Dúvida entre Controladores e Teclados convencionais.

    Autor Mensagem
    Kraudju
    Veterano
    # fev/09


    Tenho diversas perguntas, sou novato no mundo da música e estou com um dúvida absurda entre teclados.

    Antes eu pensava em pegar um PSR E413 pra ligar no PC e usar como controlador e claro de quebra ter um teclado razoável pra aprender.

    Mas aí vi um UMX-61 da Behringer, por sinal, acho esses controladores caros demais perto de um teclado com diversas funções a mais, som próprio e etc, e vi que custa 600 reais... bem mais barato, com USB e daria conta de usar nas minha composições no PC.

    Sinceramente, estou com muita dúvida... pra aprender, um controlador daria conta? Esse UMX tem teclas boas? Com um bom controlador daria pra eu usar diversos VST e ter uma gama de sons e timbres bem maior que em um teclado, não?

    Enfim galera, só gostaria de opiniões mesmo pra me decidir. Pois o que quero mesmo é aprender música pra compor melhor e usar USB direto no PC.

    Espero não criar atritos com o tópico e desde já agradeço!
    Abraços!

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ah cara se eu fosse vc, soh pra aprender o basicão mesmo, pega um psr qualquer, dae quando vc tiver mais avançado, vc pensa em controladores, synths e vst's
    essa eh minha opinião
    abraço

    hpept
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se só bater em cima das teclas pra você não é suficiente, mas quer também um minimo de qualidade de som, eu recomendo um controlador. Ai, é só achar timbres legais e curtir. Um teclado " normal" de nivel inciante nunca vai ter timbres satisfatórios.
    Eu comprei este UMX-61 da Behringer há um mês, e estou curtindo. As teclas dele são mais ou menos em comparação com outras marcas de renome, mas é só se acostumar. As teclas tem um retorno bem rápido e permitem a execução de passagens super velozes, se você for capaz e uma dinâmica muito elevada, ou seja, dá pra tocar com bastante expressão, do pianissimo até o fortissimo. Por enquanto estou bem satisfeito pelo que paguei.

    petu_ce
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara, se você comprar um controlador, vai sempre precisar de um notebook ou pc conectado. Poucos são os controladores que tem timbres internos, como o Keystudio e o Sono da M-Audio e o Korg K-61 Piano. Ainda assim, seriam apenas timbres e não ritmos! Além disso, dependo dos VSTs que você for rodar, será necessário adquirir uma interface de Áudio Midi-USB. Daí, pensando nisso, você já poderia pensar em pegar um teclado controlador já com interface integrada, como M-Audio Sono 61 ou Edirol PC80, entre outros.

    A vantagem do controlador é você poder interagir melhor com o software do VST ou Sampler. Os controles são configuráveis, ou seja, um determinado controle (knobs, sliders, Pads ou Buttons) pode ser atribuído para volume de uma parte ou para trocar o canal midi ou ainda para modificar o som em tempo real (cutoff, attack, decay, filter, etc).

    Já o PSR, cada botão vai ser o que veio definido pela Yamaha. Só vai funcionar o básico (volume geral, octave, pitch bender, tempo, etc) em relação ao computador. Por outro lado, quando houver um evento da família, você vai poder fazer a festa, pois ele tem arranjador (acompanhamento automático), caixas internas e botões de fácil acesso para uso ao vivo.

    Então, já que você vai utilizá-lo para aprender, acho que um PSR com porta USB (to host) lhe atenderia melhor, pois você teria um teclado completo e com fácil mobilidade e poderia eventualmente usá-lo para conectá-lo ao computador. Existe também PSR com porta usb (to device) para conexão ao pendrive, onde você executaria músicas midis (feitas no computador ou no próprio teclado), além de salvar outras informações (alterações de timbres, carregar ritmos novos, etc). Esse recursos existe a partir do PSR-S500. Mas se puder, parta logo para um PSR-S550b.

    Boa Sorte!

    Kraudju
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Obrigado por todas as respostas pessoal, agora é o seguinte, apesar de querer um teclado, estou achando que pra começar eu iria com o Behringer.

