Modos na harmonia

    Autor Mensagem
    L34n
    Veterano
    # abr/09


    Olá galera!
    Resolvi criar esse tópico para receber uma ajuda dos mais entendidos. Todos falam de modos e tal, mas sempre se referem a ele na improvisação ou seja solo. Gostaria de aprender sua aplicação na harmonia já vi um cara uma vez falando que iria jogar uma #11 pq via emprestado do modo lídio aeh eu fiquei assim pow pode ??!!

    Bom como usa-los qual tensões são caracteristicas e como usa-los sobre um acorde?

    Tipo se eu tenho um C - Jônico eu posso usar nele as tensões
    9,13 somente né? pq a 11 é evitada... Ta certo isso!? é assim q se avalia msmo?! me dê exemplos de progressões

    Obrigado!!
    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A detalhe e gostaria de uma ajuda tbm!
    Qdo formo esses acordes cheio de tensões o som não fica bem definido.

    Qual voicing vcs usam geralmente?
    victorio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cara, já devem ter inúmeros tópicos sobre isso. Vou só clarificar um bocado.

    Temos uma música em um tom maior. C maior, por exemplo. Os acordes da música em geral são tirados da escala maior, e os modos TAMBÉM (decore todos os modos E a escala maior que você vai entender melhor). Ou seja, numa música simples:

    Escalas ------------------> Acordes obtidos

    C jonium ----------------> C, C7M, C(add9)...
    D dorium ----------------> Dm, Dm7, Dm7(13)...
    E frigium ----------------> Em, Em7, Em7(11)... [Em7(9) NÃO]
    F lidium ------------------> F, F7M, F7M(9)...
    G mixolidium-------------> G, G7, G7(9), G7(9)11...
    A eolium------------------> Am, Am7, Am7(9)... [Am7(13) NÃO]
    B locrium----------------->Bm(b5)....você entendeu...

    Só que você pode alterar alguns desses modos, por exemplo, quando o cara tocar um Am, você usa A dorium. Experimente usar. Você vai ver que você pode usar o acorde Am7(13) e fica legal. Observe que na tabela acima o modo dorium aceita este acorde, mas o eolium não.

    O que você pode usar numa música mais complexa em C maior:

    C jonium, lidium
    D dorium, eolium, mixolidium
    E frigium, eolium
    F lidium, jonium
    G mixolidium e um monte de modos da menor melódica
    A eolium, dorium
    B locrium, frigium

    ...e seus respectivos acordes. Estude a escala maior e as menores (harmônica, melódica e natural) e depois os modos da maior (os que eu citei) e os da melódica (super lidium, alterado etc) e você vai entender isso muito melhor.
    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu sei q tem milhões de tópicos falando sobre isso mas 90% só fala do Improviso eu estou falando harmonicamente. saca?

    Entender eu entendo.
    Tipo sei quais são as tensões só não sei qdo posso usa-las na harmonia. Tipo que não encaixa não sinto a diferença mas qdo outros tocam eu sinto uma tremenda diferença harmonicamente falando!!
    Soa muito igual não sinto a tensão... Sera que o problema é o voicing q eu estou utilizando?

    Geralmente uso;
    ME : T-5 ou T-7
    MD : 3-9 ou outras tensões...

    Em uma Progressão em campo harmonico de C.

    C - Am - F - G.

    posso fazer Cmaj7 | Am7(9) | FMaj7(13) | G7(13)

    mas minha melodia fica muito "padrão" faço alguma coisa errada....


    Alguém sabe um bom livro que só fale de Modos tenho Harmonia e improvisação do Chediak mas nos modos fiquei meio confuso com a explicação dele.
    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Aquelas preparações que são feitas com V7, SubV , etc... secundários tbm ainda não to conseguindo encaixar...
    victorio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    só não sei qdo posso usa-las na harmonia

    No mesmo lugar que você usaria as escalas. Onde você pode usar uma lidium, você pode fazer um acorde C7M(9)(#11), por exemplo. Onde você pode usar dorium, pode fazer Cm7(13).

    Na progressão que você fez acima você só usou acordes "simples". Compare com a tabelinha de uma música "simples" no meu post anterior. Ou seja, vc só usou notas da escala maior, não usou nenhuma fora. Toque os acordes e veja que todas as notas são da escala maior, daí os modos usados são aqueles "simples" da primeira tabelinha.

    Usando minha segunda tabelinha, vc pode usar os seguintes modos:

    C jonium
    A dorium
    F lidium
    G ??? *

    *esqueci o nome do modo, é o 5 da menor melódica: sol-lá-si-dó-ré-mib-fá

    E os acordes:

    C7M(9) | Am6(9)11 | F7M(9)13 | G7(b13)

    Encadeando:

    dó(baixo) mi-sol-si-ré | lá(baixo) mi-fá#-si-ré | fá(baixo) mi-sol-lá-ré | sol(baixo) fá-si-mib


    Não dá pra explicar harmona em alguns posts, é melhor vc ler um livro e postar só as dúvidas específicas...
    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    entaum o negocio e trocar os modos?!

    misturar as tensões... saquei agora!
    Blza vou continuar meus estudos... muito loco isso!

    vlw!
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
       

      Tópicos relacionados a Modos na harmonia