Motif xs 8 Review

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# jun/09


Tô com um aqui em casa, o cara ta vendendo e eu sequestrei ele,rsrsrsrs...

Pesquisei algum tópico mas não achei nada, portanto vou postar minhas impressões sobre esta maquininha:

Som: É tudo que dizem em termos de emulação de instrumentos acústicos e Eps, em termos gerais, na média acho que não existe nada igual no mercado mesmo, muito bons mesmo bem melhor que meu TR.

Ao testar os pianos a primeira decepção o Full Grand Piano que fica no PR A001, parece que voce ta tocando detro de uma caverna, que sustain é esse quando se pisa no pedal,gente?
Eles projetaram o timbre pra voce usar o half pedal de sustain, mas quase ninguém tem...acho que isso ficaria melhor num piano dedicado tipo os Cps da vida. Já editei, cortei cut off, decay, mudei o efeito de inserção e não consegui o resultado esperado....que pena...vou tentar ainda, mas graças a Deus tem outros pianos usáveis...
o Rock Piano é muito bom, o Blues Piano, o 1968, isso em termos de timbres secos sem efeitos, porque partindo prá Ac pianos com efeitos e Eps ai vem a alegria....são dezenas de timbres, acho que mais de cem somando Aps, Eps e Keys, viajei

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


Guitars: Não há nada melhor, também, eu acho os do Tr muito bons, o Kurzweil também são excelentes, mas não tem tanta variedade, são muitos violões, Chorus Guitar, Strato, que junto com os arpegios são um show à parte. Strings e Pads: Muitos também ....que com uma boa editada não ficam devendo nada a ninguém, falo isso pois já tive Roland, Korg, Yamaha, Kurzweil, só não Nord nem Cássio...também não conheço muitos os samplers de instrumentos virtuais como Viena etc.
Drums: excelentes e muitos bancos,

ACHO QUE A GRANDE VANTAGEM DO MOTIF É: que os timbres são em grande quantidade e todos usáveis, foi um teclado muito caprichado, na edição dos timbres.
Isso é algo que pesquiso muito - um tecladista amigo meu testou o Piano do TR que editei e babou.... o cara trabalha na assistencia técnica e relamente conhece todos os teclados que existem, lá tem Juno 106, Dx7, D-70, d-50, synhts novos tb. e toca muuuito...bem mais que yo. Levei uma vez lá um Yamaha S-08 que tinha e ele elogiou os pianos que editei também e a galera da comu do S-03 também.

Synhts: Talvez não 100% mas muitos também.
Órgans: Esse quesito eu não opino pois não curto muito órgãos, só o básico prá mim já satisfaz e ele não perde pra o Korg não...

Drums: Sempre achei os da Yamaha bem mais realísticos que os outros, bem reais, aquelas peles desafinadas ao estilo do BFDrum, muito usáveis.

Techno, Arpegios, Dance: Igual aos outros....na verdade não uso muito...ganham do meu TR em quantidade, são muitos.

Combis: Acho que a questão das combis só terem 4 voices ao invés de 8 como é nos Korg, pode ser compensada na edição de timbres:
SÃO 3 BANCOS DE USER: Com 128 cada, haja edição....voce pode pode botar 8 timbres, por ex. um piano mais string na mão esquerda e dois leads diferentes na direita é só editar, cada um com seu próptio equalizador de 2 ou 3 bandas, volume, pan etc.
dai voce vai pro combi com esse timbre e mistura com mais 3 outros que podem ser mistos também e com arpegiados, são 4 ao mesmo tempo...e haja criatividade, em tese:
VOCE PODERIA USAR 4 x 8 instrumentos diferentes na mesma combi, ou seja 32, estaria limitado só pela polifonia...

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


Modo Master: Muito legal voce pode chamar tanto uma song, quanto patternsm ou voices simpre, ou combis, tuco naquele atalho de 1 a 16.

Edição: Como já tive um S-08, não tive dificuldade...O teclado mais difícil do mundo pra se editar, depois do DX7 I, e claro,rsrsrs é o KUrzweil k2500 e K2600, os menus são super escondidos, terrível, junto dos Kurzweils o Motif Xs é "b-a-bá" os atalhos, de mute comon edit , edit de partes individuais ajudam e muito

Artref
Veterano
# jun/09
· votar


Esse quesito eu não opino pois não curto muito órgãos, só o básico prá mim já satisfaz e ele não perde pra o Korg não...


