qual das duas maneiras é melhor pra iniciar?

    Autor Mensagem
    gcampos
    Veterano
    # jul/09


    bom,, iniciei ontem e enquanto não acho um professor comecei a pesquisar na net.. vejo q tem gente q toca usando isto...



    Sol Fa Fa | Em La Si | Do# Re Mi Fa | Mi Re Re| Bb Re Re | Do La# La Sol |

    La# La La | Sol Fa | La | Sol Re | Fa | La La ||


    e outros q usam as letras mesmo C D E F G A B

    qual é melhor pra iniciar e "guardar" as notas?

    mazza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    iniciei ontem e enquanto não acho um professor comecei a pesquisar na net
    não deu pra entender nada, o que exatamente vc procura na net? vc tem duvidas na harmonia, no solfejo, na execução, no estudo, não entendi. Seja mais explícito.

    Fuinhosila
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mazza
    Acho que ele quer saber se é melhor seguir as cifras ou as notas por extenso....

    gcampos
    Se for isso mesmo... sei la, nao toco teclado. Mas acho que deve ser mais usado as cifras (letras)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    qual é melhor pra iniciar e "guardar" as notas?

    Decore as letras correspondentes as cifras. E aprenda a ler partitura.

    tecladista_belinha
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    no seu tópico vc misturou as notas escritas por extenso (que quer dizer as notas tocas sozinhas-solos) com cifra (letras)...
    conheça bem as notas dispostas no teclado e depois comece a formar os acordes, com isso vc poderá partir para as sequências harmônicas com os acordes.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Normalmente, as notações com nome por extenso indicam notas isoladas e as letras C, D, E etc são cifras, indicam acordes. Mas pode acontecer de as cifras indicarem notas também.

    Aprenda as duas formas. Não é difícil.

    E aprenda a ler partitura (2). Conselho de quem não aprendeu quando começou e agora está apanhando. Isso sim requer tempo e dedicação. Cifras, pelo menos as mais básicas, são tranquilas para aprender.

    bequadro
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    gcampos
    ...ó é o seguinte:
    Tocar por cifrado é muito simples...(isso se a cifra estiver em cima de uma letra de musica)
    Se for tocar cifrado escrito por um maestro que fez arranjo com sopros,etc vc terá que tocar as cifras por compasso e aí o negocio toma "outro" rumo e vc vai precisar de um professor para acompanha-lo de perto nas contagens de tempo.(...para q vc não aprenda errado.)

    Como eu toco teclado,baixo,violão e outros posso te dizer q o teclado é o instrumento mais facil para se fazer contagens de graus nos acordes pq estão bem na "cara" do musico.
    Ao contrario estão os instrumentos de cordas que são mais dificeis pra se fazer contagens.

    Vc sabe aquela escala basica q ate as crianças sabem:do,re,mi,fa,sol,la,si,do(mentalize estas notas como se fossem numeros:1,2,3,4,5,6,7,8, ou seja: (1 do)(2 re)(3 mi)(4 fa)(5 sol)(6 la)(7 si) (ta ligado???)
    Estes numeros servirão pra vc saber qdo o acorde é por exemplo:
    C (dó maior) as notas que formam este acorde são: 1ª dó, 3ª mi, 5ª sol.
    C 7 (Do com sétima ) a 7ª é a nota Si./
    C4 (do com 4ª) a 4ª nota é Fa./
    C6(do com 6ª) a 6ª nota é lá)
    (muito facil, é so prestar atençao)

    Então sabendo a escala de de dó vc começa a montar os acordes ex:
    O acorde de dó maior( C ) é formado pelas notas: (1ª Do) (3ª mi) (5ª sol) precionadas simultâneamentes...

    Se vc quiser um Do menor (C-)diminua meio tom da 3ªnota ou seja,o 3ºgrau que é mi bemol(desce a terceira nota "mi" para uma preta,"mi bemol") EX: DO,MIb,SOL(acorde de Do menor)
    Os acordes simples são formados por 3 notas.
    as alterações entre um acorde maior e menor sempre são definidos pelo 3ºgrau do acorde,ou seja a nota que fica no meio do acorde.
    Sabendo os numeros fica bem facil montar os acordes ex:C4(Do com 4ª (do,fa,sol)
    Pra vc saber aonde começa a escala de do maior veja que no teclado tem duas notas pretas seguidas de tres pretas (que podem ser consideradas sustenido ou bemol)
    A primeira nota "antes" de cada duas pretas é a nota Dó(onde começa a escala de Dó:( C )(q citei acima.))
    A primeira antes de cada tres pretas é FÁ:(F) (entendeu???...é bem simples e isto serve pra vc aprender a conhecer o teclado saber rapidamente onde iniciam os acordes ou onde estão os acordes.)

    Bom....espero ter dado uma luz para o amigo. e qlqer coisa estamos a disposição..

    vetoraci
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Decore as letras correspondentes as cifras. E aprenda a ler partitura. (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual das duas maneiras é melhor pra iniciar?