Como organizar os timbres no KORG TR?

    Autor Mensagem
    Edneydf
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Edneydf


    Gente desculpa se estou criando este tópico e já tiver um outro existente... pois consultei o busca e não achei o que eu tava querendo.


    To ainda na fase de funçar no meu KORG TR... mas como o meu tempo é muito curto para me dedicar a ele durante o dia, gostaria da ajuda de vocês.


    Estou com a seguinte dúvida... como posso organizar os timbres que eu mais uso ou para uma determinada música, que eu posso simplesmente trocar de timbre de uma maneira mais fácil... sem ter que mudar de banco A para o B e depois ainda digitar o Nº do timbre dentro do banco... não sei se isso é possível fazer, mas creio que sim

    No meu Juno-D que eu tinha dava pra fazer isso... poderia deixar os timbres na ordem dos bancos que eu queria tranquilamente e no modo Perform eu ainda conseguia mudar de timbre sem cortar o som... coisa que não consigo no KORG... mas isso não é muito relevante pra mim...


    Sei que dentro do modo Sequencer... dá pra eu colocar os timbres numa ordem de numero e banco em cada TRACK e eu posso selecionar os timbres apenas mudando o pelo cursor... mas notei que quando estamos no modo Sequencer o som não sai com tamanha qualidade quando está no modo PROG ou COMBI...


    Então fica ai a minha dúvida... não sei se vocês entederam bem o que estou querendo, mas o que estou querendo é basicamente ordenar os timbres que eu mais uso ou uma ordem para uma determinada música como por Ex.:

    Vou precisar usar: - Piano do Banco A Nº 01

    - Strings do Banco C Nº 103

    - Synths do Banco D Nº 20

    Teria como eu ordenar esses timbres e mudar para esses determinados timbres durante uma música que estou tocando de uma maneira fácil, por exemplo apertando apenas um botão para ir passando por eles?


    Se alguém puder me esclarecer ficarei muito grato... no que já funçei nele ainda não consegui fazer isso nele... obrigado!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Edneydf
    Fala ae mano... Vê só tem um tutorial do Aureo Galli, falando de organizar os timbres por categoria... na Categoria User do Combi... mas cara não tem muito o que fazer... você pode por o Strings do Banco B 01 e ai você aperta apenas o B... e o synth você coloca no D01 e pronto... vc tem a opção de load single dos presets você pode sair dando o pre load neles e montar do seu jeito... todos...

    Realmente você não tem botões de acesso rápido no TR... coisas da KORG... mas você tem a opção HOLD também... e tem a numeric que você pode add a ultima dezena de cada Timbre e usa o teclado númerico para mudar.

    Sobre mudar o timbres em cortar o som, o pessoal aqui faz no Modo Combi add volume endereçando aos knobs e ai é só subir um timbre e baixar o outro... sem cortar o som... enfim... é só usar a criatividade!!! =]

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Emendando...

    Eu sempre usei o HOLD em 10's. Assim para cada botão em um intervalo de uma dezena eu poderia ter 3 timbres pois posso usar A, B e C.

    Bom.. Resumindo, usando o CAT eu poderia usar o 3 COMBIS de piano no A000, B000 e C0000, 3 COMBIS de EP no A001, B001 e C001, 3 COMBIS de Orgãos em A002, B002 e C002 e assim por diante...

    No fim das contas 30 timbres com apenas um toque!

    Abraços

    KeysMan
    Veterano
    # set/09 · Editado por: KeysMan
    · votar


    Edneydf

    No meu Juno-D... no modo Perform eu ainda conseguia mudar de timbre sem cortar o som... coisa que não consigo no KORG...

    Isso é uma característica q a Roland colocou nos seus teclados... ao trocar de timbre, o antigo continua soando... No TR vc não vai conseguir fazer isso... vai ficar sempre aquele som cortado...

    Vc tem várias opções pra fazer o que vc quer...
    Se vc quer combis organizadas, vc pode mudar a categoria dos combis q vc vai utilizar para "User" (que vc pode mudar o nome para qualquer outro), e depois deixar a sessão "Category" aberta... aí é só ir apertando com o botão para dando INC ou DEC... (Tb pode ser usado no modo PROG)
    Eu já utilizei muito dessa maneira, mas hj eu sou adepto da forma mais prática e funcional pra mim, que é o mesmo método que o Jordan Rudess usa: o footswitch...
    Você pode reescrever seus timbres em bancos subsequentes, por exemplo: A001, A002, A003... e configurar seu foot para "Program Up". Depois, é só ir passando os timbres conforme vc queira mudar...
    Essa é uma ótima alternativa para quem toca progressivo, e utiliza vários timbres numa única música.
    No meu caso, por exemplo, eu tenho uma sequência de 50 timbres para apenas 4 músicas... E os timbres vão passando com naturalidade através do foot, sem eu precisar retirar minhas mãos das teclas...

