Roland Juno Stage - Primeiras impressões e uma demo

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09


    Olá pessoal.

    Primeiramente quero avisar que não troquei meu set por um JUNO Stage não... hehehehehe... Acontece que um amigo trouxe um Juno Stage aqui e eu estou dando uma fuçada nele. Vou fazer um review básico de primeira impressão do teclado:

    Teclas: Boas, gostosas de tocar, não me parecem pequenas (como dizem que são as do Juno-G). Se assemelham bastante com as teclas do G-800, tanto em peso como em resistência do material mesmo, muito resistente, diga-se de passagem.

    Timbres: encontrei bastante coisa que é presset do XV-5080, e essas que são em comum com o XV, o timbre do XV ganha em qualidade (creio que seja mais por causa dos efeitos). Ele tem uns timbres novos (para mim), mas tocando sozinho cada um dos timbres, poucos me agradaram de verdade, sendo que nenhum desses é piano, piano elétrico, ou algo do gênero. Entre esses que achei interessantes tocados sozinhos encontrei um trompete solo bacana, um trombone também. O piano "88StageGrand" é relativamente parecido com o do G-800, lembra bastante (estou falando do G-800 porque toda semana toco em um na Catedral aqui de Maringá). Ele tem um modo bacana de piano e EP, onde você pode regular abertura da tampa do piano e umas outras frescuras... Mas o timbre é o mesmo do modo patche praticamente. Os órgãos continuam ruins, mas editando dá para fazer algo que não deixe tanto a desejar como de costume a Roland faz com os órgãos. Não achei tão legal a VK Rotary não, não chega nem perto da simulação do Trinity-Rack que eu tenho. Isso tudo que falei até agora, foi considerando ouvindo os timbres sozinhos. Entretando, na hora que fiz a demo, os timbres se encaixaram muito bem, na minha opinião, e o teclado teve um bom desempenho. Não sei ao vivo como é que ele se comporta. Não tenho condições de falar muito sobre os timbres, pois foi um teste rápido.

    Estética: é um teclado bem bonito, na minha opinião.

    Visor: Não gostei muito, mas acho que é uma questão mais pessoal mesmo.

    Construção: parece ser bem robusto, embora relativamente leve, mas é muito bem feito, diferentemente de algumas coisas da Korg.

    A seguir o link com uma demo que fiz com ele. A gravação foi bem caseira, com vários erros, sem possibilidade de mixar (pois o programa que uso é terrível), o que fez com que o piano acústico na hora do improviso tenha ficado baixo demais, sem contar os inúmeros erros de execução... Mas acho que dá para ter uma idéia de alguns timbres do teclado.

    http://www.4shared.com/file/95205060/30c14046/Demo.html

    Abração a todos.

    Deus abençoe!!!

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Gravei mais uma demo de uma performance que achei bacana. O link é:

    http://www.4shared.com/file/95209761/85fd9ed/Gramophone.html

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pensei na hora "Ai ai ai, Fabião fez m****", hahahahaha.

    Fabião, comparando com o TR, o que você me diz? Principalmente em relação aos timbres, em todas as categorias.

    Pela sua experiência, você acha que esse Juno teria um desempenho de palco semelhante a quê? Digo em presença, peso, enfim...tudo aquilo que a gente sabe.

    O visual você curtiu....mas sei lá, eu acho ele feio que dói. Ele tem cara de teclado vintage mesmo? E o coloridão, não estraga tudo?

    Conta mais aí, pô..rs

    Ahh, legal a demo, você que compôs? Mas Fabião, impressão minha ou tem algo fora de afinação??? o.O?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pensei na hora "Ai ai ai, Fabião fez m**** (2)

    Fala dele em relação ao TR... feito o Mr. Artref falou...

    [Off topic mode on] Caras to querendo me desfazer do meu JV1010 e do PCR300, to querendo um synth de 61 teclas pra segundo teclado. To ficando de saco cheio de carregar tanta coisa, Pensei num JunoG, FantonXA, algum XP30... enfim não sei... kkkk são planos, ou seria melhor pegar um controlador maior? E aproveitar mais o JV1010 em teclas já que o PCR tem apenas 32...
    [Off topic mode off]

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fábio_soul

    A demo ficou muito legal... A bateria dá uma impressão de ser acústica, com aquela afinação bem abafada. Acho que tem um detune forte nos metais, o que soa um pouco desafinado como o Artef falou, talvez pra expressar um pouco mais de realismo. Testei um Juno Stage na Playtech uma vez. Não notei muita diferença com o Juno-G no que testei, mas me surpreendi com as teclas. Bem melhores que as do Juno-G e grandes!!! Por favor, teste em um palco para nos dizer qual é a pegada desse equipamento...

