Acidente com o Yamaha S80 :(

    Autor Mensagem
    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09


    Galera,
    boa tarde!

    Por causa do tamanho e do peso do S80 eu não utilizo um case! Costumo enrolar ele em um cobertor que o protege bem, e guadá-lo em um bag desses acolchoados.
    Bom! Aconteceu que utilizei ele na igreja na quinta, na sexta e no sábado, e no sábado de manhã enquanto limpavam a igreja, alguém que eu não idenfiquei deixou o teclado cair do banco que estava no chão, com o painel para baixo. Prejuízo!
    Os potenciômetros ficaram todos bambos... Fora de posição. Estão funcionando normalmente, alguns estão melhores com apenas um jogo, outros piores parecendo uma alavanca de cambio, porém todos funcionando. Como o potenciômetro deslizante do volume está com chiado, estou afim de mandar ele para assistência técnica, assim troco todos os potenciômetros, porém estou com uma dúvida!
    A MO só para abrir o teclado é de 150,00 fora a MO para trocar as peças.
    Fiz a cotação das peças em um assistência técnica autorizada e cada potenciômetro de controle sai por R$ 12,09 e o potenciômetro de volume sai por R$ 11,82.
    Como já abri o TR76 e o N364 pensei! Vou comprar as peças e eu mesmo as substituo em casa. Sou técnico em eletrônica e tenho todo ferramental necessário. Não teria dificuldade a mesmo que esses componentes sejam SMD (o que aposto que não é).
    Ontem fui fazer um pequeno ensaio de abertura do gabinete. Como já havia visto um MO8 aberto e a carcaça abria como um capô de carro, vendo que minha carcaça também tem dobradissas no chassi de madeira, removi todos os parafusos da caracaça, porém não consegui mover nada desta. Fiquei com medo de desmontar por baixo e atingir o mecanismo, como são teclas pesadas, não sei se há algo diferente!!!
    Alguém tem o esquema ou sabe como abrir um teclado deste?
    Na assistência posso ficar até 60 dias sem o teclado, portanto, preferiria fazer isso em casa economizando tempo e dinheiro!

    Abraços...

    thiago lima
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ....putz...cara so ler o comeco, ja deixa triste....... eu tenho mo medo tbem de alguem derrubar o meu JG...aida mais agora q estou com uma stay aluminium.....q é so uma criancinha encostar o braco no teclado e....... nem quero imaginar........

    quando tinha um A70( bem pesado ) ele tbem caiu por sorte, so arranhou o visor, e como ele nao tem knobs...nao amassou nada..


    bem...boa sorte!!

    NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Irmao, eu acharia melhor levar na assistencia mesmo viu! Mas sabe o que voce deveria expor a situação para o ministerio de louvor ou para o pastor.. ja que voce nao viu quem foi, acho que seria bacana, quem sabe Deus toca e eles te ajudam no custo... mas acho muito arriscado voce abrir... digo por experiencia propria, pode ser que vc acabe tendo uma surpresa com algo que nao conhece abrindo, mesmo manjando de eletronica ai ja viu... e nao é sempre que temos dimdim pra comprar um S90 novo.
    Fica na paz! Estarei orando por voce!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Porra Jefão... Ninguém se prontificou para te ajudar não cara?

    Cara como tu sabe eu também som curioso... e se tu acha que faz você faz. Abre ele fotografando tudo... fazendo esquemas e depois volta a fita vendo como era antes, acho que não tem erro... ainda mais que você entende da coisa...

    Se fizer merda leva pra assistência... enfim eu faria!!! :P

    Já comprou o Hardcase ???

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Caramba, que coisa chata! E que sacanagem do pessoal... Nem nos potenciômetros eles vão ajudar? Aí complica...

    Mas bem... Eu tb tentaria abrir o teclado rsrs. Só vai com cuidado e tenta abrir sem forçar. Vê se não tem nenum parafuso escondido atrás de adesivo ou das laterais de madeira. Duvido que os pots sejam smd.

