Dicas para iniciar minha filha de 6 anos ao teclado

    Autor Mensagem
    dmbatista
    Veterano
    # mar/05


    Tenho uma filha de 6 anos e recentemente coloquei ela na aula de piano, na verdade meu desejo era que ela aprendesse teclado, pois acho que com o piano, ela vai ficar amarrada somente a ler partituras e não vai desenvolver o ouvido e nem tocar em bandas. Será que estou enganado?

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se tu comprar um teclado, acho q além d praticar nos momentos q desejar,
    vai ter maiores possibilidades de som, devido os "instrumentos" (como vcs chamam aquilo?) q se pode "tocar".

    Fora q na aula, vai aprender só o q é passado ali, eles não vão ensinar Deep Purple nem Pink Floyd...

    dmbatista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se alguem tiver algum tipo de exercicio pra criança da idade dela, por favor envie para dmbatista@klabinpr.com.br, pois quero que ela desenvolva seu ouvido também e não fique somente presa a partituras.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
    · votar


    Cara, procure um lugar onde ensinem ludicamente. Impossivel uma criança normal aguentar uma aula de piano classico normal. Aos poucos ela vai evoluindo, tomando gosto e entendendo o que ela ta fazendo. O importante é que comece como uma brincadeira. Eu fiz aula de piano classico dos 7 aos 10 anos, com teoria e tudo mais. Até ser expulso do conservatorio por insdisciplina (tinha acabado de assistir aquele filme do Jerry Lee Lewis e a professora, que ja nao ia com a minha cara pela minha falta de atenção, me pegou em cima do piano imitando o cara, e isso foi a gota d' água... hehehe). Só voltei a chegar perto de instrumentos aos 16, de tão foda que foi o trauma. Adorava musica, mas odiava as aulas acima de tudo. Criança tem que entender tudo como uma brincadeira (organizada pelos professores de uma forma que ela aprenda sem perceber, claro), é a unica forma de se pegar gosto pela coisa. E piano ao invés de teclado, se quiser que ela aprenda mesmo, é a melhor maneira.

    Abraço.

    Skid Row Maníaco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    PERGUNTE PRIMEIRO SE ELA GOSTA
    Eu naum gostaria que meu pai me levasse para esse caminho só para que ele se realizasse, veja bem se é isso que ela quer, e não só o que vc quer
    Isso irá definir o empenho dela, porque se ela realmente quiser, vai ser boa, senaum vai ficar uma coisa macanica, ela faz porque é obrigada, dae num vai pra frente

    dmbatista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu ainda não sei se ela sabe o que quer, mas a principio ela esta gostando. Não vou forçar a barra, vou observa-la e ver seu desenvolvimento. O problema é que me preocupo com o tipo de metodo que o professor está usando para ensina-la, pois moro numa cidade do interior e não há pequenas nem grandes escolas. O que existe são pessoas que tocam bem, mas não sei se sabem passar o que sabem da maneira certa. Esutou buscando todo tipo de ajuda, para que eu também possa orieta-la.

    Zara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mostra Chick Corea pra ela

    dmbatista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Me perdoe a ignorancia, mas o que é "Chick Corea " ?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    [Zara_Jazz_Entusiasmo_ON/]

    5, 4, 3, 2, 1... daqui a pouco ela responde.... hehehehe

    luizcarlos_pv
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Estou iniciando meu estudo em teclado e ainda não tenho nenhum material, gostaria de saber se tem alguém disposto a me dar alguns toques, como por exemplo, sobre as posições dos dedos no teclado pra executar os acordes, tons...pois, a parte melódica já desenrolei. Obrigadu!!!!

    Zara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    dmbatista
    mas o que é "Chick Corea " ?

    Ou melhor, quem é Chick Corea? Heheh
    É o melhor tecladista/pianista que já habitou o planeta Terra

    Grande Mojo
    [/Zara_Jazz_Entusiasmo_Still_ON].
    hehehe

    Frankz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olha... sinceramente... coloque-a em aulas de PIANO! primeiro que no piano dá-se mais valor à partitura... e quanto melhor a leitura, MELHOR!

    Esse lance de não desenvolver o ouvido você está enganado... os melhores ouvidos são os dos pianistas.

    Não tocar em banda vc também está enganado... Mikko Härkin (Sonata Arctica), Jens Johansson (Stratovarius) e Jordan Rudess (Dream Theater) são tecladistas de bandas de sucesso e todos eles são PIANISTAS... formados em Piano hehehe.

