O q é MeiaDiminuta?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Escala:

* * * *
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8


Os intervalos com o sinal de asterisco (*) são justos.
No caso de alteração eles podem ser diminutos ou aumentados.
Os demais intervalos é que são maiores ou menores.

Dentre os intervalos justos, a primeira (Tônica) e a oitava
(repetição da tônica) não se alteram.
Portanto não existe tônica ou oitava aumentada e nem diminuta.
As 4as e as 5as são as únicas.

No caso das 7as diminutas só ocorre porque diminuiu aquilo que já era menor,
e mesmo assim só se utiliza o intervalo de 7a diminuta em acordes
diminutos, do contrário é sempre visto como 6a maior.

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Fala sério!? Estou com um material que fala exatamento o que eu disse. Mas valeu pelo retorno! Me aprofundarei nesta questão!

Abs.

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Didi_Moio

Tríade diminuta: T, b3 e b5 ---> Xdim ou

Tétrade diminuta: T, b3, b5 e b7 (7a diminuta) ---> Xdim7

Tétrade meio-diminuta: T, b3, b5 e 7 (7a menor) ---> Xm7(b5) ou

Não existe tríade meio-diminuta.

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


Eu poderia fazer uma tríade meio-diminuta?

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Didi_Moio

Eu creio que não, acho que ficaria subentendido.

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


Eu creio que não, acho que ficaria subentendido.

Será?!

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
A teoria diz que 5a menor não existe.

Isso eu sei!! Eu só respondi pro fábio assim: E quem disse que a 5ª existe? Entendeu? Eu só confirmei.

É só rindo mesmo desse ressucitável tópico.

Mas tirando isso...

Mas afinal!! A 5ª menor existe ou não? AHAHAHAHAHAHAHAHAHA... é claro que não né

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Didi_Moio

Como você faria uma tríade meio-diminuta?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

Obrigado pela correção...


LeandroPanucci

Muita gente utiliza esse negócio de dim7 e considera dim somente a triade, o que também está certo, mas eu prefiro pensar que dim é a tétrade. Assim, dá menos trabalho para escrever e para pensar, já que as triades são praticamente extintas do meu vocabulário musical. Prefiro usar de tétrades "prá lá..."

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


Como você faria uma tríade meio-diminuta?

Não faria! Viajei! rsrsrsrs

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


...CORRIGINDO:


LeandroPanucci

Obrigado pela correção...

leandro rodrigues

Muita gente utiliza esse negócio de dim7 e considera dim somente a triade, o que também está certo, mas eu prefiro pensar que dim é a tétrade. Assim, dá menos trabalho para escrever e para pensar, já que as triades são praticamente extintas do meu vocabulário musical. Prefiro usar de tétrades "prá lá..."

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Didi_Moio

Eu poderia fazer uma tríade meio-diminuta?

A tríade é diminuta e mais a 7ª menor= tríade meia diminuta

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


A tríade é diminuta e mais a 7ª menor= tríade meia diminuta

Valeu! É isto mesmo!

PS. Você manja de Kurzweil? Se sim, postei algumas duvidas sobre o SP-76, pode me dar uma mão?

Abs.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues

"Isso eu sei!! Eu só respondi pro fábio assim: E quem disse que a 5ª existe? Entendeu?"

Eu já respondi a essa pergunta: quem disse que a 5ªm existe foi o BRAGHETO!!!



... Olha só, este tópico já está com 2 páginas!!!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


fábio_soul

Pois é, eu também generalizo os diminutos (tríades e tétrades). Em escala eu penso sempre em 3as menores, o que eu toco no meio dessas 3as eu nem paro pra pensar, deixo isso por conta do momento.

Já o acorde meio-diminuto eu procuro enxergar como um X7(9) na primeira inversão.

Didi_Moio

É muito comum confundir determinados intervalos, como a 5a diminuta. As vezes vemos este intervalo de forma equivocada, mas por enarmonia, quando se trata de um intervalo de 4a aumentada.

O que faz pensar um acorde com 3a maior ter uma 5a diminuta?

Se tiver como princípio que a tríade diminuta é uma variação da tríade menor, assim como a tríade aumentada é pra maior, você pode perceber quando se trata de b5 ou de #4, quando é b3 e quando é #9, quando é b7 e quando é 6, quando é #5 ou b6.

Pra se ter uma idéia, pegue algumas cifras de músicas que você conhece, que tenha esses intervalos nos acordes, e veja se aquela 5a diminuta tem cara de diminuta ou se tem uma sonoridade característica do lídio (escala maior com #4). O que você vai ver de coisa errada não é brincadeira.

leandro rodrigues
A tríade é diminuta e mais a 7ª menor= tríade meia diminuta

Sim e não :P

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


É muito comum confundir determinados intervalos, como a 5a diminuta. As vezes vemos este intervalo de forma equivocada, mas por enarmonia, quando se trata de um intervalo de 4a aumentada.

O que faz pensar um acorde com 3a maior ter uma 5a diminuta?

