Trinity? Mais novo, era meu sonho de consumo, e a qualidade ainda é indiscutível). Sei lá, essa mistura de grandes sucessos de cada marca me agrada.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


brunoamaral


Sim, eu já tive um UF8 em que era possível mudar as Draws em tempo real mas na prática eu tinha meu timbre "básico" e apenas fazia variações em cima dele. Claro, para quem realmente quer um simulador de Hammond é fundamental ter as Draws e etc..., mas acho que para quem, assim como eu, usa pouco os timbres de Hammonds e não pretende ser um estudioso do instrumento não é fundamental mexer o tempo inteiro nas drawbars. Aliás, o interessante é que finalmente acho que encontrei a minha "praia" em todas as inúmeras possibilidades de instrumentos de teclas: Rhodes (e de vez em quando o Wurlitzer). Dois instrumentos fantásticos e que me suprem totalmente para o som que quero fazer. Nem uso mais Piano Acústico, Hammond ou synths para compor, apenas de vez em quando dou uma brincada, mas resolvi filtrar as opções e investir pesado no que mais me agrada. E é ótimo só ter o timbre e não precisar mexer em nada. Só depende de eu saber tocar, não é mais o instrumento que importa, agora ligo o teclado, coloco o Rhodes e não mexo em mais nada, no máximo aumento ou diminuo o tremolo. O que conta agora é o que toco, e só não troquei meu Setup inteiro em um Rhodes MKI porque a soma não chegou ao valor que a pessoa estava pedindo. E também é muito pesadão, então um SP76 ou SP88 e o note com o Rhodes do Scarbee é perfeito e simples :)

mauropsouza
Veterano
# set/09
· votar


Eu ficaria com um synth bom...o Es é uma excelente opção, se quiser expandir tem as placas. A do DX7 recebe presets originais do DX que voce pode pegar na net, tem uma placa só de VA, outra de Piano acústico.

Acho que o synth Top faz tudo que voce quiser, 99% ,se voce souber programar...e tocar, explorar bem o instrumento....Depende muito do músico.

Eu tinha o TR 76, tinha quase tudo que precisava só com programação, quase nunca usava os samplers....imagine agora com o XS?

E´como o Bruno falou. TEm cara que pega um MM6, ou Xp-50 e arrebenta....gostei do tópico

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Uma outra dica: um Nord Electro 61 dá para se achar por uns 5000. Se sua praia for apenas timbres e de pianos e hammonds com certeza é uma opção TOP...

tmurback
Veterano
# set/09 · Editado por: tmurback
· votar


fabio_soul

Eu ficaria com um synth bom...o ES é uma excelente opção (2)

Sinceramente, percebo já a algum tempo que o seu set ainda não te convenceu, principalmente em relação a pianos... Acho que com o ES você só vai ganhar... 1) Timbres; 2) Recursos (Sequencer/Sampler/etc...); 3) Praticidade; etc... Acho que você vai poder focar mais seu tempo nas funcionalidades do teclado e não em ficar programando controladores... Manda BALA!!!

gelsontecla
Veterano
# set/09
· votar


Mauro Lacerda
vc quer um sp 88?

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


brunoamaral

Acontece que, se eu pegar um S30, provavelmente não vou ter pianos acústicos como eu quero, pois acho que ele não lê samples. Na verdade, o próprio piano do MOTIF ES eu acho bem ruinzinho, mas meu amigo utiliza o sample do S700 nele (aquele que é disponibilizado em expansão gratuita para o MOTIF XS), e este piano sim, acho muito bom. Isso, sem contar a possibilidade de expandir o ES com a placa do piano do S90 ES. Com o S30, eu teria dois pianos medianos (o do S30 e o do XV-5080), enquanto o que eu quero, é um piano bom. E tem aquela história polêmica: um top sempre fala mais do que um midi level.

Pelo que percebo do meu set atual, a conclusão é que tenho timbres bons de todas as categorias (piano acúsitico, EP, metais, órgãos, etc.), mas não tenho timbres excelentes em nenhuma delas.

E fora tudo isso, também há a possibilidade de eu manter um dos módulos junto com o MOTIF ES. A princípio, penso mais no TR-Rack, mas ainda não sei. Eu teria que ouvir o MOTIF antes de tomar uma decisão. Mas no fundo, minha vontade era só ficar com o MOTIF mesmo, e que ele resolvesse os meus problemas... hehehehe

Mauro Lacerda

Já pensei nos Nord também, mas neste momento, não é viável eu ter um simulador dedicado, preciso de um mais "faz tudo" mesmo.

tmurback

Concordo com você em quase tudo, exceto na parte de "Acho que você vai poder focar mais seu tempo nas funcionalidades do teclado e não em ficar programando controladores... ", pois configurar controlador nunca me tomou muito tempo. Eu diria que o tempo que gastei para configurar controladores foi 5% do tempo que eu gastei configurando os timbres.