    No seu caso, acho q a primeira opção é mais válida...

    mas notei que quando estamos no modo Sequencer o som não sai com tamanha qualidade quando está no modo PROG ou COMBI...

    Isso é pq no modo sequencer vc precisar configurar os inserts de efeitos, tal como está nos modos PROG e COMBI do timbre que vc está utilizando. Lembre que o som final (que vc está ouvindo) possui efeitos diversos, além da EQ Master, e sem isso o timbre não fica igual.

    Espero ter ajudado,
    Qualquer dúvida, posta aê!

    Abraços!

    Edneydf
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Opa... obrigado pelos esclarecimentos de vocês, vocês me deram uma luz no fim do túnel, pois eu tava perdido com a organização de timbres.


    Como eu tenho pouco durante a semana para mexer nele... eu fico perdido nele, pois quando chega fim de semana começa os ensaios e eu to perdido no teclado na hora de trocar de timbre... mas obrigado pela ajuda de vocês!


    Vou testar cada passo que vocês me passaram para eu ver... com qual eu vou melhor me encaixar!


    Se eu tiver mais dúvidas eu vou pertubar um pouco mais vocês...


    Obrigado!

    Artref
    Veterano
    # set/09
    · votar


    É só fazer uma combi com os 3 timbres e depois passar de um para outro. Ou então fazer isso no modo sequencer. Único detalhe é que você vai precisar configurar os efeitos.

    No seu exemplo, não me lembro dos presets, mas você tem que ver qual efeito de inserção é mais importante e aí você copia ele e endereça para o timbre. Normalmente o piano tem um equalizador, o strings normalmente também usa EQ como insert e o synth deve usar algum chorus como master, enfim.

    Eu faria uma combi com um reverb de master -O "Smoothhall" é o melhor, coloca uns 2.4s ou 2.7s de tempo à princípio, embora isso dependa da música, do jeito de tocar e dos timbres - e no outro master eu colocaria o Chorus copiado do synth (que deve ser o cara que mais usa chorus e que realmente precisa dele). Como inserção eu copiaria o mais importante dos 3 timbres, talvez um EQ do piano ou então algum efeito que realmente está modificando um dos timbres.

    Se você não entendeu nada disso, faça o seguinte: monte a combi com os 3 timbres, veja qual dos 3 ficou mais chocho em relação ao que você ouviu no modo program e copie os efeitos desse. Aí você coloca um pouquinho de reverb nos outros 2 e pronto.

    mauropsouza
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A melhor forma e mais fácil é como o Jeferson Fernandes falow. OU seja. TOda a memória dos Korg é editável ou seja:

    1º Voce tem que criar as Combis com os timbres que mais gosta. Por ex. se eu tinha um piano que gostava no progrm eu salvava ele no combi com uma equalização parecida e ainda deixava um string no Knob 3 para "entrar e sair" como eu quisesse. Então pega os timbres que mais gosta e bota em COMBI A 001, 002, 003 e assim por diante. Só ai voce vai ter 10 timbres para usar (com o10,s hold apertado ) usando apenas um botão por ex. Piano em 001, brass em 002, string em 003, combi com loop arpegiador em 004, piano+string em 005 e assim por diante.

    2º Voce ainda tem a opção de no meio do show, trocar o banco tipo A001, para B001 só apertando uma tecla também...sendo assim voce teria 30 timbres que, convenhamos...a maioria das pessoas não usaria mais do que isso em ujm show. Quer mais.

    * Outra opção mais profi...seria organizar por song e usar foot switch para trocar os tracks cada track teria um timbre lógico.....ou uma combi de 8 mais 8 timbres progrm. Essa é útil se voce for usar algo programado no sequencer. Tipo uma introdução difícil, com arpegiadores etc.
    dai se for uma song por música no show teria mais de 100 songs à sua disposição. MAIS O MODO COMBI É PRÁTICO E FÁCIL DE USAR e ainda tem os timbres que voce "chama" de dez em dez pelo + ou - é isso...quer mais?
    abçs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como organizar os timbres no KORG TR?