Se tiver como princípio que a tríade diminuta é uma variação da tríade menor, assim como a tríade aumentada é pra maior, você pode perceber quando se trata de b5 ou de #4, quando é b3 e quando é #9, quando é b7 e quando é 6, quando é #5 ou b6.

Pra se ter uma idéia, pegue algumas cifras de músicas que você conhece, que tenha esses intervalos nos acordes, e veja se aquela 5a diminuta tem cara de diminuta ou se tem uma sonoridade característica do lídio (escala maior com #4). O que você vai ver de coisa errada não é brincadeira.


O.K. Valeu!

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
A tríade é diminuta e mais a 7ª menor= tríade meia diminuta

Sim e não :P


Ele perguntou se poderia fazer, eu disse que sim, mas não se usa Tríade meio diminuta.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


leandro rodrigues

Eu digo isso porque se você adicionou uma sétima menor, deixou de ser tríade e passou a ser tétrade.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


(eu sou chato pra caráleo... tô ficando véio)

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

É verdade!! Ficou meia diminuta, só que formou um tétrade

Você não é chato, eu acho que você é redondo, ehehehehehehe...

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


Galera!!! Sei que o tema proposto é outro, mas a questão abaixo é urgente. Se não quiserem responder aqui, me adicionem no MSN (kerygmag3@hotmail.com)!

1º) Tenho um Kurzweil Sp-76, e gostaria de saber qual a diferença entre o "Grand Pno 1" e o "Grand Pno 2", e também a diferença entre o "Stage Pno 1" e o "Stage Pno 2"? Eles têm sons iguais!

2º) Descobri que no modo "MIDI Setups", quando eu estou pressionando uma ou mais teclas, e mudo o som/timbre apertando os botões de seleção, este fica contínuo, ou seja, não pára enquanto eu não desplugo o pedal (Kurzweil). Isso é normal??? É algum tipo de recurso que eu não saiba???

Grato desde já pela colaboração.

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

É verdade!! Ficou meia diminuta, só que formou um tétrade

Você não é chato, eu acho que você é redondo, ehehehehehehe...

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


leandro rodrigues

"Redondo" pra mim chega ser um elogio.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Didi_Moio

Infelizmente eu não posso de ajudar, minha parada é guitarra...

Didi_Moio
Veterano
# jan/07
· votar


Valeu brother!

DAN-DAN
Veterano
# jan/07
· votar


Cara nunca vi tanta complicação para um assunto tão simples, sabe isso acontece, por falta de conhecimento, o musico tbm deve estudar, não so ficar praticando tecnicas como muitos fazem, mais buscar conhecimento, que por sinal é infinito, no forum encontramos muitas pessoas falando asneira,PESSOAL VAMOS ESTUDAR MAIS, enquanto a polemica do q e um acorde meio-diminuto, e exatamente a setima, todo acorde diminuto tem tonica, 3º menor e a 5º dim , 7dim, então 5 e 7 grau são dim, e meio diminuto Obviamente e a metade, logo só o 5º grau é diminuto, eo 7º é menor.

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Didi_Moio

procura os topicos sobre Kurzweil e ve se alguem já comentou sobre isso, se não faz essa pergunta em um dos já existentes sobre o Kurzweil
colocar a perguntar no meio de um tópico de teoria não vai dar certo

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


DAN-DAN


Cara nunca vi tanta complicação para um assunto tão simples, sabe isso acontece, por falta de conhecimento, o musico tbm deve estudar

O que vc escreveu aí em cima tá correto, mas o que ficou no tema foi: Existe uma TRÍADE de MEIA DIMINUTA, eu diria que não, existe sim uma TÉTRADE de MEIA DIMINUTA

zedabanda
Veterano
# jan/07
· votar


Pessoal me perdoem o atrevimento de me inscrever neste necessário forum para participar deste tópico, mas, pelo que li, estudei e me informei o Dan-Dan também está correto até certo ponto. Pelo que sei da formação dos acordes a partir de uma escala (maior, por ex.) o meio diminuto é uma TRIADE formada no sétimo grau: Na escala de dó maior seria formado pelas notas: si, re e fa. O termo tem apenas aplicação teórica já que pela nomenclatura universal usamos somente o acorde Diminuto (Por ex. Cdim) que seria formado pelas notas Do, Mi bemol, Sol bemol e Si dobrado bemol. Outros acordes que têm a 5ª diminuta usam outra forma de escrita que não o meio diminuto (Cm7(b5)) - (Do menor com sétima e 5ª bemol (ou diminuta). Dêem uma olhada em algum dicionário de acordes e verão. Mas é bem verdade também que um acorde pode ter as mesmas notas de um outro, porém outro nome e, principalmente, outra função.

El_Cabong
Veterano
# jan/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Um acorde diminuto tem todas as suas notas (com exceção da tônica) diminuida de 1 semitom, por exemplo Dó (C).

C -> C E G
Cdim -> C Eb Gb

C7 -> C E G Bb
C7dim -> C Eb Gb A


O meio diminuto é o acorde menor sétimo com quinta diminuída.
Cm7(5-) -> C Eb Gb Bb

É quase um acorde sétimo diminuto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original