Para o Korg TR, enfatizemos...rs

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


Pontos Negativos: Pensaram que eram só elogios? rsrsrs
1 - O Synth é Excelent, mas o visual é horrível, o que é aquilo? Parece um tanque de guerra, é só prá mostra que é mais forte é? Não entendi o conceito marketeiro daquele visual, só pode ser isso...
Palmas para os Fantoms, Trinitys e Nord da Vida....Os Motifs são muito feios, gente....
2 - O fato da Combi s´s ter 4 timbres alguém poderia reclamar, mas prá mim não vou usar mais do isso ao vivo, se precisar edito os voicess como falei acima, depois vou montando as Combs.
3 - O peso do teclado...quase trinta kilos, cabe em que carro??? O meu S-08 ou o antigo K2500 que tive iam no bamco da frete, haja músculos..
4 - Há sim...O piano PR A 001 é ridículo...não o som mas aquele sustain.... tem muito tempo que toquei em um piano de calda, mas não era assim não. Eu nunca usei o pedal na metade, nunca estudei uma peça que tivesse que pisar o pedal na metade, mas...como nunca fui concertista de piano...parti logo pros synhts e "ouvidão", pode ser que alguém se habilite....só aprendi a usar o pedal tipo on e off....a expressão deixa pros dedos mesmo.

Teclas: Não testei o xs6 e xs7 não posso falar, o xs8 é muito bom, agradável e leve prá se tocar, quer dizer não tão leve,rsrsr.

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


Sobre os órgãos..vamos comentar, não são ruins não...Só não sei se o Rotary Speaker edita legal, ma scomo tem muitos, acho que dá pra se conseguir um bom resultado, falo isso comparando com os synhts que já tive....K2500 com 8 draw-bars, S-08, Rs-9, TR, Me-1, D-50.....Claro que gostaria de botar a mão num Roland VR 760, ou testar os orgão do M3, ou um Hammond de verdade,rsrsr....mas acho que com a edição, e se preciusar algum sampler, ficará legal,

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


Agora os Dxs e CP-70 são perfeitos, nisso eles realmente pegaram o melhor das placas plg, mesmo.... não mentiram, como fez a Roland que disse que botou as SRX no Fantom G...conversa...

Há tantos timbres de DXs, e tão bem pesquisados, que acho que foi um teclado feito por muitos colaboradores, isso é que acho legal, ele não "puxa" só pra um estilo específico, eles pesquisaram bem a sonoridade dos sons que é a coisa que mais me agrada em música no geral.
Não me importo se é rock, ou Jazz, se há virtuozismo, ou não.... mas a sonoridade, a simplicidade de um Rock Trio por ex. me encanta, ...é claro que gosto de uma banda com metais, dois teclados etc, também , mas cada um com sua sonoridade própria.
Gosto de Música eletrônica tb.... já ouvi até Craft Werck e Chemical Brothers, é assim que se escreve??? quanta doideira, mas há uma busca "da batida perfeita" algo novo, nisso acho que o Motif inspira o músico a fazer seu tipo se som, as combi são bem realísticas também, inspiram, mesmo...

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


a sonoridade dos sons
kkkkk essa foi massa....

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


mauropsouza


Cara, Review muito massa. Fazia tempo que queria saber a opinião de alguém que TOCOU o instrumento, tem muita gente que dá pitaco sem nunca nem ter visto o teclado...

