- Começando a tocar teclado

Autor Mensagem
    Juneba
    Veterano
    # abr/09

Olá prazer meu nome é Wagner, tenho 14 anos, e tenho um ctk 700, que ganhei do meu pai, o teclado é meio antigo, só que acho que está bom pois agora que comecei a aprender.
    Então baixei umas videos aulas, aprendi sobre clave de fá, clave de sol, triades, acordes com setima e tals.
    porém estou tendo problema em algumas coisas, e desde de já, não possuo condições para estar bancando um professor. minhas duvidas são:

- O que são escalas? e como posso criar a de cada nota?
    - qual a melhor maneira de aperfeiçoar a tecnica, eu estou usando um livro com o metodo de ilse reiman, porém acho ele muito devagar.
    - estou tocando tem 3 semanas, e já consigo tirar umas musicas basicas, como uma valsa chamada trick- trick, que usa triades de sol, do , re, fá. para 3 semanas está bom?
    - meu teclado é muito antigo? para eu tocar pro exemplo, musicas de Queen, Nigthwish, deep purple ele quebra o galho?
    - e demora muito conseguir tecnica suficiente para tocar bohemian rhapsody do queen?
    - treino 3 horas por dia , regularmente, é muito ou pouco, ou está ideal?

obrigado desde de já, e espero que possam me ajudar.

abraços amigos

Faop
    Veterano
    # abr/09
    · votar

- meu teclado é muito antigo? para eu tocar pro exemplo, musicas de Queen, Nigthwish, deep purple ele quebra o galho?
    - e demora muito conseguir tecnica suficiente para tocar bohemian rhapsody do queen?
    - treino 3 horas por dia , regularmente, é muito ou pouco, ou está ideal?

Essas 3 eu posso responder com clareza o suficiente, as outras eu não sei como te explicar de uma maneira mais simples.

Para as músicas que você quer, eu acho que o teclado não da pra tanta coisa não viu... Aconselho um melhor pra tocar elas.
    Depende do aluno, mas as músicas do Queen pedem pelo menos um ano de treino, elas realmente são bem difíceis.
    O ideal seria no mínimo 8 horas por dia hehe mas nos padrões atuais do mundo, 8 horas é impossível, tenta por mais uma horinha ai no teu currículo que ja fica de boa.

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Nossa, 1 ano de treinamento. bastante tempo, mas estou afim de treinar todo esse tempo.
    Tem dia que fico a tarde e a noite inteira tocando, mas acho que estou evoluindo muito pouco.
    vou tentar colocar ao meu curriculum mais uma hora de treinamento diaria.
    mas assim, posso ficar com esse teclado até daqui a 1 ano? porque por agora estou pretedendo comprar um violão novo, e comprar uma guitarra para aprender a tocar, só isso vai custar-me uns $800 eu creio.
    atrapalharia eu aprender a tocar a guitarra e o violão junto com o teclado ou é melhor eu aprender 1 de cada vez?

silvG8
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Juneba
    Bom, quanto as 8 horas citadas pelo amigo Faop, eu diria que não necessariamente. Se você treinar 8 horas por dia, além de não ter tempo para mais nada, você pode desenvolver uma lesão em pouco tempo (2 anos mais ou menos). O ideal seria que você arranjasse um professor que te guiasse no seu ritmo de aprendizado. Métodos não são aconselháveis; geralmente enrolam muito o aluno em um mesmo nível, se nenhum grande avanço. O que vale a pena, não agora, mas daqui a uns 6 meses é começar alguns estudos e tal.

Quanto ao número de horas, as 8 horas só servem mesmo pra quem vive da música e faz faculdade, fora isso, não tem necessidade não.

Valeu.

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

mas o problema como citei,e a falta de dinheiro.
    então como prosegueria, o jeito seria pegar algumas musicas mesmo e ir tentando tirar elas?
    como estou fazendo pelo metodo da ilse reiman?

NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Iai irmao! Como vai!? Entao bem vindo ao mundo das teclas! É dificil viver juntando grana pra comprar equipamento, carregando peso de Kuzweil K2600 X quando nao tem carro mas a gente gosta da brincadeira! heheheheheh!

