Como ligar o teclado no som em estereo!

    Autor Mensagem
    james_a
    Veterano
    # abr/09


    Galera sou novo por aqui e é minha primeira pergunta.
    gostei demais do forum..

    tentei achar a minha resposta mas nao encontrei nada muito objetivo e por isso continuei na dúvida...

    Gostaria de saber como ligar o teclado em estereo numa mesa de som. Tenho um teclado e comprei uma mesa pequena da behringer de 4 canais só pra ligar o teclado e pra que eu mesmo regule o volume, médio, grave, agudo, etc...!

    Se eu ligar dois cabos no teclado (L e R) e ligar na minha mesinha, como eu ligo a minha mesinha na mesa de som do lugar em que vou tocar? Isso vai mesmo me ajudar?

    E se eu nao querer utilizar a minha mesa, pra que eu ligue o teclado em estereo na mesa de som, eu preciso mesmo passar dois cabos pra mesa? vou ter que ocupar dois canais da mesa sempre?

    Outra pergunta... pra se tocar ao vivo, faz diferença ligar 2 cabos no teclado (L e R) ou apenas 1 (L)? Perde muita qualidade? E com aparelhagem de som de igrejas que normalmente não são tão boas... também faz diferença?

    valeu galeraa!!

    klesiometal
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: klesiometal
    · votar


    seja bem vindo ao FCC TECLADOS james_a!!
    ligar o teclado em stéreo é simples! teclados profissionais jeralmente tem saidas para fone, saida L, e R e outras saidas individuais numeradas 1234.. vc preciza de dois cabos para plugar um em R e o outro em L no teclado, na mesa de som vc seleciona dois canais, ex: canal 1 para L, e canal 2 para R, depois disso vc vai estar com seu teclado operando em stério, para ficar ainda melhor a qualidade do stéreo vc gira o botao PAN do canal 1 da mesa de som para a esquerda, e o PAN do canal 2 para direita, sendo assim todo audio q sair do L vai para esquerda e R para direita. obs.o som q vc for ultilizar tem q estar operando em stéreo falo isso por quê muitas vêzes eu instalei meu teclado em stéreo e o som q eu usei nao estava dividido LR, entendi? ok!!
    se o seu teclado nao tiver duas saidas L e R, somente a saida de fone é stéreo, nesse caso é complicado, porquê nem toda mêsa de som tem entrada line stéreo, sem falar q na saida de fone do teclado é muito facil fazer o som rachar.
    é uma boa vc ter uma mesinha de som pra vc controlar seu som, nessa questao a forma é a mesma, vc liga seu teclado na sua mesinha na forma q eu expliquei anteriormente, a saida de som da sua mêsinha tem q ser dois cabos saindo L e o outro R e entrando no canal line da mesa de som um em L e o outro em R, coloque a equalizaçao dos dois canais da mesa grande em flat, serà melhor pra vc controlar a equalizaçao da sua mesinha.
    na minha opinião faz diferênça sim vc tocar com seu teclado ligado os dois cabos funcionando em stéreo, pois muitos sons e efeitos do seu teclado ja estao editados em stéreo, se vc usar somente uma saida do seu teclado vc estarà perdendo alguma qualidade q estaria saindo no outro canal do teclado entendi? bom.. é isso! valew, boa sorte

    Faop
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Existem cabos com duas saidas P10 por uma saída P10, assim você economiza canais quando a mesa não é muito grande, mas se você estiver utilizando uma mesa de 32 canais, nem se preocupe, ocupe duas entradas que fica tudo certo hehe

    klesiometal
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    hum... isso mesmo!
    o Faop lembrou bem! com esse cabo vc tira do teclado o som stéreo, mas na mesa de som ele entra mono

    victorio
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: victorio
    · votar


    Só lembre que, pra isso funcionar(o que o Faop falou), você vai ter que ligar o cabo num canal estéreo da mesa. O problema é que todas as mesas que tem canal estéreo que eu conheço NÃO TEM um cabo P10 só de entrada nos canais estéreo. Em vez disso, elas tem duas entradas para cada canal estéreo, um pra ligar o Left e o outro pra ligar o Right.

    Por isso o certo mesmo é usar dois cabos.

    O ruim de ligar o som estéreo é que muitos sons que você toca ao vivo nem estão configurados como estéreo. Cheque com o operador de som. E lembre de botar duas caixas de retorno pra você, pra que você também ouça o som estéreo, senão nem adianta ligar em estéreo.

    mazza
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    E lembre de botar duas caixas de retorno pra você, pra que você também ouça o som estéreo, senão nem adianta ligar em estéreo.
    ???? ué qual o problema????

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    lembre de botar duas caixas de retorno pra você, pra que você também ouça o som estéreo, senão nem adianta ligar em estéreo.

    das mesas que já mexi
    as mais simplesou só tem um canal de saida pra retorno e nesse junta o L com o R
    ou as mais sofisticadas é só saber acertar a parte de subgrupo ou coisa do tipo pra receber os dois sinais
    ou se usou 2 canais da mesa é so abrir cada auxiliar e receber o L e R em um mesmo retorno

    se for pra "curtir" o efeito stereo dá pra sentir isso com o que vasa atras do P.A. e com a ambiencia se for local fechado

    klesiometal
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fernando tecladista
    isso mesmo, qualquer coisa pessa um fone

    manasses.ss
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Estou querendo em comprar um cabo P10 com 2 X P10 para usar meu sintetizador em estéreo, porém o anúncio diz que é 1 plug estéreo e 2 plugs mono posso ligar os plugs mono em R e outro em L, ou o plug R também tem que ser estéreo?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    manasses.ss
    Uma ponta P10 Stereo e duas P10 Mono, o anúncio está certinho, cada canal envia apenas um sinal, ou seja mono, tanto L como o R

    manasses.ss
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Edson Caetano
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar o teclado no som em estereo!