Na verdade, eu decidi que o meu set de módulos não poderia ser definitivo quando tive a decepção com a SRX-11. Na verdade, tudo o que eu mais queria eram pianos excelentes. Se tivesse pianos bons no meus módulos, acho que não estaria estimulado a vendê-los. Mas um set sem pianos bons, para quem toca na igreja, é impossível. E de brinde, eu já ganho EP's melhores também, sem contar as outras categorias em que o MOTIF ES é melhor, na minha opinião.

Scoth_Pr
Veterano
# set/09
· votar


Fábio, vá de Motif ES então. Se ficar com um dos módulos, depois troque por um controlador maior e fique com o controlador pros pianos + Motif pro resto, e só o motif pra eventos menores.

fábio_soul
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr

Então, cara... Na verdade, para eu ter um set completo, preciso de um synth bom, com sons que eu preciso com bastante qualidade, e um teclado de 88 teclas. Se eu ficar com o MOTIF, posso ter pianos excelentes nele (o do S700 de graça, ou então a expansão do piano do S90 ES). Sendo assim, meu teclado de 88 teclas (no futuro) poderá ser um piano da linha P da Yamaha, pois não precisarei dos sons do piano ao vivo, mas somente das teclas, com o piano ligado midi no MOTIF ES usando um piano bom no MOTIF. E assim, terei um piano já com falantes embutidos para deixar em casa, sempre montado, para estudar na hora que eu quiser (pois o set que tenho atualmente é impossível de montar em casa só pra estudar... a hora que eu termino de montar já está na hora de desmontar... hahahaha).

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


gelsontecla

Valeu, consegui uma troca em um SP88X, que para mim é mais interessante. Só para constar: meu novo setup é o SP88X e o note.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


fábio_soul


É, o Motif realmente parece ser a melhor opção pra você. E com certeza vai gostar de ter "tudo em um", basta apertar o ON hehehe

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
· votar


Mauro Lacerda
Voltou para VST??? O SP88x ta novo? Pretão e lindo? hehehe

Parabéns Mauro!!!

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


ThyagoAmaral


Cara, realmente eu tentei os Hardwares mas não teve jeito. E olha que testei com muita vontade de largar os VSTs. Mas mesmo com o Alesis QS6.1 com 2 Qcards e um Roland D-50 não rolou. Eu ficava tocando só com os teclados, sem o note, e achava legal. Aí colocava o VST Scarbee (pianos elétricos), o Ivory (piano acústico), o Prominy Pcp80 (CP80) e o VB3 ou o B4II (Hammonds) e aí sim eu me empolgava.

Porque esse é o lance: qual é o som que te faz realmente querer ficar horas na frente do teclado? Eu penso: vou tocar uns 5 minutinhos. Aí ligo um VST de Rhodes por exemplo e na hora que vejo já se passaram 2 horas. Mais importante do que a discussão de qual é melhor, VST ou Hardware, é perceber qual som te agrada. Os VST me agradam especialmente no quesito tocabilidade. Porra, um Rhodes sampleado nota a nota em 12 diferentes níveis de sensibilidade é fantástico. Um piano como o Ivory, sampleado em 20 diferentes níveis de sensibilidade faz uma puta diferença na hora em que você quer ter realmente uma dinâmica ampla para tocar.

E não sou pianista, sou tecladista. acho muito engraçado pessoas que querem ter o piano perfeito mas nem tem idéia do que é tocar em um piano acústico. Eu gosto dos VSTs porque a sonoridade me agrada, não por preciosismo mas por tocabilidade mesmo. Pega uma música do Tom Jobim, por exemplo, e toca ela num Alesis e depois num VST Ivory, a diferença está justamente no fato de que me agrada mais o VST do que o Alesis.

Passei muito tempo estudando sobre Synths e Hammonds, buscando a sonoridade perfeita, gastando dias em um minúsculo ajuste e tal. Hoje uso praticamente piano acústico, rhodes e wurlitzer. Um note e um piano como o SP88X estão perfeitos para o que uso. É tão simples como usar um teclado e um módulo, apenas ligo o note e não encosto mais nele. E posso dizer com certeza que fico horas na frente do teclado sem nem perceber, a expressão musical toma corpo quando você tem um instrumento que gosta, independente de qual seja.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Ah, o SP chega amanhã, já tive um SP76 e depois que testar posto minhas opiniões a respeito das teclas, que são tão comentadas por aí (geralmente no sentido de que não se parecem com um piano de concerto).

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Fabio:


Cara, desvirtuei seu tópico para falar dos meus teclados hehehe

Vai em uma loja e testa o Motif Es, só então vai saber se realmente te agradam os sons, se vale a pena a troca, etc...

Não te ocorreu pegar um TR? Vi que você tem um módulo mas se não me engano é o módulo do Trinity, não é? Sabendo procurar e negociar dá para achar um com o preço não muito salgado. E com certeza deve ser um excelente teclado. Ou talvez um Fantom X (falam mal dos orgãos, mais vai saber qual a validade dos comentários... tem gente que fala com base em MP3 de demos na Net, então só testando mesmo).

Ou mesmo um Juno G, que é um belo dum workstation, com sequencer, sampler, etc... e não é tão caro pelo que oferece.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Possível revolução no set Preciso de dicas