Poxa vou tentar ajudar com alguma coisa:
    1- Escalas são basicamente as notas que vão compor cada tonalidade.. vou dar uma explicacao bem basica pra nao te confundir.. as escalas tem infinitos conceitos, modos de utilização , por isso, conforme voce for aprendendo, tente sempre se aprofundar mais... As escalas vao te servir para montar os acordes, criar as tensoes, realizar solos e improvisos, e tocar..
    Sempre que voce tiver em uma musica estilo Jazz, por exemplo, pode usa-las pra criar acordes bem diferentes e sofisticados.. imagine...
    em Rock por exmplo., da pra voce usar pra fazer um solo be bacana.. mais ou menos isso.. sabe aquelas notas que voce escuta alguem tocar na musica, que nao sao necessariamente o acordes, mas notas sozinhas? Entao, aquelas notas fazer parte basicamente de uma determinada escala... seria bacana voce aprender primeiro escalas maiores e menores.. depois disso, tenta se aprofundar mais!
    2 - Livros e.... INTERNET...... Cara, acho que uns 80% do que sei aprendi ou sozinho, entrando em sites, baixando apostila.. os caras aqui me deram mó ajuda!
    3- Bacana voce ja saber alguma coisa, vc vai lembrar dessas musicas pro resto da sua vida!
    4 - Voce pra tocar essas musicas, todos irao te aconselhar um sintetizador, por isso, tente achar um teclado bacana que tenha orgaos, pianos, strings e efeitos... pra esses usos, eu indicaria um teclado da KORG ( só fica devendo nos pianos, pro caso do QUEEN, mas voce consegue algo bem bacana.) Mas nao se procupe com o teclado AGORA, mas sim com sue aprendizado, quando sentir, voce ira acabar sentindo falta dos timbres automaticamente e naturalmente.......
    5 - Acho que 3 horas seria bacana... ate 2 horas.. contando que isso nao se torne um "peso".. adeque o tempo de treinamento á sua rotina. Mas acho que tres horas seria o ideal... quer uma dica?? Treine BASTANTEEEEE os exercicos que voce ler e conseguir.... ajudam MUITOOO!

Abraço! Fique na paz do Senhor!

Artref
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Artref
    · votar

-O que é escala você acha bem explicado em qualquer tutorial pela net. Dê uma googlada.

-A melhor maneira de você aperfeiçoar sua técnica é estudando piano erudito num piano com teclas boas, seja ele digital ou acústico.

-Não dá pra saber se está bom para 3 semanas porque não sei COMO você está tocando as músicas. Tocar é uma coisa; tocar bem é outra bem diferente. Busque tocar em qualidade, e não em quantidade. Muito melhor saber tocar uma só música bem tocada do que 10 meia-boca.

-Sim, seu teclado é antigo e infelizmente é muito básico em todas as características, sem falar que não é apropriado pra tocar o que você quer.

-O tempo vai depender da sua aptidão e do seu estudo. Impossível alguém falar sem conhecer você bem na área.

-o tempo de estudo é relativo. Se você estiver estudando errado e sem as condições necessárias - postura, teclas com mecanismo de qualidade, noções básicas de posicionamento e etc - o que definitivamente me parece ser o caso, você pode estudar 12 horas por dia que não vai chegar a lugar algum. E pior, que isso: como já falaram, pode se machucar ou aprender errado, e aí vai ser foda.

Novamente, depende da qualidade do seu estudo. 3 horas de estudo bem feito em condições otimizadas era o que o Artur Rubintein dizia fazer, e ele é considerado por muitos simplesmente o melhor pianista dos últimos anos.

Na boa, procure um professor, pelo menos para te dar as noções básicas de postura, técnica e etc. Senão a chance de você fazer mierda é alta.

mas assim, posso ficar com esse teclado até daqui a 1 ano? porque por agora estou pretedendo comprar um violão novo, e comprar uma guitarra para aprender a tocar, só isso vai custar-me uns $800 eu creio.
    atrapalharia eu aprender a tocar a guitarra e o violão junto com o teclado ou é melhor eu aprender 1 de cada vez?

