Autor |
Mensagem |
claver_keys Veterano |
# mar/09
Salve,salve amigos!
Então pessoal vi um tópico parecido no forum de guitarra, achei muito interessante e importante , tambem estava procurando algumas informações sobre, por isso resolvi criar o tópico sobre o assunto... Teclado em estúdio' toco numa banda de Metal e entraremos em estúdio possivelmente esse mês, sendo a primeira vez que gravo alguma coisa. Gostaria que os amigos com mais experiências podessem deixar dicas para aqueles que como eu nunca gravaram.
Desde já muito grato. Um abraço!
|
Lord fafe Veterano |
# mar/09
· votar
O que é que você quer saber?
|
Artref Veterano |
# mar/09
· votar
A melhor dica é: não erre! Pra não gastar dinheiro à toa no estúdio, hahahaha.
|
Gonzalez_keyboard Veterano |
# mar/09
· votar
[i]Uma dica cara, grave grave e grave e só depois vai escutar nao fica gravando e escutando pq vc ta pagando por hora a menos que vc teja pagando pelo trabalho oq é pouco provavel, outra dica sempre chegue antes, ja tenha em mente oque vc quer fazer em cada trilha, va bem ensaiado, dem mais dicas ae pessoal;
|
tecladoprofusao Veterano |
# mar/09
· votar
Acho que só posso dar uma: evite gravar entre as 23:00h e 04:00h, ainda mais se tiver que trabalhar no dia seguinte... hehe...
Acho que a melhor dica é ensaiar bem antesn de ir mesmo.
|
Scoth_Pr Veterano |
# mar/09
· votar
Eu tenho um estúdio, e posso te dizer que o básico pra não atrasar a gravação é:
- Metrõnomo: Ensaie muito com o metrônomo, principalmente se vc for fazer alguns solos numa velocidade rápida. Errar é normal, mas errar muito é sinal de falta de treino. Por isso, treine muito em casa.
- MIDI: Qual o seu teclado? Verifique com o pessoal do estúdio a possibilidade de usar VST's para alguns timbres. Na maioria absoluta dos casos os VST's soam muito melhor em gravações que os timbres normais dos teclados.
- Arranjo: Tocar para gravar uma música e tocar num show são duas coisas bem distintas. No show o que vale é o feeling do momento, a adrenalina, a parceria da banda, o "bota pra quebrá". Em estúdio, a coisa fica um pouco mais "teórica" do que "prática". Revise a harmonia, os acordes, as inversões, campo harmônico, escala, tudo. Cuidado pra não fazer com a mão esquerda a mesma coisa que o contrabaixista irá fazer. Preste atenção para dosar o que realmente é necessário e o que pode ser retirado pra não carregar demais a estrutura da música. Slecione os timbres de maneira que soem agradáveis e condizentes com o estilo e interpretação.
- Empenho: Nunca deixe nada para ser "consertado" na mixagem. Errou, faça de novo, até sair certo. Não ficou bom? Mude. Faça tudo para registrar o seu melhor para o CD da banda. Não pense só no presente, pois no futuro pode reservar a você várias oportunidades através desse trabalho, então não menospreze nenhum minuto de gravação.
|
sarpa Veterano |
# mar/09
· votar
Pré-produção! Sempre!
|
tiago scott Veterano |
# mar/09
· votar
claver_keys
Cara uma das principais dicas que posso te dar para gravação em stúdio é mais ou menos se apegando no que o brodher Scoth disse. Evite ao máximo sobrecarregar a música, no stúdio a intenção é a banda deixar a música quadrada, ou seja, solos e certos riffis de guitarra na hora certa, o teclado fazendo a cama de acordes sem erros, usando strings e efeitos necessários para a música ficar quadrada, batera segurando o ritmo sem quebradeira e o Bass dado peso e pulsação a música. Cara pelo amor de Deus mesmo que seja uma banda de metal, no stúdio o que deve transparecer é o profissionalismo e entrosamento da banda, e não a habilidade individual de cada integrante da banda.
Há e procure fazer a música ficar audível e de certa forma comercial se vocês quiserem passar o trabalho para diversos tipos de público. E o mais importante a banda deve ter dialogo e maturidade para corrigir erros de volume de cada instrumento tipo: Meu nessa parte o teclado ficou muito baixo e a guitarra cobriu os outros, ou o baixo e a batera não ficaram no mesmo andamento de bumbo e etc. Mas isso com caras MÚSICOS DE VERDADE, senão é confusão na certa tipo: cara cada um tem de cuidar de seu instrumento, aí ferrou srsrsrsrsrs
|
Lord fafe Veterano |
# mar/09
· votar
Cara, pra a melhor ferramenta pra se gravar teclado é VST'i... além do mais MIDI te a dá a possibiliadade de edição, pra mim isso economiza muito tempo, é melhor do que ficar exaustivamente regravando e regrvando...e com MIDI e até mais fácil corrigir o tempo. Depois você pode colocar tudo no tempo certinho...^^... apropósito qual é o seu teclado?????
|
claver_keys Veterano |
# mar/09
· votar
Opa, primeiramente obrigado a todos que responderam!
Scoth_Pr
Cara muito obrigado pelas dicas, exelente mesmo! Então.. vou usar um MM6 e se tudo der certo um Prokeys. Estou pensando muito na possibilidade do uso de VST's, mas no caso tenho que conversar com o cara do estúdio a respeito pois não possuo Notebook se der certo concerteza será maravilhoso.
tiago scott
Muito importante esse lance de sobrecarregar a música, pena que isso tem que estar na cabeça de todos..rs Tem que ter uma conciencia ou melhor diria profissionalismo de todas as partes. Valeu pela dica! :)
Lord fafe
Como assim colocar tudo em midi? Você diz partiturar a música pra reproduzir num programa e de acordo com o metronomo da música ele se adequar? Não entendi o que você disse amigo. (Perdoe-me a ignorância no assunto)
|
claver_keys Veterano |
# mar/09
· votar
Acho que só posso dar uma: evite gravar entre as 23:00h e 04:00h, ainda mais se tiver que trabalhar no dia seguinte...
rsrs Ainda bem que estamos todos de férias..rs! :)
|
Lord fafe Veterano |
# mar/09
· votar
claver_keys
Não... como é que você vai usar VST'is sem gravar por MIDI????? Você vai gravar normalmente em MIDI com o VST'is depois você vai editar as faixas MIDI colocando cada nota no seu quadrado...^^...Se ainda não tiver entendido é só falar...
|