comecando... escolha de teclado.. ou piano?

Autor Mensagem
Rafaelgv
Veterano
# jan/06


sempre admirei mto pianos...
mas so agora resolvi aprender, mas axo q vo te q comecar com um teclado...

mas todos falam q ha mta diferenca entre teclado e piano...
me disseram pra procurar por teclados com teclas d piano...
axei o kurzweil sp 76 aki no forum, axei um demo dele, mto curto, mas gostei do som, c alguem tiver + demos eu agradeco ;)

pra aprender a tocar piano eh uma boa eu comecar tocando com esse teclado? ou eu devo procurar um piano mesmo?
com ele, eu faria aula d piano ou teclado? :/

bom, grato desde ja

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv

Se vc quer mesmo aprender piano em teclados, vai precisar de um teclado com teclas de piano.. o Kurzweil SP 76 é um controlador com teclas leves, já os seus "irmãos" maiores, o SP88 e o SP88X possuem teclas com peso de piano... as teclas do SP88X são um pouco mais pesadas do que as do SP88, apesar da diferença de preço ser na faixa dos R$500,00...

Uma boa opção também são os pianos da série RD da Roland, o 170,500,700....
A CASIO também possue uma linha de pianos chamada Privia, que é muito vem vista pelos tecladistas atuais apesar do preconceito com a marca...

Eu prefiro e estou adquirindo o Kurzweil SP88, na minha opnião, os melhores timbres de piano e strings do mundo... Mas isso vai do seu gosto..

Comm um teclado com teclas de piano você pode tranquilamente fazer aula de piano.... Além do peso ser muito menor, o preço também, existe a questão do transporte....

Espero ter te ajudado, qualquer coisa é só chamar....

olkol_
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
eu tenho o rd-170 q nosso amigo ai de cima falou... as teclas deles sao muito boas... com a semsibilidade bem parecida com uma do piano... o unico problema sao os outros timbres fora os de pianos... mas imagino q vc nao usara tais timbres...

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


já os seus "irmãos" maiores, o SP88 e o SP88X possuem teclas com peso de piano..
Possuem não...o SP88 tem a mesma leveza do SP76...e o 88x é só um pouquinho menos leve.

Quer aprender piano? Compre um piano, essa é a minha dica.

Rafaelgv
Veterano
# jan/06
· votar


aulas d teclado seriam em vao ?
visto q sei nada sobre teoria musical
toco violao por conta propria faz uns 3 anos, mas n toco nada d q me orgulhe... nunca levei a serio violao ate pq nucna gostei mto...

diferenca d piano pra teclado esta somente nas teclas?
entao n seria so um pouco de pratica pra "equilibra" os dois?
c eu comecase com teclado e passase pra piano, n seria so adaptar ao mesmo?

grato pela ajuda ;)

Ken Himura
Veterano
# jan/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


diferenca d piano pra teclado esta somente nas teclas?
entao n seria so um pouco de pratica pra "equilibra" os dois?
c eu comecase com teclado e passase pra piano, n seria so adaptar ao mesmo?

1ª - Não, não está.
2ª - Muita prática, em ambos.
3ª - Não, você teria que ter todo um trabalho de reeducação postural...seria quase a mesma coisa que começar do zero.

rafalevita
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
Cara, a minha dica é que vc compre um teclado com teclas que tenham peso de piano... mas faça aula de PIANO.... é muito melhor, aprende muito mais, concordo com o Ken Himura de que vc comprasse um piano mesmo... mas piano é mais caro, bem mais caro até...
Intaum é assim: se vc não tem problema com dinheiro, compre um piano, senão compre um teclado com peso de piano....
Mas para as duas opcoes escolha fazer aula de PIANO e não de teclado....

Lembre-se de uma coisa....
Tecladista não é tb pianista... mas pianista é tb tecladista...

Abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
o problema do piano acústico não é nem tanto a grana, pq um piano legalzinho está no preço de um bom piano digital. A questão, além de tudo, é a praticidade. Você não precisa ficar se preocupando com afinação do piano digital, cuidados com a madeira, há possibilidade de transporte, etc.
Eu recomendaria um Casio Privia PX-110. As teclas são ótimas e o timbre de piano é muito bom também. Eu que não sou tão principiante pretendo comprar um PX-310.
Acho que uma grande parte do pessoal vai concordar com essa recomendação no quesito custo x benefício.

Abraços, e bons estudos.

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Ken Himura

Se vc quiser pode pesquisar em qualquer lugar, inclusive NESTE fórum

Kurzweil SP76: 76 Teclas leves
Kurzweil SP88: 88 Teclas semi-pesadas
Kurzweil SP88x : 88 teclas pesadas tipo piano

Rafaelgv

Vc pode tranquilamente comprar um piano digital (Kurzweil SP,Casio Privia, Roland RD...) e fazer aula de piano ou teclado, aí vai do seu gosto.

