como é o desenvolvimento de um teclado?

    Autor Mensagem
    Esaw
    Veterano
    # ago/09


    Como é por exemplo do que ele é feito?

    Painel, placa mãe, borrachas e teclado?

    Queria saber sobre os timbres onde eles arranjam aqueles timbres?


    caso eu queira criar um "teclado virtual" onde arranjo aqueles midis alguem pode me explica?

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    Existem teclados que funcionam como um PC, com placa mãe, memórias e processador como nos PCs, mas a grande maioria é feita com sistemas bem mais simples, usando componentes mais baratos e memórias menores, pois não é interessante algo caro e extremamente sofisticado em teclados mais baratos.

    Sobre o funcionamento, geralmente é por sampleamento. Isso significa que cada tecla apertada funciona como o botão Play no aparelho de som e dispara uma amostra de som que está gravada na memória do teclado. Eles conseguem essas amostras gravando com um microfone os sons desejados e depois fazem os devidos ajustes para que o som do instrumento fique bom no teclado (formas de onda). De resto são filtros e efeitos e isso tu acha tudo detalhado usando a busca do fórum.

    Os primeiros sintetizadores geravam som usando formas de onda simples e de forma anaógica (Square wave, Saw, Triangle, Sine wave), filtravam e adicionavam efeitos e equalizações. Alguns teclados ainda fazem isso (acho que os Kurzweil tops), mas de forma digital, por ser mais simples, estável e barato.

    As teclas dos teclados mais simples usam as borrachinhas e um sistema piezelétrico, creio eu, para detectar a força com que o músico bate nas teclas (velocidade). O teclados mais sofisticados usam sistemas com molas e pesos para simular a ação das teclas de um piano (hammer-action).

    Teclado virtual tu consegue usando VST, e isso tem a dar com pau no fórum.

    tiago scott
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Esaw

    Cara você quer lançar uma nova marca de keys no mercado ???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tipo Esawmara ou Esawand ou Esaworg. Cara explicação perfeita do Dtplayer, e levando em consideração que temos teclados hoje que são realmente computadores ambulantes vide os OpenLabs.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    dtplayer
    Boa explicação, mas tem uns detalhes:
    Os primeiros sintetizadores geravam som usando formas de onda simples e de forma anaógica (Square wave, Saw, Triangle, Sine wave), filtravam e adicionavam efeitos e equalizações. Alguns teclados ainda fazem isso (acho que os Kurzweil tops), mas de forma digital, por ser mais simples, estável e barato.
    Korg, Roland, Labolida e várias outras tb fazem uso de modelagem analágica. E também existem analógicos puros, como os Alesis, DSI e Moog.

    As teclas dos teclados mais simples usam as borrachinhas e um sistema piezelétrico
    Não. O que importa é a velocidade, não a força. O sistema piezo é usado em baterias eletrônicas. Em teclados é usado um par de borrachas em alturas diferentes, de forma que uma toque a placa antes da outra. O teclado conta o tempo decorrido entre o primeiro contato e o segundo, e isso dá a velocidade com qual a tecla foi pressionada.

    tiago scott
    Tipo Esawmara ou Esawand ou Esaworg.
    Esawzweill, Esawesis, David Esaw Instruments! :)

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Ainda existem sintetizadores puramente analógicos? Não seriam de modelagem analógica (analógico modelado em digital)? Porque sintetizadores analógicos são meio instaveis, mais caros e tendem a ser maiores. Foi por isso que falei, e achava que os atuais "sintetizadores analógicos" fossem na verdade digitais simulando analógico (modelagem). Mas é bom saber, eu tava pensando em comprar um synth "analógico", mas agora vou procurar um analógico de verdade.

    Essa das teclas eu não sabia, mas já vi isso em outras aplicações.

    Esaw
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    talvez Esawmaha seria legal mais quis saber mesmo por curiosidade veleu pelas explicações

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    dtplayer
    Ainda existem sintetizadores puramente analógicos?
    Alesis Andromeda A6, Moog Voyager e LittlePhatty, DSI Mopho, Tetra e Prophet'08, esses que eu me lembre, deve ter mais. E sim, são caros: já vi um Voyager anunciado por 10 mil... :(

    tiago scott
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Exato, R$ 10.000,00 um Voyager.