Tá de palhaçada, né amiguinho? Você quer tocar teclado ou não quer? Se você quer, concentre-se nisso e compre um teclado melhor. Se você ficar tentando aprender tudo, no fim não vai fazer nada bem.

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Muito obrigado galera.
    mas quanto ao teclado, quero aprender sim, mas quero tocar guitarra e violão também, até porque teclado não posso levar para todos os lugares, e não há nada melhor doque em uma rodinha numa fazendo ou algo assim, tocar um violão, ou também nada melhor que levar uma mina pra sua casa e tocar uma musica no teclado, cara amo musica, por isso quero aprender tudo isso. vou me esforçar em tudo, a musica estou tocando bem, pelo menos no que acho, pelo menos eu mesmo estou achando bonita, com ritmo harmonia e tals.

obrigado galera, só não entendi mesmo, se tem alguma regra basica pra criação de escalas, ou eu tenho de decorar as que tem nos livros mesmo.

JH Mayer
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Poww mano, quer participar do "se vira nos 30" ou quer aprender a tocar um instrumento? Uma coisa de cada vez! Se optar pelo teclado, esquece o violão e a guitarra um tempo. Se optar pelo violão e pela guitarra, e for comprar algo, compre um violão, e não um violão e uma guitarra direto.

Então, não dá pra te avaliar muito bem, não sei como você tá tocando a música. Posta um vídeo, um áudio, qualquer coisa aí!

Uma escala é um conjunto de 12 notas divididas em 1/2 tons. Com certeza você conhece a mais famosa: "Do ré mi fá sol lá si do".

Ué, mas não eram 12 notas? Sim, são 12 notas se nós considerarmos os semitons ou seja, as teclas pretas do teclado. Com o tempo vc vai querer saber o pq entre o Mi e o Fa não tem tecla preta e entre o si e o do a mesma coisa, quando ficar com essa dúvida, pergunta aí que eu respondo! huahuauha

abração kra, boa sorte!

NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Como eu te disse... nao é so estudar.. mas estudar e por em pratica.. algumas voce precisa decorar, mas entender como funciona e colocar aquilo em pratica... existem milhares de escalas,mas algumas voce nunca vai chegar a usar, por isso se esquece... entao.. procura aprender sobre as escalas maiores e menores por enquanto, aprendido isso, vai tentando se aprofundar... voce disse que ja sabe fazer uma triade de sol, do, fa..... entao, porque a formaçao delas é assim? E se voce quiser fazer uma triade de Si por exemplo? Tudo isso voce precisa aprender primeiro antes de aprender coisas como emprestimo modal, modos gregos.... lembra, uma passo de cada vez.. senao, se voce quiser aprender tudo embolado de uma vez, como disse o Artref, vai sari tudo errado, e voce vai acabar aprendendo errado e criando vicios que depois pra consertas leva muiiiito tempo!

Abraços! Tenta postar uma musica sua pra sempre ser avaliada!
    A paz do Senhor!

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

vou tentar colocar uma musica aqui eu tocando, só esperar meu pai chegar do trabalho pra eu gravar com o celular dele, eu sei criar os acordes, já de nona de setima, e tals.
    eu achei um menino no meu colegio que me explicou como se forma as esclas, e a parada de somar 1 tom 1 tom 1 tom 1 semitom 1 tom 1 tom 1 tom.
    e pesquisando um pouco no google, eu aprendi também pra que servem, são para fazer as melodias no tom da musica, certo?
    agora essa duvida é boa, porque não tem mi #, FaB e nem si # , DoB?
    E eu estava pensando em comprar o violão primeiro , eu so comentei que também queria aprender guitarra.
    hum , vocês acham que começando agora, é muito tarde?
    daqui a alguns anos, por exemplo se eu me dedicar mesmo, vou conseguir compor pelo menos alguma musica?
    e quanto a tocar de ouvido, demora muito tempo para se conseguir tal abilidade, ou só treinando muito mesmo, que se conseguiria?

NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Na verdade tem sim.. mas nao serve pra nada.. porque conta comigo.. quando aparece # ( sustenido), é aumentado 1/2 tom na nota... logo sendo que, MI# é igual a FA =P...
    Fab é igual a MI, e assim por diante.. entendeu??? =)

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

ah, não existe tom entre eles.
    entendi sim

liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Querido Juneba,

Você tem 14 anos!! Isso é ótimo!!
    Comecei a levar teclado a sério com 30 anos!

Olha, percebi que você tem uma coisa excelente: CURIOSIDADE. É ela, somada a sua persistência, disciplina e dedicação que vai fazer você aprender na sua própria velocidade e não na velocidade que você gostaria de aprender.

Toda a parte teórica, você pode conseguir em livros (alguns em pdf achados pela internet) de harmonia. Pelo forum vc vai achar inúmeras recomendações. Tb acha muita coisa na internet e em vídeos do you tube. Você já até achou algumas coisas. Vá em frente!

agora essa duvida é boa, porque não tem mi #, FaB e nem si # , DoB?

Como nosso amigo aí em cima já disse, a escala é formada de 12 notas e a distancia entre elas é um semi tom. Não existe mi# ou Fab e nem si# ou dob pq se somarmos meio tom de mi, já teremos o fá e se subtrairmos meio tom de fá, já teremos o mi. É uma questão de frequencia, eu acho.

Quanto a sua vontade de tocar violão ou guitarra... isso me animou. Na verdade a maioria dos tecladistas se interessa por outro instrumento tb. Isso não é ruim, e a teoria é a mesma, mas o instrumento é outro, a técnica é outra e pode acabar embolando tudo se vc não tiver orientação. Escolha um instrumento só primeiro, mas não perca a vontade de aprender outros.

Compor?
    Olha, existem músicas e MÚSICAS. Conheço um rapaz de 15 anos que compôs 2 músicas e tocou na igreja com a banda. Não são grandes coisas em termo de riqueza harmonica, mas tinha letra, tinha poesia... Creio que quando vc dominar campo harmonico vc já conseguirar compor algo. Mas nao será nada de mais. Não espere fazer em 2 meses o que geralmente se faz em 2 anos.

Tocar de ouvido:
    Bom, eu tocava flauta doce de ouvido: Percebia as notas e as reproduzia na flauta, quando a tessitura dela me permitia.
    Se voce tocar teclado com acordes na mão esquerda e o solo na direita, talvez vc consiga tirar alguns solos de ouvido com facilidade.. isso vai depender de você (tem gente que nao consegue nem rezando, mas tem gente que já nasce com muita facilidade para isso).
    Mas isso quer dizer percepção da melodia.
    Quando se trata de acordes, tocar de ouvido pode ser um pouco mais dificil até vc ter intimidade com o som de cada acorde.
    Vc vai conseguir entender isso depois que estudar campo harmonico e tensões.

Não se afobe demais. Pesquise, mas aplique. Procure passar para a proxima dúvida somente depois de sanada a primeira dúvida. Procure livros primeiro, depois equipamentos.

Dica de livros:
    - O Livro do Músico
    - Harmonia e improvisação - Wilson Curia

Aviso: É preciso estudar muito, então não fuja das partituras. Tente entende-las e usá-las!

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

cara, eu me inspiro no jack black, ele ja fez alguns filmes, tocava no tenacious D, ele sabe tudo , violão, bateria, teclado, guitarra, baixo.
    são em caras assim que eu inspiro, esses livros eu acho aonde?
    em lojas de musica? ou consiguo baixar na internet mesmo?

ah e quanto as partituras, estou quase lendo fluente a clave de sol.

liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/09
    · votar

Os livros que indiquei vc acha em lojas físicas e lojas na internet.

Mas se voce procurar por "harmonia" no google vc tb acha bastante material.

Tem um site da canção nova com muitos videos tb.
    E tem outro do ramonn tessman com algumas dicas.

Juneba
    Veterano
    # abr/09
    · votar

ok vou dar uma pesquisada aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a - Começando a tocar teclado