Ken Himura
Veterano
# jan/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


Scoth_Pr
E vc acredita nisso??
Esse sistema de 88 teclas pesadas tipo piano só foi feito pra aumentar o preço do teclado...as teclas dele não são e nunca serão pesadas como a de um piano.

Aliás o SP76 e o SP88 têm o mesmo peso de tecla, o tal "semi-pesado"...

Pode pesquisar, inclusive NESTE fórum, que peso das teclas sempre foi o ponto fraco da linha SP da Kurzweil...

=}

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
Se é pra comprar digital, procura pelas Clavinovas da Yamaha, tem teclas bem pouco mais leve que as de um piano acústico, é quase a mesma coisa.

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Ken Himura[b][/b]

Ccalma cara... Relax véio.... talvez vc não goste das teclas, mas eu gosto... o importante neste tópico é o que o amigo rafael vai axar... estou oferecendo a ele um produto que EU gosto e me adapto... se ele não gostar, a decisão é dele....

Rafaelgv
Veterano
# jan/06
· votar


bom, decidi da uma procura por precos d pianos aqui na minha cidade, tenho medo do q vo encontra, ehehe :\

mas, vcs poderiam indicar algumas lojas online ? quero ver tb os precos desses teclados q vcs indicaram... =)

bah, mto obrigado pela ajuda ae =)

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Ae Rafael.... tem uma loja em SP, a Hendrix ... lá vc vai encontrar esses teclados.... os karas fazem em até 12x sem juros...dá uma olhada lá:

www.hendrixmusic.com.br

Rafaelgv
Veterano
# jan/06
· votar


hum, n tem o teclado roland q falaram aki

mas tem esse piano digital da yamaha, o q seria?

ROTTA
Veterano
# jan/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Pessoalmente, considero a sensibilidade das teclas dos pianos digitais da Roland (mesmo os mais simples), imbatíveis. Os timbres são muito bons também. Se o requisito for boas teclas, não tem discussão (na minha opinião).

Mas...

Recentemente testei o Kurzweil SP88x com mais cuidado (há algum tempo tinha testado só por "alto"), e é um ótimo equipamento. Sensibilidade de teclas boa e timbres de piano excelentes (brilhantes e realistas). E tem mais uns timbres que quebram um bom galho (strings e órgãos).

Abraços.

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Vá por mim Rafael...piano da Yamaha, só mesmo se for de cauda.... dê uma olhada no Kurzweil.... vc não irá se arrepender....

Rafaelgv
Veterano
# jan/06
· votar


eu to meio confuso
aiehiaeh
afinal, tem mta diferenca das teclas dos sps da kurzweil pra teclas d pianos acusticos? esses rolands, kurzweils, seria a mesma coisa q tocar em um piano acustico?

Ccalma cara... Relax véio.... talvez vc não goste das teclas, mas eu gosto... o importante neste tópico é o que o amigo rafael vai axar... estou oferecendo a ele um produto que EU gosto e me adapto... se ele não gostar, a decisão é dele....

bem, a questao n eh bem gostar, ehehe, eu estava procurando um teclado pq seria uma opcao + barata pra comecar a aprender, mas assim q der eu iria passar pra piano, mas como todos disseram q ha mta diferenca entre os dois... ai complicou um pouco, ehehe

bom, como vcs aconselharam, ja estou procurando aulas d piano, conservatorio uma amiga q fez 5 anos d piano la, me desaconselhou pq dizem q exigem mto, mas isso n eh algo ruim a meu ver, esse ano eu vo ter bastante tempo livre pra me dedica... ;) mas tb tem uma velhinha, ehehe, dizem ser mto boa professora, mas axo q ainda prefiro o conservatorio, o q vcs axam?

valeu a ajuda d vcs todos!! :D

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
afinal, tem mta diferenca das teclas dos sps da kurzweil pra teclas d pianos acusticos?

Vou ser bem franco. O timbre de piano dos SPs é fenomenal. Um dos melhores que já ouvi. Mas as teclas, na minha análise, estão muito longe de qualquer piano acústico.

Dificilmente um piano digital lhe dará a mesma "experiência" de tocar em um acústico, mas confesso que as teclas dos Roland que testei (foram alguns) são todas ótimas.

O melhor mesmo, é a velha dica: teste os modelos e tire suas conclusões. Pessoalmente, se fosse pegar um piano digital neste momento, escolheria algo da série RD da Roland. Mesmo o mais antigo (e simples) RD-170 possui teclas daquele tipo... e bons timbres claro. Mas ele geralmente sai mais caro que os SPs, que pelo que oferecem, na sua faixa de preço, possuem ótimo custo/benefício.

Abraços.

Raphael cox
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv

bom vou te dar minha dica....se voce curte pianos, vai tocar sozinho, ou se tornar pianista...tentar entrar em orquestra essas coisas eu aconselho a voce procurar curso de piano mesmo...mas se voce que piano mas vai tocar em banda com sons do tipo roupa nova ou MPB eu aconselho um desses cursos de teclados, e teclados que os nossos amigos falaram em cima.