Fica aí para quem quiser se aventurar, realmente deve ser um instrumento de primeira linha, um daqueles que servem de exemplo quando alguém quer se referir a um Top de Linha...

tiago scott
Veterano
# jun/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Yurikat, Riceria, mais um para o Clã do Motif XS kkkkkkkkkkkkkkkkk.


mauropsouza

Acho que agora você mais do que ninguém sabe o porque de diversas brigas e discussões nos tópicos abertos sobre Motif, M3 e Fantom G. E o por que nós usuários do Motif Xs sempre erguemos a bandeira dele kkkkkkkkkk. Só ressaltando sua explicação sobre o Full Grand Piano é perfeita, realmente pela qualidade nos timbres do Motif XS, o timbre de entrada para ele deveria ser mais aprimorado, mas levando em consideração que ele foi lançado em 2007, a Yamaha já concertou isso e muito bem disponibilizando o XSpanded no Motifator, lá você já consegue baixar o timbre de piano do S700, que é beeeeemmmmmmmmm melhor que esse do Full Grand Piano, eu já baixei ele e sem comentários quando tenho de usar o Piano Grand só o S700. E a coisa mais linda é o piano do S90ES, que aí é um tapa na cara de qualquer um só que tem de pagar (bosta), um brodher meu (playboyzinho desgraçado rsrsrsrsrs) COMPROU o timbre do S90 e pelo amor de Dio, deixou o Motif perfeito para qualquer parada, transformando sua falha em melhor qualidade o Grand Piano.

No demas é isso que você disse, ressaltando que toda parte de EPS é sem sombra de dúvidas a melhor da categoria dos Tops. Para mim virou obcessão ter um, no dia em que testei os rhodes, Wurlitzer, CP80, Clavs, Synths e orgãos dele. Principalmente os Rhodes minha paixão, as amostras do Mark 1 Early, Soft e Crunchy é maravilhoso, e as amostras de Mark II Vintage e Hard(não sei o que) perfeitas, tirando os timbres com Phaser e emulações. Juntou isso e quando pulei para os FM (Deus ouviu meus pedidos) só os melhores EPS das décadas de 70/80/90, sobre tudo as amostras do DX7 e uma que tinha ouvido apenas em música Black dos anos 70 que é o timbre Galaxy bla bla bla.

Pronto minha compra tava escolhida, depois que ouvi essas amostras Fantom G pra mim é = Strings e Orquestra, M3 = Brass, alguns orgãos e Alguns Synths e leads.

Nossa to até precendo garoto propaganda da Yamaha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk[/b][b]

yurikat
Veterano
# jun/09
· votar


tiago scott
é o timbre Galaxy bla bla bla.
Puts... esse é de longe o timbre que mais uso!!!! Perfeito
mauropsouza
Yurikat, Riceria, mais um para o Clã do Motif XS kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Seja bem vindo irmão - huahuahua
Artref
Para o Korg TR, enfatizemos...rs

Eita... mas vc tem sempre que dar um piteno né, deixa a gente ser feliz pô!!! rsrsrs
Brincadeira brother, sua opinião é sempre bem-vinda.
Falou

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


então....alguém tem alguma programação para tirar esse sustain do Full Grand, outra coisa que notei a falta foi acordeon tb. no 01W não tinha o timbre mas tinha a wave ai agente programava, se tiver passa algum link, flow?

tiago scott
Veterano
# jun/09
· votar


mauropsouza

Maurão sons de acordeon tem, algumas amostras de musette e harmônica. Você vai encontrar alguns no banco de pianos ou Keyboard lá no final do banco, clica no botão para deixar como category search onde os timbres ficam todos enfilerados, vai com o botão giratório até o final que você vai achar, e tem algumas amostras no User, não sei se no 1 ou no 2. Quanto ao sustain do Full, você tem de ir editando mesmo, eu já mexí várias vezes, consegui deixar ele muito bom, mas não me lembros nos parametros de edição que mexi, depois que baixei o Xspanded só uso o piano S700, não mexi mais nas edições do Full, só fuçando e editando mesmo.

Abraços.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/09
· votar


mauropsouza
Mais um review excelente que aparece nesse Forum!

Uma dúvida que fiquei é dos órgãos dele. Pelo que vc falou, são bons. Pode postar algum som dele pra gente ouvir?

E, pessoal, desculpa a ignorância... Mas que "Piano S700" é esse? Não tem nada a ver com o PSR S700, né? Ou tem?

dtplayer
Veterano
# jun/09
· votar


Gostei do review. Chegou a testar algum órgão distorcido? E as opções de edição são bastantes? Da pra colocar para um dos knobs ou sliders pra fazer variação de pitch?