    Outra coisa é a mão esquerda... se vc não quer que ela tenha uma mão esquerda atrofiada e canhestra... então mais uma vez... escolha o piano! =)

    Outra coisa é a independência das mãos... o contraponto é uma vantagem dos pianistas em cima dos tecladistas...

    espero ter ajudado, abração! fui :)

    Frankz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Passe à ela musicas fáceis... como "do re mi fa" e "parabens pra voce"... e os exercicios do hanon (os mais faceis eh claro).

    e conforme ela for evoluindo, vá ensinando a teoria musical à ela... faça-a entender os arranjos das músicas... isso desenvolve o ouvido
    faça-a solfejar também =)

    Frankz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Igor Martins: os "instrumentos" do teclado são conhecidos como "timbres" :D

    dmbatista: esse lance de ver se ela gosta ou não... cara pensa soh, ela é uma criaça de 6 anos... provavelmente ela vai axar chato... (ou não), mas futuramente ela pode se lamenter por não ter tido aulas de piano desde os 6 anos... ;)


    e desculpem-me o flood

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    dmbatista
    Eu comecei a ter aulas de piano aos 13 anos, forçado e hoje lamento não ter começado antes. No começo é um grande pé no saco (desculpe a expressão), mas se vc observar que com o tempo ela se desenvolve bem, toma gosto pela coisa, estuda por vontade própria, tenha certeza de que fez a coisa certa colocando-a para aprender PIANO. Isso mesmo, eu creio que aulas de piano darão à sua filha maiores condições de desenvolvimento musical em TODOS os aspectos. É mais difícil aprender piano, sim, mas a compensação é muito maior também. Quando possível, faça-a entender isso.
    Boa sorte com sua filha! Quando eu tiver filhos pretendo educar nos caminhos da música o mais cedo possível (não precisa ser como o Mozart tmb.. hehehe)

    dmbatista
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu pelas dicas pessoal, realmente eu estou bem enganado, achava que quem toca piano não conseguia tocar em uma banda, pois só sabia tocar musicas com partituras. Mas acho que depende de cada um. Realmente eu coloquei minha filha na aula de piano para que ela desenvolva a mão esquerda, pois toco teclado e sinto falta de coordenação da mão esquerda. Acho que fiz a escolha certa.

    CAlex
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Amigos,

    Li toda a discussão e, aproveitando o tema, gostaria de alguma dica de teclado para uma menina de 7 anos. Pelo que já me informei, há algumas características que devem ser consideradas: número de teclas, teclas sensíveis a toque ou não, possibilidade de gravação, conectividade a PC e outras. A quantidade de teclados no mercado é enorme. Se alguém tiver alguma indicação, agradeço desde já. Com certeza vou considerar. Obrigado.

    CAlex
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Continuando, estou disposto a investir até R$500,00 na compra do teclado, mas tenho a preocupação de optar por um teclado em que a relação custo/benefício justifique o investimento.
    Obrigado.

    yanni540
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CAlex
    O PSR510 e PSR520 säo ótimos teclados, 5/8 (61 teclas grandes) sensibilidade ao toque, conexäo MIDI, grava e talvez vc ache na faixa de 500/600. Na hora da revenda é muito fácil sair deles.

    luizcarlos_pv
    Olha amigo, eu tenho estas dicas, q talvez iräo lhe servir
    Tríades - que é formada por três graus da escala,
    no caso de Dó maior:
    DÓ - dedo 1
    MI - dedo 3
    SOL- dedo 5

    Dó menor:
    DÓ - dedo 1
    MIb- dedo 3
    SOL- dedo 5

    Ré maior:
    RÉ - dedo 1
    FÁ# -dedo 3
    LÁ - dedo 5

    Ré menor:
    RÉ - dedo 1
    FÁ - dedo 3
    LÁ - dedo 5

    Tétrades - que é formada por quatro graus da escala, no caso
    de Dó maior com sétima maior(C7M) :
    DÓ - dedo 1
    MI - dedo 2
    SOL -dedo 3
    SI - dedo 5

    Agora os acordes invertidos, caso Dó maior:
    Primeira Inversão:
    MI - dedo 1
    SOL- dedo 2
    DÓ - dedo 5
    Segunda inversão:
    SOL- dedo 1
    DÓ - dedo 2
    MI - dedo 5

    Resumindo: todos os acordes maiores, menores, aumentados e diminutos (normais, sem inversões)
    a numeração dos dedos é sempre 1 - 3 - 5 . Para a MÃO ESQUERDA, o contrário, ou seja 5 - 3 - 1.

    Abracos

    Lcs1
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fais o seguinte...

    Ela pode aprender a ler partitura e tb a tocar teclado pois facilita á tocar em uma banda...

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    yanni540

    Sempre me surpreendendo.

    O que seria do fórum sem vc?

    hehehehehehehe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para iniciar minha filha de 6 anos ao teclado