    Abraço.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref
    ThyagoAmaral
    Jeferson Fernandes

    Eu não seria tão maluco assim para pegar um JUNO Stage (não neste momento)... hahahaha

    Estou com ele aqui em casa ainda, mas não tive oportunidade de conhecer muito ele, só conheci mesmo alguns pressets, e não itve saco para ouvir todos (são quase 1.000 patches).

    É complicado comparar ele com o TR, pois o TR é um teclado que eu conheço de cabo a rabo, e pude extrair dele praticamente o máximo que ele poderia oferecer na linha de timbres que utilizo. Já o JUNO Stage, não conheço praticamente nada do potencial dele. Se for pensar em termos de construção de teclado, acho o TR mais resistente, pois a parte inferior do JS é toda de plástico (mesmo que seja um plástico bem rígido), mas as teclas do JS ganham em termos de resistência e qualidade (exceto na ausência de aftertouch).

    Vou tentar usar o JUNO em algum palco para poder ter um parâmetro melhor, pois neste momento, não posso caracterizar ele para palco, pois corro o risco de falar besteira aqui por não conhecer o teclado. Mas não sei quando poderei usá-lo em palco.

    Recentemente, teve um cara no Synth BR que comprou um JUNO Stage e devolveu em seguida porque não tinha gostado da sensibilidade das teclas para tocar piano. Para mim, isso é um absurdo. Gostei das teclas dele, pois elas permitem que se toque mais forte e o timbre venha mais (o TR já não é assim).

    Com relação a ter alguma coisa desafinada na demo, realmente tem sim, mas não é problema do teclado em si, mas do meu programa de gravação, que, como já disse, é beeeem vagabundo (e eu acho que minha placa de som não está legal também...)

    Abraços.

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fabião, larga de preguiça e fala mais dos timbres aí. =)

    Algumas vezes tenho a vontade de fazer umas trocas, e o Stage está nos planos.

    Aliás, membros, vocês acham loucura eu fazer isso?

    -Troco o M3 por um Fantom G8, que ficará em casa pra eu estudar piano, compor, brincar e etc.

    -Troco o CP33 pelo juno Stage, que será o meu teclado pra trabalhar por aí.

    Acho bobagem completa, mas tem hora que dá vontade de fazer. Principalmente quando tenho que carregar bastante o M3...hahaa. Dissertem se puderem =)

    E Fabião, fala mais aí pô.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref

    Se você fizer essa troca eu mando o ospício ir te buscar!!!

    Falar mais dos timbres? ... hum... gostei do timbre de baixo também, não tinha falado isso... hahahahaha

    Mas é meio o que eu disse mesmo, não teste ele suficientemente para dizer mais do que já disse. O que eu posso fazer para te ajudar é o seguinte: você me diz quais os timbres que você mais usa e gostaria de conhecer no JS, e eu procuro os melhores pressets desses timbres e tento gravar uma demo para você ouvir. Mas isso seria lá para o final de semana (se meu amigo devolvesse ele aqui antes de levar para o estúdio denovo). O fato é que estou meio sem tempo de ficar testando muito ele, os estudos estão bem apurados. Sendo assim, se você pedir algo mais direcionado, pode facilitar um pouco a minha vida... hehehehe

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref
    Surtou foi ???

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vou fazer um tópico explicando essa possível troca, apareçam lá, hehehe.

    Fabio L.
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Bom, como alguns sabem, comprei um Juno Stage há mais ou menos 1 mês..Eu o utilizo 80% do tempo "ao vivo", com banda...Inclusive fiz uma apresentação com ele na última semana..O que eu posso dizer é que os timbres se encaixam bem no mix, porém senti uma falta de frequencias graves em geral, algo em torno de 60hz~150hz..A maioria dos timbres soam muito melhor quando aplicado um EQ ou Low Boost..

    Em relação a qualidade dos timbres, concordo com o que o nosso amigo aí de cima disse...Os órgãos são "meia boca", mas já editei alguns patches e cheguei nos resultados que esperava...