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


1 - como disse ainda tô mexendo no brinquedo, não gravei nada ainda mas sei que voce no modo combi, com os 4 arpegiadores ligados voce grava só apertando o rec, grava em pattern song e pode converter depois para midi files e editar no sequencer normalmente, super prático.

2 - Quanto aos órgãos não pesquisei muito, mas achei essa demo aqui, com timbres originais ele usa mais o crunchy sound e o progressy one

http://www.youtube.com/watch?v=5qFJkxLzrZw

Walter Girao
Veterano
# jun/09
· votar


alguém já tem algum método "econômico" de conseguir o piano do s90es???

Comprarei MUITO em breve o meu XS8 por 8500. Mais um para entrar para o clube. :)

mauropsouza
Veterano
# jul/09
· votar


Walter Girao
Veterano

Comprarei MUITO em breve o meu XS8 por 8500. Mais um para entrar para o clube. :)
Onde você achou? O meu tá saíndo a 9.000. usado, mas to dando meu teclado como entrada e parcelando o restante, será que ta caro?
Bem vindo ao clube.

ALGUÉM SABE ONDE TEM ALGUM BLOG DO MOTIF OU "MOTIFATOR BRASILEIRO", OU COISA PARECIDA?
sABE ONDE ACHO Presets novos para ele, programações, voices mesmo.

Walter Girao
Veterano
# jul/09
· votar


Cara. Esse que eu vou comprar é novo com garantia nacional e tudo certinho. Se não tiver comprado ainda, me da um toque por mensagem privada ou email que eu tento arranjar negocio pra ti tambem. wcg87@hotmail.com

Walter Girao
Veterano
# jul/09
· votar


Uma dúvida:

Já sei que eu posso colocar até 4 timbres simultâneos. Se eu quiser colocar 2 na mão esquerda e dois na mão direita, poderei fazer isso usando quantos efeitos diferentes para cada timbre? A Eq. o reverb e o chorus tambem são separados para cada um dos 4?

Ah! e cada um desses 4 timbres poderão ter até 8 elementos que eu posso configurar como eu quiser, não é isso?


Ex: Supondo que eu queira montar um timbre com orquestra (2 timbres) na mão esquerda e um lead (2 timbres) na direita. Eu posso configurar (para a mão esquerda) 8 elementos de sopro no 1° timbre e 8 elementos de cordas no 2°. Daí eu coloco 3 efeitos e um Eq para cada um deles.
Já na mão direita, eu coloco um som de orgão com 8 drawbars, distorção pesada e simulador de leslie, além de outro timbre "analógico" com 4 padrões de onda diferente, 3 elementos de percussão e 1 elemento de pad, colocando mais 4 efeitos nesse último timbre.

Isso é possível? hehe

mauropsouza
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que não tô mexendo nele ainda o que tem para cada voice é um equalizador de 2 ou 1 banda para cada voice, Dois efeitos de inserção isso no voice para voce enderaçar para uma ou mais voices tipo assim um amp sim para os brass e um esemble para os strngs, além do nível de chorus e reverb. Agora quando vai para a combi não sei como fica só o equalizador individual pé que vai , não sei quanto aos efeitos, pois tô mexendo ainda, nem li o manual todo. Na verdade eu monto a combi no voice mesmo, por enquanto só tô mexendo nos voices misturando, layers, efeitos, não montei nenhuma combi....Mas no Korg Tr eu só fazia uma combi a partir de uma já existente pois fica mais fácil. Procurava uma parecida com o que eu queria, e editava.

KeysMan
Veterano
# ago/09
· votar


Olá galera... já tem mais de um mês que o tópico parou...
Mas achei que não era necessário abrir outro tópico (já que este nem é tão velho assim) para perguntar sobre o o que estava sendo discutido aqui...

Aos donos do Motif XS do fórum...

eu vi uns vídeos do motif simulando um hammond, drawbars, leslie, rotary, etc...
Eu posso simular o hammond no modo performance? Ou só no modo Voice?
Eu não tenho motif... mas estou querendo pegar um...
e essa é uma das várias dúvidas que tenho...

Abraços!

