dúvidas em relação a apresentação em público

    Autor Mensagem
    fabianorj
    Veterano
    # mar/09


    Olá para todos
    Estou fazendo aulas de piano e no mês que vem vai acontecer uma apresentação dos alunos do curso. Será a minha primeira apresentação neste sentido (toquei para amigos e conhecidos informalmente antes). Estou um pouco apreendivo com isso. Não sei direito o que devo tocar, e me assusta um pouco essa coisa mais formal (a apresentação é num teatro).
    Estava pensando tocar as músicas que mais estou gostando de tocar no momento. Iniciar com a ária e a primeira das Variações de Goldberg de Bach, e terminar com Apanhei-te Cavaquinho de Ernesto Nazareth. O que vcs acham? minha professora me sugeriu tocar a Marcha Turca de Mozart, mas acho muito " batida", embora seja muito bonita.
    Como vcs se preparam para um evento semelhante? Com o foi a rotina de aperfeiçoar uma peça para apresentação em público (mesmo não sendo um público muito exigente, já que a maioria são pais, avós dos alunos do curso)? Algum conselho ou dica? Obrigado.

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fabianorj
    Na minha escola, cada pessoa costuma tocar uma ou duas músicas só, pra apresentação não ficar muito longa. Dependendo da dificuldade da música que eu quero tocar, começo a estuda-la com bastante antecedência, pra que eu possa estar confiante no dia. Na última apresentação, toquei a Jazz Miniature do Mark Nevin e a The Unforgiven do Metallica(sim, no piano). Quando eu aprender a Marcha Turca, provavelmente vou querer toca-la, já que ainda não tocaram em apresentação lá. =)

    Meu maior problema é que minhas mãos começam a tremer. As pernas também. É péssimo! <o> Enfim, algumas dicas que meu professor me passou:

    - Se possível, chegue antes para tocar no piano, principalmente se for um piano diferente do que você está acostumado.

    - Na véspera ou no dia da apresentação, toque as músicas num andamento mais lento. Isso vai te ajudar a ter certeza de que não tem dúvidas em nenhum trecho e, se tiver, a esclarecer o trecho.

    - Firme bem os pés no chão, isso ajuda a passar segurança!

    - Se você for tocar lendo partituras soltas(que não estejam numa pasta), confira se você as colocou em ordem! Imagina se no nervoso você troca a ordem e se perde?

    - Ajeite o banco, respire fundo. Não tenha pressa de chegar, sentar e tocar imediatamente. Comece quando se sentir preparado.

    - Se tocar mais de uma música na sequência e estiver nervoso, tente se acalmar entre uma música e outra. (isso me ajudou no ano passado)

    fabianorj
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Tremor nas mãos é algo que para mim é comum rsrrsrsrsrs
    Eu realmente estou considerando em tomar algum tipo de medicação antes da apresentação com efeito calmante.
    CheshireCat, vc tocou lendo patrtuturas ou decorou tudo? Eu vou tentar até lá decorar para não depender de partituras.

    Alguém já teve experiência semelhante? Já teve algum caso de dar "branco" na hora? ou se cometeu algum erro importante durante a apresentação, o que fez? Obrigado.

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    CheshireCat, vc tocou lendo patrtuturas ou decorou tudo? Eu vou tentar até lá decorar para não depender de partituras.

    kara, ficar nervoso em apresentações é normal pra todo mundo!
    E infelizmente até hoje eu nao encontrei uma foruma mágica.
    sempre fico também....

    Agora.... Se voce é de ficar muito nervoso e envergonhado na hora, é melhor nao depender mesmo de partitura...

    Nossa capacidade de ver e ouvir se reduz muito enquanto estamos nervosos.. Então é melhor prevenir decorando o que vc tem que tocar pra na hora vc se concentrar apenas em executar bem o que vc treinou...

    flw

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    CheshireCat, vc tocou lendo patrtuturas ou decorou tudo? Eu vou tentar até lá decorar para não depender de partituras.

    kara, ficar nervoso em apresentações é normal pra todo mundo!
    E infelizmente até hoje eu nao encontrei uma foruma mágica.
    sempre fico também....

    Agora.... Se voce é de ficar muito nervoso e envergonhado na hora, é melhor nao depender mesmo de partitura...

    Nossa capacidade de ver e ouvir se reduz muito enquanto estamos nervosos.. Então é melhor prevenir decorando o que vc tem que tocar pra na hora vc se concentrar apenas em executar bem o que vc treinou...

    flw

    L4nd0
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: L4nd0
    · votar


    Seja vc cara, vc sabe toca ?
    então seja vc!!!!
    isso é tudo cara, um grande abraço e boa sorte!!!

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fabianorj
    Eu realmente estou considerando em tomar algum tipo de medicação antes da apresentação com efeito calmante.
    Faça algum exercício de meditação ou algo assim... Se for tomar algum medicamento, não exagere! Imagina só se você capota no meio da apresentação? hehehe

    CheshireCat, vc tocou lendo patrtuturas ou decorou tudo? Eu vou tentar até lá decorar para não depender de partituras.
    Eu decoro praticamente a música inteira, mas algumas partes eu prefiro olhar na partitura. Depende da música.

    Já teve algum caso de dar "branco" na hora? ou se cometeu algum erro importante durante a apresentação, o que fez?
    A única coisa que já me aconteceu foi tocar uma nota errada. Meu dedo pegou a nota do lado ao invés da certa... Fazer o quê? Abstraí e continuei tocando. Acho que o nervoso também me faz sair do andamento e acelerar algumas partes... =\

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas em relação a apresentação em público