Netbook + VST + Interface

Autor Mensagem
RRPRRP
Veterano
# mai/09


Acabo de adquirir um netbook Asus EeePC com processador Atom Intel 1.6 GHz. 1GB de Ram. tela de 10 polegadas, bateria de 5 horas e Windows XP home.

To pensando em utiliza-lo para rodar VSTs. Seu tamanho é muito pequeno e seria um modulo ideal para complementar o meu Kurzweil PC3.

Já instalei o True Pianos e vi que roda bem.

O unico problema é a latencia.

Instalei o Asio4all e não funcionou bem. Dá uns ruidos estranhos..

Dei uma olhada nos interfaces de audio USB mas, todos são muito caros (cerca de R$ 1000 para um fast track pro).

Tem um da Behringer - UCA202 - que custa menos de R$ 200. Será que é bom para VST? Alguem já usou?

mjcmello
Veterano
# mai/09
· votar


Eu tenho uma da Behringuer UCG 102. Deve ser semelhante. Funciona bem num desktop. Agora eu tenho a mesma dúvida com relação a um note desses.

dtplayer
Veterano
# mai/09 · Editado por: dtplayer
· votar


Cara, compra uma placa de som USB como a fast track usb (que custa uns 400) que fica tudo resolvido. Essa tua tática é muito boa, segue em frente que tu não vai te arrepender.

PS - Complementar o PC3? Cacilda!

NillMaker
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, compra uma placa de som USB como a fast track usb (que custa uns 400) que fica tudo resolvido. Essa tua tática é muito boa, segue em frente que tu não vai te arrepender.

PS - Complementar o PC3? Cacilda!
(2)

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


RRPRRP

Será q o desempenho do Intel Atom vai satisfazer as necessidades dos VSTis?

Artref
Veterano
# mai/09
· votar


Também pensei no porque do amigo querer completar um PC3...

Cara, cê já torrou uma puta grana num baita teclado...sossega aí e explore mais o (enorme) potencial do seu teclado ao invés de gastar mais dinheiro e perder tempo...

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, cê já torrou uma puta grana num baita teclado...sossega aí e explore mais o (enorme) potencial do seu teclado ao invés de gastar mais dinheiro e perder tempo...


2

J.Dionatan
Veterano
# mai/09
· votar


Acabo de adquirir um netbook Asus EeePC com processador Atom Intel 1.6 GHz. 1GB de Ram. tela de 10 polegadas, bateria de 5 horas e Windows XP home.
Dae guri, me conta como está o projeto com os VST? eu tenho um acer aspire one de 1.6Ghz bem semelhante ao teu e também tava a fim de mergulhar um pouco nessa. Hoje eu utilizo o cakewalk pro audio 9 por ser leve e ocupa pouco espaço, consegui criar midis e gravar partituras mas ainda não fiz nada com VST...

mazza
Veterano
# mai/09
· votar


Tem um da Behringer - UCA202 - que custa menos de R$ 200. Será que é bom para VST? Alguem já usou?
eu uso, reduziu a latência e eu consigo rodar os VSTs numa boa. Acho que vale a pena. Na verdade, eu sinto uma pequena distorção em alguns timbres, por exemplo no piano elétrico do FM8, mas em outros não, agora não tenho 100% de certeza de que é da placa, não posso afirmar, mas resolveu meu problema de rodar VSTs com o notebook. Eu recomendo.

RRPRRP
Veterano
# mai/09
· votar


mazza

Ótima informação. É isso mesmo que eu tava querendo saber. Obrigado pela dica.

J.Dionatan

Beleza. Quando eu comprei, fiquei na duvida entre o Acer aspire e o Asus pois tem caracteristicas bem semelhantes. Estou muito curioso para saber como estes novos netbooks se comportam com VST. Não comprei com esta intenção (de usar no contexto musical) mas, o bixinho é bem pequeno e, parece que está pedindo para ser colocado naquele espaço vazio do painel do teclado. Vou encomendar a interface Behringer UCA 202 e dai eu conto o resultado.

Acho que vai dar certo. Esta nova geração de netbooks é mais bem servida que as anteriores. Tambem, hoje existem varios VSTs excelentes e que não exigem tanto da maquina.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


Agora que vi que o tópico é sobre o NETbook hehe

Tem algum tempo que ando pensando nisso. Tem netbooks baratos por aí, mais baratos que a maioria dos módulos... Se eu tivesse um desses iria deixar só para VSTs, será que rola? Interessante isso...