Techmuch g7
Veterano
# ago/09
· votar


Vejo tanta gente comentando a respeito dos pianos e Orgãos do Fantom G, e me parece muito mais falta de escutar timbre por timbre e inoportunidade de tocar, ou mesmo comprar um teclado desses. Há uma variedade imeeeeeeeeeeeeeennnnsa de Timbres tanto de um quanto te outro, para tooooooooodos os gostos! Quem fala, eh porque nunca parou para mecher e escutar de cabo a rabo!

Confesso que uns eu detestei, mas outros eu me apaixonei! ( e olha que eu ja tive um TR!)

Eh issoo! ;-)

mauropsouza
Veterano
# ago/09
· votar


KeysMan
Membro Novato


eu vi uns vídeos do motif simulando um hammond, drawbars, leslie, rotary, etc...
Eu posso simular o hammond no modo performance? Ou só no modo Voice?


Acho que tudo que voce faz em um Voice pode exportar para o performace, ou song ou patern, é aquele lance exporta os efeitos, arpegiador etc. só não sei bem explicar detalhadamente pois sou um "Motifeiro" caçula ainda,rsrsrs, não tive o tempo que gostaria de ter com o teclado e o manual do lado pra pesquisar, porque esses top de linha são muito complexos....Por ex. voce organiza os samplers, no ...pasmen..."song mixer", agora o que tem a ver swaves samplers com song sequencer??? Coisa do Motif as Combis mais complexas são feitas no song mixer também....Eu por enquanto to só no voice, são oito elementos faço minhas combi no voice e perofrmace só se for usar os paterns , rítmos e acompanhamento....mas acho que em termos de timbres o Motif ganah ele é mais "Instrumento Musical" do que sampler e workstation, nisso ele é mais complexo, embora seja fãcil de gravar uma performace é só apertar rec que entra com ritmo e tudo....ai voce salva em song ou patern. Acho que o Fantom G ganha na praticidae para samplear e sequenciar, mais em emulação de timbres acústicos, pricipalmente violões e guitarras, os mega voice do Motif, dão de goleda, e ainda sobra...Os timbres de piano acho que são os melhores em termos de top, porque tem vários ai voce escolhe o que mais gosta e programa como quiser. O Grand mesmo eu não gostei, mas já programei com as waves dele misturando com o 1968, e estou satisfeito, nem instalei o S700 ainda...

Esse timbre do Hamond que o pessoal usa é sampleado também mas ele vem com alguns tb. com os draw bars tb.

KeysMan
Veterano
# ago/09
· votar


mauropsouza

Hum... vlw, cara... me explicou algumas coisas...
Eu fiz essa pergunta pq eu toco numa banda progressiva e to sem mudando de timbres, faço muito split e layer... e eu queria fazer tudo isso no modo performance e depois ir passando os timbres com um foot.
O modo Voice do motif parece ser bastante amplo com essas 8 misturas... mas ainda assim eu não sei se daria apenas com esse modo misturar, por exemplo, um bom piano com pad, ou ainda misturar 3 timbres diferentes sem perder a qualidade do som.

E aí eu entraria com o modo performance... mas não sei como eu simularia os drawbars nesse modo... Será que tem como?

Eu sou mt acostumado com meu Korg TR, e faço tudo isso sem problemas no modo Combi (que mistura até 8 voices), e espero que o motif não fique por baixo nesse sentido...(e acho que nem tem como ficar, já q é tão top assim... hehehe)

Algum motifeiro poderia dar uma ajuda aí?

KeysMan
Veterano
# ago/09
· votar


Outra coisa...
até qts efeitos eu posso inserir? E em até qts Busses?
Não encontrei isso em lugar nenhum...

Artref
Veterano
# ago/09
· votar


Eu fiz essa pergunta pq eu toco numa banda progressiva e to sem mudando de timbres, faço muito split e layer... e eu queria fazer tudo isso no modo performance e depois ir passando os timbres com um foot.
O modo Voice do motif parece ser bastante amplo com essas 8 misturas... mas ainda assim eu não sei se daria apenas com esse modo misturar, por exemplo, um bom piano com pad, ou ainda misturar 3 timbres diferentes sem perder a qualidade do som.