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Poxa vida, que triste... deve ser um susto e tanto. Mas veja se tem como os responsáveis pelo ocorrido ajudarem na manutenção do teclado, acho justo, até mesmo porque nós não cobramos nada para tocar, investimos um grande capital (porque queremos, é claro, mas investimos), nos desgastamos, etc... (não estou reclamando por isso, pois também faço tudo isso e amo cada vez mais fazê-lo, pois é para Deus), então, acho muito justo que ao menos os responsáveis contribuam.

    Mas fora isso, se eu fosse você eu tentava abrir o teclado sim, já que você entende (eu não abriria nunca, pois não entendo nada), porque isso poderia representar uma boa economia de dinheiro e tempo para você.

    arilevita
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Já comprou o Hardcase ???(2)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    Valeu pela força galera...

    Quanto a cobrir os gastos eu já falei com o tesoureiro da igreja, que é uma pessoa de Deus e muitíssimo amiga. Acidentes acontecem e eu fiquei de orçar o conserto e passar o custo para a comunidade!! Isso é o de menos... Mas imagina eu ficar 2 meses usando o Fantom-X7 para tocar em show!!! Esse final de semana toco no ginásio do Ibirapuera (transmitido ao vivo pela TV Século XXI, convido aos que puderem acompanhar), e vou usar o S80 saindo os botões na mão mesmo!!! Paciência!!!...

    Quero aproveitar e trocar o gabinete dele. Custa em torno de 500,00, e o meu que é de 2001 já tem alguns riscados e alguns pontos de oxidação. Se caso mandar pra assistência vou acabar fazendo essa loucura...

    Quanto a abrir, vou tentar abrir por baixo!!! Quem sabe dá certo!!! Se caso conseguir seria simples consertá-lo!!! Aí a igreja só paga as peças, e fico com o teclado zero!!!

    Alguém aqui já abrir algum piano digital ou synt 88 teclas pesadas, que não seja o SP que é fácil de abrir???

    Abraços..

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Quero aproveitar e trocar o gabinete dele. Custa em torno de 500,00, e o meu que é de 2001 já tem alguns riscados e alguns pontos de oxidação.

    Eu acho que é gastar dinheiro à toa. Esse tipo de "defeito" não desvaloriza nem a metade disso (R$500,00) o equipamento na hora de comercializar. Eu acho que vale mais a pena você guardar o dinheiro para fazer um investimento melhor (talvez trocar o S80 por um S90 no futuro).

    tiago scott
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Nossa cara que susto, como dizem tomem a minha casa, levem o meu carro só não risquem meu teclado kkkkkkkkkkkk. Cara acho que você ficou até muito calmo, se fosse eu já ia ficar louco com o infeliz que quase distrói o meu precioso (My Precious) rsrsrsrs. Mas na boa se você tem conhecimento e confiança para abrir vai em frente, pois afinal as assistências cobram grana só para olhar se o teclado tá limpo ou não, aí não dá. Mas acredito que você consegue resolver e ainda bem que têm uma assistencia como saída de escape. Cara quando toco na igreja e vejo aqueles muleques correndo, com copo de agua na mão e brincando de pula pula com o cabo do teclado, eu já solto um ( vaza muleke, vaza). Na boa cara você gastar mais de R$ 5000,00 para em um acidente besta como esses, gastar mais R$ 500 ou R$ 1000, tá louco. Mais boa sorte em todo processo Jefão.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fábio_soul

    Pois é.. é que é osso!! O Silk está 100% mas o teclado tem umas marcas de oxidação.. tipo quando começa dar uma pipocada na pintura...

    Mas vamos lá.. Já fiz as loucuras.. agora é só esperar..
    Fui na NTA distribuidor central da Yamaha aqui em São Paulo (aliás, ótimo preço e atendimento), e encomendei as peças e comprei outras...

    COD DESC VALOR QTD TOTAL
    V4102900 ROTARY ENCODER 10.0K 12,09 5 60,45
    VL445700 SLIDE POT. A10KX2 SY85 11,82 1 11,82
    V4165700 CONTROL PANEL S80 365,94 1 365,94
    TOTAL= 438,21

    O único que trouxe pra casa é o potenciômetro do volume. O restante vai ser importado diretamente da Yamaha Japan, e deve chegar em no máximo 60 dias.