    Mas sinceramente um analógico que acho fantástico é o Andromeda, Toda modelagem analógica dentro de um Equipo de alta tecnologia. Meu quando ví uns vídeos do Jamiroquai e o tecladista deles Matt Jhonson usando um, achei fantástico. Pena ele mal aparecer no Brasil, nunca vi ninguem por aqui (Brasil) usando um.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tiago scott
    Toda modelagem analógica dentro de um Equipo de alta tecnologia.
    Modelagem analógica vírgula! XD
    Ele é um anlógico puro-sangue: VCA, VCF e VCO! Do site acima, em "Key features": Andromeda features two analog oscillators per voice, with standard waveforms

    expedifer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: expedifer
    · votar


    Esaw

    caso eu queira criar um "teclado virtual" onde arranjo aqueles midis alguem pode me explica

    Na verdade, todo "tocador" de mid usa o sistema de som (driver) do WMP. Mas se pode baixar outros drivers. É desse driver que saem os 128 timbres GM que qualquer PC ou teclado toca. O restante/software desses players são "enfeites", capas, efeitos, edições, etc. Ate o Sonar, Cakewalk e Encore usam esse driver. Na qualidade de som o que manda é a placa de som (e ai assim se vê muita diferença de qualidade).

    Fora esses 128 midis (códigos binários de algum timbre feitos no formato de convenção internacional - General Midi), e SÓ, somente teclados de marca (Yamaha., Korg, Roland, etc) tem timbres a mais e próprios, onde alguns chegam a 1000 ou 2000 timbres, mas não são reconhecidos nem pelo PC (GM e WMP), Sonar, etc, ou outras marcas de teclados (uma não reconhece timbres próprios das outras e nem dá pra transferir). Mesmo assim pra transferir timbres (patch) de um teclado Roland para outro Roland, tanto o da origem como o da recepção devem ter um mínimo de sintetese (salvar arquivos de timbres) do contrário não dá. A maioria de arranjadores não fas isso.

    E finalmente sobre sintetese como já apontado, se tratam realmente de sampleamentos de instrumentos (gravados ao vivo), onde NÃO se transfere esses samples ao teclados, mas sim se "transformam"" em patches (amostras sintetizadas e não sampleadas que levam o processador de um teclado a "imitar" com seus recursos, o tipo de som sampleado, ou seja, "forçam" o processador com seus recursos a chegar o "mais perto póssível" desse som sampleado). Dai a NENHUM patch de nenhum teclado chegar nem perto, por exemplo, do som de um real piano Steinway (só ouvindo ao vivo mesmo). Mas muitos tem ótimos resultados como os pianos do Kurzweil e ate Roland (que eu pelo menos gosto muito).

    Mesmo em samples, há diferenças perceptíveis tocados em cada marca de teclado. A princípio deveriam ser iguais em cada marca pois são amostras wav. Mas por causa do desempenho de cada processador, ate numa mesma marca dá diferença, tal qual na Roland, num teclado XV, Juno G ou num belissímo G8.

    Ainda quer montar um "teclado virtual"? Bom divertimento!

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ainda existem sintetizadores puramente analógicos?

    Alesis Andromeda A6, Moog Voyager e LittlePhatty, DSI Mopho, Tetra e Prophet'08, esses que eu me lembre, deve ter mais. E sim, são caros: já vi um Voyager anunciado por 10 mil... :(


    Galera, vamo falar sério...

    Existrem muito mais intrumentos analógicos em produção hoje, do que existiu na década de 60 e 70 juntas, PRINCIPALMENTE MODULARES!
    Se você souber diferenciar um synth de um sampler, verá que quase tudo que tecladistas (em oposição à sintesistas) chama de "sintetizador" hoje em dia são sampler players... aí fica fácil não conhecer os sintetizadores que existem no mercado.

    expedifer
    E finalmente sobre sintetese como já apontado, se tratam realmente de sampleamentos de instrumentos (gravados ao vivo)

    Então é um sampler/rompler, não é um synth. A mesma besteira, repetida ad infinitum. É... sô um purista chato mesmo...

    onde NÃO se transfere esses samples ao teclados, mas sim se "transformam"" em patches (amostras sintetizadas e não sampleadas que levam o processador de um teclado a "imitar" com seus recursos, o tipo de som sampleado, ou seja, "forçam" o processador com seus recursos a chegar o "mais perto póssível" desse som sampleado).