    Mas o que realmente eu achei fundamental foi a facilidade de operação ao vivo...Com aquele monte de knobs e botões é extremamente fácil ajustar o som enquanto se toca...O recurso de "Favorites" é uma mão na roda...

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fabio L.

    Aí... chegou alguém que entende do assunto. Talvez você possa ajudar a responder umas perguntas do Artef.

    Não conheci esse recurso de Favorites. Vou dar mais uma olhada nele hoje a noite. Mas você poderia descrever o funcionamento básico desse modo?

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref

    Deixa eu só comentar mais uma coisa com relação à sua idéia maluca: acho que seria bobagem gastar a grana que um G8 custa só para deixar ele em casa. Se você fosse pensar em uma troca dessas, então eu acharia mais conveniente comprar um piano digital bacana (ou mesmo manter o seu CP) para estudar, o que seria bem mais barato que o G8, e investir mais para o seu "teclado de trabalho", pois já que o seu padrão de qualidade é o M3, acho que seria bacana você manter uma qualidade boa.

    Mas ainda acho que é besteira você mexer no seu set, já que você gosta tanto do M3. Você só leva ele para os palcos, não é? Qual o problema? É só um teclado... Tudo bem que é meio pesado, mas é só um, isso é prático. Não concordo com o fato de pegar um equipamento pior só para carregar menos peso (a menos que seja questão de saúde).

    Abraços.

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fábio_soul, isso foi uma idéia que estou abandonando, eu acho. É que ando meio desanimado com a banda que me contrata, e como forma de protesto pensei em não levar mais o M3 com eles. Pensei em pegar um teclado mid level pra trabalhar pra eles, pois tenho certeza que a maioria não perceberia a diferença de qualidade de um puta organ do M3 para o organ-sanfona do Juno Stage. E aí eu pegaria o G8 só pra mim, pra ficar em casa, eu estudar piano e fazer minhas brincadeiras e tentativas de composição.

    Eu trocaria o CP pelo Stage (bota uma volta de uns 1000 reais ou mais aí) e trocaria o M3 pelo G8 (acho que seria na orêia). Mas tem esse lado....deixar um G8, com live mode e etc, em casa? Só pra eu fuçar, brincar, tentar compor e etc? Bobagem mesmo.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref

    deixar um G8, com live mode e etc, em casa? Só pra eu fuçar, brincar, tentar compor e etc? Bobagem mesmo.

    Pelo pouco que te conheço como tecladista, eu acho que você ia acabar levando o G8 para os palcos e deixando o JS em casa... e se isso acontecesse, eu ia entrar em um coma de riso aqui!!! hahahahahahaha

    Mas imagino como deve ser complicado esse lance com a sua banda aí. Tomara que as coisas se resolvam...

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Exatamente o que ia acontecer, Fábio. hahahahahahahha.

    Um dia ainda convenço a banda a trocar o teclado deles, hahaha.

    Roque Laecio dos san
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ms fábio

    Manda ai uma ideia desse sujeito para o propio soul, gospel e fusion, vou usar bastante pianos, algums metais, sanfona e strings, então entre ele e um TR, que diga-se de passagem tá bem mais caro, o que seria mais jogo, na Grellmann Instrumentos essa Criana(O JS) tá de 3200. Estpu querendo mandar meu X3 subir, mas ainda não sei qual eu pego.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Roque Laecio dos san

    Manda ai uma ideia desse sujeito para o propio soul, gospel e fusion

    Você fala das demos que falei para o Artef? Se for, agora vai demorar um pouquinho mais, porque o Juno Stage já não está mais aqui em casa. Vou ter que esperar uma outra oportunidade.

    Para o seu estilo aí, imagino que o mais legal seria o TR, pelo fato de ser sample player. Neste quesito, o Juno Stage é bem mais limitado, contando apenas com os timbres internos (se eu estiver enganado, me corrijam). Mas se fosse pensar somente em timbres internos, eu ficaria com o Juno Stage, principalmente pelos pianos e seções de strings (os strings de solo também são legais no JS). Mas, considerando o sample do TR, as opções são praticamente infinitas, desde que você tenha disponibilidade, vontade, e boas fontes para ir atrás de samples.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fábio_soul
    contando apenas com os timbres internos (se eu estiver enganado, me corrijam)

    Exato. Podendo o gajo apelar para EXB ou SysEx.
    Outro comentário seu que eu quero destacar. Depois de vivenciar com Roland, Yamaha, Korg, Alesis e Kurzweil, concluo que na parte e strings a Roland manda bem... hehehehhee...

