Autor |
Mensagem |
L34n Veterano |
# abr/09
Olá galera! Resolvi criar esse tópico para receber uma ajuda dos mais entendidos. Todos falam de modos e tal, mas sempre se referem a ele na improvisação ou seja solo. Gostaria de aprender sua aplicação na harmonia já vi um cara uma vez falando que iria jogar uma #11 pq via emprestado do modo lídio aeh eu fiquei assim pow pode ??!!
Bom como usa-los qual tensões são caracteristicas e como usa-los sobre um acorde?
Tipo se eu tenho um C - Jônico eu posso usar nele as tensões 9,13 somente né? pq a 11 é evitada... Ta certo isso!? é assim q se avalia msmo?! me dê exemplos de progressões
Obrigado!!
|
L34n Veterano |
# abr/09
· votar
A detalhe e gostaria de uma ajuda tbm! Qdo formo esses acordes cheio de tensões o som não fica bem definido.
Qual voicing vcs usam geralmente?
|
victorio Veterano |
# abr/09
· votar
Cara, já devem ter inúmeros tópicos sobre isso. Vou só clarificar um bocado.
Temos uma música em um tom maior. C maior, por exemplo. Os acordes da música em geral são tirados da escala maior, e os modos TAMBÉM (decore todos os modos E a escala maior que você vai entender melhor). Ou seja, numa música simples:
Escalas ------------------> Acordes obtidos
C jonium ----------------> C, C7M, C(add9)... D dorium ----------------> Dm, Dm7, Dm7(13)... E frigium ----------------> Em, Em7, Em7(11)... [Em7(9) NÃO] F lidium ------------------> F, F7M, F7M(9)... G mixolidium-------------> G, G7, G7(9), G7(9)11... A eolium------------------> Am, Am7, Am7(9)... [Am7(13) NÃO] B locrium----------------->Bm(b5)....você entendeu...
Só que você pode alterar alguns desses modos, por exemplo, quando o cara tocar um Am, você usa A dorium. Experimente usar. Você vai ver que você pode usar o acorde Am7(13) e fica legal. Observe que na tabela acima o modo dorium aceita este acorde, mas o eolium não.
O que você pode usar numa música mais complexa em C maior:
C jonium, lidium D dorium, eolium, mixolidium E frigium, eolium F lidium, jonium G mixolidium e um monte de modos da menor melódica A eolium, dorium B locrium, frigium
...e seus respectivos acordes. Estude a escala maior e as menores (harmônica, melódica e natural) e depois os modos da maior (os que eu citei) e os da melódica (super lidium, alterado etc) e você vai entender isso muito melhor.
|
L34n Veterano |
# abr/09
· votar
Eu sei q tem milhões de tópicos falando sobre isso mas 90% só fala do Improviso eu estou falando harmonicamente. saca?
Entender eu entendo. Tipo sei quais são as tensões só não sei qdo posso usa-las na harmonia. Tipo que não encaixa não sinto a diferença mas qdo outros tocam eu sinto uma tremenda diferença harmonicamente falando!! Soa muito igual não sinto a tensão... Sera que o problema é o voicing q eu estou utilizando?
Geralmente uso; ME : T-5 ou T-7 MD : 3-9 ou outras tensões...
Em uma Progressão em campo harmonico de C.
C - Am - F - G.
posso fazer Cmaj7 | Am7(9) | FMaj7(13) | G7(13)
mas minha melodia fica muito "padrão" faço alguma coisa errada....
Alguém sabe um bom livro que só fale de Modos tenho Harmonia e improvisação do Chediak mas nos modos fiquei meio confuso com a explicação dele.
|
L34n Veterano |
# abr/09
· votar
Aquelas preparações que são feitas com V7, SubV , etc... secundários tbm ainda não to conseguindo encaixar...
|
victorio Veterano |
# abr/09
· votar
só não sei qdo posso usa-las na harmonia
No mesmo lugar que você usaria as escalas. Onde você pode usar uma lidium, você pode fazer um acorde C7M(9)(#11), por exemplo. Onde você pode usar dorium, pode fazer Cm7(13).
Na progressão que você fez acima você só usou acordes "simples". Compare com a tabelinha de uma música "simples" no meu post anterior. Ou seja, vc só usou notas da escala maior, não usou nenhuma fora. Toque os acordes e veja que todas as notas são da escala maior, daí os modos usados são aqueles "simples" da primeira tabelinha.
Usando minha segunda tabelinha, vc pode usar os seguintes modos:
C jonium A dorium F lidium G ??? *
*esqueci o nome do modo, é o 5 da menor melódica: sol-lá-si-dó-ré-mib-fá
E os acordes:
C7M(9) | Am6(9)11 | F7M(9)13 | G7(b13)
Encadeando:
dó(baixo) mi-sol-si-ré | lá(baixo) mi-fá#-si-ré | fá(baixo) mi-sol-lá-ré | sol(baixo) fá-si-mib
Não dá pra explicar harmona em alguns posts, é melhor vc ler um livro e postar só as dúvidas específicas...
|
L34n Veterano |
# abr/09
· votar
entaum o negocio e trocar os modos?!
misturar as tensões... saquei agora! Blza vou continuar meus estudos... muito loco isso!
vlw!
|