    Agora pergunto ao amigo hpept. Como são as TECLAS desse Behringer? Vi os videos, elas parecem diferentes... como são? Eu li reviews informando que as teclas dele se você apertar devagar nem som sai, uma sensibilidade dura e estranha. Gostaria de mais detalhes sobre isso, pois pra aprender acho que o melhor seria ter liberdade nas teclas.

    Grato ao petu_ce e Pedrão kurzweil pela ajuda também, levarei em conta todas as dicas e qualquer informação a mais estarei atento.

    Grato pessoal!

    petu_ce
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Kraudju, se você quer partir mesmo para o mundo dos controladores, pega logo um CME UF5 de 4 oitavas (em torno de R$700,00) ou CME UF6 de 5 oitavas (em torno de R$900,00). Existe até o de 6 oitavas (UF7) e não é tão caro assim. Você encontra novo em loja pela internet por esses valores. Vai acrescentar só o frete aos preços que mencionei.

    Daí você vai ganhar na qualidade das teclas e terá mais controles, incluse display (led) em relação ao Behringer UMX-61.

    Kraudju
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    CME UF6 de 5 oitavas (em torno de R$900,00)

    Olha amigo, já ouvi falar MUITO bem desse teclado, porém tem um problema gravíssimo nele: Drivers bugados de USB.

    E eu realmente vou precisar do USB, pois minha placa não tem entrada Midi, caso compre teria que usar adaptadores ou comprar outra placa de som, isso somaria ainda mais no preço.

    Mas é bem tentador esse CME, parece ter ótimas teclas e ser bem robusto. Pena que achei dificil de achar ele nas lojas, parece que sumiu.

    Enfim, caso tenha mais dicas não hesite em falar!
    Obrigado!

    hpept
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Kraudju
    Agora pergunto ao amigo hpept. Como são as TECLAS desse Behringer? Vi os videos, elas parecem diferentes... como são? Eu li reviews informando que as teclas dele se você apertar devagar nem som sai, uma sensibilidade dura e estranha. Gostaria de mais detalhes sobre isso, pois pra aprender acho que o melhor seria ter liberdade nas teclas.

    Então, o que você leu que se for apertar a tecla devagar não sai som é verdade, mas tem que ser muito devagar mesmo. Afinal eu não acho isto tão ruim, piano também é assim. Agora o resultado depende muito to timbre virtual que você está usando. Por exemplo o Truepianos tem um desempenho muito bom, quando o refill do Reason Pianos, apesar de ter um som mais fiel à realidade, é meio difícil de tocar porque é sensível demais à dinâmica que você dá ao teclado. Arpejos por exemplo não saem muito bem se você não bater forte nas teclas e com as mesmas intensidade com todos os dedos (o que não é nada simples, porque o meu mindinho está mais fraco por causa de um acidente e também tocar arpejos em teclas pretas e brancas não sai muito bem por causa da diferente posição da mão em cima das teclas).
    Como já experimentei vários tipos de teclados (CASIO CZ-5000, Roland D-10, Roland JX-10, Korg M-1, e um arranjador da Roland que não lembro o nome e que toquei na Itália ano passado), posso te dizer que o Behringer ficaria atrás só dos teclados da Roland (JX-10 e o arranjador que tem também aftertouch), e depois D-10, M1 e por ultimo o CZ-5000.
    Acho que é questão de se acostumar com a resposta das teclas. Elas são bem rígidas (ou seja, as molas das teclas tem um retorno muito rápido) mas não duras, o que permite de tocar arpejos na velocidade da luz se você for capaz( cheguei a tocar uma média de 9-10 notas por segundo em um solo arpejado) sem se atrapalhar na execução. Uma coisa assim não seria possível num teclado com teclas pesadas por causa da inercia e do tempo de retorno da tecla.
    Enfim, pelo custo/beneficio, eu diria que vale a pena comprar. Não sei quanto vai durar, porque li que alguns produtos Behringer tem renome de quebrar fácil, mas por enquanto estou satisfeito. Se você tiver um dinheirinho a mais, eu recomendaria ir para um teclado de pelo menos 76 teclas, especialmente se você quer aprender em perspectiva pianística.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida entre Controladores e Teclados convencionais.