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


Eu usei um tempo o Guitar rig3 em um msi wind, conf igual a do eeepc do tópico, rodava tranquilo, para comparação, no meu notebook, o guitar rig uns 35%-45% para os patches mais pesado (coisas tipo 4 amplis, cabs e efeitos), no wind esses patches chegavam a 55% de cpu no máximo 60%, usando mesma placa usb (behringer ucg102), sem estalos ruídos, rodando como roda notebook, eu cheguei a usar band in a box, um outro vst dentro do reaper, tendo memória ram disponível, vai tudo na boa.

RRPRRP
Veterano
# mai/09
· votar


Finalmente recebi o interface Behringer UCA202.

Instalei o driver e iniciei os testes com VSTs.

O interface funciona diretinho. A latencia caiu para apenas alguns milisegundos.


Testei com alguns VSTs:


- Adventus - um VST de sintetizador analogico virtual. Mais voltado para musica trance mas, é um sinth analogico com um timbre bem fat e, um interface com visual bem cuidado.

Resultado: Funcionou bem.


- B4 - Acho que é o VST de Hammond mais utilizado.

Resultado: Funcionou bem.


- Mr Ray 22 - Um VST de piano eletrico. Cobre os timbres de piano Rhodes, DX7 e Wurlitzer.

Resultado: O netbook começou a engasgar. Dá até para usar.


- Hyper Canvas - Um VST da Edirol, General Midi.

Resultado: funcionou bem com até 5 timberes simultaneos. Dai para frente sobrecarregou a CPU.


- Proteus VX - Um VST da EMU, com mais de 1000 timbres cobrindo praticamente todos generos de instrumentos.

Resultado: O netbook nem engatou a primeira. Absolutamente mudo.


- True Pianos - Um piano bem conhecido e muito utilizado.

Resultado: O micro engasga com qualquer coisa acima de 8 notas. Se utilizar o sustain então, a CPU bate nos 100% e não sai mais nada.


Conclusão: Teremos que esperar mais algumas gerações de netbooks para utiliza-los como como VST hosts. Tentei até utilizar o Cantabile com a opção de multiplos cores de CPU (o processador Intel Atom é como se fosse 2 Pentiums 2), mas, não virou.

Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


RRPRRP
Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver.
Experimenta um Positivo Mobo... Com 1 Ghz e 512 de ram, com tela de 7"... E eu acreditava que ele rodaria alguma coisa...

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


tecladoprofusao

Esse mobo de 7 é o pior de todos, o processador é muito lento, não dá para comparar com o eeepc de 7 com celeron e muito menos com netbooks que usam processadores atom. Esse mobo de 7 e a família de 9 que segue o visual dele são bem mais lentos que os com processador intel.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


ogaitnas
Eu sei disso rsrs... Eu tenho um... Instalei o B4II e o Pro53 e o bichinho sofreu... Tentei o Asio4all e Cantabile + Superwave... De novo nada. Depois Savihost e uns VSTs mais leves... Latência vergonhosa...
Em resumo: Agora é só pra digitar texto e acessar a net... Dá pra usar um Cakewalk 7, mas o bicho sofre...

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver.


Que pena :(

mazza
Veterano
# mai/09
· votar


- Hyper Canvas - Um VST da Edirol, General Midi.

Resultado: funcionou bem com até 5 timberes simultaneos. Dai para frente sobrecarregou a CPU

fugindo um pouco do assunto, como vc conseguiu rodar mais do que um timbre??? eu só consigo rodar um timbre no canal 1 e nada mais, já tentei tudo, não sei mais o que fazer. E é verdade que ele funciona com o padrão General Midi, posso jogar uma trilha e fazer rodar um sequenciador e utiloizar ele como se fosse um módulo?

Valeu. Aproveitando, vc baixou o driver ASIO da UCA202 do site da Behringer?? ele melhorou muito o desempenho da minha placa.

JeanCarlo
Veterano
# nov/09
· votar


Tenta usar esse Netbook com o Kontakt! Ele exige mais memória do que processamento! Talvez demore pra carregar os Samples, mas isso não importa tanto!
==============

eu ando sem $$$ e queria pegar um desses pra aliviar, sabe? Mas eu uso o Kontakt, de repente...