Eu particulamente sou fã da roland em teclados workstations, mas se voce quer sons de pianos vai nos Kurzweil sp 88,88x ou 76. Como disse se voce eu compraria um roland RD 700...minha dica é que compare como ja foi dito...va em uma loja e teste cada um gosto muito dos timbres do roland RD 700 mais ja ouvi os do Kurzweil sp76 e achei tambem otimos...ficam equilibrados mas é gosto pessoal...

espero ter ajudado

Raphael cox
Veterano
# jan/06
· votar


Abrindo Parenteses

Falei teclados workstations...mais sei que estamos falando de pianos digitais....

Raphael cox
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv

quanto a um conservatorio e uma professora eu prefiro professora...proque conservatorio ensina pro geral e voce tendo uma professora particular voce pode pedir um pouco mais, algumas dicas, pedi a ela a lhe aprofundar em algum assunto que voce prefira...

Cara...boas aulas e espero ter ajudado

Rafaelgv
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta, Raphael cox, Scoth_Pr, Ken Himura, Eder Muchiutti, olkol_, rafalevita

mto obrigado a todos

ja encontrei alguns pianos q me agradaram, mas ainda quero procurar por mais alguns, semana q vem comeco as aulas com uma professora particular q me indicaram

eh isso, vou fazer algumas aulas so pra ter certeza d q eh isso mesmo q eu quero, afinal, eh bastante dinheiro pra deixa atirado num canto da sala, mas to quase certo d q n vai acontecer isso

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
ja encontrei alguns pianos q me agradaram

Se puder, não deixe de dizer quais foram. Sua opinião, recém-formada, pode ajudar muita gente na mesma situação. =)
Abraços.

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


Rafaelgv
Desculpa a demora =}

Eu prefiro conservatório. É mais rígido, tem mais professores e muitas matérias além do instrumento. E os resultados são mais satisfatórios.


Agora, pelo preço do SP88x dá pra comprar pianos ótimos novos e usados!!

Andre XP
Veterano
# jan/06
· votar


Scoth_Pr
Kurzweil SP76: 76 Teclas leves
Kurzweil SP88: 88 Teclas semi-pesadas
Kurzweil SP88x : 88 teclas pesadas tipo piano


A informação correta seria: SP76 / SP88 - Teclas semi-pesadas (são iguaizinhas) - na verdade uma das melhores teclas semi-pesadas do mercado, não tendo comparação com os Roland (XP, JV) Korg (triton, n364/264)
SP88x - Pesadas (essas sim não são la essas coisas, deixam muito a desejar em comparação com teclas de outras marcas)

p.s: Rafael, vale a pena dar uma pesquisada nos pianos digitais da Yamaha, P80, p90... não são tao caros e tem um timbre de piano e teclas na minha opinião melhor q dos Kurzweil.

p.s2: Uso um SP 76 como controlador de um yamaha motif rack e o motif tem timbres beem melhores, a linha de pianos digitais da yamaha tem alguns timbres do motif.

ramontessmann
Membro Novato
# dez/16
· votar


Galera, há muita diferença, muita mesmo, entre as teclas de piano e as mais pesadas de teclados digitais? Vejo muita diferença no tamanho, mas no peso não sinto muito... to usando um Kurzweil Artis agora. É claro que dá para sentir diferença na mecânica, mas no peso é praticamente a mesma coisa :-)

jorget
Membro Novato
# dez/16
· votar


Diferenças de teclas? Antigamente havia, mas hoje nos novos a tecnologia é tão grande que praticamente não se sente a falta do martelo nas teclas. Um exemplo é o sistema Hammer action nos Roland RD (700 GX ou N, 800, etc), entre outras marcas. Se pormos um pianista "cego" diante destes, só se for extremamente sensível notará a diferença. É claro, descontando a audição (que hoje nada perde como no RD 800 que tem pianos sampleados do Steinway, C7, Bosendorfer, etc). Para simples mortais como nós, já é muito.

fernando tecladista
Veterano
# dez/16
· votar


ramontessmann
Toque regurlamente em um piano acústico, com o tempo você não gostará de 70% dos teclados que se dizem hammer action

entre as teclas de piano e as mais pesadas de teclados digitais?
claro que dá para sentir diferença na mecânica, mas no peso é praticamente a mesma coisa :-)
A ideia original e ser bem próxima comparado a pianos AC. O termo tecla pesada se tefere na comparação de teclados com teclas leves tipo PSR e works de 5 oitavas

Synth-Men
Veterano
# dez/16
· votar


jorget
fernando tecladista


Em relação a tudo que vocês falaram, mas destacando a tecnologia, por exemplo, o controlador ALESIS A61, tem teclas que parecem semi-pesadas, mas não tem nenhum martelo para isso. Acho bem bacana isso. São firmes a este ponto.

Tem muita gente que acha que ele tem teclas semi-pesadas. Para ter noção é a pegada de um DGX da Yamaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a comecando... escolha de teclado.. ou piano?