    Vou trocar o do volume, assim já treino pra quando chegar as outras peças, e já fico com o teclado melhorzinho para usar neste meio tempo... Depois troco tudo e fico com teclado 0.. Novo... aliás, é um teclado lindo, e mecere esse esforço...

    Depois disso, quem quiser ficar com ele, só pagando 5500,00...rs

    Abraços...

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Só para você ter uma idéia, tem um cara vendendo um S90 no ML por R$4.500,00... Eu não acho que valeria a pena gastar tanto assim no S80 (a menos que fosse extremamente necessário para o funcionamento). Sei lá... pensa bem aí.

    Abraço.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    V4165700 CONTROL PANEL S80 365,94 1 365,94
    Vc fez isso? =O

    Cara... eu não sei se faria o mesmo... Mas realmente o teclado zero fica muito melhor pra revender rsrs.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    Ah... eu achei barato o painel, completo com silk zerado...
    Esse S90 é de Marília, e está abaixo do valor.. Está no valor do S80... Mas não compensaria para mim.. A diferença do S80 e para o S90 é apenas na quantidade de expansão 2PLGs no S80 e 3PLGs no S90 e na ROM que é maior no S90.. Mas os pianos soberbos e superiores estão no S90ES... em suma o que o S90 acrescenta é puramente timbres que na mesma pegada do que já se tem... Em contra partida o S80 é um 88 teclas compacto, porque usa as Wheels no painel de controle... O S90 tem console para as Wheels que faz ele crescer uns 18cm de comprimento, ficando inviável para transporte... Eu quero sair do S80 para um S90ES (que também é maior, porém, compensa o esforço maior no transporte) ou um Motif de ES7 para cima, ou ir para a linha Korg (Triton Extreme 76, ou quem sabe um M3).. Como não vejo meios agora, vou ficar com ele um tempo... Pretendo... Estou quebrando a barreira do conhecimento íntimo entre este teclado e eu. Os resultados estão começando a vir, estou me tornando dependente das teclas dele, e tirando a neura de fazer as coisas na impulsividade, não vejo motivos agora para trocá-lo agora por uma coisa que não seja melhor que ele... Bom..

    Ontem consegui abrir ele e fazer uma manutenção.. tirei fotos.. depois posto sobre....

    Abraços...

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Entendi... bom, de qualquer forma, foi só uma exemplificação de como você poderia utilizar os R$500,00 para um possível negócio ao invés de uma manutenção no teclado... Mas se você achou o painel barato, então morre a discussão por aqui... hehehehehe... Por quanto você achou o painel?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fábio_soul
    Por quanto você achou o painel?

    Cara.. eu encomendei ele novo direto do japão por 365,94.

    Abraços.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Faltou trocar as madeiras da lateral!!! =]

    Cara eu tô nessa fase com meu SET, sem pretenções para gastar... e tendo em vista apenas um TOP a longo prazo... hehehehe

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    Já falei pra você vender tudo isso aí e comprar um top logo de uma vez... hahahahaha

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fábio_soul

    Pois é. Se eu tivesse na situação dele, já teria feito isso, afinal, o equipo dele é de fácil revenda

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    Cara... assim que chegar o painel, vou desparafuzar a madeira e levar para um marcineiro amigo meu trocar as folhas de acabamento da madeira... hehehehe.. Vou deixar ele muito zero de aparência... De resto ele já está zero.. vou mostrar em breve as fotos que tirei do mecanismo de teclas dele... Coisa linda... Cada tecla tem marcada a nota e oitava devido ao Balanced Hammer...

    arilevita
    Já comprou o Hardcase ???(2)

    Pow irmão!!! Vontade não falta mesmo!!! Mas fica impraticável carregar um teclado deste peso com case, a não ser que só rodies carregasse meu teclado e eu tivesse uma camionete... hehehehhe..

    Vou reforçar o forro interno do meu bag...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Qual o equipo é fácil de vender hoje??? ahuahuahuahua

    Jeferson Fernandes
    Semi-case não seria uma alternativa, tu já chegou a vê uns semi-cases da kurzwell que tem bordado a marca e talz são lindos e muito bem acabados...!!!???