JeanCarlo
Veterano
# nov/09
· votar


Os VST's são divididos em 3 Categorias: Samples, Modelagem Física e os dois juntos;

===Samples: Você tem a gravação do som do instrumento, que é reproduzida ao tocar-se uma nota. Consome pouca CPU, mas exige bastante memória, e espaço em disco para armazenar os samples.
===Mod. Física: Mesmo príncipio dos Sintetizadores: Eles usam algoritmos para "fazer o som", não há sampler algum, mas pelo fato de o som ser feito em tempo real, é consumido muito processador, porém pouca memória e pouco espaço em disco;

Quando eu tinha o colossus, fiz um teste dele VS Superwave P8. Resultado:
Colossus, 200Mb de Memória, 5 % de CPU (Athlon 64)
Superwave, 15Mb (Se muito) de memória, 45% de CPU

============================================
Além do Mais, você citou o MrRay73. É um Excelente Plugin, mas esses plugins Antigos, ou Free, não estão preocupados em economizar CPU nem em economizar nada do micro. Eles querem Falar, pessoalmente acho que seria legal fazer uns testes com uns programas de Marca, especialmente os que são a base de Sampler, que dá!!!!

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


mais algum maluco tentando rodat vsts em netbooks ?:)

virtu
Veterano
# mai/10
· votar


Como que vocês ligaram a UCA202 no teclado, visto que ela não tem entrada MIDI?

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


virtu
Deve ser via cabo usb, é como eu ligo o meu! :)

do usb do controlador direto no netbook.


eu vou fazer uns testes mais profundos com meu netbook e posto aqui..

virtu
Veterano
# jun/10
· votar


hmm... entao não ligam o controlador direto na UCA202...

Ligam controlador -> netbook <- uca202 =P

Entendi, e como fica a latencia?

R Palma
Veterano
# jun/10
· votar


virtu


Entendi, e como fica a latencia?

Nunca usei um aparelhinho desse, mas provavelmente não haverá latência. No software controlador do VSTi deve haver a opção de assinalar a entrada midi e a saída de áudio.

Sempre usei VSTi controlado pelo Sonar, e com o driver Asio a latência era quase imperceptível.

Abs!

Bedin
Veterano
# jun/10
· votar


Olá Pessoal,

Aproveitando o tópico e contando com a experiência de vocês, qual é o melhor custo x benefício hoje no mercado, com relação à interface?

Se puderem comentar e fazer indicações, eu agradeço.

lusojunior
Veterano
# jun/10
· votar


Bedin

Eu ainda acho a Fast Track Pro, encontrada por menos de R$ 700,00 no ML.

Tem recursos na medida.

Quanto aos netbooks, já tem modelos de núcleo duplo a venda no exterior. Acredito que daqui pouco tempo será possível utilizar esses nanicos no palco tranquilamente.

RockRonald
Veterano
# jun/10
· votar


Amigo eu tenho o UCA202 a latencia acaba, mas ele faz uns ruidos feios eu to usando num desktop tb com 1gb de memoria, mais ainda naum usei no True Piano, o que eu uso eh o software da Korg M1, tem bastante VST incluso, mas num conpensa vc comprar pra usar em Shows ao vivo... melhor uma placa usb mesmo

Eldon
Veterano
# jun/10
· votar


Prezados,

Sou novo aqui no fórum e estou tentando melhorar um pouquinho a minha qualidade musical. Para isso adquiri um Notebok HP AMD turion X2, com 250 HD, 3 GB com Windows Vista Hom Premium. Estou comprando o cabo USB/MIDI e tenho um SP 76. A minha dúvida é a seguinte: Onde consigo baixar os módulos da Kurswail, Korg, Yamaha e afins? Será que existe algum local maneiro para isso? Qual o programa que eu tenho que baixar para executar também os módulos? Alguém pode me ajudar??

SaintFerio
Veterano
# jun/10
· votar


Meio difícil vc baixar módulo de algum pra rodar no notebook, o mais fácil é vc pegar algun VSTs cara, que vem com mtos timbres... Pra procurar, em um topico de VSTs grátis aqui no forum, e existem alguns sites de buscas que vc pode procurar, como o Google mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Netbook + VST + Interface