    Explica esse processo aí em mais detalhes, que eu fiquei voando... De que teclado/método você tá falando?

    tiago scott
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tromeu

    Mais tromeu, quando falamos sobre puramente analógicos, falamos sobre Keys que não usam modelagem digital na produção de timbres e sim apenas o mais pura e bela modelagem analógica. Se formos falar de modelagem tem um monte de teclados para Sinth como Nord Lead, R3, Radias, Microkor, Alesis Micron, Ion etc etc. Porém nenhum desses citados usam Modelagem ANALÓGICA PURA, apenas "imitam" a modelagem analógica partindo do digital. Por isso o supra citado: Alesis Andromeda e Moog Voyager que não usam nada de digital na sua timbragem apenas analógico.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tromeu
    · votar


    tiago scott

    Mas é justamente disso que estou falando. Releia o que escrevi. E por favor, já disse, tô ficando um purista cada dia mais chato: não pense que eu confundo alguma coisa analógica com digital. :)

    Quando digo, e repito, que existem muito mais intrumentos analógicos em produção hoje, do que existiu na década de 60 e 70 juntas, PRINCIPALMENTE MODULARES, NÃO ESTOU FALANDO DE MODELAGEM ANALÓGICA, NEM DE SIMULAÇÃO, NEM DE COISA ALGUMA QUE NÃO SEJA SYNTHS COM VCO E FILTROS ANALÓGICOS.
    Não me refiro a fabricantes como Roland, Yamaha, Korg, Kurzweil, etc. que produzem bens de consumo na china, que o usuário já compra sabendo que vai quere trocar em dois, três anos... tô falando de firmas que MANUFATURAM (como qualquer instrumento decente, luthieria...) instrumentos. [/provocação]
    Sim, a grande maioria é monofônico, mas isso é porque sintetizador 100% analógico é monofônico (salvo raríssimas e problemáticas exceções).

    falamos sobre Keys que não usam modelagem digital na produção de timbres e sim apenas o mais pura e bela modelagem analógica.
    Isso não existe... hehehe Ou é modelagem, ou é analógico.

    Fabricantes como Moog (em termos de instrumento analógico e qualidade) não existem menos de trinta hoje em dia...

    Vou fazer o seguinte: vou abrir um tópico pra discutir somente analógicos atuais e fabricantes, preços, encomendas, reparos etc. Será que alguém aqui, no FCC, se interessaria?

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Uma pergunta: porque os synths analógicos são instáveis? Tem alguma coisa a ver com a sensibilidade dos componentes à temperatura, umidade e outros fatores?

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tromeu
    · votar


    erico.ascencao

    Os synths analógicos atuais (com VCO) não são instáveis como os das décadas de 60 e 70. Os componentes são bem mais estáveis. Porém, a temperatura influencia sim na frequênca dos osciladores, de modo que é necessário esperar uns vinte minutinhos, pra ele chegar a temperatura interna máxima e não desafinar mais.

    O que ocorre é que, mesmo assim, existe uma variação mínima na frequência, tipo: você toca um "lá" (220hz) e o oscilador, na verdade, varia digamos entre 219,8 e 220,3, ou seja, fica passeando pela frequência desejada.
    Voce pode acabar com isso fixando a frequência do oscilador analógico com um circuito digital , que controlará essa frequência (que antes era controlada pela voltagem) e a manterá estável. Essa é a diferença básica entre um osclilador controlado por voltagem (VCO) e um controlado digitalmente (DCO, que ainda é um oscilador analógico, apenas controlado digitalmente).

    Maaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssss: Quando se toca 220hz num instrumento acústico a frequência também não permanece fixa em 220hz. Existem pequena variações, que não destroem o pitch da nota, muito pelo contrário, torna tudo mais vivo, movimentado. O ouvido humano espera que isso aconteça. Por isso não há vantagem nenhuma em manter os osciladore "perfeitos", através de controles digitais. Isso deixa o som "frio", "morto", "estéril" etc...
    Os synths da DSI, por exemplo, tem funções para "afrouxar" o controle do oscilador, deixá-lo desafinando um pouco, dando mais de vida aos DCOs.

    Essas frescurinhas dá espaço prum bocado de purista chato... hehehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como é o desenvolvimento de um teclado?