Tecnicas-Dicas-Aulas-Programas-Equipamentos-Comentarios de Gravação-Estúdio

    Autor Mensagem
    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05


    Aqui é um tópico criado especificamente para a galera que quer saber mais sobre Estúdio e gravação em geral, programas, duvidas, equipamentos, funções, dicas, comentários entre outro.
    É uma sessão livre para o tema citado, pode ser abordado tudo que venha como interesse principal o aprendizado!!!!

    Boa Sorte a todos amigos e um abraço!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    COMO MUDAR A TONALIDADE DE UMA MUSICA OU ARQUIVO DE AUDIO? E TBM COMO MANTER A MESMA VELOCIDADE?

    Para inciar o tópico, darei esta dica q será muito usado pela galera q trabalha em estudio ou com playbacks.

    Primeiro precisaremos do programa SoundForge

    É bem simples mudar o tom e manter a velocidade, porém cada música vc terá que estudar os parametros para não distorce-las ok? O tom de uma música a ser mudada, geralmente não deve ultrapassar -3 ou +3, pois apartir daí ele começa a distorcer ok?

    No Sound Forge, abra o arquivo que queira mudar o tom, depois va em Effects, logo após va em pitch e selecione a função shift. Ta entendido até aí?

    Aparecerá uma tecla com o nome: Sonic Foundry Pitch Shift
    Procure a opção Preserve duration e deixe-o ativo, pois isso manterá a velocidade da música, após vc ter mudado o tom.

    Depois vc nivelará o tom desejado, pela alavanda da função: Semitones to shift pitch by (-12 to 12), como eu lhe falei, tente não ultrapassar -3 e/ou +3 nas tonalidades, esta alavanca que citei ela modela os semitons da forma q vc desejar.

    Outra opção, é depois de vc escolher o simi-tom desejado, vc nivelar ele para impedir distorções, pela alavanca da função: Cents to shift pitch by(-100.0 to 100.0)

    Após feitos este detalhes, vc terá que estudar o modo de afinação que vc deseja para sua música, pela função: Mode, pois se a música tiver alguma distorção audivél ainda, depois de vc ter definido a tonalização desejada, experimente os vários modos existente nesta ferramenta, e depois selecione o que mais te agradou!!!!

    Pronto, feito isso, é só salvar, e a música ou o playback desejado, ficará no tom q vc escolher!!!!

    Boa Sorte!!!!

    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
    (**71)306.3246 (**71)8851.8480

    Paladin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Oi, eu não entendo NADA desse assunto de estúdio e tudo o mais, mas tenho muito interesse, no entanto nunca achei uma fonte realmente eficiente de aprendizado. Você não poderia fazer algum tipo de tutorial básico, ou recomendar algum, sei lá...de qualquer forma, valeu...

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: André Henrique Gontijo Matos
    · votar


    Grande Vinícius

    Como sempre to querendo saber um pouco mais sobre essas ondas de tecnologia, estúdio, etc...

    Consegui o programa SoundForge (esqueci qual o modelo), pra gravar pro FCC K. Band, esse software vai me atender blz???
    Como faço para ter maior nitidez e qualidade nas gravações (ainda n tentei, pq o prog. n chegou...)???
    O programa tem equalizador gráfico???

    Valeu...

    disciola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    olha caros vou dar uma dica pra quem se interes intale o saund forg 6.0 que e o melhor. o 7.0 da sony trava muito alem de nao oferescer quase nada de recursos sobre o 6.0, o 5.0 e lento e sem recursos pra voce programar efeitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    disciola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    olha caros vou dar uma dica pra quem se interes
    olha caros vou dar uma dica pra quem esta pensando em intalar algun saund forg intale
    i]olha caros vou dar uma dica pra quem esta pensando em intalar algun saund forg intale [/i]

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ViniciusAugustoShow
    Cara, vc pode me dar uma luz, à respeito do gigastudio.Uma descrição, sei lá...eu tenho ele, mas ñ consigo reproduzir nada.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos
    Desculpa me intrometer no assunto, mas acho q posso esclarecer sua dúvida.
    O SoundForge tem muito mais recursos que apenas equalizador. Você vai facilmente encontrar (especialmente com um manual e um pouco de conhecimento de inglês) equalizadores gráficos, paramétricos, noise reduction, hiss reduction (tira aquele chiado que a maioria das gravações caseiras deixa), fade in e out, etc. Nem vale a pena listar aqui tudo o que dá pra fazer. O negócio é fuçar e apreder.

    Abração!

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eder Muchiutti
    Muito boa a dica!!!!!

    Mas vale ressaltar q o q irá qualificar a gravação, não é só o programa, como tbm, o microfone q foi usado, a mesa de som, o metodo de gravação (pista ou tempo real), o conhecimento de mixagem de quem está trabalhando com o pc, e fora isso, saber pelo menos os parametros básicos de Noise Gates (Dimunui ruidos), Compressão (Equilibra as alturas das frequencias, nivelando picos altos e baixos, pra um média de som em comum), Reverbe (Será o efeito q dará brilho e suavidade ao timbre vocal e a mais alguns outros instrumentos), Equalização (Q definirá os parametros de graves, médios e agudos), Normalização (Q tenderá a uma compressão geral da gravação final, e equilibrará a altura final da gravação com um CD de loja). Entre outros!!!!!

    Grande abraços!!!!!
    Vinícius Augusto

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    _Vinícius Augusto
    eu nem citei isso pq como o amigo André Henrique Gontijo Matos
    especificou que usaria o Soundforge apenas pra gravar o FCC K Band, ele provavelmente não usará muitos recursos. Mas é isso! Qualquer dúvida q puder esclarecer, estamos aí!

    Grande abraço a todos!

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu uso o sondforge 7.0 e não tenho este tipo de problemas. agora tem tambem os plugins o dirict x , eu uso o 8.0 o 9.0 não funciona legal
    porque depois de um certo tempo o mp3 do soundforge não funciona mais ?

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    emanuel macedo
    porque depois de um certo tempo o mp3 do soundforge não funciona mais ?

    Pq vc está com o sound forge demo, ou seja, para salvar em mp3, existe um pluguin e na versão demo, ele só salva 40 vezes, depois não salva mais!!!!

    Abraços!!!!
    Vinícius Augusto

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    como assim demo , demo tem chave?

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    emanuel macedo
    como assim demo , demo tem chave?

    Tem sim, vc deve achar o serial no pelo e-mule, com o Keigen!!!!!

    Abrços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnicas-Dicas-Aulas-Programas-Equipamentos-Comentarios de Gravação-Estúdio