    Rpz tu ta reclamando d+, tem um amigo meu que carrega um CP33 em um Ford KA e ainda leva a namorada (no banco de trás)... (Eu juro!!!)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral
    hehehehe.... Pow um CP33 é 10Kg mais leve que o S80.... Eu o carrego em um Celta! Grande vantagem neh?...hehehehe... Ontem indo para o Ibirapuera tocar foi eu, o S80, minha noiva, mingha cunhada e mais um amigo da banda....

    O S80 foi lindo naquele somzaço... Timbraços...

    givao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    O S80 foi lindo naquele somzaço... Timbraços...
    hehehe , pelo pouco que assisti na tv ontem e verdade , pianos lindos mesmo , gostei do rohdes tbem , parabens ontem pelo evento , show de bola

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    Galera!

    Conforme havia falado, fiz a encomenda das peças para manutenção do S80.
    A única peça disponível em estoque era o potenciômetro de volume, portanto trouxe ela comigo. As demais foram solicitadas através de importação.
    A princípio minha dificuldade era abrir o gabinete!
    Bom. Peguei as dicas com um técnico da NTA que inclusive me mostrou o manual de componentes e peças do S80 (doc restrito). No fim consegui abrir o equipamento sem muita dificuldade.
    Fiz a substituição desta peça que estava funcionando muito mal, com chiados e com a ação estranha e o resultado foi show! Perfeito!
    Abrir o teclado é simples, mexer nele é fácil. Vou esperar as outras peças chegarem para substituir em casa mesmo, economizando assim tempo e dinheiro...! Fiquei maravilhado com a construção do teclado, mecanismo, placas, por isso como costumo fazer tirei fotos, as quais comentei:

    http://img16.imageshack.us/img16/6994/72998718.jpg
    http://img179.imageshack.us/img179/4576/41038245.jpg
    http://img19.imageshack.us/img19/305/66106176.jpg
    http://img242.imageshack.us/img242/755/54233091.jpg
    http://img242.imageshack.us/img242/4509/86448699.jpg
    http://img16.imageshack.us/img16/4125/95639136.jpg
    http://img102.imageshack.us/img102/7276/90300758.jpg
    http://img515.imageshack.us/img515/977/91177691.jpg
    http://img74.imageshack.us/img74/3614/64240912.jpg
    http://img74.imageshack.us/img74/8599/89727997.jpg

    E por último o S80 em ação ontem no ginásio do Ibirapuera. Antes que alguém me alopre, hehehhehe, eu tenho mania de ficar com boca aberta quando estou concentrado ou distraído... Tenho adenóide... hehhehehehe...

    http://img74.imageshack.us/img74/3482/imagem046r.jpg

    Abraços...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Fotos fantásticas! Muito boas mesmo!
    Cara... Esse teclado é muito bem construído. Até dobradiça pra facilitar a manutenção. Gostei.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Valeu brother... Realmente é show.. Tem muita gente preconceituosa quanto à um modelo com 6 anos e meio de uso, mas poxa. Estou cada vez mais feliz. Não era tão feliz no começo, tinha muitas saudades do TR, mas estou cada vez mais íntimo dele e cada dia que passa consigo editar timbres melhores...
    Consegui ótimos resultados em pianos acúsitocos, alguns elétricos, 2 rhodes puro sangue, e dois pads que não tem pra ninguém... Melhorei bem metais, orgãos e strings, mas, ainda vou dar uma encorpada neles!!!

    Agora... hehehhee.. Vc nem esperou eu terminar de postar.. hehehhe.. estava tudo bagunçado.. agora está certinho, na ordem e com todas as fotos!!! Dá uma verificada lá...

    Abraços...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    givao

    Obrigado amigo!!! agora tá ciente de que realmente falo a verdade... Ofereço muito pouco como tecladista.. :D
    E o N364? Está rastreando? Está por onde....?

    Abraços...

    PauloCezar
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Alguém tem o esquema ou sabe como abrir um teclado deste?

    Boa tarde, conseguiu abrir?? Pode explicar como?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acidente com o Yamaha S80 :(