Cara, nesse ponto a Korg com suas Combis é melhor, pois tem um modo dedicado a isso, com muita flexibilidade e poder. Mas dá pra fazer numa boa no Motif. Porém, no XS o modo patch (voice) é pra um som só de cada vez, não é o que você procura. E o modo performance é muito limitado, com apenas 4 timbres (Na minha opinião um modo meio bobo que a Yamaha inventou).

Você vai ter que usar então o modo Song, juntamente com o modo master. E aí você terá até 16 timbres simultâneos pra fazer split, layer e etc. Aí sim você vai ter o que precisa.

Mas, na minha opinião pessoal, se você vai usar bastante esse recurso de splits, layers e etc, enfim, combinações complexas de timbres, pretende também fazer mudanças com foot switch, tá querendo sons de hammond e vai tocar progressivo, então cara, pra mim o seu teclado é o M3. Especificamente nessas coisas eu acho ele melhor que o XS, e eu já tive os dois, juntos inclusive.

Sobre os efeitos do Motif, no modo song você tem até 8 sons que podem manter o mesmo efeito de inserção do modo patch (voice).

KeysMan
Veterano
# ago/09
· votar


Artref

Cara, valeu pela explicação aí...
Ajudou bastante! O motif é um teclado elogiado por muitos, e realmente tem que ser elogiado... ele tem recursos extraordinários!
Mas nesses pontos ele me desagrada totalmente... =/
A Korg dá um show nesse quesito... =/

Mas eu toco em igreja tb... e um bom piano acústico tb é indispensável para mim, mas os pianos ac da Korg... aff... sem comentários... e acho q o M3 não é diferente dos outros Korg em relação ao piano ac...

Isso me resta outra alteranativa que tinha sido a minha primeira escolha antes... o PC3 da kurzweil... Será que com ele meus problemas acima citados são resolvidos? Adoro esse teclado tb!

Desde já agradeço a todos pelos posts!

Abraço!

mauropsouza
Veterano
# ago/09
· votar


Olha, eu acho que esses tops atuais, qualquer um deles faz isso, e ainda sobra....não é puxando o saco, mas eu tinha um TR, e já tive um 01w, é claro que o m3 é bem mais complexo, com essas combis e tal, além do Karma...Mas o exemplo que voce deu por ex. uma combi com um órgão com draw bars, mais um piano pad, mais alguns timbres para lead eu monto isso brincando no Motif sem usar o modo song.
Tive um S-08 que é originário do Motif classic, aprendi a programação da Yamaha, que é bem diferente, alías, todas sõa diferentes. a pior é Kurzweil, depois Korg, depois Roland, acho o modo Yamaha mais simples de programar - NO caso dos voices.
Se voce for pesquisar os timbres do Motif que ultilizariam dois efeitos de inserção cada, acho 95% deles só usam um efeito por timbre. Por que?????
Porque as waves da yamaha são as melhores, acho que só empata com Kurzweil, quer dizer os samplers já vem prontos, já timbrados, bem diferente da Roland, me perdoem os "fantomaníacos" onde a chave para a qualidade dos timbres são os efeitos. Como pode um "modulozinho" ter 256 timbres, sendo 99% de excelente qualidade??? A qualidade dos samplers.....

mauropsouza
Veterano
# ago/09
· votar


então voltando ao exemplo posso montar um órgão bem pesado com rotary speaker, com wave própria ou sampleada, e no modo voice usando um só timbre tenho 8 elementos para pegar um piano como o 1968 que é bem pesado e só tem 3 elementos, e só usa um efeito de inserção, misturar com um pad+ string, e ainda sobra, mais 3 elementos para botar uns leads, com o outro efeito que sobra, tudo em split - no me caso isso é fácil tenho 88 teclas, à disposição, então iria para o Multi. Teria meu órgão+ meu pad piano com 3 leads diferentes na mão direita, ainda sobra 2 Timbres extras que posso chamar através do sw1 e do sw2 através do pedal, ou aprtando o botão mesmo, cada um com 2 efeitos fuderosos que quiser. Então? Quer mais. Prá mim satisfaz porque os samplers do Motif, praticamente não precisam de muito chorus, reverb...etc...o sampler de guitarra distorcida já vem com distorção por ex. O chorus Guitar já tem seu chorus etc..como nos Kurzweils também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Motif xs 8 Review