Autor |
Mensagem |
Teclgait Veterano |
# mar/09
Não tem tecnica aquela progresao dos acordes que se ouve nos teclados de blues aqueles sons de orgaos ? Como Fazer ? Gosta de ter mais tecnicas de blues sei a escala mas gosta de ter tecnicas de acompanhamento blues acordes e isso em orgao ficam muito bons mais nao tem aquele osom de blues como tem a escala Existe acordes de blues ? QUem tiver pautas blues me avise
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
P-s quero tambem coisas blues de piano se tiverem
|
Intrueland... Veterano |
# mar/09
· votar
Cara, dá uma olhada nesse site
www.jazzbooks.com
vc pode comprar os Play-A-Longs ou baixar com torrent ou emule, mas tá tudo em ingles
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09
· votar
Teclgait
Acordes de Blues são simples, só usar acordes com sétima, nona ou 7/9, muito eventualmente um acorde com sexta só pra enfeitar que você está no caminho certo.
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
Ou seja Em vez de usar Sol (G ) Uso Sol 7 (G7) ? será isso ?
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar
A progressãoi básica de Blues é toda dominante.
Por exemplo em E:
|:E7|E7|E7|E7|A7|A7||E7|E7|B7|A7|E7|B7:|
O mesmo vale pra progressão em Em: |:Em7|Em7|Em7|Em7|Am7|Am7||Em7|Em7|Bm7|Am7|Em7|Bm7:|
Esses acordes com 7 podem ser trocados por acordes com 6, 9 e 7/9 sem nenhum problema.
Essa é a harmonia basica de blues I7, IV7 e V7 ou Im7, IVm7 e Vm7.
Uma variação comum é tocar o acorde com 6 e ficar alternando a 6 e a 7 em tempos alternados, como nas bases de rock and roll antigas (a célula shuffle), ou tocar o acorde normal e ficar adicionando a sexta em tempos alternados (a célula Boogie).
Existem progressões mais Jazzisticas pra Blues, algo do tipo, I7M, IIm7 e V7 ou V9... mas são mais usadas por musicos que misturam muito jazz e blues.
Sempre no padrão de 12 compassos e variações.
Esse é o máximo que me arrisco de explicar para teclado, já que eu não toco o instrumento, mas a harmonia é a mesma usada pela guitarra.
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
Obrigado Nao a niguem que me de mais dicas?
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09
· votar
Teclgait Cara, o foda é que eu tenho até um bocadinho de livros, e devo ter uns 2 ou 3 que estão em PDF, mas é sempre voltado para guitarra. Mas no site da Freenote vc encontra esses livros pra vender, e com a vantagem de achar os específicos pra teclado e a um preço que nem é tão alto, sai de 50 a 100 reais em média um método.
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# mar/09
· votar
Bom. O que eu surgiro pra começar macetear algo mais JAZZ e BLUES:
- Aprimoramento das Escalas Melódicas, Harmônicas, Penta Menor e etc. - Construção de cadências com escalas primitivas (melódicas + hamônicas), (enfases nas terças e nas sextas menores). - Aplicação de bend utilizando slides entre os acidentes primitivos e terças e sextas com dobra na terça, ou da nona menor para a nona maior com dobra na sétima menor do acorde.
- criação de hamornias com nas sétinas menores com pontes entre terças, segundas, quartas e tuintas com grau diminuto (sem repouso), e improviso com as escalas já citadas...
Bom.. não sou nenhum tecladista exímio e muito menos improvisador, mas foi mais ou menos esse o caminho das pedras para começar utilizar algumas improvisações com orgãos, rhodes e pianos para blues e jazz..
abraços...
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
A minha duvida e como usar isso no blues '?
|
Pedrão kurzweil Veterano |
# mar/09
· votar
eu tenho um hanom blues aki q um amigo do forum me passou achei mto legal...... se vc quiser dexa seu e-mail ae q eu mando
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Teclgait
Cara, pega um disco do John Mayall Bluesbreakers e os discos From The Cradle, Me and Mr. Johnson e Sessions for Rober J. do Eric Clapton e presta atenção nas linhas de piano, hammond e teclados, que tu já via ter uma puta noção, ou então ouve qualquer disco do Billy Preston e do John Hammond (o pai e não o filho, que é o John Hammond Jr.).
As dicas da teoria mais básica já foram dadas, agora é só correr atrás de ouvir e ver como os Mestre usam elas.
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
sim Obrigado Sou fan de Jerry lee Lewis , Fats domino ,Ray charles, entre outros
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09
· votar
Teclgait
Eles são ótimos pianistas, o Jerry Lee Lewis e o Fats Domino são grandes pianistas de R&B com muitas incursões no Rock and Roll. O John Hammond, o Doctor John, o Leon Russell e o Billy Preston, são Pianistas/Organistas de Blues e que eventualmente brincam com o Rock and Roll.
Aliás o Leon Russell é uma aula indo e vindo, porque ele é o mais novo dessa galera, então ele faz tanto um lance mais Vintage, como o trabalho dele com o JJ Cale, Clapton e outros grandes do Blues, quanto um trabalho mais moderno, como as viagens dele com o George Harrison e o John Lennon.
|
gustavocp Veterano |
# mar/09
· votar
Eu acho que mais do que pegar partituras, o lance é ouvir bastante coisa mesmo. Treinar o ouvido e criar padrões no cérebro. Minhas sugestões...
Piano: Otis Spann (quem mais me influenciou e mais me motivou) Memphis Slim (blues urbano) Eddie Boyd (simplicidade e pureza no estilo) Ray Charles (blues que fogem do padrão, acordes diferentes e riffs criativos) Gene Harris (um dos meus pianistas de jazz preferidos) Albert Ammons (boogie-woogie) Oscar Peterson (também, jazz pegado e virtuose) Duke Ellington (charme, orquestras e clássicos) Count Basie (minimalismo, notas certas no momento certo e dinâmica incrível) Meade Lux Lewis (mão esquerda no boogie-woogie)
Hammond: Richard Groove Holmes (linhas de baixo no manual inferior incríveis) Jimmy Smith (importante na história e no estilo de tocar, reg. 888000...) Jimmy McGriff (timbres bonitos, keyclick, leakage, funks pegados) Joey DeFrancesco (virtuose, velocidade no manual superior inacreditavel) Billy Preston (seus albuns mais soul e seus trabalhos com Eric Clapton) Tony Monaco (album: fiery blues)
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
Hoje Aprendi os baixos de boggie e os baixos do great of the balls
Nao a dicas de baixos e de solos ? Video aulas de blues / jazz ?
|
tecladoprofusao Veterano |
# mar/09
· votar
http://www.youtube.com/view_play_list?p=7FEFAAA3B28C7C0B Isso ajuda? :) obs: tá em inglês...
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
Muito bom da para tirar umas coisinhas Em Portugues ou em espanhol nao ha nada ?
|
nichendrix Veterano
|
# mar/09
· votar
Teclgait BLues não é um estilo muito popular nas paradas latinas...
|
Teclgait Veterano |
# mar/09
· votar
Pois mas devia ser e um estilo fabuloso penso eu
|
mazza Veterano |
# mar/09
· votar
agora é só correr atrás de ouvir e ver como os Mestre usam elas. boa!!! também penso assim.
|
mazza Veterano |
# mar/09
· votar
o lance é ouvir bastante coisa mesmo dois
|