    Abraços.

    arilevita
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: arilevita
    · votar


    Olá amigos, comprei um Juno Stage em dezembro e só fiquei com ele 15 dias, suficiente para ver que péssima compra tinha feito. Já tive alguns teclados da Roland, mas este achei uma aberração de ruim. Os pianos acústicos são terríveis, os sons não tem peso nenhum dentro de uma boa base, por mais que se equalize e mixe: os elétricos são legais, os órgãos péssimos, os sons orquestrais me fazem lembrar a linha PSR. O acabamento é de dar medo( não estou falando de estética) , creio que em pouco tempo de uso , tal qual a maioria dos Juno G , eles devem começar a pipocar defeito pois me deu um friozinho na espinha quando li na caixa do teclado : MADE IN CHINA. O que mais me impressiona é quando se aperta um switch TODOS em volta afundam um pouco também. Aliás já tinha observado isto no video demo oficial da Roland no Youtube Quando tocamos com um pouco de mais força na região aguda, se sente a vibração do toque de maneira anormal na região grave. O vocoder é uma arremedo de vocoder. Resumindo : achei que não vale a pena investir R$ 4000. MAs , como se diz gosto é gosto. Trouxe alguns experientes tecladistas aqui na minha casa e todos foram unânimes em falar : ô tecladinho sem sal. Abs

    new-dawn
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref
    É que ando meio desanimado com a banda que me contrata, e como forma de protesto pensei em não levar mais o M3 com eles. Pensei em pegar um teclado mid level pra trabalhar pra eles...
    Faz um tópico no OFF TOPIC falando sobre esta situação pq isto serve de experiencia para todos os tipos de músicos

    fábio_soul
    dos timbres q ouvi nas suas demos só gostei do timbre de "Trumpet" este nem parece ser roland BOM MSM.
    sobre os demais timbres do JS ouvi muitos MP3 na net e realmente tenho o msm pensamento do
    arilevita

    "Resumindo : achei que não vale a pena investir R$ 4000."

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    new-dawn

    Concordo com você quando diz sobre timbres BOM MESMO... Acho que o único timbre no JS uqe achei BOM MESMO, não foi nem o trompete, mas sim o baixo elétrico. Achei muito bom. No mais, os timbres são normais, alguns usáveis, outros nem tanto, e por aí vai. Mas gostaria de saber então, de você e do arilevita, qual o teclado que vale a pena investir R$ 4000, pois me parece que teclado nenhum que não sejam os melhores tops de linha pode agradar vocês. É claro que o JS não é um teclado fabuloso, mas acho que está no mesmo nível (ou até um pouco a frente) do TR (o M50 eu não conheço ainda) em termos de timbres internos, e olha que um TR faz um belo estrago ao vivo...

    new-dawn
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fábio_soul
    Mas gostaria de saber então, de você e do arilevita, qual o teclado que vale a pena investir R$ 4000, pois me parece que teclado nenhum que não sejam os melhores tops de linha pode agradar vocês.

    olha reconheço q q sou do pensamento:
    Melhor é "Top usado" do que "Medi novo".
    com 4 contos eu tentava um Xa+ SRX, Motif6 Classic e talvez um Trinnet .

    mas falando nos ñ top com 4 contos tem coisa melhor q o JS:
    XP-30/60/80 , korg TR (na minha opinião é melhor q JS) e até o MO6 acho q esta melhor q o JS
    são propostas diferentes mas para mim o q mais conta é "Timbres"
    o resto é resto ;)

    arilevita
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Sinceramente, comparei o JS com um XP-30, XP-80, Motif ES-6( tem gente vendendo usado por R$ 4200), X-50. Ainda acho , por incrível que pareça, mais jogo um xp-30 com placa anos 70&80 . XP-30 se acha por R$ 2300 ( balcão) e XP-80 por R$ 2700. Ele bem programadinho dá um caldo.Peguei na comu XP-80 um banco SVD nuito bom ...Mas Fábio_soul, estou quase me convencendo que já estamos perto de tornar confiável( confiável, pois a nivel de qualidade de timbres é incomparável há muita raça de tempo...) um bom notebook, uma boa placa de som e um controlador. O problema é palco muito quente : travamento com certeza. Mas para igreja com um ar condicionado razoável é deitar e rolar. Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Juno Stage - Primeiras impressões e uma demo